Ir para conteúdo

Lei Que Obriga Instalação De Câmeras Em Carros Da Pm Gera Polêmica No Rio

bobmarijuana

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Lei que obriga instalação de câmeras em carros da PM gera polêmica no Rio

Para associação, iniciativa invade privacidade do trabalho policial.

Cabral chegou a vetar texto e diz que há outras prioridades na segurança.

Um crime que chocou a sociedade e poderia ficar sem punição: se não fossem câmeras de segurança de prédios vizinhos, não seria possível ver os policiais militares levarem os pertences do coordenador do grupo AfroReggae, assassinado durante um assalto.

Por causa de registros como esse, a Assembléia Legislativa do Rio aprovou uma lei para instalar câmeras em todas as viaturas policiais. O governador Sérgio Cabral, no entanto, disse que existem outras prioridades na área de segurança e vetou o projeto.

“A ideia é ótima, é muito boa, o problema é que a gente tem um cronograma de investimentos”, disse Cabral.

Os deputados estaduais derrubaram o veto e a lei entrou em vigor. Já há experiências em Santa Catarina. Nos Estados Unidos, há mais de uma década as câmeras mostram todo o trabalho dos policiais e as perseguições a bandidos.

PRF faz testes em estradas do Rio

A Polícia Rodoviária Federal já começou a fazer testes nas estradas do Rio. As câmeras filmam sem interrupção e os policiais não têm acesso ao material. Toda a abordagem é gravada.

Além de captar as imagens externas, o equipamento também grava todo o áudio dentro do próprio carro da polícia. Como uma caixa preta de avião, tudo o que os policiais conversam dentro do veículo antes, durante e depois das abordagens é registrado. E este é um dos pontos que está mais provocando polêmica.

Mas a Associação de Cabos e Soldados da PM do Rio é contra a iniciativa. “Ela entra na privacidade do trabalho policial, porque está generalizando, está classificando todos como criminosos, quando na realidade a maioria não pratica crime. O policial vai se sentir fiscalizado, afrontado, agredido na sua integridade moral”, disse Wanderley Ribeiro, da associação.

Mais segurança para policiais

Para Paulo Scorani, ex-subcomandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), a tropa de elite da Polícia Militar, o equipamento pode aumentar a segurança da população e dos próprios policiais.

“É a policia estar vigiando, a sociedade estar vigiando o trabalho do seu policial. Eu não vejo nenhum problema nisso, dentro de um princípio democrático”, disse.

fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1412476-5606,00.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 74
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Sou a favor desses câmeras!

Poderia diminuir sim a corrupção e a violência policial.

Se eles dizem que é uma pequena parcela só criminosa não deveriam temer serem filmados.

Quem não deve não teme, não é assim o dito popular?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Complicadíssima a questão.

Por um lado, essa de "quem não deve não teme" é o mesmo argumento que usam para instalar raio-x, cachorros, revista até no sapato e etc em aeroportos. Uma enorme invasão de privacidade, mas sempre dizem que "o cidadão comum não deve se preocupar, pois quem não deve não teme. É para sua própria segurança".

As grandes cidades hoje em dia, caminham cada vez mais para o Big Brother. Cameras por todos os lados, vigilancia 24h por dia.... mas é tudo "para nossa segurança". <_<

Acho que pedir as cameras nos carros da PM é tipo "pimenta no olho dos outros não queima". Pelo menos se fosse comigo, não aprovaria tal instalação.

Se vai coibir a corrupção ? Sinceramente, não sei. Uma camera no carro não muda a índole do policial, nem impede que ele pratique agressoes, roubo, etc.

Só irão deixar de fazer e falar certas coisas dentro do carro, mas fora do alcande das cameras e microfones...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

A iniciativa em si eu acho positiva....o usuario abordado pelos coxa vai ter a camara como aliada....eh de certa forma uma maneira de coibir a violencia policial...agora concordo com o WS que coibir nao significa acabar, tem que ver tambem como vai ser a licitacao disso, quem vai ter acesso as imagens...quem vai fazer o controle, afinal agente sabe q por aqui tudo sempre pode dar errado...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Mas a Associação de Cabos e Soldados da PM do Rio é contra a iniciativa. “Ela entra na privacidade do trabalho policial, porque está generalizando, está classificando todos como criminosos, quando na realidade a maioria não pratica crime.

eles admitem que tem policiais criminosos. putz, são muito burros mesmo.

daqui a pouco aquele verme vai entrar nesse tópico.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Acho 100% valida...se diminuir a corrupcao e a violencia policial eh melhor do que continuar igual.Mesmo pq se o cara forem faze o negocio dele longe do carro ja era,entao acho q nao vai mudar muito...

Policiar a policia...ja demoro...

eles admitem que tem policiais criminosos. putz, são muito burros mesmo.

daqui a pouco aquele verme vai entrar nesse tópico.

Hahahaha é logico que admitem...se nao eles seriam burros realmente hahah...fool

Abracos

Mr.Fisherman

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Cara, eu até concordaria com o WS, mas acontece que o policial não é simplesmente um cidadão. Ele é uma autoridade do Estado, portanto seu trabalho deve ser transparente.

A questão principal,eu acho, é QUEM terá acesso ao material gravado. Corrupto vigiando corrupto não dá em nada, exceto encher o bolso do mais importante.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

A questão principal,eu acho, é QUEM terá acesso ao material gravado. Corrupto vigiando corrupto não dá em nada, exceto encher o bolso do mais importante.

Isso é real...

E policial em serviço nao é um cidadao comum...igual politico e qualquer outro servidor publico

Abracos

Mr.Fisherman

Link para o comentário

Aqui no parana todas as viaturas ja tiveram cameras...todas ' quebraram" e num assalto com refens a camera de uma viatura do choque apresentou problemas na imagem.........Nos USA as viaturas usam cameras, isso proteje tanto o policial como a populacao...

Mas falem a verdade: quem gosta de policial honesto?

Todos , absolutamente todos, quando rodam, tentam se safar oferecendo dinheiro.

seja dirigindo embriagado, com fumo, metendo, roubando...

Todo mundo quer policia honesta so para os outros...

Link para o comentário

http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=939584

Apuração final

O Inquérito Policial Militar (IPM), instaurado pelo Comando do Policiamento da Capital no dia das mortes, apurou que esta versão seria mentirosa. As investigações apontaram que depois de bater o veículo, os jovens se renderam e não atiraram contra os policiais. Eles foram feridos e algemados. O aparelho rastreador instalado na viatura da PM revelou que, antes de conduzir as vítimas para o hospital, os oficiais da Rotam pararam em um matagal no Santa Cândida, onde provavelmente os suspeitos foram executados.

com gps ja fica dificil trabalhar, com camera entao e impossivel....

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Os coxinhas estão revoltados com isso né?

bando de corruptos do inferno!

Estão fazendo um reboliço por conta das cameras, se não querem prestar contas ao povo é porque DEVEM!!!

Mas falando sério:

Prefiro invocar o capeta do que chamar a policia pra qualquer coisa!

Link para o comentário

Estão fazendo um reboliço por conta das cameras, se não querem prestar contas ao povo é porque DEVEM!!!

Mas falando sério:

cuidado...um dia vc pode precisar....

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Esse projeto é pra ser estilo EUA, a camera aponta pra frente do capo do carro e os policiais so fazem a abordagem em frente a camera, a questao é q as policias militar na maioria das vezes tem apoio dos secretarios de segurança pra agir da forma como agem, principalmente no Rio q o secretario (nao me recordo o nome) finge q a policia de la é honesta e q é um ou outro q é igual ou pior q bandido, qndo na realidade é um outro policial honesto e o resto PORCO, ai nao adianta nada filmar se quem vai ver essas fitas faz parte da quadrilha e o secretario ainda aprova.

Essas filmagens tinham q ir direto para aquelas ongs de direitos humanos, ai sim iria funcionar.

Link para o comentário

PRIVACIDADE DO TRABALHO POLICIAL?????

Isso seria uma antitese...

2X

ai Dogo

eu gosto de policial honestos sim..... e gracas a Deus nunca ofereci propina ,ainda, pra me livrar de nada, sempre tive SORTE de rodar com uns cana mais mente aberta e no dia de bom humor deles.... mas nao q vc dar uma "cerveja" a eles pra se livrar de todo aquele constragimento de ter q ir pra delegacia eu ache errado... pois sabemos q nem tudo q ta na lei eh o certo, se vc tomou uma ou duas cervejas e ta bem pra dirigir eh justo q perca sua carteira???? eu acho q nao... diferente de vc ta travaaaaaado, trocando as palavras, vendo tudo torto??? ai tanto o cidadao qnto o policial sao errados... o q quero dizer e q nao colaboro pra esse sistema, somente nos 2 exemplos q citei, e mesmo assim acho dificil rolar, dificilmente eu bebo e pra queimar na rua de bobeira tb eh dificil

entao... sou a favor das cameras sim.... mas tb acho q a sociedade tem q ser + justa com a policia, pois o trampo dos caras sao foda, vai subir o morro trocando tiro... dai a galera so fica reparando os erros eh foda.... com excessao daquele caso q erraram o alvo e fuzilaram o carro q tinha aquela crianca... PQP ali foi onda de doente mental :vsf:

Link para o comentário

• Usuário Growroom

cuidado...um dia vc pode precisar....

Mas, se precisar...ele pode chamar? Essa é a questão.

Eu acho que voce esta errado quando pensa que ninguem gosta de policiais honestos. Eu gosto! Prefiro cair pra um honesto, que vai me levar pra delegacia, me enquadrar como usuario (eu fumo maconha, sabe?), do que cair pra um desonesto que vai me executar num matagal e depois dizer que eu era o rei do crime organizado e resisti a prisão. Quando o Ganja_4Ever disse que prefere invocar o demo do que chamar a policia, ele refletiu o pensamento de quase toda a população. Principalmente a população cannabica. O fato é que não podemos chamar a policia..., mesmo precisando. Na boa, Dogoargentino: Se eu for assaltado, roubado ou sei la o que, e chamar a policia... suponhamos que VOCE seja o policial que vem me prestar socorro..., o que voce faria?? Iria sair pela cidade procurando um assaltante armado, com o risco de ser baleado? Ou preferiria enquadrar outro criminoso (eu fumo maconha!) que esta bem na sua frente, desarmado ? Pois é! Fica bem mais facil pegar quem ja esta ali...

No caso do Arruda é diferente. Ele rouba, e se as vitimas reclamam, ele chama a policia e manda descer o pau! E a policia obedece! Deixam de prender o ladrão Arruda e batem nas vitimas do Arruda que estão tendo a ousadia de reclamar!!!!!!!

Então, meu caro... ha muito tempo estamos precisando da policia. Mas, não podemos chamar!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Mas falando sério:

Não é bem assim também. Eu sou daqueles que sempre fui revoltado com policia, semana passada fui assaltado. No instante do assalto apareceu uma viatura (quem diria que uma benção de Jah poderia vir em forma de uma viatura). Impediram o assalto, prenderam os bandidos e foram extremamente profissionais. Então não adianta generalizar, tem um monte de policiais corruptos e despreparados mas tbm existem poucos que são bons profissionais. Realmente tem que haver uma reforma na policia no Brasil como um todo e fazer com que eles façam realmente sua função, a de proteger o povo e não ao contrário.

Link para o comentário

• Consultores Jurídicos GR

Esse projeto é pra ser estilo EUA, a camera aponta pra frente do capo do carro e os policiais so fazem a abordagem em frente a camera, a questao é q as policias militar na maioria das vezes tem apoio dos secretarios de segurança pra agir da forma como agem, principalmente no Rio q o secretario (nao me recordo o nome) finge q a policia de la é honesta e q é um ou outro q é igual ou pior q bandido, qndo na realidade é um outro policial honesto e o resto PORCO, ai nao adianta nada filmar se quem vai ver essas fitas faz parte da quadrilha e o secretario ainda aprova.

Essas filmagens tinham q ir direto para aquelas ongs de direitos humanos, ai sim iria funcionar.

É verdade... A PM do ES adora o Secretário de Segurança deles...

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/12/575885-transparencia+capixaba+se+solidariza+com+causa+de+coroneis.html

Transparência Capixaba se solidariza com causa de coronéis

11/12/2009

A ONG Transparência Capixaba se mostrou solidária, nesta sexta-feira (11), aos coronéis e às associações da Polícia Militar (PM) do Espírito Santo durante reunião com membros da corporação. "O estatuto da Transparência prega o respeito às instituições e o que queremos valorizar é a instituição PM que se sentiu desonrada com as inserções introduzidas no livro Espírito Santo", destacou o presidente do Conselho Deliberativo da Transparência Capixaba, o promotor de Justiça Leonardo da Costa Barreto

A reunião entre representantes da Transparência e os líderes das associações de oficiais, de subtenentes, de cabos e soldados e de militares da reserva ocorreu no Clube dos Oficiais, em Vitória. No encontro foram expostos os motivos da insatisfação da corporação contra o secretário de Estado da Segurança Pública, Rodney Rocha Miranda.

O secretário é um dos autores do livro "Espírito Santo", que conta a história do assassinato do juiz Alexandre Martins de Castro Filho, em 2003. De acordo com os coronéis da PM, a publicação ofende a imagem da instituição ao relacioná-la com o crime.

O presidente do Conselho Deliberativo da Transparência Capixaba, o promotor de Justiça Leonardo da Costa Barreto, disse que falta investimentos na PM para que não haja sentimento de insegurança nas ruas do Estado. "A Transparência se solidariza com os coronéis e com toda a Polícia Militar pois é uma instituição respeitada e precisa receber os investimentos para melhorar a segurança no Estado, pois vivemos um clima de insegurança", disse Barreto.

A Transparência Capixaba disse que vai estudar todo o material entregue pelas associações à organização nesta sexta para pensar quais medidas podem ser tomadas, ressaltou Leonardo Barreto.

A reunião das associações com a Transparência Capixaba durou mais de duas horas e meia e aconteceu a portas fechadas no Clube dos Oficiais. Nenhum presidente das associações quis gravar entrevista, apenas ressaltaram que deixariam para a ONG o pronunciamento a respeito da reunião.

O secretário Rodney Miranda informou, por meio da assessoria de imprensa, que não vai comentar as críticas sobre a área de segurança pública, tampouco a respeito da publicação do livro.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Mas, se precisar...ele pode chamar? Essa é a questão.

Eu acho que voce esta errado quando pensa que ninguem gosta de policiais honestos. Eu gosto! Prefiro cair pra um honesto, que vai me levar pra delegacia, me enquadrar como usuario (eu fumo maconha, sabe?), do que cair pra um desonesto que vai me executar num matagal e depois dizer que eu era o rei do crime organizado e resisti a prisão. Quando o Ganja_4Ever disse que prefere invocar o demo do que chamar a policia, ele refletiu o pensamento de quase toda a população. Principalmente a população cannabica. O fato é que não podemos chamar a policia..., mesmo precisando. Na boa, Dogoargentino: Se eu for assaltado, roubado ou sei la o que, e chamar a policia... suponhamos que VOCE seja o policial que vem me prestar socorro..., o que voce faria?? Iria sair pela cidade procurando um assaltante armado, com o risco de ser baleado? Ou preferiria enquadrar outro criminoso (eu fumo maconha!) que esta bem na sua frente, desarmado ? Pois é! Fica bem mais facil pegar quem ja esta ali...

No caso do Arruda é diferente. Ele rouba, e se as vitimas reclamam, ele chama a policia e manda descer o pau! E a policia obedece! Deixam de prender o ladrão Arruda e batem nas vitimas do Arruda que estão tendo a ousadia de reclamar!!!!!!!

Então, meu caro... ha muito tempo estamos precisando da policia. Mas, não podemos chamar!

Assim como o nobre corsario, eu também digo.... gostaria de polícia honesta SIM.

Se tivesse certeza que a polícia é honesta e atua de acordo com as leis, estaria bem mais tranquilo.

Mesmo sabendo que as leis são, em muitos casos (como no caso da cannabis) absurdas de erradas.

Sendo assim, policiais honestos estariam a cumprir a lei (que está errada). Logo, a ação deles também seria "errada".

Mas enfim...

Quem dera ao ser abordado com um beck no bolso, eu não levasse agressão física ou moral...

E sobre a parte do Arruda: No caso do Arruda é diferente. Ele rouba, e se as vitimas reclamam, ele chama a policia e manda descer o pau! E a policia obedece! Deixam de prender o ladrão Arruda e batem nas vitimas do Arruda que estão tendo a ousadia de reclamar!!!!!!!

É revoltante a cena daqueles policias partindo pra cima da população !!! :bronca:

Não me venha com essa de que estão cumprindo ordens. Vão perder o emprego se não obedecer ? OK. Então que saia da corporação. Seguir ordens sem sentido é que não dá.

O povo brasileiro se encontra em estado de dormência, não reage a mais a nada. Quando por milagre alguns decidem levantar e exigir a saída do Arruda....

Vem os "cavaleiros negros" com gás, bala de borracha, cacetete. Até hoje não acredito na cena. Chamaram um caminhao do BOPE, eu disse do BOPE! para conter os manifestantes. Que porra é essa ?! :Ddura:

Todos os policiais que participaram dessa ação truculenta vão pagar pelo que fizeram. Já disse que não tem essa de "estava cumprindo ordens, senão seria demitido".

Aqueles que aceitam a ordem de bater na população são tão sujos e porcos quanto aqueles que apenas "mandaram fazer".

O mais louco de tudo é pensar que quem apanhou, levou gás de pimenta, borrachada, bala... PAGOU POR ISSO !

As latas de gás de pimenta foram pagas com os impostos do povo. O salário dos cavaleiros negros também.

Ou seja, literalmente o povo PAGOU PARA APANHAR.

Tem sentido isso ?

Link para o comentário

• Consultores Jurídicos GR

Na boa gente... Gente honesta e desonesta existe tm TODO lugar... No legislativo, no executivo, no judiciário, na igreja, nas casas bahia e dentro das nossas famílias...

Nego fala: "Ah! Mas o cara é polícia e tem OBRIGAÇÃO de ser honesto!". E quem não é polícia? Não tem essa obrigação tbm?

Esqueçam... Não é o cargo ou função que vai fazer com que uma pessoa seja honesta ou desonesta.

Especificamente sobre o tópico, não acho que seja necessário que se filme com uma câmera (especificamente), mas acho que as ações desse tipo precisam de um mecanismo tipo a "caixa-preta" que existe nos aviões, ou seja, um mecanismo que sirva para explicar situações "sem explicação" em ocasiões em que as coisas não fiquem muito claras. Ou seja, não é algo que vai ter uma pessoa vijiando o que cada um fala ou pensa o tempo todo, mas sim algo com essa função que SOMENTE será acionado caso aconteça algo suspeito ou sem explicação.

O limite entre sua "proteção" e a violação da privacidade é sempre muito tênue quando se fala em dispositivos de vigilância... Complicado isso... Até que ponto uma câmera filmando um calçadão de praia que filme ali, em tempo real, um cara sendo assaltado, vai evitar que o assaltante fuja se não houver:

1- Câmera nas ruas de trás.

2- Alguém vijiando em tempo real.

3- Polícia por perto para correr atrás do ladrão.

E na medida em que isso acontece, a função real da câmera, que é prevenir/coibir os assaltos, não está sendo alcançada...

Por isso as pessoas se sentem vijiadas e não protigidas. E no fim das contas a câmera só servir para flagrar nego fumando um ou dando uma bimbada, o que contribui ainda mais para que as pessoas pensem que a real função dos monitoramentos é violar a intimidade. Não é, mas na prática é o que acaba acontecendo...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Verdade seja dita: Não estudou na vida? Vai ser policial!

Tinha que vigiar mesmo esses bandos de corruptos e eu não to nem ai pra esse moralismo dessa galera que acha que eles prestam e blablabla e etc e tal... Prestam porra nenhuma, são um bando de ignorante, quem fala essas asneiras de que tem que pensar bem é pq nunca sofreu na mão desses safados ou então está no esquema com eles!

Acho pouco essa da câmera, justamente pq ninguém sabe pra onde vai a gravação e o que vai ser feito com ela! Por isso antes de gastarem milhões com essa porra de projeto tem que ser muito bem pensado pra não ser + uma deles pra lavar um dinheirinho esperto!

Acho que deviam estipular algumas regras para que seja de alguma utilidade essas câmeras, pois se não haver tais regras vai ser igual o povo falou ai: Vão aprender a se comunicar por gestos e vão fazer tudo escondido da câmera... Ai o projeto vai ser falho!

Falou

u

i

Link para o comentário

• Usuário Growroom

se ligar as cameras man, vai ser show de corrupção, igual as filmagens de de Arruda, dinheiro na farda, arma do batalhão na mala da viatura pra ser vendida no morro, execuções... e por ai vai...

vc acha que eles querem ser filmados, é lenda...

quem quer, nem os corretos, pq assim nao terão o direito de ter um descuido...

tensão....

ia ser "Filme de terror"...

Link para o comentário