Ir para conteúdo

A Marcha Da Maconha Ii-Coronel Pm Afirma Que:Drogas (Ii). Mudei De Opinião

Pintolico

Recommended Posts

• Usuário Growroom

do Blog ABocaLivre

Após uma série de ataques que o blogueiro recebeu no POST A marcha da maconha.

Eis que, encontro na WEB o blog http://www.jorgedasilva.blog.br/ do Professor Jorge da Silva. UERJ, Ex Chefe do Estado Maior da PMERJ.

O Blog abocalivre, destaca democraticamente “novamente” o referido tema.

Não obstante, no posto da leitora Bertha Milagrisse disse: em 22 de setembro de 2009 às 21h17min que transcrevo abaixo da livre opinião do ilustre Doutor Jorge da Silva

DROGAS (II). MUDEI DE OPINIÃO

Nos meus tempos de Polícia Militar, achava que os usuários de drogas deveriam ser reprimidos com o mesmo rigor que os traficantes. Já no final da carreira, tinha minhas dúvidas. Ora, por mais que os governos e a polícia se empenhassem (até as Forças Armadas foram empregadas no Rio de Janeiro), nada mudava, ou melhor, mudava para pior: mais traficantes, mais usuários, mais tiroteios, mais mortes, mais comunidades subjugadas por “comandos”, mais assaltos, mais “bondes” do mal em túneis e vias expressas. Na verdade, o que fazíamos, ou melhor, o que fazemos não passa de um constante “enxugar gelo”, expressão que utilizei em texto que escrevi há mais de 15 anos.

Depois, confundindo usuários com dependentes, achei que os usuários necessitavam de cuidados médicos. Mais tarde, que só dependentes, e não usuários, careciam desses cuidados. Também sustentava que o álcool, que consumia e consumo, não era prejudicial se tomado com moderação, ao contrário da cocaína e da maconha, drogas que, para mim, eram coisas do demo, caminho inevitável para a degradação moral e mesmo para a morte.

Incomodavam-me as campanhas pela descriminalização, legalização etc., por dois motivos: primeiro, porque via nos discursos públicos dos seus defensores um incentivo ao consumo; e, segundo, porque temia, em caso de a liberalização efetivar-se, que houvesse uma corrida desenfreada às drogas. Ficava imaginando pessoas tomadas pelo vício, trôpegas, olhos vermelhos, caídas pelas calçadas (aliás, como vemos muitos dependentes do álcool…).

Nas campanhas antidrogas, não entendia que, ao mesmo tempo em que se falava em caminho sem volta, apresentavam-se pessoas que tinham, como diz o chavão, chegado ao fundo do poço, mas que de lá tinham voltado, tornando-se pessoas produtivas, exemplos de cidadania. Ora, concluiria um jovem usuário: “Se é assim, quando eu quiser, paro”.

Chegam notícias de que em vários países, inclusive num dos mais repressivistas deles, os Estados Unidos, tem havido descriminalização do consumo, sobretudo da maconha, isentando de pena o usuário. E um dos meus temores diminuiu quando soube do que aconteceu em Portugal.

Em 2001, depois de muita polêmica, o parlamento português aprovou lei que descriminalizou o consumo e a posse para uso próprio de pequenas quantidades, não só de maconha, mas de todas as drogas. Como era de se esperar, houve protestos de toda parte, a maioria das pessoas acreditando que o consumo aumentaria de forma exponencial e que Portugal se transformaria num centro de viciados de toda a Europa.

Não foi o que aconteceu. Estudos recentes, inclusive do Escritório de Drogas e Crime das Nações Unidas (UNODC) revelaram que o consumo de maconha e cocaína diminuiu, sobretudo entre os jovens, e que o temor de que o País se transformaria num paraíso das drogas era um exagero.

Tendo em vista que o objetivo da governança global com a “guerra às drogas” era chegar a um “mundo sem drogas, e que esse objetivo, antes de ser uma utopia, é redonda insensatez; e tendo em vista ainda os danos sociais resultantes da “guerra”, mudei de idéia em relação aos meus tempos de PM: as drogas (ilícitas e lícitas) são uma questão social importante, e não “caso de polícia”. Para começar, faço coro com aqueles que, no Brasil, advogam em favor da descriminalização do consumo da maconha. Porém, por que não estudar melhor o modelo português?

Bem, e o que colocar no lugar da repressão? Prefiro uma combinação de educação, família, valores e tratamento para quem o desejar.

Professor Jorge da Silva

EU SOU CARETA!

Devemos reconhecer formalmente a presença da cocaína no dia-a-dia dos brasileiros. O ex-governador de São Paulo, Cláudio Lembo, fez isso ao afirmar que na bandeja da burguesia tem muita cocaína. Quem mantém o traficante, somos nós. Quem põe dinheiro na mão de grupos criminosos, somos nós.

Está mais que na hora de nos assumirmos consumidores voluntários da cocaína sul-americana. É o primeiro passo para enfrentarmos o crime organizado sem ter o rabo preso.

A cocaína tem, no Brasil, um papel social consistente. É companhia em festas concorridas, reuniões entre amigos, eventos de moda, saraus literários, encontros informais ou formais.

Negócios são acertados e trabalhos são conquistados em torno de bandejas de cocaína. Cheirar é um meio para conquistar pessoas, cargos, mercados ou clientes. Muito diferente do tratamento midiático que o hábito recebe.

Médicos cheiram, jornalistas cheiram, cineastas cheiram, operadores de mercado de capitais cheiram, políticos e atores também, assim como policiais militares e civis, bombeiros e funcionários públicos. A classe média cheira. O uso da cocaína é comum, amplo e informalmente aceito pela sociedade. Afinal, não é por acaso que temos esta eficiente rede de tráfico, em que o sistema que supostamente a investiga e pune não só a aceita como também beneficia-se com propinas e desvios. Consome-se muita cocaína no Brasil e ganha-se muito dinheiro com ela. Afinal, uma ilegalidade atrai outra – é da natureza do crime.

MACONHA? Ah! Esta, já rola do Leme ao Pontal, em plena luz do dia!

Restam como títeres dessa estória, “negrinhos desnudos” sendo abatidos como búfalos selvagens na savana.

Bertha Milagrisse

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Acho interessante também discutirmos o artigozinho sobre cocaína.

Acho importante termos a noção que se só legalizar a maconha o tráfico ainda vai conseguir se sustentar, e a guerra as drogas vai continuar.

Mesmo que você não curta pó, acho importante lutarmos por uma mudança mais abrangente na politica de drogas.

abraços!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Acho interessante também discutirmos o artigozinho sobre cocaína.

Acho importante termos a noção que se só legalizar a maconha o tráfico ainda vai conseguir se sustentar, e a guerra as drogas vai continuar.

Mesmo que você não curta pó, acho importante lutarmos por uma mudança mais abrangente na politica de drogas.

abraços!

Concordo, temos que discutir afinal a legalização da maconha é só tapar o sol com a peneira o que vai fazer parar é a legalização da cocaína, tem muitos tópicos para ser dicutido, uso, prostas, etc.. mas tem que ser dicutido seja pra afimar a proibição.

Link para o comentário

• 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

Otimo ver uma pessoa mudar de opiniao por conta da experiencia.Esses sao de grande valia para o movimento.

Com toda certeza devemos discutir as outras drogas,sem preconceito,afinal de conta nao é pq agente nao é usuario da substancia discutida,elas normalmente fazem parte da nossa vida de um jeito ou de outro,um amigo que usa ou a violencia do trafico nas cidades brasileiras.

Nao acho que ela exagerou sobre o consumo de cocaina nao,embora nao seja tao explicito como o de maconha ta em todo o lugar,se vc faz faculdade por exemplo isso é facilmente notado.

Abracos

Mr.Fisherman

Link para o comentário

A velha mitificação como sempre...

a idéia é: vamos salvar os que ainda não entraram na "onda" do craque.

Aqui no RS, o "bonito" é fazer parte da campanha 'Crack Nem Pensar'... Onde esses dizeres orbitam fotografias de modelos maquiados para simular a destruição que o crack provoca às pessoas.

Ora, uma coisa tão ruim como o Crack não deve ser pensada?

A razão é tão simples quanto a frase...

Semear o medo e vender 'atenção'.

Psicologia do medo.

apreciem o trabalho de nossa mídia elitista bairrista pseudo-puritana no hot-site

www.cracknempensar.com.br

e choquem-se

Link para o comentário