Ir para conteúdo

Mudança De Atitude

gatomestre

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Cadjurah:

E o termo macumba tambem é usado de forma completamente distorcida. Não existe essa religião. Voce sabe a tradução exata dessa palavra? Então sabe que ela não serve como denominação de culto algum na Africa...

Eu pratico o Candomblé. Nação Keto. Esse é o nome da minha religião. Não conheço nem um unico culto africano com o nome de macumba.

Oque eu acho FUNDAMENTAL é dar esclarecimento a certas questões. Não se trata de limpar, mas sim de conhecer o nome certo para cada coisa. Preconceito é uma outra coisa bem diferente..., não se confunda!

Tentar "limpar" a cannabis desse nome "sujo", pra mim é um ato direto de preconceito, por mais inconsciente que seja. É tentar negar nossa história, nossa cultura, criando maneiras "aceitas" pelas elites sócio-culturais (brancas, por sinal) de se referir a algo que já tem nome, dado pelo povo e distorcido pelos interessados.

Aceitar os nomes errados que as elites sócio-culturais tentam nos empurrar é compactuar com o preconceito dessas mesmas elites. Eu acho que negar a nossa historia é justamente aceitar a versão falsa que nos deram! Essa caricatura que fazem de nós nada tem com a nossa cultura. É, isso sim, uma maneira de distorcer, desqualificar a nossa cultura!Á propósito: Pergunte aos Vooduns se estão satisfeitos com o significado que os cineastas brancos deram

para o nome da sua Nação..., eu desconfio que eles não gostaram muito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 108
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Usuário Growroom

Não vejo nada de ruim no nome maconheiro, na verdade esta coisa de achar que maconheiro é um nome ruim, é porque a imprensa e a mídia em geral fala que o maconheiro é ruim.

O termo maconheiro, quer dizer, que usa a maconha, a maconha vem de Ma Konia, que quer dizer Mãe Divina em dialeto africano.

Link para o comentário

corsario,

na verdade "macumba" é um nome genérico dado aos cultos que existiam em várias partes do Brasil antes que membros do kardecismo tratassem de organizar o que hoje conhecemos como "umbanda" (religião da qual sou adepto). E não se refere a nenhum culto com esse nome na África, mas é uma palavra dde etimologia inegavelmente africana. Esse era o nome utilizado pelas pessoas (pobres, negras, escravas e forras) que praticavam esses cultos sincréticos, era um nome POPULAR, bem como maconha e outras palavras do mesmo universo cultural. Portanto, nem de longe essa foi uma palavra imposta pelas elites, bem pelo contrário, era uma palavra de uso comum. O que aconteceu com o tempo, foi a distorção da palavra junto com a estigmatização dos cultos, e isso foi feito inclusive pelos próprios membros da umbanda conhecida como "branca", mas esse é uma assunto bem longo (podemos trocar umas idéias sobre isso por MP, se você quiser, depois..). Assim, "macumba", que se referia genericamente aos vários cultos diferentes que rolavam (não os de candomblé, que há muito tempo se identificavam pelo nome de suas nações), passou a significar, por força do preconceito, cultos de "magia negra" (outro termo carregado de preconceito), arruaças, religião sem pé nem cabeça, etc...

Claro, isso tudo é o entendimento que eu tenho da história, coisas que me interesso e que venho estudando há algum tempo. Mas tenho convicção que "macumba" não é uma palavra "errada" para se referir a cultos afro-brasileiros (mesmo que muitos praticantes hoje em dia, de candomblé, de umbanda, de batuque, de xangô, etc.. não gostem dela por que só conhecem o uso estigmatizado que foi feito da palavra). A única coisa é que ela é uma palavra genérica. E sobre o mal-entendimento dela como algo "ruim", acho que só se muda isso com esclarecimento e enfrentamento direto daquelas correntes de pensamento que seguem reafirmando preconceitos históricos e interpretações simplistas.

Ah, e tenho conversado bastante com entidades (não exatamente Voduns) sobre esses temas e outros, assim como você deve fazer, e elas entendem perfeitamente o processo de atribuição de nomes e significados (positivos e negativos) aos nomes das práticas religiosas que mantemos.

Vamos falar mais sobre isso em outras oportunidades, será um prazer (mas acho melhor no meu tópico ou por MP, pra não fugir dos temas, como aqui....)

Grande abraço!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

[bSoul_ surfer hahahahha!!!!!!!!! De onde tu tirou isso, mi fio?

O pedaço ta cheio de etimologistas! Meninos, a internet não é confiavel como fonte de informações..., e principalmente nesses assuntos que estamos tratando aqui!

Cansei desse assunto! Num mundo livre cada um da o nome que quiser a qualquer coisa que quiser! Se o teu nome é joao e eu quero te chamar de pedro, é um direito meu! E pronto! Voce atende se quiser..., se não atender é preconceito!!!!

Maconha ou cannabis, eu chamo de baguio! E agora eu vou beber uma gasolina fumando o baguio.

E pra quem não sabe: baguio vem de Ba - bateu e Guio - valeu! Sério, é um dialeto africano usado la pros lados da servia!

Témais!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu acho hipocrisia querer diferenciar maconha de cannabis, maconheiro de cannabista e etc...

é como acontece com o termo NEGRO que também é visto por muitos como pejorativo mas a cultura negra esta com uma campanha pra legitimar o uso do nome:

Moreno não, SOU NEGRO !!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Cadjurah

Macumba é literalmente bater tambores. Sem nenhuma relação com nenhum culto...

Uma apresentação de percussáo é literalmente, macumba. Uma roda de samba é macumba. Essa palavra veio do Moçambique..., é do senso comum, mas não tem nada com culto nenhum! Claro que nos nossos cultos usamos atabaques, mas o macumbeiro no caso é o ogan (que esta batendo o atabaque), eu não bato atabaque, portanto não sou macumbeiro...

Vamos parar de falar sobre isso aqui, meu camara. Senão vamos levar um ban.

Msn_ilegal@hotmail.com

Salve a sua Nação!!!!!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu acho hipocrisia querer diferenciar maconha de cannabis, maconheiro de cannabista e etc...

é como acontece com o termo NEGRO que também é visto por muitos como pejorativo mas a cultura negra esta com uma campanha pra legitimar o uso do nome:

Moreno não, SOU NEGRO !!!

Entra la na sede do movimento pela consciencia negra e grita:

E aí Negrada? Tudo em ordem???

Quero ver o advogado que te livra...,isso se sobrar alguma coisa de voce pra eles processarem!!!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Em Cannabis Panorama 2009

:Maria:

"Foi provavelmente devido aos negros escravos que a maconha foi introduzida no

Brasil, onde seu uso se disseminou a partir dos séculos XVII e XVIII e hoje é cada vez

mais reconhecido como parte da cultura nacional (Mott, 1986; Henman, 2005). As

fibras de cânhamo foram introduzidas pelos portugueses em meados do século XVIII

(Cavalcanti, 2005). Entretanto, predomina em nossa sociedade um grande preconceito

racial em relação aos usuários de maconha, direcionado principalmente contra negros,

descendentes de negros, índios e seus descendentes (ver Henman, 1986). Carneiro

(2002, pg. 216) afirma:

“O discurso médico-sanitário que, desde o século XIX, vem interpretando as

manifestações da cultura negra como patologias perigosas e contaminadoras identificou

no hábito de fumar a maconha uma ameaça à integridade física e moral da raça branca”.

O uso de Cannabis é associado com algumas manifestações religiosas afrobrasileiras

e afro-indígenas. Algumas tribos indígenas fizeram ou fazem uso da erva.

Existem relatos do uso da erva por grupos indígenas não identificados no baixo São

Francisco (1915), entre os Mura do baixo Madeira (1923), entre os Fulniô de Águas

Belas, Pernambuco, que a chamavam por Sewlihokhlá Sedayá, que poderia ser

interpretado como a folha amarga do avô grande (1930), entre os Saterê-Mawé do

Amazonas (1954/1976), entre os Guajajara ou Tenetehara do Maranhão (1980) e entre

os Timbira (1988). Os Guajajara/Tenetehara chamavam a maconha de petem-ahê, que

tem os significados de fumo bravo e tabaco silvestre e a usavam para fazerem roçados e

para favorecer a caça até pelo menos 1980. Os Krahô, do Tocantins, conhecem bem os

efeitos da maconha, chamada por eles de iamhô (Henman, 1986, 2005; Cavalcanti,

2005; Rodrigues & Carlini, 2005).

Alguns grupos do Santo Daime batizaram a planta de Santa Maria e usavam-na

com fins espirituais. Fizeram uso dela por algum tempo, costume este que foi

abandonado devido à posição da legislação brasileira em relação à planta (MacRae,

1992, 1998)."

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Era isso que queria falar:

1)Se estou com meus amigos, podem me chamar de maconheiro se um careta sem conhecimeto me chama - me incomoda sim. Quando vou TENTAR tentar argumentar com minha vizinha, familia... Sou usuário e e naum maconheiro...

2)Tudo eh questão de ocasião e ambiente. Chamo muito amigo de negão... Chama um desconhecido, é foda!!! Jah que tocaram em religião, quer dizer que Macumbeiro/crente não gera um certo espanto/preconceito em quem não sabe da realidade? Desculpe minha ignorancia, mas Camdoblé e Evangélico soam bem mais suave (falei besteira?).

3)Somos MINORIAS, se não soubermos passar nossa mensagem de forma agradavel... Vamos ficar nessa merda por muito mais tempo... Dando murro em ponta de faca... Somos da PAZ... E vamos fazer com paz...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Porque quando um maluco me chama de maconheiro eu não sinto nada, até acho graça! Mas, se um careta me chamar de maconheiro e eu ouvir não vai prestar.

po cara, eu ja sinto apatco se alguem me chamar de maconheiro... talvez eu fumo demais... <_<

existe uma grande figura da literatura mundial que diz "Eu sou o que eu sou" num lembro qual o personagem, se foi o Popeye ou se foi Deus...

alias, quem me olhar e nao saber que eu sou maconheiro é um grande cego...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

No final das contas rótulos são comuns...

Mas aqui o problema é ser especifico. Se o cara é evangélico é consequentemente um crente. Mas, nem todos os crentes são evangélicos. Entre os evangelicos ha divisões.

No caso dos macumbeiros, pra usar o termo aceito pela maioria, tambem ha divisões. Cada Nação cultiva os orixas de forma diferente, com nomes diferentes, etc. Algumas nações usam yoruba, outras não; mas o preconceito não é contra o nome. Dizer que é macumbeiro ou praticante de Candomble vai gerar mal estar da mesma forma! Não existe preconceito contra nomes e palavras, mas sim contra oque os nomes e palavras significam.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

o problema específico de se usar o significante (palavra) CANNABIS ou cannabista ou qq coisa do tipo é, ao meu ver, a incorporação do discurso científico. O uso de um termo científico no lugar de uma palavra de origem popular não deveria passar desapercebido.

No meu ver, preferir o termo CANNABIS à MACONHA é uma tentativa, consciente ou não, de trazer as qualidades da ciência positivista (neutralidade, imparcialidade, verdade, e bobagens afins) para o campo do significado (conceito, idéia). Para mim, isso é a incorportação de um discurso muito perigoso para a nossa causa, e também para a sociedade como um todo (na minha opinião).

Não que a ciência nada tenha a acrescentar ao tema MACONHA, mas considero ideológica a troca de MACONHA por CANNABIS no âmbito da cultura popular e de uso.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Ser "doidao" de verdade,q porra eh essa?normalmente os "doidoes" so fazem merda,falam merda,todos os "doidoes" que eu conheci ate hoje eram uns chatos,que eram manipulados pelos "contra" o sistema,do mesmo jeito que as pessoas "caretas" sao manipuladas pela globo,mesmo discurso,sem aprofundamento,sem pensar por si proprios...eu fumo maconha todos os dias,mais de uma vez por dia,eu so maconheiro,so um usuario de cannabis,so um grower,so uma pessoa q pensa,nao sou um "doidao"...

:( , já eu, sou doidão

Link para o comentário

• Usuário Growroom

po cara, eu ja sinto apatco se alguem me chamar de maconheiro... talvez eu fumo demais... <_<

existe uma grande figura da literatura mundial que diz "Eu sou o que eu sou" num lembro qual o personagem, se foi o Popeye ou se foi Deus...

alias, quem me olhar e nao saber que eu sou maconheiro é um grande cego...

Po Canadense, cade o respeito??? Cego não brother, tem que falar deficiente visual.

Acho uma babaquisse essas paradas de politicamente correto. Como se ninguém soubesse que o obeso é gordo e que o usuário de cannabis é maconheiro...

Link para o comentário

• Consultores Jurídicos GR

Po Canadense, cade o respeito??? Cego não brother, tem que falar deficiente visual.

Acho uma babaquisse essas paradas de politicamente correto. Como se ninguém soubesse que o obeso é gordo e que o usuário de cannabis é maconheiro...

Exato! Acho que me sentiria mais "ofendido" se alguém comparasse a maconha que eu fumo com o prensado que vende na boca... :P

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Entra la na sede do movimento pela consciencia negra e grita:

E aí Negrada? Tudo em ordem???

Você ta apelando cara !!!

Fica com o teu cannabista ai que eu sou é maconheiro e trabalhador.

Não to apelando, to falando é que certas palavras ainda soam ofensivas...

Eu fico com o cannabismo ou o maconhismo, que no final da no mesmo! Fazendo a mente o resto não importa...

E se voce é trabalhador eu não tenho culpa nenhuma!!!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Na real, cada qual pensa de um jeito: Quando venho ao forum exponho minhas opiniões. Sem nenhuma pretensão de ser simpatico ou antipatico. Digo o que penso, se isso ofende a alguem, eu não perco o sono..., porque dei apenas a minha opinião sobre o assunto em pauta. Ninguem é obrigado a gostar da minha forma de pensar, eu até prefiro que não gostem!

Mas, se careta me chamar de maconheiro e eu ouvir... Fodeu! Vou ficar puto, como tambem ficaria se me chamassem de bebado por beber cerveja. Acho pejorativo... e grosseiro! E não tolero esse tipo de tratamento, porque não trato ninguem dessa forma...

Mas, se alguem aqui gosta de ser tratado por esses termos, eu nada tenho contra! É direito de cada um dar essa liberdade aos outros, ou não...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Pra mim a ofença não parte de fora...

a única pessoa que pode ofender é você a si mesmo, mas de qualquer forma aceito as diferentes perspectivas e prefiro o uso da palavra perdão quando palavras remetem a pessoa a certas "emoções" ...

mas são só palavras né...

algumas tradições consideram a palavra como meio de aprisionamento do Ser Humano ;)

não vou ficar me alongando

abraço a todos.. e quanto as palavras, por mim tanto faz.

pra mim frase importante está em Delphos.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

hehe

o engraçado é ver que no Brasil é movimento negro. o pessoal prefere negro que preto, sendo que em todo o mundo se voce chamar um negro de nigger, da merda. la fora, no mundo todo, é blackman, nao niegger, que é como eram chamados nos navios negreiros... mas no Brasil nao , aqui se luta pra ser chamado de negro. é tudo ao contrario! sendo que se fosse assim nao poderia chamar alguem de branco tambem, teria que ser caucasiano ou sei la... mestiço! rss

mas é isso ai, branco, preto, negro, maconha, cannabis... no fim pra que complicar né?! rs :bong:

vc ta certo...

black person é normal para referencia...(gordos e altos sempre são pontos de referencia.)

para preencher vaga no reino unido ex:

Ethnic origin Please note that these categories reflect those used in the 2001 Census.

How would you describe your ethnic origin? (If you do not identify with any of the categories listed, please use one of the other categories.) Please tick one box.

Asian or Asian British

AI Indian ☐ AP Pakistani ☐ AB Bangladeshi ☐

AS Any other Asian background ☐

Black or Black British

AC Caribbean ☐ AA African ☐ AO Any other Black background ☐

Chinese

AH Chinese ☐

Mixed

MC White and Black Caribbean ☐ MA White and Black African ☐

MS White and Asian ☐ MO Any other mixed background ☐

Other ethnic group

OE Others ☐

White

WU British ☐ WI Irish ☐ WO Any other white background ☐

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Discutir sobre termos, definir o que é ofensivo ou deixa de ser é complicado! Porque depende de uma porrada de coisas. Acho que o MaldororBr e o Serth tem razão quando dizem que a ofensa não incomoda se voce não deixar...

Eu sou meio suscetivel a palavras, sim. Mas, claro que depende do contexto, do tom das palavras, do local e momemto onde são ditas e sobre tudo de quem as proferiu.

No caso relatado pelo Alma, eu muito provavelmente teria a mesma atitude que ele teve. O cara não quis ofender, estava apenas brincando. Alem do mais, o cara não é careta..., ja que gosta do alcool.

Nunca escondi o que sou, se baterem na porta quando eu estou fazendo a mente, vou abrir com o beck na boca e nem quero saber quem é..., minha mulher fica louca da vida.

Voce da a cara a tapa e não quer ser discriminado?

Aí é que esta a engano. Não estou dando a cara a tapa. Estou exercendo o meu direito de usar oque me der na cabeça e exijo que me respeitem por isso! Eu bebo, fumo, fumo maconha, se pintar um cristal eu cheiro e sou músico ( vagabundo, como insinuaram num post acima). Assumo tudo isso na frente de qualquer um e de todos. Mas, isso não da a ninguem o direito de me espezinhar! Não aceito ser criticado ou rotulado pelos meus habitos, vicios ou pela forma como conduzo a minha vida.

Não vivo policiando os habitos alheios e não admito que policiem os meus.

Não saio as ruas chamando homossexuias de baitolas, alcoolatras de pinguços ou pessoas acima do seu peso de baleias!

Respeito é uma via de mão dupla! E não é só porque eu sou vagabundo, maconheiro, bebado, que não posso dar uma porrada num incauto. Se o cara ta pedindo eu não vou deixar ele passar vontade...

Link para o comentário