Ir para conteúdo

Combate Às Drogas No Brasil Muda


Bonsai Roots

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Li essa notícia do Dia Online no site do Gabeira com o título: "Está chegando perto: Argentina também libera posse da maconha".

Embora na época na eleição do Rio ele deu umas declarações estranhas sobre o assunto eu ainda acredito que ele seja um dos primeiros a levantar a bandeira da causa no país e também que ele possa dar uma colaboração importante neste momento de mudança iminente.

"Combate às drogas no Brasil muda

Argentina libera uso de maconha. Medida deve se estender pela América Latina, dizem especialistas

Rio e Buenos Aires - A América Latina caminha para descriminalizar o consumo de drogas, com as recentes decisões de Argentina e México, que acabam com anos de sintonia com as severas leis dos Estados Unidos contra entorpecentes, acreditam especialistas. Ontem, a Suprema Corte argentina descriminalizou a posse de maconha por maiores de idade para consumo pessoal, sempre que não haja risco a terceiros. O caso analisado foi o de cinco jovens detidos em 2006 com quantidades mínimas da droga. A Corte considerou inconstitucional a aplicação da lei sobre entorpecentes e, por essa razão, absolveu os jovens. Os cinco rapazes absolvidos portaVAM três cigarros de maconha.

O deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) afirmou que a decisão argentina confirma a tendência atual no continente latino. Segundo ele, a atual legislação brasileira já é muito próxima da decisão argentina. “A diferença é que aqui ainda há cobrança de multa para o usuário”, afirma.

Gabeira ressaltou que para o processo de descriminalização avançar é necessária reformulação da polícia. “Só uma polícia moderna pode suportar efeitos colaterais como o pequeno incremento imediato do consumo e o consequente aumento do poder financeiro do tráfico”. O deputado considera que a decisão argentina é aplicável no Brasil. Para ele, no entanto, ainda não é possível promover a legalização da maconha, como na Holanda, onde é vendida em lojas.

EXEMPLO ARGENTINO

O delegado da Polinter Orlando Zaconne, responsável pelo projeto ‘Carceragem cidadã’ no Rio, afirma que seria importante o Brasil começar a se espelhar em outros países. “A Argentina está dando um exemplo para o continente e no Brasil vamos ter que colocar esta questão em pauta. Já há projetos no Congresso. Acredito que são medidas que contribuem para reduzir muitos danos porque aumentam o ambiente de licitude. A maconha não se apresenta tão nociva quanto outras drogas”, afirmou.

Já o vocalista do Detonautas, Tico Santa Cruz, apesar de defender a legalização da maconha, acredita que o ideal seria que a decisão fosse tomada em âmbito mundial. “A venda de drogas potencializa mercados como o das armas, que fomenta a violência. Legalizar hoje não significaria liberar, mas sim poder legislar sobre o assunto. Hoje quem quer comprar maconha, compra em qualquer lugar. A legislação fará a Argentina virar ponto de narcoturismo”, diz.

Foco deve ser o traficante

Com a medida, acreditam especialistas, abre-se caminho para política de combate às drogas com foco nos traficantes e não nos usuários. “Todo adulto é livre para tomar decisões sobre o estilo de vida sem a intervenção do Estado”, diz o documento da Suprema Corte da Argentina, sem definir quantidades permitidas da droga. Os argumentos para retirar a punição são: a proteção da intimidade e da autonomia; e a necessidade de não criminalizar quem é doente e vítima.

O ministro brasileiro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendem a adoção da medida no Brasil. Eles acham que a América Latina deve se desvincular dos EUA, que fundamentam o combate às drogas na repressão.

http://odia.terra.com.br/portal/mundo/html/2009/8/combate_as_drogas_no_brasil_muda_31526.html

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

A melhor colocação foi a do delegado da polinter :) .

O gabeira não propõe nada só azeda, tá na hora de cair fora desse debate, o cara defasou.

Legalizar é regulamentar não concordo de forma alguma que aumentaria o poder finaceiro do tráfico. Icentivem o cultivo pra consumo próprio, liberem a importação de sementes, coloca em pauta o modelo medicinal da califórnia para que aja acompanhamento médico e compra em lugares licenciados.

São mil possibilidades e vem o cara e não propõe nada e ainda fala que vai aumentar o poder financeiro do tráfico!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

acho descriminalização uma hipocrisia...

o usuario que compra infelizmente esta coperando com o trafico, ou seja, pode comprar mas vender jamais!

Pensa bem... porra mal feita cacete... devia liberar o plantio de um nº X de plantas e o porte de pequenas porcoes de cannabis...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Eu acho que nesses moldes da Argentina e do México pode aumentar o poder do tráfico sim.

Foi um passo a frente, não estou em desacordo, mas a lição de casa foi feita pela metade. Tem que regulamentar um método de aquisição da droga, comprando E cultivando.

Fizeram o óbvio que é tirar a punição do usuário, mas tem que ir além e passar a rasteira no tráfico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Se regulamentarem o cultivo caseiro e importação de sementes a coisa já melhora muito, em relação ao tráfico.

Pra mim tá claro que é a política do "vamos aos poucos" que tá rolando.

Uma coisa de cada vez.

Parece que estão preparando a sociedade. Meu sentimento.

E esse Zaccone é o cara mesmo!

o maluco deu um show no debate da Marcha da Maconha deste ano e usa o espaço pra defender nossa causa.

Já o Tico podia ter falado coisa mais produtiva para o momento... mas tá valendo, o debate tá rolando!

abraços

:Maria:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Concordo com pernola

Muitos amigos meus que nao tão nem aí pro cultivo falaram

"Se isso acontece no Brasil, eu ia fazer missão no morro muito mais tranquilo, sabendo que o verme nao pode me pegar"

Mas mais do que tudo, essa lei é um primeiro passo pra esquecer de vez a repressão, no brasil então um lugar onde engatinhamos acho que ainda vai demorar muito pra legalizar...

mas namoral, se esse projeto de lei é aprovado - o que acho muito difícil - a galera aqui do growroom tem que incentivar ao máximo aos amigos a começarem a plantar e largar mão da porra da merda do prensado...

Auto cultivo é a melhor solução pra enfraquecer o tráfico, e é claro que o governo nao fará campanhas para que nós plantemos em casa ,essa campanha tem que ser feita no boca a boca por nós maconheiros growers para maconheiros não-growers...

é isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Nao achei que ningeum falou merda neste artigo.O Gabeira esta certo,a discriminalização vai causar um pequeno aumento no consumo,que vai gerar um aumento nos lucros do trafico,e para combater criminosos que tem muito dinheiro é necessario uma policia reformulada,o unico erro é dizer que pra discriminaliza tem que reformar a policia,tem que reformar a policia de qualquer maneira...O delegado ta certissimo...o Tico,so falou merda quando disse que a "Argentina virar ponto de narcoturismo",a nao ser que ele estivesse falando tipo isso,"Caso legalizassem por la, a Argentina virar ponto de narcoturismo",ele falou uma das coisas mais importantes do texto "Legalizar hoje não significaria liberar, mas sim poder legislar sobre o assunto",isso é o que muitos nao entendem hj em dia.

Acho que uma nova lei,mais clara vai ser um puta avanço.Nao tem como regulamenter a venda por dois motivos:

1 A cannabis é proibida no mundo,regulamentar a produção e a venda,significa abrir espaço pra que,por exemplo o Brasil se transforme nun grande exportador de maconha,em um grande "pais produtor de droga ilegal",ja que no resto do mundo a cannabis é proibida.A Holanda sofre por isso na Europa,e olha que la é mais liberal,mas eles ja tiveram muitos problemas "diplomaticos" com seus vizinhos,o ultimo caso que lembro era com a Alemanha.

2 A sociedade brasileria nao esta preparada pra isso.Os mais conservadores iriam entrar em choque,e os protestos e processos contra essa medida(legalizar e regulamentar a venda e produção)iriam florescer em todo o pais.

Discriminalizar,ja vai fazendo com que a população fique de cabeça mais aberta,ja abre espaço pra pesquisa cientifica,pra redução de danos,onde os fatos sobre a maconha vao ser explicados sem mentiras e preconceitos e aos poucos o povo brasileiro,vai se educanto sobre o tema.

Abracos

Mr.Fisherman

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Eu acho que é um ponto positivo, mas como já disseram, é a lição pela metade. A gente tem que ter na cabeça que naõ é todo mundo que quer ou que pode plantar. Tem nego que fuma 1x por semana e olhe lá, tem outros que passam a semana viajando e por aí vai, esse povo não vai plantar, vai continuar comprando de alguém, provavelmente do traficante, já que muitos growers daqui mesmo, não conseguem produzir o suficiente nem pra curar seu fumo (quanto mais pra vender).

Liberar o consumo sem tocar no assunto "comércio", é meio burrice até, tomara que isso sirva como um pontapé inicial, mas pra mim naõ faz muito sentido. O principal problema das drogas para a sociedade é o crime organizado que se sustenta desse comércio, então, qualquer ação pra melhorar isso tem que obrigatoriamente passar pela regulamentação do comércio, senão os efeitos práticos serão muito pequenos, e ainda depois vão falar que não adiantou nada descriminalizar, que aumentou o consumo e que os traficantes tão com mais dinheiro ainda...

Fisherman, vai me desculpar, mas os fatores que vc colocou aí não passam de suposições suas. Os problemas enfrentados pela Holanda já foram superados a tempos com seus vizinhos, não existe nenhuma retaliação de nenhum país a eles por esse motivo. E os conservadores que esperneiem ué

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Fisherman, vai me desculpar, mas os fatores que vc colocou aí não passam de suposições suas. Os problemas enfrentados pela Holanda já foram superados a tempos com seus vizinhos, não existe nenhuma retaliação de nenhum país a eles por esse motivo. E os conservadores que esperneiem ué

Se ja foram resolvidos nao sei,mais que concerteza nao foi "a tempos",ja que os problemas a que me referi,ocorreram ano passado,e se vc olhar quem esta no comando na Holanda e o que esta acontecendo com a cannabis la vc vai ver que as politicas mudaram,e pra pior.É simplesmente logico,que se nao legalizar em todos os paises,no minimo vizinhos,o pais que legalizar vai enfentrar um problema diplomatico,e isso nao sou eu quem "inventou".

Por mim os conservadores podem esperniar,mais isso nao vai acontecer,por acaso eles tem muito mais poder e numero que os "liberais", e eles pensam como voce,que se foda o usuario eu nao fumo mesmo...O "povo" contrario a maconha ta no governo tambem,e so vai mudar seu pensamento com a educação sobre o tema,e isso vem com o tempo,podem ter certeza que ainda demora muito antes de "legalizarem" como no "modelo" holandes,a descriminalização é um passo,em alguns aspectos falho,mas querer que o mundo mude de uma vez,é igual querer que um presidente mude o Brasil em um mandato, é no minimo ingenuidade...

Suposiçoes é mesmo,assim como qualquer coisa relacionada ao tema,ja que em nenhum pais a legalização foi propiamente feita e estudade suas consequencias,mas nao sao suposicoes minhas,estou passando o que aprendi com pesquisas,debates e palestras...

Abracos

Mr.Fisherman

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Grande Fisherman, vamos lá

Se os conservadores ainda são maioria no poder, pode esquecer a idéia de legalização. Quando falamos em legalizar, supomos que isso seja vontade de uma maioria, como acontece numa democracia. Enquanto a maioria da sociedade não enxergar os benefícios disso, não conseguiremos avanços relevantes. Portanto, quando disse que eles iriam espernear, me referia a minoria que teria sido vencida pela idéia da maioria de legalizar. Agora se não conseguirmos argumentar a ponto de convencer a maioria, esquece, a luta não terá gloria. Na holanda os proibicionistas são minoria, tentam mudar a lei a todo instante mas até agora não tem conseguido.

Esses supostos problemas que vc fala que acontecem na Holanda, são muito mais oba oba do que qualquer outra coisa. Não existe nenhuma sanção diplomatica, sem retaliação sobre o país por conta de ter liberado a maconha. O principal problema deles, é a queixa dos próprios holandeses que reclamam do narcoturismo, não aguentam mais os americanos idiotas enchendo os coffee shops e depois agindo que nem retardados pelas ruas da cidade.

A Califórnia achou outra solução, porém sempre passando pela regulamentação do comércio, de uma forma ou de outra. Falar só de uso sem produçao e comércio é contar uma história pela metade. Pode comprar mas não pode vender...faz sentido????

Só naõ sei de onde vc tirou a idéia que eu penso "que se foda o usuário", mas tudo bem, cada um com suas conclusões!!!

E naõ sei como vc pode enxergar uma solução quando se discriminaliza o consumo porém não se toca no ponto do comércio. É um avanço??? Sim, sem dúvida, pelo menos vc naõ vai preso por consumir uma substancia por livre e espontanea vontade. Porém pra sociedade o grande mau continua, e talvez com mais força, o poder economico do tráfico naõ vai sofrer nenhum abalo com essa medida.

Aí te pergunto, pra sociedade no geral (não pense só na gente que fuma), qual foi o grande avanço da medida??? Pela lei de hoje já naõ vamos presos por portar maconha, e aí, se falarem que agora nem pra DP vc vai mais, o que a sociedade ganhou com isso??? Foi mesmo relevante???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom
Liberar o consumo sem tocar no assunto "comércio", é meio burrice até, tomara que isso sirva como um pontapé inicial, mas pra mim naõ faz muito sentido. O principal problema das drogas para a sociedade é o crime organizado que se sustenta desse comércio, então, qualquer ação pra melhorar isso tem que obrigatoriamente passar pela regulamentação do comércio, senão os efeitos práticos serão muito pequenos, e ainda depois vão falar que não adiantou nada descriminalizar, que aumentou o consumo e que os traficantes tão com mais dinheiro ainda...

Exatamento o que eu penso e exatamente o que eu fico com receio nesse tipo de mudança.

Liberar o consumo sem dar nenhuma alternativa para o usuário obter de modo legal é uma idiotice. É lógico que pelo menos vai resolver o problema da tremenda violação de direitos que é criminalizar uma pessoa por ela usar uma substância, mas não vai ajudar em nada o problema do tráfico, que no momento é o maior problema no nosso país.

E eu tenho receio que passando uma medida como essa, pode acontecer bem o que você disse: "Descriminalizamos e não adiantou nada, os traficantes ganharam mais dinheiro. Vamos proibir denovo." E se isso acontecer sempre que tentarmos lutar pra uma liberação nas leis eles podem usar do argumento que 'ja tentaram mas não deu certo', quando na verdade não foi feito da maneira correta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Grande Fisherman, vamos lá

Se os conservadores ainda são maioria no poder, pode esquecer a idéia de legalização. Quando falamos em legalizar, supomos que isso seja vontade de uma maioria, como acontece numa democracia. Enquanto a maioria da sociedade não enxergar os benefícios disso, não conseguiremos avanços relevantes. Portanto, quando disse que eles iriam espernear, me referia a minoria que teria sido vencida pela idéia da maioria de legalizar. Agora se não conseguirmos argumentar a ponto de convencer a maioria, esquece, a luta não terá gloria. Na holanda os proibicionistas são minoria, tentam mudar a lei a todo instante mas até agora não tem conseguido.

É o que falei,so com a educação agente vai caminhar pra legalização,por isso acho essa medida de discriminalizar valida,os "caretas" vao aprendendo,quem pode planta,planta.O trafico perde um pouco do lucro...melhor do que ficar parado

Na holanda os proibicionistas são minoria, tentam mudar a lei a todo instante mas até agora não tem conseguido.

o governo holandes a um bom tempo é bastante conservador,fecharam dezenas de coffeshops,perseguem growers comerciais etc...

Esses supostos problemas que vc fala que acontecem na Holanda, são muito mais oba oba do que qualquer outra coisa. Não existe nenhuma sanção diplomatica, sem retaliação sobre o país por conta de ter liberado a maconha. O principal problema deles, é a queixa dos próprios holandeses que reclamam do narcoturismo, não aguentam mais os americanos idiotas enchendo os coffee shops e depois agindo que nem retardados pelas ruas da cidade.

A Holanda nao legalizou,ela apenas discriminalizou o consumo e a venda dentro dos coffeshops,os cultivos em massa,e os cultivos indoor continuam proibidos.O problema que me referi com a Alemanha era por conta de coffeshops perto da fronteira,os alemaes pegavam um trem de 30 minutos,compravam maconha e voltavam...

A Califórnia achou outra solução, porém sempre passando pela regulamentação do comércio, de uma forma ou de outra. Falar só de uso sem produçao e comércio é contar uma história pela metade. Pode comprar mas não pode vender...faz sentido????

Nunca disse que faz sentido,disse que é um passo valido.A California arranjou uma solução pela metade tambem na minha opiniao,eles nao tocaram no uso recreativo,e usam a "desculpa" do uso medicinal,pra criar uma industria de entreterimento.Muitas pessoas realmente necessitam do uso medicinal,e eu realmente acredito no poder de cura da cannabis,mas a grande maioria ta fumando por prazer.Acho que se formos passo a passo,discriminalizando e liberando cultivo,depois outras medidas,temos mais chance de conseguir.

Só naõ sei de onde vc tirou a idéia que eu penso "que se foda o usuário", mas tudo bem, cada um com suas conclusões!!!

Quis dizer,que da mesma maneira que vc diz,deixem os conservadores esperniarem,eles dizem "que se foda o usuario"...desculpe,as vezes tenho problemas pra me expressar por escrito claramente.

E naõ sei como vc pode enxergar uma solução quando se discriminaliza o consumo porém não se toca no ponto do comércio. É um avanço??? Sim, sem dúvida, pelo menos vc naõ vai preso por consumir uma substancia por livre e espontanea vontade. Porém pra sociedade o grande mau continua, e talvez com mais força, o poder economico do tráfico naõ vai sofrer nenhum abalo com essa medida.

Nunca falei em solução.Longe de uma solução,mais é um avanço em direção a ela.Com certeza o problema do trafico vai continuar forte,mais é melhor andar um pouco pra frente do que ficar parado...

Aí te pergunto, pra sociedade no geral (não pense só na gente que fuma), qual foi o grande avanço da medida??? Pela lei de hoje já naõ vamos presos por portar maconha, e aí, se falarem que agora nem pra DP vc vai mais, o que a sociedade ganhou com isso??? Foi mesmo relevante???

Com certeza,é um pequeno avanço,que vai abrir portas para avanços maiores,mais debate,menos preconceito,mais fatos,menos mentiras e confusao.Penso como se fosse uma escada,a solução esta no final dela no topo,pra chegar la temos que subir cada degrau,a lei de 2006 foi um as possiveis mudanças nesta é outro,e assim por diante.Infelizmente como vc disse,na democracia,a maioria ganha,nao necessariamente quem tem a razao,e por conta disso,muitos nem conhecem o outro lado da moeda,leis mais brandas em relação ao consumo,deixam a possibilidade pra programas de educação,redução de danos,ate pq acredito que essa seja a ideia,o governo faz essas leis nao pq quer que qualquer um possa fumar maconha,mas pra que quem escolha fazer isso nao seja mais prejudicado ainda pela sua escolha,e pra poder educar as outras pessoas pra que nao façam o mesmo.Quem quer coffeshop é maconheiro,o governo quer acabar com o uso...

Abracos

Mr.Fisherman

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

É lógico que pelo menos vai resolver o problema da tremenda violação de direitos que é criminalizar uma pessoa por ela usar uma substância

Acho que é essa a intenção desta lei...o governo ainda acredita na "guerra ao trafico de drogas"...Quanto a proibirem novamente,acho que isso nao vai ocorrer,exatamente pq com essa lei,eles nao tem a pretenção de acabar com o trafico...assim como distribuir seringas,discriminalizar o usuario é redução de danos,e essa é a ideia...

Abracos

Mr.Fisherman

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Certo Mr Fisherman,

concordamos que isso seria um pequeno passo então. Só que na minha opinião é pequeno demais. Melhora??? Sim, mas só pra gente que já fuma, quando deveria melhorar é pra sociedade como um todo.

Mas pensando somente se é bom ou ruim, com certeza é bom. Acho q estamos falando quase a mesma coisa, com pequenas diferenças.

Só que na Holanda, na prática, é legalizado, já estive lá e se aquilo não é legalização eu não sei o que seria. Quanto a califórnia, com certeza acharam uma cortina de fumaça pra permitir o consumo recreativo, mas naõ se esqueceram de que alguém teria que produzir a maconha, esse é o ponto. Mas estamos alguns passos atrás realmente, vc tem razão

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Enfim.... Regulamentando o comércio ou não, a minha intenção é suprir a minha demanda por conta própria hehehe. Se eles pararem de me considerar um marginal, um criminoso por causa de uma coisa que eu gosto de fazer na minha vida particular e que não afeta mais ninguém além de mim, já ta bom demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Certo Mr Fisherman,

concordamos que isso seria um pequeno passo então. Só que na minha opinião é pequeno demais. Melhora??? Sim, mas só pra gente que já fuma, quando deveria melhorar é pra sociedade como um todo.

Mas pensando somente se é bom ou ruim, com certeza é bom. Acho q estamos falando quase a mesma coisa, com pequenas diferenças.

Só que na Holanda, na prática, é legalizado, já estive lá e se aquilo não é legalização eu não sei o que seria. Quanto a califórnia, com certeza acharam uma cortina de fumaça pra permitir o consumo recreativo, mas naõ se esqueceram de que alguém teria que produzir a maconha, esse é o ponto. Mas estamos alguns passos atrás realmente, vc tem razão

abs

Realmente é um passo pequeno,mas é um passo...a primeira ação necessaria para andar,é engatinhar...concordo que temos praticamente a mesma opiniao...

Sobre a california,nao podemos esquecer que muita da maconha vendida,vem de plantaçoes controladas pelo "crime organizado",sim existem associaçoes de cultivo e etc,mas o problema do trafico e da violencia eles nao chegaram nem perto de resolver...

Na verdade acho que a Holanda é um pais diferente,muito tolerante,ja vemos isso na questao da prostituição e na questao sexual em geral,e por isso acho que,mesmo com a lei,que nao é perfeita, eles fazem uma "vista grossa" em alguns aspectos, na pratica a Holanda é legalizada...

Muito bom ter "debatido" o tema,se existe algo que gosto é isso,discutir ideias,no final sempre se ganha algo.

Abracos

Mr.Fisherman

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...