Ir para conteúdo

A Piada Anti-Drogas

Who Wanna?

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Tirei este dum blog (Erros Primários) que eu acompanho.

Achei que tem muito a ver com a postura do pessoal aqui em relação às outras drogas além da cannabis

====================================

A Piada Anti-Drogas

Os clichês:

1) O marido chega tarde em casa, bate na mulher. O bafo de onça denuncia: está fora de si e a culpa é da bebida!

2) O filho adolescente, que antes tirava notas boas e ajudava em casa, agora some demanhã, passa o dia sabe-se-lá-com-quem fazendo sabe-se-lá-o-que sabe-se-lá-aonde (mas se sabe que com certeza não está indo pra escola). Pelo cheiro nas roupas e olhos vermelhos os pais logo concluem: "a maconha estragou nosso filho".

Os fatos:

Esses dois clichês são tão repetidos que às vezes todo mundo parece esquecer o quão ridículos eles são. A argumentação é longa, mas vou resumir em dois fatos:

1) Estes entorpecentes (legais ou ilegais) simplesmente NÃO SÃO CULPADOS por atitudes. Eles apenas realçam algum aspecto que já existia na pessoa que está sob efeito de uma droga.

O psicólogo Arilton Fonseca, num estudo divulgado como sendo uma comprovação científica da relação entre álcool e violêcia doméstica diz: "É muito mais fácil perdoar quando o agressor bebeu. A vítima considera o álcool o culpado e não o violentador. Acredita que, quando sóbrio, a rotina de violência cessa."

Ou seja, a pessoa agredida quer acreditar que o agressor só é assim violento porcausa do álcool, e o agressor quer convencer (aos outros e a si mesmo) de que a violência é fruto da bebida, assim ele foge da responsabilidade dos próprios atos.

Quanto ao clichê número 2 (o do filho adolescente que não vai mais pra aula), a situação é exatamente a mesma. Os pais não querem acreditar que o filho escolheu agir assim. E o filho, quer que acreditem que ele foi influenciado (por alguém ou por alguma coisa) a fazer o que faz. Assim é fácil ser perdoado e continuar ganhando a mesada.

2) Vamos fingir que o fato 1, explicado a cima, esteja errado. Vamos supor que os entorpecentes de uma forma geral, possuem alguma propriedade capaz de deformar completamente a personalidade de algumas pessoas.

Continuando a hipótese fictícia, se eu bebo e o álcool acaba forçando a minha mão a bater repetidamente contra o rosto da minha esposa, ou se quando fumo maconha, o THC faz com que eu fuja da escola, é óbvio que nunca mais vou consumir nenhuma destas duas substâncias!

Se a pessoa sabe que a tal substância manipuladora controla seu corpo e o força a fazer coisas que trazem sofrimento pra si e para os outros ao redor, e ainda assim ESCOLHE conscientemente que vai tomar mais uma dose, não é a substância que deve ser responsabilizada e proibida, mas esta pessoa é que é diretamente culpada e precisa de tratamento psicológico.

==============================

fonte: http://errosprimarios.blogspot.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Se a pessoa sabe que a tal substância manipuladora controla seu corpo e o força a fazer coisas que trazem sofrimento pra si e para os outros ao redor, e ainda assim ESCOLHE conscientemente que vai tomar mais uma dose, não é a substância que deve ser responsabilizada e proibida, mas esta pessoa é que é diretamente culpada e precisa de tratamento psicológico.

Concordo até certo ponto.

No caso do álcool, pelo jeito não leva em conta o "vício" que contradiz a estrofe a cima, e isso não é resolvido por um psicólogo como dito, deve ser tratado com um psiquiátrico.

A culpa realmente não é da substância, mas o vício ostenta ( viixi que palavra buuunita) a situação e isso não é citado.

Assim, o cara que bebe não deveria ser responsabilizado por atropelar 20 pessoas, mesmo ele sabendo que se beber e dirigir essa probabilidade aumente, mas o álcool? então de acordo com a noticia : eu não beberia!

na MINHA opinião, a substância é culpada quando há caso de vício. no caso do álcool, em 12% das vezes.

uma melhor pesquisa seria: Número de adictos x não adictos por violência

ai você teria o culpado !

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Dae Chronos.

Cara, concordo que o viciado não tem mais escolha. Ele é obrigado pela dependência a consumir mais (tanto álcool quanto as outras substâncias que causam dependência química).

Mas ele chega nesse ponto porque antes de se tornar quimicamente viciado escolheu por muitas vezes consumir a droga (pó, álcool, heroína, etc...)

Claro que isso é uma análise meio superficial... cada caso é um caso

Link para o comentário

• Usuário Growroom

nao concordo com nada do texto,a nao ser que as drogas nao deveriam ser proibidas...

Quem escreveu este texto nao sabe de nada relacionado ao consumo de drogas.

O alcool quer agente queira ou nao,realça certas caracteriscas humanas,como o desejo sexual e a agressividade,eu aposto que a maioria dos maridos que espancam suas mulheres bebados,nao o fariam sobrios,eu tenho um amigo,que é so ele beber o suficiente pra ficar levemente "bebado" ele ja fica agressivo,nunca vi ele brigar ou demonstrar agressividade sobrio....a cachaça vendida a 2 reais o litro é sim "culpada" por diversos atos que nao deveriam ocorrer,inclusive a violencia domestica,agora o responsavel é outra historia,sao os produtores,os vendedores etc etc....

Sobre a maconha acho a mesma coisa,sempre disse que droga é pra quem pode.A maconha deixa vc mais "preguisoso" sim,ela faz vc ficar menos "ativo",principalmente se consumida por "crianças"(ou seja menores de 17 anos)a maconha é extremamente prejudicial a consumidores extremamente jovens,15 ou menos,e pode sim influenciar na decisao de cabular aulas...nao podemos ser liberais ao extremo,ou hipocritas irresponsaveis,a maconha,assim como o alcool,a cocaina e a cafeina, é uma droga e deve ser tratada como qual,os adultos devem ter a liberdade pra poder consumi-las,alguns vao ter problemas e devem ser tratados,e as crianças e jovens,devem ser educados com a verdade e os fotos,para que um dia,quando forem escolher,tenham a consciencia e sabedoria pra fazerem a escolha correta(que na minha opiniao é muito pessoal,acredito que algumas pessoas nao devem consumir alcool,assim como outras nao devem consumir maconha,cocaina,tabaco etc etc...

Acho que culpar a pessoa pelo seu vicio e suas atitudes sob o efeito da droga nao é "meio superficial",mas EXTREMAMENTE superficial,e aposto que qualquer um que conheça um alcoolatra ou viciado vai dizer o mesmo ...

"Vamos supor que os entorpecentes de uma forma geral, possuem alguma propriedade capaz de deformar completamente a personalidade de algumas pessoas."

Assim como digo nao "vamos dizer" e sim "temos certeza" eu nao digo "deformar",mais sim "modificar",algumas vezes ao extremo,a personalidade de todas as pessoas e nao so de "algumas".

Abraços

Mr.Fisherman

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Concordo com quase tudo q vc colocou Fisherman, com certeza drogas são pra quem pode, não pra qualquer um.

Mas pra mim, a responsabilidade não pode ser transferida pra ninguém, todo adulto tem que ser responsável por seus atos e por seus vícios. Se eu bebo e bato na minha mulher a culpa não é de quem vendeu a bebida, a culpa é minha que deveria saber que naõ posso beber. Alguém que cede a um vício que trás esse tipo de problema, tem sim que ser responsabilizado

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Mr Fisherman

Cara, concordo com muito do seu post.

Mas:

Você propõe que os responsáveis por o marido beber e bater na esposa sejam "os produtores,os vendedores etc etc...." ??!?!

"Deformar" é a mesma coisa que "modificar"... no caso do texto são sinônimos.

Mas eu concordo MUITO com isso:

Sobre a maconha acho a mesma coisa,sempre disse que droga é pra quem pode.A maconha deixa vc mais "preguisoso" sim,ela faz vc ficar menos "ativo",principalmente se consumida por "crianças"(ou seja menores de 17 anos)a maconha é extremamente prejudicial a consumidores extremamente jovens,15 ou menos

Mas mesmo assim acho que no caso do adolescente ali a culpa é dos pais! Eles é que deviam repensar a forma de lidar com o filho (como aquele que passou no fantástico). É muito fácil pros pais dizer "a culpa é da erva", ao invés de pensar "erramos em algum ponto agora temos que mudar nossa forma de agir"

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Os responsaveis pelo grande numero de alcoolatras,e em parte pelos problemas decorrentes disto.A bebida é vendida mais barata que agua muitas vezes,e é de conhecimento de todos que é uma droga extremamente perigosa,mas infelizmente,a vida "real" pode parecer pior do que qualquer conscequencia de uso de drogas,inclusive o alcool,e a um preço extremamente acessivel,se torna uma "arma de destruição em massa"...Acho que da mesma maneira de que quem vende crack é responsavel pelos viciados,ou quem compra maconha de traficante ligado ao crime organizado,é responsavel por parte da violencia do nosso país...Com certeza o dono do bar que vende cachaça fiado pro alcoolatra do bairro,sabendo que ele vai bater na mulher e nos filhos,é mais responsavel que o alcoolatra...

Sobre o exemplo do adolescente,acho que os pais devem procurar onde "erraram" na educação do filho e tentar corrigir isso,mas a maconha,pode agravar os problemas do adolescente,como preguiça,falta de interesse...O menino que apareceu no fantastico,o ingles se for o que estou pensando,tinha muitos outros problemas muito piores que seu consumo de maconha,o cara batia na mae,se ele fosse um viciado em crack na noia por dinheiro ou um alcoolatra agressivo,poderiamos ate culpar a substancia pelas suas atitudes,mas a maconha...acho que este "reality show" foi mais propaganda proibicionista inglesa(na epoca a inglaterra estava mudando a lei de drogas em relação a maconha,reclassificando,como uma droga pesada,antes estava como droga leve,nao sei exatamente os niveis ingleses,mas é mais ou menos isso)do que a realidade do usuario "pesado" de maconha...

Abraços

Mr.Fisherman

Link para o comentário