Ir para conteúdo

A Pressão Como Combustível


CanhamoMAN

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

A pressão como combustível

Diante do lobby de grupos econômicos, da influência do Governo Federal e do peso das frentes parlamentares, resta à população também pressionar pela tramitação de projetos de interesse. Câmara e Senado têm serviços para participação do eleitor

14 Nov 2009 - 19h39min

Seja lá de onde venha - do Governo Federal, da população ou dos partidos - a "pressão" tem se mostrado um eficiente combustível para a produtividade parlamentar. Às vezes, a falta desse ingrediente é justamente a responsável por azedar uma boa discussão e a tramitação de matérias relevantes. Principalmente sobre projetos polêmicos, se não houver pressão de uma frente de batalha forte, há grandes riscos de engavetamento.

As bancadas temáticas do Congresso Nacional têm sido as protagonistas desse jogo. ``Em período de eleições, nós já vimos deputados da bancada religiosa sair pregando na porta das igrejas listas com o nome de políticos que se posicionam a favor do aborto, pedindo aos fieis para não votarem naquelas pessoas``, relatou uma das assessoras técnicas da ONG feminista Cfêmea, Kauara Rodrigues.

Só na Câmara dos Deputados, duas frentes parlamentares foram organizadas para fazer pressão contra a aprovação de proposições favoráveis à descriminalização do aborto: a Frente Mista em Defesa da Vida e a Frente Contra a Legalização do Aborto & Pelo Direito à Vida.

"Minha filha, existe um negócio chamado lobby. A proposta de emenda constitucional do trabalho escravo (PEC 524/99), por exemplo. A bancada ruralistas e os empresários não vão deixar votarem aquilo nunca, mesmo com a luta dos movimentos sociais``, avaliou o deputado federal José Guimarães (PT). A chamada PEC do trabalho escravo expropria terras onde haja exploração de mão de obra semelhante à escravidão e, desde 2004, aguarda votação em segundo turno pelo Plenário da Câmara.

Não bastasse a interferência externa de forças morais e econômicas, o Governo Federal também exerce sua pressão sobre a base aliada no Legislativo. Quando esse arco de apoios constitui a maioria dos parlamentares, o Congresso fica ainda mais refém da agenda do Executivo. E o que é pior: dos interesses da administração federal. Diante dessa situação, só resta uma saída: a participação popular.

Interação social

Este ano, o Senado bateu o recorde de atendimentos à população pelo ``Alô Senado``, canal telefônico e virtual por meio do qual o eleitor pode reclamar, tirar dúvidas e cobrar a tramitação de projetos engavetados. Até o fim de outubro, foi recebido 1,16 milhão de mensagens - o maior número dos últimos 12 anos, desde quando o serviço foi criado.

Na Câmara dos Deputados, apesar das inúmeras possibilidades oferecidas pela Internet, a linha de telefone ``0800`` é a principal ferramenta de contato dos eleitores. De acordo com a assessoria de comunicação da Casa, em 2009 foram registrados 353,4 mil atendimentos telefônicos e apenas 56,7 mil via e-mail. Todas as mensagens são encaminhadas ao parlamentar citado pelo cidadão. (Hébely Rebouças)

SERVIÇO

Alô Senado: 0800.612.211 /

www.senado.gov.br

Câmara: 0800.619.619 /

www.camara.gov.br,

Do Site No Olhar

14-11-09

Link Original:http://www.noolhar.com/

Vamos Fazer Barulho Galera!!!!!!! Se cada um ligar ao menos uma vez por dia...., Bas tem como por um stick neste post???
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...