Ir para conteúdo

Conferências Temáticas Debatem Políticas Públicas Sobre Drogas Em Três Lagoas


CanhamoMAN

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Conferências temáticas debatem políticas públicas sobre drogas em Três Lagoas

Escrito por ACPTL

Ter, 24 de Novembro de 2009 09:18

A prefeita Simone Tebet (PMDB) participou na manhã desta segunda-feira (23) da abertura do I Fórum Regional de Políticas Públicas sobre Drogas, quando empossou os membros do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD). O evento foi realizado no CRASE “Coração de Mãe” com a presença da vice-prefeita, Márcia Moura; a secretária de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, Maria Lúcia Firmino; a presidente do CMDCA e coordenadora do CRASE, Nilce Figueiredo; representantes da sociedade civil, e instituições governamentais e não-governamentais.

A realização dos Fóruns Regionais e Estadual tem por objetivo discutir as questões das drogas, seus males para a sociedade, formas de interação com as sociedades locais e o levantamento de propostas por meio dos diversos conselhos municipais constituídos no Estado, proporcionando maior compreensão sobre a fundamentação de uma Política Estadual.

O Fórum trabalhará para que os participantes possam entender o consumo de drogas dentro do contexto social, econômico, político e cultural, motivar a consciência crítica sobre o tráfico de drogas, no reflexo ao aumento da violência e desordens sociais, fomentar discussões e reflexões, propiciar troca de experiências, levantar e aglutinar as contribuições para a definição de uma Política Estadual Antidrogas.

Conferências temáticas

Durante o Fórum serão realizadas três Conferências temáticas: Prevenção: Escola - Família - Sociedade - Pesquisas; Tratamento: Recuperação - Reinserção Social - Redução de danos; e Redução da Oferta: Legislação – Controle - Repressão.

O intuito das conferências é fomentar ressonâncias e debates, onde serão elaboradas as propostas; essas serão levadas a plenário, como síntese dos trabalhos de grupo. As propostas de cada Fórum Regional serão deliberadas no Fórum Estadual, em Campo Grande, previsto juntamente com o Regional Central, para o final do corrente ano, ou início do próximo.

Abertura

Na abertura do evento os alunos do ProJovem Adolescente realizaram uma apresentação cultural que vem de encontro ao tema discutido durante o Fórum, deixando a mensagem de que Deus está presente em tudo e mesmo no meio de todos os males ele se faz presente: “essa apresentação tem repercutido em todos os lugares que participamos. Através da dança vamos ensinar os jovens que sempre há esperança quando se tem fé e acredita em Deus”, destacou o professor do ProJovem Adolescente, Valdeir Augusto Gonçalves.

Em suas palavras, a prefeita Simone parabenizou os alunos do ProJovem Adolescente pela apresentação e sugeriu que o trabalho seja levado até as escolas municipais e estaduais como um complemento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). “O maior problema que Três Lagoas e o Brasil enfrentam são as drogas; se do lado de lá o mal é nefasto com estatísticas que demonstram o uso contínuo de drogas com a sensação que estamos perdendo essa luta, do lado de cá somos fortes, um exército pronto e a disposição”, afirmou. Simone também falou sobre a importância do CRASE, projeto social idealizado por ela desde sua primeira gestão: “o objetivo é trazer a criança para o projeto social que abriga e protege das drogas, álcool, violência, através de valores religiosos e morais transmitidos por essa equipe que em médio prazo transformará Três Lagoas em uma nova cidade”, finalizou Simone Tebet.

Conselhos

O Conselho Estadual Antidrogas do Estado de Mato Grosso do Sul, responsável por fomentar as ações antidrogas nas áreas de prevenção, tratamento, redução da demanda e da reinserção social, juntamente com a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública, promove os Fóruns Regionais e o Fórum Estadual Antidrogas, com ênfase na municipalização e a finalidade de abrir um espaço para discussões, debates e reflexões entre os diversos segmentos sociais, repassando conhecimentos e adquirindo subsídios que contribuam para a fundamentação da Política Estadual Antidrogas.

O Conselho Estadual Antidrogas - CEAD/MS, baseado na fundamentação da responsabilidade compartilhada, apóia-se na parceria dos municípios, com seis cidades pólos para a realização dos Fóruns Regionais e Estadual Antidrogas: Amambai, Bonito, Dourados, São Gabriel do Oeste, Três Lagoas e Campo Grande. A interação regional é feita pela cooperação dos municípios vizinhos, todos eles com seus Conselhos Municipais Antidrogas instalados, revitalizados ou a serem implantados.

Conselho Municipal Antidrogas (COMAD)

O Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), instituído pela Lei nº 2013, de 25 de outubro de 2005, é composto pelos seguintes membros:

Representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Trabalho:

Sibele Aparecida de Almeida Garcia – titular

Marcos Antônio Vieira – suplente

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde:

Celiane Mancini Falco – titular

Izabela Bento de Souza – suplente

Representantes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura:

Urbano Rodrigues Azambuja – titular

Walma Regina Freitas de Moraes Abdalla – suplente

Representantes do Poder Judiciário:

Elisângela Facerolli do Nascimento – titular

Rita Rosana Deniz Santos Sana – suplente

Representantes do Ministério Público:

Sidney Ferreira Ribeiro Junior – titular (presidente)

Anderson Pinheiro Mariano – suplente

Representantes da Defensoria Pública:

Alceu Conterato Júnior – titular

Marcus Vinicius Carromeu Dias – suplente

Representantes da Polícia Militar:

Samuel Castilho de Ferreira Aragão – titular

Jeferson Barbosa de Paula – suplente

Representantes da Polícia Civil:

Orlando Vicente Abate Social – titular

Juvenal Barbosa de Paula - suplente

Representantes da Polícia Federal:

Júnior Aparecido Taglialenha – titular

Alex Bastos Pereira – suplente

Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA):

Tânia Aparecida Bitante – titular

Edilene de Freitas Camargo – suplente

Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB):

Nivaldo da Costa Moreira – titular

Luiz Henrique Dobre – suplente

Representantes do Conselho da Comunidade de Três Lagoas/MS:

José Antônio Rodrigues – titular

Júlio César Cestari Mancini - suplente

Do site: jornaldiadia

24-11-09

Link Original: http://www.jornaldiadia.com.br/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...