Ir para conteúdo

Internação À Força É Um Recurso Válido?


CanhamoMAN

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Internação à força é um recurso válido?

Muita polêmica tem envolvido o caso do jovem viciado em crack que matou uma amiga sob o efeito da droga no Rio de Janeiro. O pai do dependente tem dado depoimentos sobre a dificuldade em conseguir tratar o filho porque é necessário que ele aceite o tratamento para ser internado.

Muitos não conhecem este tipo de trabalho, mas algumas clínicas especializadas possuem a chamada "internação involuntária". Apesar de muitos serem contra este linha de trabalho, sua defesa é de que o dependente não tem condições de saber o que é melhor para si quando sob o efeito da droga. Conforme vai se desintoxicando, toma consciência do seu problema e aceita o tratamento. O tema é polêmico entra em pauta com o aumento de casos de violência envolvendo dependentes químicos.

Quando os filhos são maiores de idade, ou o quando é o um dos esposos que sobre por exemplo de alcoolismo, primeiro é preciso "interdiar" judicialmente a pessoa, já que o inciso segundo do artigo quinto da Constituição Federal "ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei". Resumindo, se os dependentes de substâncias psicoativas, não quiserem buscar ajuda especializada fica tudo como está. Enquanto isso a família sobre com a doença e a teimosia do usuário que não aceita que está doente.

Destinado aos que não aceitam se afastar do vício, o tratamento involuntário é uma iniciativa tomada por membros da família do dependente químico ou de álcool com intenção de conscientizá-lo sobre a desintoxicação. Muita polêmica envolve este tema porque determinadas linhas defendem que o doente precisa querer ajuda.

Mas o que fazer, quando o dependente já não tem discernimento do que é melhor para ele nesse momento e perde o controle de sua própria vida? O que fazer quando ele não responde mais de forma responsável pela sua vida familiar, profissional e social?

Os pais têm poderes para solicitar a internação de seus filhos? Para colocar um pouco mais de luz sobre o assunto procuramos o promotor da comarca de Rio do Campo Carlos Eduardo Cunha. Ele também está atendendo de forma interina a função na comarca de Taió.

Do Site: adjorisc

23-11-09

Link Original http://www.adjorisc.com.br/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...