Ir para conteúdo

Legalização Do Aborto E Das Drogas Divide Até Jovens Mais Progressistas, Diz Pesquisa

CanhamoMAN

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Legalização do aborto e das drogas divide até jovens mais progressistas, diz pesquisa

Plantão | Publicada em 18/11/2009

Maiá Menezes

RIO - Jovens progressistas, mas divididos em relação ao aborto, contra a legalização das drogas e ligados à família. O perfil foi extraído de entrevistas a 1.854 participantes da I Conferência Nacional de Juventude, a maioria dos militantes dos movimentos sociais, e será descrito no livro "Quebrando Mitos: Juventude, participação e políticas", lançado nesta quarta-feira no Rio. A pesquisa, coordenada pelas sociólogas Mary Garcia Castro e Miriam Abramovay, mostra que 32,6% dos participantes do encontro, que aconteceu em abril do ano passado, em Brasília, se disseram totalmente contra a legalização do aborto, enquanto 22,2% se disseram a favor.

Quando o assunto é legalização das drogas, a posição contrária é nítida: mais do dobro dos jovens se manifestaram contra (60,5%), enquanto 26% dos participantes se disseram a favor, e o restante não soube opinar. A união civil entre pessoas do mesmo sexo também é uma tema que divide: 33,9% se mostraram a favor e 25,8%, contra. Ao mesmo tempo, um terço dos entrevistados se disse a favor da redução da maioridade penal.

Apesar de grande parte estar ligada a partidos políticos (50%), ao responderem à pergunta sobre o grau de confiança em instituições e entidades, os partidos foram considerados menos confiáveis por 37,5% dos entrevistados. Logo em seguida, veio o Congresso Nacional (37,3%) e em terceiro, a polícia (35%). A instituição mais confiável, segundo os entrevistados, é a família - para 68,3% dos entrevistados. O Congresso aparece com o mais baixo índice de confiança (1,5%). Do total de entrevistados, 38,3% disseram participar do PT, e 18,8%, do PCdoB. PSB e PMDB tinham cerca de 10% dos participantes, cada um.

Ao escolherem uma frase para sintetizar a percepção sobre si mesmos, os entrevistados responderam, em sua maioria, que "o jovem tem pouca oportunidade de participar via poderes constituídos". A segunda mais escolhida foi "a família é a principal referência na vida dos jovens".

Os problemas mais graves do país, segundo os entrevistados, foram: desigualdades sociais (47,4%), desemprego (44,2%), violência (36,5%), pobreza (36,0%), qualidade da educação (32,5%), corrupção (27,1%), narcotráfico (11,3%) e racismo (10,0%).

- Essa pesquisa quebra mitos sobre percepções que a sociedade em geral tem sobre a juventude. O primeiro é de que ela é auto-centrada. Ela está preocupada com si mesma, sim, mas tem também uma grande preocupação social - avalia Miriam Abramovay.

Sobre o alto grau de confiança depositado na família, a socióloga afirma que se trata de uma idealização. Ela afirma ainda que a visão crítica das instituições públicas (caso do alto grau de insatisfação com partidos e Congresso) é um dado que costuma aparecer em pesquisas feitas com jovens. O livro "Quebrando mitos" será lançado hoje, no Palácio da Cidade, pelo Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE), a Secretaria Nacional de Juventude e RITLA- Rede de Informação Tecnológica Latino americana.

Do Site:O Globo

18-11-09

Link Original:http://oglobo.globo.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Eu contesto esses números..., acho que esta bem pior que isso, pelo menos aqui no meu bairro.

Lembro que quando eu era jovem, os coroas ficavam enchendo o saco. Diziam que a nossa geração estava perdida, que a nossa música era barulho, que eramos imorais, vandalos, etc...

Nossos idolos eram drogados e cheios de ideias absurdas, choques de gerações..., meu pai discutindo comigo. Ele torcia pelo Collor, eu votei no Lula. Ganhou o Collor...

Tinha Lobão, Cazuza, Renato Russo. Gil e Caetano ainda estavam no auge, Raul e Rita tambem. Na minha escola se alguem resolvesse ouvir gospel seria trucidado. Se eu estivesse presente não sobraria nem o dna do infeliz...

Eramos vanguardistas e contestadores. A ditadura no Brasil estava agonizando, todos sabiam que estava chegando a hora.

Fiquei velho, mudei de time. O conflito de gerações continua para mim. Só que ta do avesso!

Porque eu continuo afirmando o mesmo que antes. Continuo contestando. Quando eu tinha 20 achava os caras de 40 conservadores. Agora que tenho 44, acho os caras de 20...conservadores! Peraí, tinha que ser o contrario!

Cheguei agorinha em casa, são 5 da madruga. Meu filho esta na cama desde as 10 da noite, ele tem 21 anos. O menino fuma maconha apenas. Não bebe, não usa tabaco e não gosta de pó. E me critica por fazer essas coisas, que segundo ele, encurtam a vida. Ele quer ser empresario, bem sucedido e rico. Namora e não trai a namorada..., aos 21 anos ele é fiel. Eu tambem consegui ser fiel... durante os primeiros dias do meu casamento consegui manter a dieta. Não aguentei um mes!

Eu mudei de time, caralho! Estou dizendo é que as opiniões que ouço das bocas de 20 anos parecem sair da boca do meu pai, que se estivesse vivo, estaria com mais de 90!

Padres lotam estadios de jovens, cantando péssimamente. Caras de 20 anos curtem música caipira. Igrejas evangélicas estão cheias de jovens. Os atuais ídolos da juventude tem um comportamento de freira, não fumam nem bebem e falam em castidade até o casamento!!! Porra, tem alguma coisa estranha..., sera o efeito sandijunior? Efeito Malhação?

Nada me irrita mais que ver um jovem pregando a moral e os bons costumes! Fico com a impressão de que nunca vou poder me aposentar!!!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Véio, rachei com seu post.

Fico puto com a juventude religiosa, os caras são muito hipócritas. Vão pra igreja varias vezes na semana mas não respeitam os semelhantes. Eu vejo esses jovens religiosos como falsos moralistas e dinheiristas pracarai. Tudo bem são seres humanos como qualquer um, mas não pensam sozinhos.

E outra coisa que tu mencionou e eu concordo é que os jovens brazucas tão fodidos no que se trata de idolos rebeldes. Eu curtia muito o Marcelo Nova quando era moleque, além de outros que vc citou, hoje quem representa essa molecada? A Amy Winehouse até toma suas pancas mas não tem cérebro. Será que eles merecem mesmo adorar o Zina?

Por outro lado a molecada que leva uma vida mais sofrida tem como idolo o gerente da boca, é foda.

Uma coisa que eu concordo com a notícia é a opinião da socióloga no parágrafo final, família é para eles uma idealização. Isso eu entendo porque queria ter estudado no colégio do filme Pork's e frequentar um bar igual ao do Um Drink no Inferno, idealização.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Fiquei velho, mudei de time. O conflito de gerações continua para mim. Só que ta do avesso!

Porque eu continuo afirmando o mesmo que antes. Continuo contestando. Quando eu tinha 20 achava os caras de 40 conservadores. Agora que tenho 44, acho os caras de 20...conservadores! Peraí, tinha que ser o contrario!

Cheguei agorinha em casa, são 5 da madruga. Meu filho esta na cama desde as 10 da noite, ele tem 21 anos. O menino fuma maconha apenas. Não bebe, não usa tabaco e não gosta de pó. E me critica por fazer essas coisas, que segundo ele, encurtam a vida. Ele quer ser empresario, bem sucedido e rico. Namora e não trai a namorada..., aos 21 anos ele é fiel. Eu tambem consegui ser fiel... durante os primeiros dias do meu casamento consegui manter a dieta. Não aguentei um mes!

Eu mudei de time, caralho! Estou dizendo é que as opiniões que ouço das bocas de 20 anos parecem sair da boca do meu pai, que se estivesse vivo, estaria com mais de 90!

Padres lotam estadios de jovens, cantando péssimamente. Caras de 20 anos curtem música caipira. Igrejas evangélicas estão cheias de jovens. Os atuais ídolos da juventude tem um comportamento de freira, não fumam nem bebem e falam em castidade até o casamento!!! Porra, tem alguma coisa estranha..., sera o efeito sandijunior? Efeito Malhação?

Po vei... num sou tao tiozao quanto vc (tou com meus 30)... mas tb ando falando isso pra molecada... porra... tava trocando idea com um cara de 19 que eu conheco.. o cara trabalha no meio da balada, uma vez visto o cara, duas mina dando mole pra ele, e o cara num quer trair a namorada... VTNC.. e a mina do cara é um bagulho... e o pior tipo fatalmente ia sobrar uma pro tio aqui... PORRA

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Cheguei agorinha em casa, são 5 da madruga. Meu filho esta na cama desde as 10 da noite, ele tem 21 anos. O menino fuma maconha apenas. Não bebe, não usa tabaco e não gosta de pó. E me critica por fazer essas coisas, que segundo ele, encurtam a vida. Ele quer ser empresario, bem sucedido e rico. Namora e não trai a namorada..., aos 21 anos ele é fiel

Então, vo te dar minha visão, tenho 20 anos ...

Não acho que usar tabaco, alcool e pó sejam atos "contestadores" nem nada.

Enxergo a cocaína como algo que pode me trazer problemas, já que sou meio obsessivo no geral...prefiro não ver de qual é...

alcool gosto normal, mas fico mais na cervejinha mesmo, epoca de destilado que me deixava na merda eu quase não bebo mais...

e cigarro já experimentei por um época, mas também não curti muito não então acabei tendo a erva como principal e mais importante substancia uaheuhea...

sei lá cara, eu tenmho a viagem que minha geração já nasceu com tudo "arrumadinho"... a luta pela democracia já passou, nascemos em um balde transbordando de tecnologia e acho que no Braisl mesmo o jovem não luta muito pelo que acredita, não tem uma ideologia do tipo "eu quero isso pro Brasil e vo lutar pra isso acontecer"

estamos a deus dará esperando a legalização...

em relação a ser fiel ou não...comigo só rola de ser fiel quando to gostando demais mesmo e nem quero outras... agora quando é aquele namoro só pra ter alguém com quem se divertir é OBVIO que nunca recusaria 2 mulheres gostosa me dando mole...

mas não ia deixar nenhuma pro canandense não, levava era as duas cocotas pra casa! auehae

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Davinci:

Esse lance de estar tudo arrumadinho, luta pela democracia ja passou, balde de tecnologia, etc... é viagem mesmo!

Porque não é isso que esta acontecendo. Pelo menos não no Brasil!

Eu acho que a melhor maneira de ilustrar a diferença entre as gerações ficou por conta do episódio da Unibam...

No tempo em que eu estudava, os repressores eram os professores, monitores de disciplina e diretores. A garotada lutava pra usar roupas mais curtas, as meninas queriam usar mini saia e os caras apoiavam! Lembro que havia uma tia que ficava olhando pra ver se as saias estavam dentro dos padrões morais, etc... Isso, no colegial. A galera queria era todo mundo nu. Agora os repressores são os alunos!

Canadense:

Aí tambem a galera atual ta mais frouxa que a anterior? O jeito é adiar a aposentadoria! Se voce ja estava pensando em sossegar, esqueça... vai ter muito trabalho pela frente! Mas aí, pelo menos não tem os aleluias fazendo a cabeça da galerinha nos dogmas judaico -cristãos. Ou tem??? Diga que não, por favor...

Mactak:

Pois é, há vinte anos os jovens encaravam a familia como repressão. Fizeram música falando isso. Agora a turma quer curtir programas familiares, fazem até encontros de famílias cristãs ( isso até contraria o cristo bíblico, que nunca foi muito chegado a sua família), viajam levando até o totó.

Quando eu saio pro desmantelo total, não quero familia por perto até hoje! O cara vai cometer o crime e leva a policia junto??? Tem que levar borrachada mesmo!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

De vinte em vinte anos, aparece no mundo uma nova geração.

Mas de quarenta em quarenta é que todas as coisas se repetem.

Por isso não tenha medo caso a sua filha seja tão careta quanto a sua mãe.

Quem sabe seus netinhos não vão ser tão caretas igual a você

Zé Rodrigues

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Se o cristianismo fosse uma pessoa, eu metaria uma bala na cabeça dela. Mas eu não sei qual é a "vantagem", ou o que há de contestador, em ser desleal com sua companheira. Eu não quero ser pilantrado por uma mulher vagabunda, então eu não faço o mesmo com minha namorada.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

De vinte em vinte anos, aparece no mundo uma nova geração.

Mas de quarenta em quarenta é que todas as coisas se repetem.

Por isso não tenha medo caso a sua filha seja tão careta quanto a sua mãe.

Quem sabe seus netinhos não vão ser tão caretas igual a você

Zé Rodrigues

Mas um dos meus ídolos fugiu de casa depois de 60..., e o cara não é zé!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Se o cristianismo fosse uma pessoa, eu metaria uma bala na cabeça dela. Mas eu não sei qual é a "vantagem", ou o que há de contestador, em ser desleal com sua companheira. Eu não quero ser pilantrado por uma mulher vagabunda, então eu não faço o mesmo com minha namorada.

Um dos pilares do pensamento judaico-cristão é justamente a monogamia..., vem desde Adão e Eva. E eu contesto essa forma de pensamento. Mas, voce fala de deslealdade, e eu sou o cara mais leal do mundo! Porque pra ser leal a minha companheira, ou a quem quer que seja, devo começar sendo leal a mim mesmo. Não posso enganar a ninguem, e isso me inclui. Se eu desejo outra femea, que adianta negar? Estarei mentindo aos outros, posso enganar a minha mulher, mas o pau vai ficar de pé do mesmo jeito! Isso é biologia!

Não sei o que voce chama de mulher vagabunda, pra mim é uma mulher que não trabalha! Se voce acha que é vagabunda a mulher que esta do seu lado, mas continua sentindo tesão por outros homens, sua vida ta bem complicada, meu caro...

E, se pra contar a fidelidade que voce imagina que a sua companheira tem (corno é sempre o ultimo a saber), voce nega os seus proprios impulsos e desejos, te aconselho a ler Nelson Rodrigues! Caso voce ja tenha companheira, se apresse!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Um dos pilares do pensamento judaico-cristão é justamente a monogamia..., vem desde Adão e Eva.

Metade da história do velho testa jumento , digo testamento, é tudo "emprestado" (pra num falar roubado) dos sumerios com umas mudancinhas aqui, umas ali...

desde adao e eva à arca de noé...

Mas tb, os cara inventaram a escrita, matemática, domesticaram a primeira safra... alguns diz que eles até inventaram eletricidade...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Metade da história do velho testa jumento , digo testamento, é tudo "emprestado" (pra num falar roubado) dos sumerios com umas mudancinhas aqui, umas ali...

desde adao e eva à arca de noé...

Mas tb, os cara inventaram a escrita, matemática, domesticaram a primeira safra... alguns diz que eles até inventaram eletricidade...

Há pouco tempo os Testemunhas de Jeova diziam ser a biblia o livro mais antigo. Agora ja não dizem isso, mas muita gente ainda pensa na biblia como o mais antigo livro da humanidade. E contrariar os caras é falta de respeito!E deixar de contraria-los seria falta de respeito á lógica. Como posso respeitar uns loucos que pregam a humildade como valor??

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Canadense:

Aí tambem a galera atual ta mais frouxa que a anterior? O jeito é adiar a aposentadoria! Se voce ja estava pensando em sossegar, esqueça... vai ter muito trabalho pela frente! Mas aí, pelo menos não tem os aleluias fazendo a cabeça da galerinha nos dogmas judaico -cristãos. Ou tem??? Diga que não, por favor...

Brother, isso dai é um virus... num ha frio, fronteira, bicho, aqui até tem os cabeçudinho do edir na TV... em pt, es, e en....

falta de respeito aqui a lingua apenas en e fr...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Brother, isso dai é um virus... num ha frio, fronteira, bicho, aqui até tem os cabeçudinho do edir na TV... em pt, es, e en....

falta de respeito aqui a lingua apenas en e fr...

Então ta ainda pior que eu imaginava. Aqui os caras ja tem até emissora, radio, jornal, revista, enfim o aparato todo pra difundir as ideias nefandas!

Temos que fazer uma campanha de prevenção! Ja que é virus, temos que tomar medidas preventivas...

Cuidado com o que ouvem! Salvem seus cerebros ou oque sobrou deles! Isso é droga pesada!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

não sei se a educação é eficaz :(

hoje vejo a educação como um "molde" ... eficiência poderia ser medida pelo educador.. mas hoje em dia a maior ferramenta de educação que existe é a televisão ... o papel do educador fica submisso a vontade da TV ... pois ela fica como a "verdade"

se a coisa continuar assim... "os homens por trás da cortina" vão ter conseguido o seu objetivo e estaremos todos presos.. a única diferença entre a escravidão de antes e a de hoje é que celebramos ela, e comemoramos quando saímos no final de semana e gastamos 500 contos e dizemos "trabalhei pra isso" ... "passei a semana trabalhando pra isso.."

antes não entendia os "doidões" que não trabalhavam e ficavam na praia o dia todo, não faziam nada.. adaptavam a vida deles a quantidade de dinheiro que aparecia (pai dava, mãe dava, achava, vendia alguma coisa, fazia festa.. etc..) ... simplesmente não entendia como o cara conseguia não fazer nada...

hoje em dia me transformei no "doidão" que antes procurava entender o porque dele ser assim ...

essa juventude tá indo por um caminho muito ilusório... realmente é confortante depois do dia de trabalho você fumar um e relaxar.. mas iae.. a vida é isso ter que fumar depois de TRABALHAR ?

ahh me desculpem, hoje em dia sou contra o trabalho ... atualmente dei uns corre aí só pra comprar um isqueiro, um microscopio, alguns sacos de adubo...

aonde quero chegar com isso tudo ?

a juventude foi iludida pela palavra "carreira" ... e o objetivo do capitalismo é esse... ele tem que gerar a "diferença" ... sendo que pra mim evolução é "somar" .. enquanto nos diferenciarmos uns dos outros vamos ficar debatendo coisas como essa pra sempre ...

entao qual a solução ?

FUMEM GANJA!!! realmente acredito que a ganja ajuda a "libertar"

ps: to doidao..

Link para o comentário

• Usuário Growroom

não sei se a educação é eficaz :(

hoje vejo a educação como um "molde" ... eficiência poderia ser medida pelo educador.. mas hoje em dia a maior ferramenta de educação que existe é a televisão ... o papel do educador fica submisso a vontade da TV ... pois ela fica como a "verdade"

se a coisa continuar assim... "os homens por trás da cortina" vão ter conseguido o seu objetivo e estaremos todos presos.. a única diferença entre a escravidão de antes e a de hoje é que celebramos ela, e comemoramos quando saímos no final de semana e gastamos 500 contos e dizemos "trabalhei pra isso" ... "passei a semana trabalhando pra isso.."

antes não entendia os "doidões" que não trabalhavam e ficavam na praia o dia todo, não faziam nada.. adaptavam a vida deles a quantidade de dinheiro que aparecia (pai dava, mãe dava, achava, vendia alguma coisa, fazia festa.. etc..) ... simplesmente não entendia como o cara conseguia não fazer nada...

hoje em dia me transformei no "doidão" que antes procurava entender o porque dele ser assim ...

essa juventude tá indo por um caminho muito ilusório... realmente é confortante depois do dia de trabalho você fumar um e relaxar.. mas iae.. a vida é isso ter que fumar depois de TRABALHAR ?

ahh me desculpem, hoje em dia sou contra o trabalho ... atualmente dei uns corre aí só pra comprar um isqueiro, um microscopio, alguns sacos de adubo...

aonde quero chegar com isso tudo ?

a juventude foi iludida pela palavra "carreira" ... e o objetivo do capitalismo é esse... ele tem que gerar a "diferença" ... sendo que pra mim evolução é "somar" .. enquanto nos diferenciarmos uns dos outros vamos ficar debatendo coisas como essa pra sempre ...

entao qual a solução ?

FUMEM GANJA!!! realmente acredito que a ganja ajuda a "libertar"

ps: to doidao..

Sábias palavras cigano doidão clap

Link para o comentário

• Usuário Growroom

O Serth esta certo..., a propria educação é um molde tambem. É na escola que passamos pelo primeiro processo de lavagem cerebral. E as escolas tambem estão contaminadas pela religião, pelo capitalismo, pela moral e bons costumes, etc...

Na escola ja começa o incentivo á competição, o conceito de respeitar por medo de ser prejudicado, as regras que não fazem sentido, mas tem que ser obedecidas porque são regras e pronto! Nos meus primeiros anos na escola tinhamos que rezar todos os dias antes do iniciar as aulas. Eu escapei de ser um cristão, mas quantos colegas meus não tiveram a mesma sorte?

Ja na questão do trampo, eu caí. Sou viciado, não fico sem!

So que não tem essa de fumar depois de trabalhar. Eu fumo antes, durante e depois.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Se vc não quer ter uma relação monogâmica com sua mulher, seja homem de falar que sai com outras mulheres e não ache ruim que ela saia com outros homens. Se não houver isso, é deslealdade.

Um dos pilares do pensamento judaico-cristão é justamente a monogamia..., vem desde Adão e Eva. E eu contesto essa forma de pensamento. Mas, voce fala de deslealdade, e eu sou o cara mais leal do mundo! Porque pra ser leal a minha companheira, ou a quem quer que seja, devo começar sendo leal a mim mesmo. Não posso enganar a ninguem, e isso me inclui. Se eu desejo outra femea, que adianta negar? Estarei mentindo aos outros, posso enganar a minha mulher, mas o pau vai ficar de pé do mesmo jeito! Isso é biologia!

Não sei o que voce chama de mulher vagabunda, pra mim é uma mulher que não trabalha! Se voce acha que é vagabunda a mulher que esta do seu lado, mas continua sentindo tesão por outros homens, sua vida ta bem complicada, meu caro...

E, se pra contar a fidelidade que voce imagina que a sua companheira tem (corno é sempre o ultimo a saber), voce nega os seus proprios impulsos e desejos, te aconselho a ler Nelson Rodrigues! Caso voce ja tenha companheira, se apresse!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Se vc não quer ter uma relação monogâmica com sua mulher, seja homem de falar que sai com outras mulheres e não ache ruim que ela saia com outros homens. Se não houver isso, é deslealdade.

ser homem e ser correto são duas coisas completamente differentes...

Link para o comentário