Ir para conteúdo

Mudança De Atitude

gatomestre

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Então amigos,

Trocando uma idéia com uns amigos das atingas. Alguns pensamentos e idéais sobre Cannabis foram levantados, e queria compartilhar com vocês.

O termo MACONHA, de onde surgiu? Acho que esse termo ainda está impregnado, arraigado na nossa sociedade como maléfico, tráfico, violência...

É foda mas é verdade.

-Você é MACONHEIRO - ainda é perjorativo. Respondo logo sou "Usuário de Cannabis".

Estou tentado mudar o comportamento de todos ao me redor. Vamos falar Cannabis ao invés de Maconha, usuário ao invés de Maconheiro (esse palavrão me irrita tanto quanto viciado).

A própria marcha da maconha, quem não sabe do intuito diz logo. "Um bando de manconheiros sem ter o que fazer."

Marcha "Cannabis Livre" ou outra denominação qualquer seria menos agressão aos pais de familias, aos desinformados...

O próprio estados unidos, quando quer ir contra a Cannabis fala "Uma tonelada de MARIJUANA foi apreendida", mas quando quer falar bem "Cannabis Medicinal..."

[ ]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 108
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Usuário Growroom

eu pessoalmente acho que isso soa como estratégia de marketeiro. Acho que o importante da nossa luta é justamente abalar essa noção impregnada, e não tirar o foco disso e fingir que estamos falando de outra coisa. Estamos todos falando sim de MACONHA, e achar que cannabis possa ter um efeito diferente no ouvido das pessoas, no MEU ver, é compactuar com a hipocrisia ignorante do senso-comum!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

eu pessoalmente acho que isso soa como estratégia de marketeiro. Acho que o importante da nossa luta é justamente abalar essa noção impregnada, e não tirar o foco disso e fingir que estamos falando de outra coisa. Estamos todos falando sim de MACONHA, e achar que cannabis possa ter um efeito diferente no ouvido das pessoas, no MEU ver, é compactuar com a hipocrisia ignorante do senso-comum!

EU não to vendo compactuação nenhuma com hipocrisia ingnorante do senso comum, e sim uma abertura no leque de diálogos com os "ignorantes hiprócitas" que não tem interesse nenhum na causa e nunca vão ter, enquanto o estereotipo do usuário esteja associado ao do maconheiro (maloqueiro, vagabundo, burro...). O diálogo será ferrenho... E quem tem que provar que não bem assim que banda toca, somos nós.

Eu usaria uma camisa "Sou usuário e defendo a cannabis", mas "Sou maconheiro e defendo a maconha", não usaria.

E que seja marketing, se funcionar...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu acho que deviamos usar o nome certo. Maconha é apelido. Não se trata de dourar a pilula para sermos aceitos, mas de esclarecer pessoas que nos chamam pelo nome errado.

Assim quando eu passar pelo vilarejo, os crentes vão poder cochichar: Olha la o cannabico! ao invez de: La vai o maconheiro! Eles vão se sentir incomodados com a minha presença da mesma forma, mas pelo menos aprendem uma palavra nova..., e eu os mandarei doar o anus, ao inves de manda-los tomar no cú!

Boa, Gatomestre!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Penso que Maconha é a nossa cannabis comercial brasileira, esse tijolo prensado que leva folhas, galhos e "muchas cositas más" que só servem pra dar peso ao produto. Cannabis tanto é gênero na nomenclatura científica quanto forma que habitualmente uso pra exemplificar quando falo sobre a planta. Prefiro ficar sem fumar que fumar prensado. Mas é uma posição pessoal.

Do contrário, haxixe também seria maconha, mas não cannabis. E na verdade, haxixe é haxixe :D

Link para o comentário

• Consultores Jurídicos GR
O termo MACONHA, de onde surgiu?

Surgiu da mesma forma que a gente fala que vai "tarpera" um beck, ou seja, por acrônimo. MACONHA é um acrônimo da palavra canhamo, ou seja, é canhamo escrito com as letras em posição trocada.

abs

Link para o comentário

Eu acho que deviamos usar o nome certo. Maconha é apelido. Não se trata de dourar a pilula para sermos aceitos, mas de esclarecer pessoas que nos chamam pelo nome errado.

Assim quando eu passar pelo vilarejo, os crentes vão poder cochichar: Olha la o cannabico! ao invez de: La vai o maconheiro! Eles vão se sentir incomodados com a minha presença da mesma forma, mas pelo menos aprendem uma palavra nova..., e eu os mandarei doar o anus, ao inves de manda-los tomar no cú!

Boa, Gatomestre!

Pelo visto vc é mais intransigente que os crentes hein? :D

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Surgiu da mesma forma que a gente fala que vai "tarpera" um beck, ou seja, por acrônimo. MACONHA é um acrônimo da palavra canhamo, ou seja, é canhamo escrito com as letras em posição trocada.

abs

Há muitas versões sobre a origem do nome.

Mas gosto dessa:

O nome "maconha" veio de um idioma falado em Angola, o quimbundo, e significa algo como "erva santa".

Logo, um maconheiro nada mais é, do que um fumador da erva santa. :)===~

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Acho que isso é legitimar a caretisse alheia.

Fugir do embate não vai resolver.... o negócio é trabalhar pra mudar a moral, não a atitude. Não acho que minha atitude esteja errada.

Pra mim, esse caminho é equivocado.

Estamos falando do uso de uma planta, seja qual for o nome dado.

Abraços

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Ué, quem ta fugindo do embate? A questão é dar o nome exato! Apenas isso. Não permitir que nos tratem por termos pejorativos.

Voce não pode chamar de negro um afrodescendente, nem de pederasta um homossexual. Voce acha que é porque eles tem vergonha de sua condição?? Não mesmo. É justamente porque eles querem ser respeitados!

Mudar a moral aceitando ser tratado por termos pejorativos inventados por caretas?

Então, tá!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

EU, sou maconheiro, com muito orgulho, com muito amor...

Também já pensei assim...

Desafio vc na próxima oportunidade numa entrevista falar isso "Sou maconheiro..."...

Admiro seu trabalho, seus três culhões de se expor, vc eh foda...

Mas acho que quando tiver filhos ou familia, veja o outro lado das coisa...

Mas quem sou eu? Um usuário de cannabis...

Link para o comentário

Ué, quem ta fugindo do embate? A questão é dar o nome exato! Apenas isso. Não permitir que nos tratem por termos pejorativos.

Voce não pode chamar de negro um afrodescendente, nem de pederasta um homossexual. Voce acha que é porque eles tem vergonha de sua condição?? Não mesmo. É justamente porque eles querem ser respeitados!

Mudar a moral aceitando ser tratado por termos pejorativos inventados por caretas?

Então, tá!

Essa "falta de respeito" aí que vc tá falando me parece que tá muito mais na cabeça de quem ouve do que na boca de quem fala. Eu, na grande maioria das vezes em que sou chamado de maconheiro, não me sinto desrespeitado. Da mesma forma que eu tenho bons amigos negros e às vezes os chamo de tudo quanto é nome pejorativo que vc imaginar. Quem está num bar, vendo e ouvindo a nossa conversa, por exemplo, vai achar que eu sou um babaca, puta racista e que não tenho o menor respeito pelas pessoas da minha mesa. Provavelmente vão pensar que eu sou o "patrão" deles e que por isso falo daquela maneira com eles, mas no fundo são apenas amigos de infância com bastante intimidade para conversar em termos chulos uns com os outros e para quem está na mesa e se conhece não existe qualquer falta de respeito. Em contra-partida, algumas das pessoas que mais tinham preconceitos contra negros que conheci eram negras...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Ah,

Dia 5 de dezembro estarei gritando isso pelas ruas de Salvador com mais pelo menos 5.000 (OXAlÁ Permita!!) outros maconheiros e maconheiras...

Bicho valorizo pra caralho o seu trabalho... Pode contar com minha ajuda...

Mas HOJE sou mais ameno...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu acho que temos que justamente acabar com esse pavor da palavra maconha.

sei lá, isso é um preconceito danado, pais de familia sao tipo o augustinho naquele episodio da grande familia, se vc fala a palavra maconha perto do filho dele ele ja fica puto.. nao tem q ser assim.

Acho válido usarmos os nomes corretos da planta, mas acho também que nao devemos ter medo da palavra maconha, e mais que isso, mostrar q maconha, nao é nada demais, é cannabis, uma erva medicinal. um arbusto.

Eu acho que é bem nessas.

Mas não dá para negar que a palavra maconha vem carregada de preconceito. É mais fácil abordar um careta com a palavra cannabis. Que nem legalização/regulamentação. É uma lástima, mas é assim.

Mas eu gosto da palavra maconha.

Eu já ouvi falar que ela deriva da palavra canhamo, mas também já li que é uma palavra africana, Mah coh nhã, sei lá um barato assim. É nossa história de qualquer jeito. No mexico é maria juana, nos EUA é grass e aqui é maconha.

E não é apenas mostrar que é uma planta e nada demais. Tem que falar que ela é uma das plantas mais completas que existe. Tem diversos usos. Dá para fazer roupa, comer, fazer vários tipos de remédios, recreativo seguro, e mais um monte de coisas.

Quantas plantas você conhece com tantas utilidades como a cannabis? Tipo a planta em sí é especial. Não só para os maconheiros, mas para o geral.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

HauhUHUEhuhUehuHuahuHAuhE

gostei do comentário do canadense

o engraçado que quando nasce um filho deveria era surgir mais uma bola, o cara que já é triculhão tem que virar tetraculhão, porque realmente é preferível que os filhos nasçam num mundo onde o pai não seja um maconheiro (visto de forma negativa) e sim um maconheiro, nom bom sentido da palavra como falou o White, aquele que fuma a erva santa :D

e pra mim aqueles que ficam meio caretas depois que tem filhos, é porque nunca foram doidões de verdade, era só fingimento

acredito eu que muitos mesmo tendo filhos continuariam no ativismo, alguns até iriam se dedicar mais...

é porque de fato, uns são mais doidos que outros, e o Alma é ativista de alma mesmo hehehe! É de fato o agente especial protetor da grande Mãe!

não que os outros não sejam ativistas ;)

acho que só acessar o growroom e se informar um pouco sobre a maconha já é um tipo de ativismo

abraço a todos

Link para o comentário

• Usuário Growroom

quando nasce um filho cai as bola???

Cai num cai naum... Mas quase...:)

Voce passa a ter mais responsabilidade, naum apenas por vc... Mas por uma instituição, familia...

e pra mim aqueles que ficam meio caretas depois que tem filhos, é porque nunca foram doidões de verdade, era só fingimento

acredito eu que muitos mesmo tendo filhos continuariam no ativismo, alguns até iriam se dedicar mais...

Tem que ser doidão pra ser ativista? O que eh ser doidão de verdade? O que eh meio careta?

To ficando velho, soh pode...:)

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Também já pensei assim...

Desafio vc na próxima oportunidade numa entrevista falar isso "Sou maconheiro..."...

Admiro seu trabalho, seus três culhões de se expor, vc eh foda...

Mas acho que quando tiver filhos ou familia, veja o outro lado das coisa...

Mas quem sou eu? Um usuário de cannabis...

Bicho valorizo pra caralho o seu trabalho... Pode contar com minha ajuda...

Mas HOJE sou mais ameno...

Cai num cai naum... Mas quase...:)

Voce passa a ter mais responsabilidade, naum apenas por vc... Mas por uma instituição, familia...

Tem que ser doidão pra ser ativista? O que eh ser doidão de verdade? O que eh meio careta?

To ficando velho, soh pode...:)

Salve salve companheiros!

Então gatomestre, quando me expressei não estava falando de você, mas de muitas pessoas que dizem ter mais responsabilidade depois que tem filhos.

Pra mim essa responsabilidade que você usou aí é vendida, vendida por esse sistema, ao meu ver responsabilidade vai muito além do que você quis insinuar nos seus textos, ao meu ver você nem chegou perto do sentido da palavra responsabilidade. Lembre-se, no meu ver estou dizendo ;)

Você usou uma palavra que acho interessante e bem egóica, “desafio”. Ela remete a algo que está associado com reconhecimento, outra palavra pra mim bem vendida. Quase tudo que você citou ao meu ver são “palavras” “vendidas” pelo sistema.

Qualquer coisa que você queira externar, ou que seja vista além de si mesmo, pra mim vão estar indiretamente/diretamente ligadas ao seu ego, o caminho que tento trilhar hoje em dia é o do cemitério do ego.

Perdão se ofendi você, creio que não tenha sido a minha intenção.

E a sua afirmação final, minha reiteração é; Sim, você parece estar ficando velho =/

Link para o comentário

• Usuário Growroom

como um grower acho q cannabis eh mais adequado...q tem q acaba com os preconceitos eu concordo,mas estrategia que faz a vitoria,se aceitarem a "cannabis",estao aceitando a "maconha",mesmo que n saibam disso,em alguns meses ja nao tem mais diferença...e besteira pensar q pq agente usa as palavras corretas durante a luta pela mudança q depois dela se fala maconha ou cannabis vai ter diferença,n vai..tem hoje em dia e temos que explorar isso...

Abraço

Mr.Fisherman

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Você usou uma palavra que acho interessante e bem egóica, “desafio”. Ela remete a algo que está associado com reconhecimento, outra palavra pra mim bem vendida. Quase tudo que você citou ao meu ver são “palavras” “vendidas” pelo sistema.

Concordo plenamente, com vc, me expressei errado... Alma, esqueça isso... naum desafio vc a nada... Vc jah faz muito....

Qualquer coisa que você queira externar, ou que seja vista além de si mesmo, pra mim vão estar indiretamente/diretamente ligadas ao seu ego, o caminho que tento trilhar hoje em dia é o do cemitério do ego.

??? :wacko:

Perdão se ofendi você, creio que não tenha sido a minha intenção.

E a sua afirmação final, minha reiteração é; Sim, você parece estar ficando velho =/

Queh isso meu veio, perdão??? Tamo aqui pra isso, ou naum? clap

To como Ronaldo, gordinho, velho... Mas ainda to na ativa!!!

[ ]'s

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Essa "falta de respeito" aí que vc tá falando me parece que tá muito mais na cabeça de quem ouve do que na boca de quem fala. Eu, na grande maioria das vezes em que sou chamado de maconheiro, não me sinto desrespeitado. Da mesma forma que eu tenho bons amigos negros e às vezes os chamo de tudo quanto é nome pejorativo que vc imaginar. Quem está num bar, vendo e ouvindo a nossa conversa, por exemplo, vai achar que eu sou um babaca, puta racista e que não tenho o menor respeito pelas pessoas da minha mesa. Provavelmente vão pensar que eu sou o "patrão" deles e que por isso falo daquela maneira com eles, mas no fundo são apenas amigos de infância com bastante intimidade para conversar em termos chulos uns com os outros e para quem está na mesa e se conhece não existe qualquer falta de respeito. Em contra-partida, algumas das pessoas que mais tinham preconceitos contra negros que conheci eram negras...

Tens razão! Ta na cabeça de quem ouve. Porque quando um maluco me chama de maconheiro eu não sinto nada, até acho graça! Mas, se um careta me chamar de maconheiro e eu ouvir não vai prestar.

Tenho amigos negros que eu chamo de negão. Eles não se ofendem porque sabem que não os estou depreciando, são meus amigos, e isso encerra o assunto! Se um desconhecido se referir a eles chamando de negão, da merda...

Link para o comentário

Maconha, palavra de origem negra (do eixo lingüístico banto, do idioma quimbundo) utilizada no Brasil primeiramente pelos escravos angolanos e congoleses, como macumba, mucambo, etc etc etc.. A erva com esse nome foi, ao longo da história do Brasil, associada a primitivismo, a ignorância, a vícios, a perigos sociais, exatamente da mesma maneira que as religiões de origem afro-brasileira e todas as outras práticas culturais dos negros brasileiros.

Na minha posição e opinião, de maconheiro, macumbeiro e profundo admirador das culturas e da história das populações negras, utilizar a palavra MACONHA é algo absolutamente normal, e lutar para que o estigma criado em torno dessa palavra e de toda cultura negro-brasileira seja desconstruído é FUNDAMENTAL.

Tentar "limpar" a cannabis desse nome "sujo", pra mim é um ato direto de preconceito, por mais inconsciente que seja. É tentar negar nossa história, nossa cultura, criando maneiras "aceitas" pelas elites sócio-culturais (brancas, por sinal) de se referir a algo que já tem nome, dado pelo povo e distorcido pelos interessados.

Não estou dizendo de forma alguma que todo mundo tem que chamar a cannabis de maconha, ou disso ou daquilo, mas sim que todos os nomes dados a planta pelas diversas culturas que se relacionam com ela deveriam ser reconhecidos, entendidos e valorizados como tais. Isso se chama diversidade, isso se chama Brasil. O que não acho correto é aceitarmos passivamente a desvalorização de um nome específico, que tem sua história, sua importância, por causa de preconceitos muito bem conhecidos.

Abraço a todos e todas!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

quando nasce um filho cai as bola???

Depende..., porque arriscar a propria pele é um direito meu. Arriscar a pele de quem eu gosto é muito mais dificil e é moralmente errado. Se as pessoas de quem eu gosto estão em risco eu recuo! É humilhante, mas inevitavel.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Coma ja disse no post anterior,a palavra maconha é associada com coisas ruims hoje em dia,por isso mudar a maneira de falar.Com o tempo se chamar de maconha,erva,verde,bagulho,cannabis,etc etc nao vai fazer diferença nenhuma,hoje faz,e podemos usar essa diferença em nosso favor ou bater de frente e nao conseguir nada...E questao de estrategia,aqui todo mundo é maconheiro,todo mundo fuma cannabis,nao tem diferença pra nos...e se tem,e pq a pessoa tem "complexo".

Ser "doidao" de verdade,q porra eh essa?normalmente os "doidoes" so fazem merda,falam merda,todos os "doidoes" que eu conheci ate hoje eram uns chatos,que eram manipulados pelos "contra" o sistema,do mesmo jeito que as pessoas "caretas" sao manipuladas pela globo,mesmo discurso,sem aprofundamento,sem pensar por si proprios...eu fumo maconha todos os dias,mais de uma vez por dia,eu so maconheiro,so um usuario de cannabis,so um grower,so uma pessoa q pensa,nao sou um "doidao"...

Nao adianta bater de frente com tudo...nos lutamos por uma causa polemica,mal vista ao extremo,se queremos mudar isso precisamos usar as ferramentas nescessarias,achar que vamos conseguir conscientizar todos sobre oq realmente e a cannabis,que a maconha nao é o demonio que acham,é utopia.Maconha e sim uma droga,pode servir de remedio pra quem precisa,mas pra todos os outros que fuma por diversao é a mesma coisa que uma cerveja,nao podemos demonizar,mas tambem nao podemos "endeuzar"...

Estrategia,assim que se consegue as coisas...

Eu amo a cannabis,disso podem ter certeza,estou longe de ser um careta,mas tenho consciencia da realidade...

Abraços

Mr.Fisherman

Link para o comentário