Ir para conteúdo

Movimento Antiproibicionista Brasileiro

cinco

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Nao tenho problemas em pedir desculpas.

Desculpa se o GR e o Principio Ativo nao foram citados no artigo que escrevi.

Nao foi por falta de consideração, ou deliberadamente para desprestigiar, ou esconder.

No caso do GR foi por medo mesmo.

Nao é minha intenção desprestigiar o trabalho que tem sido feito aqui. Ao contrário.

Se estou desatualizado com relação ao amadurecimento do GR é porque fiquei tempo demais fora deste debate.

Mas nao fiquei fora a toa. Ocupei o tempo que usava no GR tentando levantar a Marcha em SP (tarefa muito complicada) e depois na tentativa de levantar algum coletivo que discutisse drogas em SP (outra tarefa complicada).

(Sao inumeras as tentativas de fazer esse mapeamento dos movimentos, instituicoes, individuos. Dentro do DAR estamos tentando fazer isso a principio na cidade de SP e temos trabalhado muito nisso. Reproduzir um pedido de mapeamento no DAR é chover no molhado, por isso este post nao esta sendo colocado no blog do DAR.)

Fiz uma volta ao basicão.

E como o Bas mesmo disse, estou disposto para voltar a debater aqui. Voltar ao basicão de verdade.

Cheguei muito critico. Erro estrategico.

Vou ficar pianinho entao, tentar compreender antes de opinar.

Mas confesso que me senti incomodado pelo "Ladrão eu perdoo, mas traidor jamais."

Bas, é desta maneira que você me vê? Como um aproveitador?

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 58
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

ôpa, salve galera! atendendo a nenhum pedido queria dizer que eu também penso assim como cadjurah, eu fumei maconha comprada em boca durante uns 15 anos, todo o risco, a porcaria que é...tudo de ruim! O GR tira o cara como eu da ignorância e dá pra ele tudo mastigadinho, é uma arma fortíssima contra o tráfico e contra o sistema proibitivo que está aí! várias vezes eu já me perguntei o que seria de mim sem o "aprender a cultivar o seu"! Com certeza eu não teria boa coisa pra contar, era muito risco! faz uns 3 dias eu tava fazendo a conta: em grana de hoje eu devia gastar umas 40/50 lascas por semana em maconha nas favelas da vida, faz as contas que deve ser menos uma pistola ou umas granadas(sei lá) na mão dos trafica! há mais de 4 anos não dou um centavo pro crime nem me arrisco disputando flagrante na pista!! fora isso, política e ativismo, religião, cultura tudo através da educação do usuário que passa então a se ver como gente e não como rato sempre fugindo no escuro! hoje a gente grita MACONHA bem alto em Ipanema! sem o GR estaríamos como no mínimo há 8 anos atrás nessa luta, que é uma luta, no final das contas, pela mais pura justiça! fiquem com jaH!

Só posso dizer que tudo que eu faço, e FAÇO - cultivo pra consumo, ativismo virtual e ativismo real - eu devo ao Growroom. E acho que muita gente deve mais respeito e colaboração com esse espaço do que demonstra. Pra mim não há a menor dúvida que esse é o maior espaço de mobilização (não que deva ser pra sempre assim, é bom que surjam inúmeras iniciativas, é óbvio, como as outras que já existem) de ativistas antiproibicionistas no Brasil. Até por que muitos, possivelmente a maioria, da mesma forma que eu, começaram a pensar sobre essas questões e fazer algo prático no contato com o Growroom. VIDA LONGA GROWROOM! Cada vez com mais força!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Só pra dar um pitaco na conversa...

O GR, atualmente, sem mudar NADA, já poderia regimentalmente disputar, por exemplo, uma cadeira no Conselho Nacional de Saúde ou no de Juventude.

Pra quem tá ligado sabe o peso político desses conselhos nacionais.

Outro exemplo é a REJUMA (Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade), juventude ambientalista. Ela não é uma instituição legal (CNPJ) e tem cadeira no conselho de juventude, na Comissão Nacional de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21, no Orgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, no Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais e outros. Isso pra parar em instâncias nacionais. Estadualmente e regionalmente eu nem tenho essa informação pra colocar. Ocupamos muitos espaços políticos.

Vejam, não deixemos que essa questão burocrática nos limite. Aliás, não deixemos que nada nos limite.

Tão pouco nos deixemos levar por enganos.... o GR, imagino, não possui 30000 usuários ativos. Sejamos razoáveis.

O contexto político tem se transformado, assim como as estruturas de organização.

Não precisamos esperar a instalação de uma figura jurídica, nem mesmo devemos nos apoiar nisso.

A estrutura juridica é sim muito importante, mas, na minha visão, por outras questões que não a possibilidade de atuação politica (claro que ajuda, mas, denovo, não deixemos que nada nos faça parar!!!).

Força ao GR!

Edit 1: Sobre o Picax... galera... pega leve. Pra que o massacre? Não sei se essa é uma forma legal de conviver com a diversidade de idéias. No mais, não vi ele se colocando dessa forma como está sendo pintado. Algumas, talvez, anacrônicas como foi argumentado. Mas ele fez críticas que geraram respostas importantes pro amadurecimento da discussão e pra muita gente nova, que acompanha o tópico, entender o histórico. Tem mais gente aqui além das figuras manjadas.... vamos lá galera! Vamos conviver com a diferença e construir a unidade que precisamos pra encabeçar o movimento na base da amizade e do respeito. Força pra nois! É na diversidade que somos fortes...

Edit 2: Falando em mapeamento e atuação política, tá rolando um contato com o pessoal da International Network of People who Use Drugs e a International Harm Reduction Association (IHRA). Eles tão fazendo um mapeamento, seria massa botarmos o GR. Ajudem ai!

Seguem as questões:

1. Contact details (name, email/tel)

- Growroom

- contato@growroom.net (é esse?)

- www.growroom.net

2. Numbers of membership/those reached by services

- 29286 registrados

- X ativos

3. Constituted/Registered (Y/N)

No.... not yet! (hehehehe)

4. Source of funding

- Rateios

- Loja virtual

- Algo mais?

5. How you define your organisation?

- Alguém arrisca?

6. Main activities

- Ativismo canábico, redução de danos, convívio social, ciberativismo (minhas contribuições, alguém discorda ou concorda?)

- Alguém arrisca?

7. Do you agree with your details being put in the report or on the Internet resources?(Y/N)

Yes!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Vamso voltar ao objetivo deste tópico?

A lista até agora está assim:

Growroom

Psicotropicus

MNLD

Princípio Ativo

Plantando a Paz

DAR

ANANDA

Marcha da Maconha

CBDD

CLDD

ONG Dínamo

FOAP

Ecologia cognitiva

ABORDA

REDUC

Alguém lembra de mais algum grupo? Quem tem os contatos destes grupos? São todos antiproibicionistas mesmo?

O que acharam do questionário?

Nome

Local

Data de fundação

Objetivos (legalização das drogas, legalização da maconha, descriminalização do uso, etc)

Documentos básicos

Forma de organização

Endereço eletrônico

Contatos

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Centro de Convivência É de Lei - São Paulo

NEIP

Lembro de nome soltos, sem relação com algum grupo diretamente. E é meio controverso, mas vamos debatendo:

Walter Maierovitch (ele tinha um instituto chamado Instituto Brasileiro Giovanni Falconni, em homenagem a um juiz q foi morto na Operação Maos Limpas, contra a Mafia Italiana) Ele é uma porta para debater dentro do direito e tambem nas iniciativas de combate a corrupção internacional.

Maria Lucia Karam - ela é do LEAP

Edson Passetti - Professor da PUC SP, membro do Nu-SOL (nucleo de sociabilidade libertaria) ja escreveu sobre reducao de danos, politica de drogas, tem bibligrafia na area de abolicionismo penal (Curriculo Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4792660Y0)

PROAD - www.proad.unifesp.br - Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes (UNIFESP/EPM)

Miguel Reale Jr. - ex-presidente do CONEN SP. Ultima vez q vi uma fala dele sobre o assunto ele disse ser favoravel a uma aperfeicoamento da legislacao, pois "ficamos para tras" ou algo assim...

Link para o comentário