Ir para conteúdo

Agricultor Que Plantava Maconha Em Casa Está Solto


Bas

Recommended Posts

Dez vasos de maconha pagaram o ingresso para o circo?

do O Globo

O Judiciário felizmente relaxou a prisão do sujeito preso com dez vasos de maconha no terraço de sua própria casa, em Olaria. Ele havia sido autuado por tráfico de drogas (!), mesmo alegando que o plantio destinava-se ao consumo próprio, e estava encarcerado na Polinter.

A prisão do rapaz foi um circo. Polícia & imprensa irmanadas para “dar o exemplo” de combate ao tráfico. Conseguiram apenas dar um exemplo de truculência e ignorância. A miopia era evidente: assim como os dez vasos de orégano e manjerona que minha tia possui no quintal de sua casa não fazem dela uma comerciante de ervas finas, dez vasos da cannabis evidentemente não fazem do proprietário um traficante da erva maldita.

Como fica a honra e a dignidade do rapaz, com foto estampada na primeira página dos jornais, preso e exposto à execração pública como um traficante?

Confiram o que diz a Lei 11.343, de 2006:

Art. 28. Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas:

I – advertência sobre os efeitos das drogas;

II – prestação de serviços à comunidade;

III – medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.

§ 1o Às mesmas medidas submete-se quem, para seu consumo pessoal, semeia, cultiva ou colhe plantas destinadas à preparação de pequena quantidade de substância ou produto capaz de causar dependência física ou psíquica.

§ 2o Para determinar se a droga destinava-se a consumo pessoal, o juiz atenderá à natureza e à quantidade da substância apreendida, ao local e às condições em que se desenvolveu a ação, às circunstâncias sociais e pessoais, bem como à conduta e aos antecedentes do agente.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Do Blog Sobre Drogas

Justiça volta atrás e liberta homem preso com dez vasos de maconha

O juiz Mário Henrique Mazza, da 32º Vara Criminal, decretou, no fim da tarde desta quinta-feira, o relaxamento da prisão do agricultor Fábio dos Santos, que foi detido na terça-feira ao ser flagrado com dez vasos de maconha no terraço de sua própria casa, no subúrbio de Olaria. Fábio havia tido prisão preventiva decretada por tráfico de drogas, e estava encarcerado na Polinter desde quarta.

Nesta quinta, uma petição impetrada junto ao Ministério Público pelo advogado de Fábio, reforçada com a assistência jurídica de entidades de ativistas pró-descriminação do uso e do autoplantio de maconha, fez o órgão alterar a acusação contra o rapaz, que passa a responder por posse e/ou plantio de substância ilícita, delito que desde 2006 não é mais passível de prisão, apenas de sanções alternativas, como multa e trabalhos sociais.

A alteração das acusações ocorreu após o MP concordar com a defesa de que os dez vasos que o rapaz mantinha em casa eram para consumo próprio, e que muitas das plantas apreendidas não tinham sequer condições de serem colhidas para uso imediato.

***

Pelo visto, então, a resposta para a provocação feita no post anterior é "sim, o custo da operação policial que prendeu, expôs e humilhou o rapaz, levando-o a uma acusação equivocada por crime hediondo inafiançável e a uma inesquecível noite na Polinter foi mais um exemplo de péssima aplicação do dinheiro dos contribuintes". Isso sem falar na constatação de um aparente desconhecimento de agentes da lei sobre as normas que atualmente regem a repressão ao uso e tráfico de drogas no Brasil. Ignorância, preconceito, moralismo ou puro descaso? E se fosse no Leblon, e não em Olaria? A polícia acataria a denúncia anônima que levou à casa do rapaz? A prisão teria sido assim tão, digamos, eficiente? A imprensa teria sido chamada, e os vasos meticulosamente expostos na mesa do delegado, como mostra a foto acima? Aliás, e a imprensa? Ao 'comprar' e divulgar esse circo todo, com muito destaque e sem nenhum questionamento, não estaria ela contribuindo também para a perpetuação de conceitos equivocados sobre o uso e o tráfico de drogas? Com a palavra, os leitores.

***

Por muito pouco, Fábio não engrossou as preocupantes estatísticas que mostram a mistura de usuários e pequenos traficantes desarmados com grandes chefes do tráfico e da violência nas celas dos presídios brasileiros. Uma confusão que acaba transformando cidadãos que precisariam de ajuda e orientação em PhDs do crime, piorando ainda mais o já caótico cenário da violência no Brasil.

-----------------------------------------------------------

http://rodrigoconstantino.blogspot.com/

O 'crime' sem vítimas

Rodrigo Constantino

"Três dias após ser preso com dez vasos de maconha e autuado por tráfico, Fábio dos Santos, de 23 anos, foi solto anteontem", diz reportagem de O GLOBO hoje. O ponto mais controvertido é como definir a diferença entre plantio para tráfico ou consumo próprio - o que, pela nova Lei de Entorpecentes, não faz da pessoa um traficante (o óbvio finalmente compreendido!). O ex-secretário nacional de Segurança José Vicente da Silva Filho afirmou:

"Na dúvida, sou a favor de um maior rigor, porque o uso de drogas está ligado a um conjunto de práticas criminosas muito graves".

Falso! Isso que dá confundir correlação com causalidade. Não é o uso de drogas, ainda mais as leves como maconha, que está ligado aos crimes graves, como roubo e assassinato. É justamente a ilegalidade deste uso, determinado pelo governo autoritário, que leva a tais práticas. Isso é tão óbvio que espanta como pode ser tão ignorado. Basta pensar na Lei Seca americana, na época do puritanismo hipócrita e autoritário. Lá sim, havia muitas práticas criminosas e violentas ligadas ao uso de bebidas. Mas era o uso em si que gerava isso? Claro que não! Bastou o governo retirar a proibição estúpida para o setor ser ocupado por empresas sérias e decentes, enquanto Al Capones da vida sumiram de cena. A oferta de bebida voltou a ser algo normal, e o uso em si deixou de causar tantos transtornos e crimes.

O mesmo ocorre com a maconha, por exemplo. Não é o seu uso que leva a tantas práticas violentas e criminosas. Ao contrário: conheço inúmeros usuários de maconha, e todos eles são bem pacíficos até, trabalhadores sérios, pais de família com um estilo de vida mais "relax". Não são criminosos. Mas o governo resolveu que são! O governo determinou que ninguém pode consumir a maconha, partindo da premissa de que o nosso corpo não nos pertence, mas sim ao governo. Foi isso que gerou a escalada dos crimes. Foi isso que elevou o preço do produto e fez a oferta ficar sob monopólio de traficantes de favelas. Será que haveria tanto crime se uma Souza Cruz da vida vendesse cigarros de maconha?

Mas o principal argumento no combate à "guerra contra as drogas" nem é de cunho utilitarista, apesar deste ser um ponto importante. O principal argumento é mesmo o direito inalienável que cada um tem de decidir o que consumir. Nosso corpo, tal como nossa mente, é nossa propriedade. Se o governo pode decidir o que podemos colocar para dentro do nosso corpo, por que não poderia decidir também o que colocamos para dentro de nossa mente? Por acaso o corpo é mais importante que a mente? Logo, caberia ao governo então determinar o que podemos ler? Seria a volta da Inquisição com seu Índice de Livros Proibidos!

O governo não deve nos proteger de nós mesmos! Sua única função aceitável seria nos proteger de terceiros, da agressão de outras pessoas. Mas fica complicado quando o principal agressor às nossas liberdades é justamente o próprio governo! Quem vai nos proteger dele? Quem vai vigiar o "vigia" que pretende nos controlar como escravos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Mandem por e-mail para amigos, peçam para eles fazerem o mesmo. A área de noticias do GR é livre, aberta para todo mundo, não é necessário ter login. Mandem o link do video do you tube e o link deste tópico.

Internet rapaziada. Boato e putaria roda o mundo inteiro. Não é possível que com algo que preste não vá funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Mandem por e-mail para amigos, peçam para eles fazerem o mesmo. A área de noticias do GR é livre, aberta para todo mundo, não é necessário ter login. Mandem o link do video do you tube e o link deste tópico.

Internet rapaziada. Boato e putaria roda o mundo inteiro. Não é possível que com algo que preste não vá funcionar.

2! clapclap

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

que noticia maravilhosaaaaa.. puta q pariu q bonitooo caralhoooooo.. amo vcs galera metendo as caras e marcando presenca.. ducaralhoooooooooooooooo.. parceria é nois growwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww conte comigo com a forca de semear o mundo sempre.. chega de matanca e politimerdiaaaaa.. liberdadeee!!!!!!!!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Visulaizar e agir...

Agora o momento tá propício para divulgar este caso. Daqui um tempo a mídia esfria e a gente perde a oportunidade.

Ninguém quer o pessoal saindo feito loco na rua gritando para legalizar. Mas tenta dar uma divulgada entre os mais chegados.

Manda por e-mail, dando uma de zè falando " Ó o que eu encontrei na NET. Os caras devem ta certo, é melhor plantar que comprar de traficante."

Passa para frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

opaa...

sem duvidas esse tipo de notícia deve ser divulgado..

nóticias como essa não se vêem todos os dias nos jornais..

alguem sabe me dizer se os responsaveis por criar o "zé pretinho" voltaram atrás e se redimiram?

ou abafaram o caso?!

Jah Bless!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://rodrigoconstantino.blogspot.com/

O 'crime' sem vítimas

Rodrigo Constantino

"Três dias após ser preso com dez vasos de maconha e autuado por tráfico, Fábio dos Santos, de 23 anos, foi solto anteontem", diz reportagem de O GLOBO hoje. O ponto mais controvertido é como definir a diferença entre plantio para tráfico ou consumo próprio - o que, pela nova Lei de Entorpecentes, não faz da pessoa um traficante (o óbvio finalmente compreendido!). O ex-secretário nacional de Segurança José Vicente da Silva Filho afirmou:

"Na dúvida, sou a favor de um maior rigor, porque o uso de drogas está ligado a um conjunto de práticas criminosas muito graves".

Falso! Isso que dá confundir correlação com causalidade. Não é o uso de drogas, ainda mais as leves como maconha, que está ligado aos crimes graves, como roubo e assassinato. É justamente a ilegalidade deste uso, determinado pelo governo autoritário, que leva a tais práticas. Isso é tão óbvio que espanta como pode ser tão ignorado. Basta pensar na Lei Seca americana, na época do puritanismo hipócrita e autoritário. Lá sim, havia muitas práticas criminosas e violentas ligadas ao uso de bebidas. Mas era o uso em si que gerava isso? Claro que não! Bastou o governo retirar a proibição estúpida para o setor ser ocupado por empresas sérias e decentes, enquanto Al Capones da vida sumiram de cena. A oferta de bebida voltou a ser algo normal, e o uso em si deixou de causar tantos transtornos e crimes.

O mesmo ocorre com a maconha, por exemplo. Não é o seu uso que leva a tantas práticas violentas e criminosas. Ao contrário: conheço inúmeros usuários de maconha, e todos eles são bem pacíficos até, trabalhadores sérios, pais de família com um estilo de vida mais "relax". Não são criminosos. Mas o governo resolveu que são! O governo determinou que ninguém pode consumir a maconha, partindo da premissa de que o nosso corpo não nos pertence, mas sim ao governo. Foi isso que gerou a escalada dos crimes. Foi isso que elevou o preço do produto e fez a oferta ficar sob monopólio de traficantes de favelas. Será que haveria tanto crime se uma Souza Cruz da vida vendesse cigarros de maconha?

Mas o principal argumento no combate à "guerra contra as drogas" nem é de cunho utilitarista, apesar deste ser um ponto importante. O principal argumento é mesmo o direito inalienável que cada um tem de decidir o que consumir. Nosso corpo, tal como nossa mente, é nossa propriedade. Se o governo pode decidir o que podemos colocar para dentro do nosso corpo, por que não poderia decidir também o que colocamos para dentro de nossa mente? Por acaso o corpo é mais importante que a mente? Logo, caberia ao governo então determinar o que podemos ler? Seria a volta da Inquisição com seu Índice de Livros Proibidos!

O governo não deve nos proteger de nós mesmos! Sua única função aceitável seria nos proteger de terceiros, da agressão de outras pessoas. Mas fica complicado quando o principal agressor às nossas liberdades é justamente o próprio governo! Quem vai nos proteger dele? Quem vai vigiar o "vigia" que pretende nos controlar como escravos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Pessoal, peço desculpas pelo que vou escrever aqui, sei que não tem muito a ver com o forum mas estou meio perplexo com algumas coisas.

Enquanto nós, pessoas de bem somos perseguidos e "proibidos" de fazer nosso consumo auto sustentavel da Santa Erva (inclusive alguns indo presos) há MILHARES de crimes muito mais escrotos sendo cometidos no país a fora e nada acontece.

- Politicos FLAGRADOS recebendo propina estão soltos, inclusive votando orçamentos bilionarios (e olha que existe o flagrante).

- Nosso STF dando habeas corpus para um estuprador maniaco como o medico Abdelmassih além de terem tirado TODO o merito do caso do Daniel Dantas, ou seja, enquanto pessoas de bem são perseguidas, bandidos inescrupulosos da pior qualidade estão sendo absolvidos (sou a pessoas mais tranquila do mundo, mas se um dia eu encontro o Gilmar Mendes na rua acredito que perderia a cabeça, sujeito sem principios, vergonha nacional!!!)

- Senadores passando por cima da Lei (infrigindo elas) e não houve se quer investigação. Milhões de reais foram gastos em atos secretos e para nossa surpresa o chefe da quadrilha, Senador Sarney ainda é presidente do Senado.

Infelizmente agente vive num país hipocrita que mesmo hoje em dia parece que age como se estivesse em outra realidade. E a população praticamente nem se manifesta, sobre nada!!! Dá um aperto enorme no peito ver tantas injustiças sendo cometidas país a fora e o governo aumentado 5 reais a mais o salario minimo (do aumento que era previsto) para iludir e deixar o povão cada vez mais alienado, achando que está tudo ótimo. É só aumentar um pouquinho o salario minimo e trazer alguns eventos como copa e olimpiadas que a população fica entretida (a velha politica do pão e circo).

O Brasil em poucos anos vai ser uma das maiores economias do mundo, mas se não mudar algumas coisas radicalmente, vai ser o país mais corrupto do mundo e mais hipocrita.

Novamente me desculpem pelo desabafo, tentei ser o mais contido possivel (se não iria escrever um monte de palavrões para expressar minha indignação com estes sujeitos que destroem nosso país) e o mais breve também (se deixasse escreveria um texto de diversas paginas falando das injustiças em nosso país).

Sou daqueles que sempre defendo o Brasil e não gosto de falar mal dele, mas ultimamente anda dificil...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

É, Bonsai. Mas algumas coisas estão melhorando. Nós somos o futuro, nós temos que trabalhar para que ele seja melhor do que é hoje. Vejo que a galera que trabalhou pra tirar aí o agricultor da cadeira trabalharam por um Brasil e um mundo melhor. Isso já é uma excelente notícia, é algo bom pro Brasil. Não adianta só culpar as coisas que estão erradas e as pessoas que são do mal, agora é ter humildade pra ver o que nós podemos fazer pra ajudar esse país.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

"O ex-secretário nacional de Segurança José Vicente da Silva Filho afirmou:

"Na dúvida, sou a favor de um maior rigor, porque o uso de drogas está ligado a um conjunto de práticas criminosas muito graves"."

O mais grave nesta declaração, é que o referido homem da lei parece esuqecer que um dos princípios do direito é: em dúvida, pró réu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

emocionante galera

vamos divulgar mesmo, temos q mostrar q eh uma pratica comum para nos, maconheiros conscientes..... divulgando uma decisao dessa provando q grower nao tem nada a ver com traficante, muito pelo contrario, somos o terror deles hauahuaha pois qnto mais growers menos traficantes hehehe..... decisoes como essa so nos fortacele e mostra q plantar nao eh coisa de outro planeta

parabens a galera do juridico pelo empenho e pela galera q tb ta sempre apoiando os irmao

eh isso ai... ORGULHO DE SER GR :D

:Maria:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...