Ir para conteúdo

Papo Com O Dogoargentino - Policial Militar

Recommended Posts

• Usuário Growroom

muita gente vai te falr que nao adianta nada mas sempre que vc se sentir mal tratado ou sentir qualquer tipo de abuso por parte de um policial (seja PM, PC ou até PF) vá até a corregedoria e registre a queixa. Mesmo que sua queixa nao de em nada, a atitude de ir registrar essa reclamação é que é valida. Se todos pensarem que corregedoria nao dá nada, aí que os mal policiais (aka bandidos) va fazer a festa.

Se todos aqueles que se sentem agredidos (seja com um "olhar para baixo" ou uma mao na cabeca) fizessem uma reclamação nas corregedorias, a situação poderia ser um pouco melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Mão na cabeça! Como se comportar em uma abordagem policial

Posted: Tue, 23 Feb 2010 20:34:00 +0000

Sem dúvidas, uma das situações mais tensas no serviço policial é a realização de uma abordagem, popularmente conhecida como “baculejo”. Seja pela truculência dos policiais ou pela resistência do abordado, o fato é que dificilmente a população entende que esse procedimento é essencial no nosso trabalho.

Geralmente encaram tal situação como um desrespeito e ofensa à dignidade e aos direitos do cidadão. Como diz o velho ditado: “polícia de perto incomoda e longe faz falta“. Ou seja, todo mundo quer que a polícia trabalhe de maneira enérgica, desde que não seja você o incomodado (pimenta no dos outros…). Pensando nisso, resolvi esclarecer algumas dúvidas sobre os direitos que as pessoas têm durante uma abordagem policial e também explicar o porque certas condutas são aplicadas, desmistificando alguns procedimentos frequentemente confundidos com abuso de autoridade, despreparo ou violência policial, além de dar uns conselhos – de amigo, nada oficial – sobre como proceder nesse momento tão crítico.

Em 2008, o Governo Federal divulgou um folheto sobre como se comportar durante uma abordagem policial, que foi devidamente explorado pelo Danillo Ferreira em seu blogue. Vejamos os principais pontos, seguidos de pequenos comentários desse que vos escreve:

O que fazer quando for abordado pela polícia?

- Fique calmo e não corra; Quem não deve, não teme

- Deixe suas mãos visíveis e não faça nenhum movimento brusco; Lembre-se que os policiais também estão sob pressão

- Não discuta com o policial nem toque nele; Qualquer ação pode ser interpretada como resistência

- Obedeça estritamente o comando do policial; E tudo acabará bem se você não cometeu algum crime

- Não faça ameaças ou use palavras ofensivas. Resistir só piora as coisas

Ao ser abordado você tem direito a…

- Saber a identificação do policial; Observe o nome na farda e/ou número na viatura

- Ser revistado apenas por policiais do mesmo sexo que você; O Artigo 249 do CPP abre exceções, mas dificilmente algum policial arriscará cometer um abuso desse tipo

- Acompanhar a revista de seu carro e pedir que uma pessoa que não seja

policial a testemunhe; Mesmo sem testemunhas acompanhe a busca, mas aguarde a permissão do policial

- Ser preso apenas por ordem do juiz ou em flagrante; Recebeu voz de prisão é melhor não reagir, pois se for necessário utilizarão a força

- Em caso de prisão: não falar nada além de sua identificação, e de avisar

sua família e seu advogado; Na delegacia tudo se resolve

- Não ser algemado se não estiver sendo violento ou tentando fugir da

abordagem. Discordo nesse ponto, uma vez que é impossível prever a intenção de alguém detido pela polícia. As algemas garantem a segurança dos policiais, de terceiros e até mesmo evita confrontos desnecessários com o detido. Vai de cada policial adotar ou não as “pulseiras”, caso ele queira algemá-lo é melhor aceitar

Agora vamos para o que acontece na prática. Policial não tem bola de cristal, por mais que ele tenha o tirocínio apurado é impossível ter a certeza que um suspeito está em flagrante delito, nem tampouco prever a reação do abordado. Por isso, partimos da premissa que a NOSSA SEGURANÇA ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR. Entenda porque cada ordem deve ser executada sem questionamento.

Mãos na cabeça. Quando mandamos alguém por as mãos na cabeça é mão na cabeça e ponto. Não se pretende humilhar o cidadão, o objetivo é evitar qualquer reação ofensiva, já que a maneira mais provável de tentar isso seja utilizando-as. Atenção! Levá-las ao bolso (para mostrar os documentos) pode desencadear umas resposta ainda mais hostil por parte dos policiais (trabalha-se com a hipótese de que uma arma pode ser sacada).

Abra as pernas. Não, nós não pretendemos realizar algum fetiche sexual. O que queremos é verificar se o abordado não escondeu algo ilícito (armas, drogas ou produto de roubo) em baixo de suas partes íntimas, entre outros locais. As pernas abertas também dificultam uma possível reação do abordado, que perde um pouco do equilíbrio para correr ou chutar o policial. Também não estranhe se mandarem ficar de joelhos ou até mesmo deitar no chão. Somente quem está abordando sabe a real necessidade (o risco que corre) de chegar a esse extremo. Aliás, isso é prática aprovada pelos órgãos defensores dos Direitos Humanos.

Pela minha pouca experiência percebi que as pessoas enquanto abordadas seguem um ciclo. Primeiro se negam a colaborar, normalmente com frases “Eu não sou vagabundo pra ser revistado” ou “Vá prender ladrão ao invés de perseguir cidadão de bem”. Sem efeito, apelam para a intimidação “Você sabe com quem está falando?” ou “Eu vou tirar a sua farda” e ainda aquele “Sou amigo/irmão/primo do coronel/delegado/vereador fulano de tal”. Igualmente ineficaz e já tornado algo que poderia ser simples em uma situação irreversível tentam sensibilizar o policial com “Por favor, eu sou trabalhador. Me libera aí”. Sem sucesso apelam desesperadamente para o suborno com “Não tem uma maneira de resolvermos isso por aqui mesmo?”.

Sabendo disso, o principal conselho que dou a todos que me perguntam sobre o assunto: COLABORE! Os policiais estando certos ou não. Você estando certo ou não. É muito importante colaborar para pelo menos “minimizar problemas” e se por ventura se sentiu prejudicado procure posteriormente a Ouvidoria de seu Estado. Contudo, muito cuidado ao fazer denúncias, tenha certeza de que realmente houve excessos, pois você poderá prejudicar pessoas honradas que somente estavam cumprindo com o seu dever.

Abaixo um video de como uma simples abordagem rotineira se tornou uma grande complicação e vexame para um dito “cidadão de bem”.

Opa,parabens Dogo,se continuar com essa atitude informativa esse topico vai pra frente,eh isso que eh necessario por aqui,troca de informacoes e ideias,e nao de ofensas e ridicularizacoes...eu aceito que ngn aqui gosta de policia,seja por que fuma maconha e ja sofreu na mao de um deles,seja pq acha que a policia brasileira eh uma merda(e na sua grande maioria eh mesmo)mas por aqui temos uma oportunidade,afinal de contas nao eh todo dia que vc pode perguntar oq quiser e comentar as respostas como desejar(com educacao eh claro) pra um PM,e ate,pq nao, pra um PF que todos sabemos que cola por aqui...

Como ja dizia o Sabota,respeito eh pra quem tem...e utimamente,ngn por aqui merecia o mesmo...se continuar construtivo,retiro minha opiniao de que deveria ser fechado o topico,e deixo outra,amplie o topico!

Abracos

Mr.Fisherman

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Po vo falar que esses meses to precisando da policia direto e não estão deixando a desejar por aqui chamou eles estão aparecendo rapido e cumprindo o dever deles no meu caso...foda é a justiça tarda e falha!

mas claro que é um assunto não relacionado a drogas, se fosse diferente a conduta poderia mudar né...vai saber.

Link para o comentário

opa, agora esse tópico está ficando legal produtivo! Valeu dogoargentino

só tá precisando treinar tiro um pouquinho hein... eu acerto tiro até no joelho de um mosquito noiado kkkkkkk

Cara, nao que eu nao acerte...Em armamento e tiro eu era o 04, so que na hora ali e diferente.

E olhe que o maluco ainda esfaqueou o policial depois de levar tiro de .12 de borracha...

Link para o comentário

pra que fazer o cara botar a mao na cabeca?

ridiculo. queriam mostrar superioridade e controle pras cameras.. a piranha queria era fazer seu show. igualzinho voce.

Normalmente eu mandaria se foder, mas acho que nao vale a pena dar ibope pra moleque de cueca borrada...entao: fala com a mao aqui....

Link para o comentário

Se fosse um bandido mesmo, esses PMerdinhas ja eram. Da pra ver gente passando do lado do cara, dava molinho pra ele grampear qq um e fazer de refém. Aonde esta a segurança que eles ofereceram a população?

Falou pro cara por as mãos na cabeça porque o comportamento dele foi duvidoso (desceu correndo do onibus), se não colocar, basta imobiliza-lo e revista-lo. Se ele não tiver algo ilícito, solta e volta pro trabalho. Esse vídeo só mostra o despreparo de nossa polícia.

Isso é vídeo que se apresente como exemplar? Afe...que nojo.

esse video so mostra como a populacao, em geral, e ignorante...

Link para o comentário

esse pms querem compenssar o salário baixo com esse tipo de atitude que vimos nesse video

sao praticamento Os Juizes de rua....

cara, sem nocao seu post...os policiais so cumpriram a lei...E o idiota ainda comecou a ameacar a oficial kkkkk A maioria vem com esse papo , depois na dp eles choram....

Link para o comentário

quem questiona o porque da policia abordar:

http://www.youtube.com/watch?v=yGRFAC-NFcA

A pessoa normalmente reage com as maos, logo, numa abordagem, vc da a ordem de por as maos na cabeca.

O policial do video deu mole, por isso dizemos: vagabundo nao tem estrela na testa e nao temos bola de cristal...

Para os policiais militares, no Código Processual Penal Militar encontramos:

Art. 234

Emprego de algemas

§ 1º O emprego de algemas deve ser evitado, desde que não haja perigo de fuga ou de agressão da parte do preso, e de modo algum será permitido, nos presos a que se refere o Art. 242.

* * *

- Busca Pessoal

Já na busca pessoal, apesar de pouco, o material produzido já garante uma certa confiança e respalda a ação do agente de segurança. Encontraremos no capítulo XI do CPP, o art. 240 e 244 que especificamente explanam em que situações a busca pessoal deverá ser utilizada.

Art. 240 §2º – Proceder-se-á à busca pessoal quando houver fundada suspeita de que alguém oculte consigo arma proibida ou objetos ou objetos mencionados nas letras b a f e letra h do parágrafo anterior.

As letras citadas são as seguintes:

B) apreender coisas achadas ou obtidas por meio criminoso;

c) apreender instrumentos de falsificação e objetos falsificados ou contrafeitos;

d) apreender armas e munições, instrumentos utilizados na prática de crime ou destinados a fim delituoso;

e) descobrir objetos necessários à prova de infrações ou à defesa do réu;

f) apreender cartas, abertas ou não, destinadas ao acusado ou em seu poder, quando haja suspeita de que o conhecimento de seu conteúdo possa ser à elucidação do fato;

h) colher qualquer elemento de convicção;

Tratando mais especificamente da busca, encontraremos no CPP:

Art. 244 – A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou a medida for determinada no curso da busca domiciliar

Art 249 – A busca em mulher será feita por outra mulher, se não importar retardamento ou prejuízo da diligência.

Como esse trabalho só tem a missão demonstrativa e ilustrativa dos assuntos abordados, para cientificar o leitor da legalidade das ações da policia, discutiremos problemas e detalhes em outra oportunidade.

Link para o comentário

dois detalhes

algemas: quem decide se ha perigo ou nao em conduzir sem algemas e o policial,se vc for flagrado fumando ele pode alegar que vc estava ' drogado' e suas reacoes eram imprevisiveis.

mulheres: nao pense que se vc for abordado sua mulher esta livre de revista se nao houver uma PFem no local,se nao houver uma viatura pproxima, ela sera revistada sim, dependendo apenas da vontade dos policiais.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Vc vai a uma diligência e encontra 10 pés de maconha plantados no quintal da casa de um kra, trabalhador.

O seu superior chega pra vc e diz: "E aí dogo, está em suas mãos, na SUA opinião, oq acha que devemos fazer com esse kra?"

Link para o comentário

Vc vai a uma diligência e encontra 10 pés de maconha plantados no quintal da casa de um kra, trabalhador.

O seu superior chega pra vc e diz: "E aí dogo, está em suas mãos, na SUA opinião, oq acha que devemos fazer com esse kra?"

Ja aconteceu em outras ocasioes(torcida organizada), mas no caso de maconha nao,mas, se acontecesse SE HOUVESSE algum superior, e SE ele perguntar, obvio que falarei para ir embora e deixar isso quieto.

Assim como , em muitas vezes, liberamos carros com ipva atrasado,neguinho com jogo do bicho na carteira, etc etc....

Link para o comentário

Ja aconteceu em outras ocasioes(torcida organizada), mas no caso de maconha nao,mas, se acontecesse SE HOUVESSE algum superior, e SE ele perguntar, obvio que falarei para ir embora e deixar isso quieto.

Assim como , em muitas vezes, liberamos carros com ipva atrasado,neguinho com jogo do bicho na carteira, etc etc....

E por acaso a polícia pode olhar o que tem dentro da minha carteira? Sempre pensei que guardar um beck junto de documentos fosse bem seguro.

Link para o comentário

E por acaso a polícia pode olhar o que tem dentro da minha carteira? Sempre pensei que guardar um beck junto de documentos fosse bem seguro.

pode sim, normalmente pedimos para o revistado observar o que estamos fazendo, para nao achar que qeremos roubar algo.

Nunca guarde nada na carteira, o melhor lugar e no saco(se for pouco), a maioria dos pm's nao revista na cueca, no maximo passam a mao por cima da calca.

Link para o comentário

Dogo, vc conhece outros policiais que fumam cannabis ou simpatizam com a legalização? É um assunto dificil dentro da corporação?

Lendo esse tópico não tem como "tentar" trocar umas idéias, haja vista o nome do tópio: Respondendo em Papo Com O Dogoargentino - Policial Militar, pois bem, quero deixar claro que serei totalemente imparcial, prático e tentar a lógica real de todo esse assunto, com respeito e tb quero ser respeitado, não quero ocnfusão com niguém, pois pra mim somos todos da família GROWROOM e atrito com irmão nem pensar por vários motivos, muito embora estou aqui me sentindo com um certo desconforto.

Vamos lá: primeiramente Bom Dia pra você, é demais pra cabeça do pessoal, por mais que preguem a paz a puxada é muito forte ta muito recente ainda a prisão de vários que aqui estiveram aqui e, vc vem seco como o Cap

Nascimento, mano, a raça vai cair de pau mesmo, e outra, cara essa sua aldácia de usar esse avatar da PM, vc não tem receio da central de inteligência do paraná ir atrás e descobrirem quem é vc? só por birra de saber quem é o maluco que fez isso? ou algum X9 entregar o serviço para o teu comandante?

Como vai ficar sua reputação diante dos colegas, da tua familia que deve ter ido na tua formatura? todos te virarão a cara camarada(menos a familia), e a sua carreira toda pela frente, não precisam nem te pegar com plantas, é só desconfiarem e te fazerem um exame toxicológico que vc vai cair broder, direto pra rua, principalemte se não for estabilizado,(claro se é que vc é usuário), na real tô achando muito confete demais, dando demais a cara pra bater e com, muita ousadia, broder se vc quer ser grower vc já descumpriu a primeirissima regra de ouro, e sabe qual é???? qual? qual?....

"O Segredo do susesso é o próprio segredo",

muita + muita Pala mesmo, só falta dizer a matrícula e o batalhão, mano vc tá indo no abismo de ser banido e já ví caras serem por muito menos, outra serví o exército por isso sei muito bem o que é essa porcaria de militarismo HééCA!!(a pior cagada da minha vida, tranquei faculdade e passei o osso do cão lá dentro, um ano perdido que não volta mais).

Só me acrescentou que o militarismo está totalmente ultrapassado para os tempos atuais principalmente para as ruas com a população.

É tudo muito estranho, vc diz que fuma um beck, cultiva as plantas em casa, mas tb dá nos dedos da rapaziada, só tá causando polêmica e inimigos, e se vc quiser realmente plantar o que acho muito difícil(esconder um grow barulhento quando tiveres visitas de amigos da corporação) e precisar de resolver um problema será que alguém vai ajudar? E vai que tem alguém que cagueta?,

Os caras não são tão burros assim, ao menor sinal de erva, vc caiu, pq as vezes o pior inimigo é o cara que trablha com vc e é o último que vc vai desconfiar. Mano o ser humano é sinistro quando ele quer ser.

Vc fugiu totalmente do padrão dos growers e conquistou o rótulo para sempre aqui na casa, a única coisa que vai conseguir é polêmica, pq mano, pô vc tem que admitir, vc não tem intimidade com a humildade porém conheçe bem a altivez, vc se comporta com se tivesse falando com maconheirada encostada na parede dando geral, aqui isso não vai funcionar não.

Essa é a impressao que estas passando, a coisa evoluiu de uma maneira difícil de retornar ao estado original, não te condeno não, cada pessoa tem sua individulidade, personalidade, caráter, experiências de vida, sua regionalidade, vc foi formatado de certa forma nas cadeiras de uma academia de polícia militar e isso tb influi na tua formação como pessoa, são muitas as variantes e, se expressa dessa maneira e ponto final.

Mas o grande lance é o resultado disso tudo, que pode dar em nada pois é só uma aventura e vc sumir, ou assumir outro nick noutra postura e nunca mais falar nisso e ser considerado pela comunidade e por todos ou, o pior e que não acredito de ser X9 na hitória pra tentar Á prisão da sua carreira, se é que é pm mesmo, ou apenas um entusiasta que gosta de polícia e tá se fazendo.

Vc ainda é um mistério(no sentido do que transmite) pra nós, são muitas as variantes e todas muito fora do padrão e a rapaziada bota pra arrepiar, pq o que vc tá fazendo aqui nada mas é que chegar na nossa roda fardado e dar uma bola bem prenssadinha com freadinha de caminhão e tudo e querer ao mesmo tempo pagar de homem da lei do pedaço, as coisas não combinam é água e fogo, até nem sei como vc lida com isso, fumar um baseado e sendo quem é, e toda repercussão que o caso daria pra vc, vc há de convir que assusta quem não é acostumado com essas coisas.

Pense bem fomos muito perseguidos por homens de farda, não dá pra chegar no ônibus no meio do caminho e sentar na janela entende?

A HLera tem um certo receio entende, vc quer se apresentar como pm, pode fazer o espaço é aberto, mas conquistes o povo e não entre em atrito com outros users entende, nas discussões e ofensas não existem ganhadores todos perdem e growroom perde, vamos falar(isso é pra todos) coisas construtivas, vc sabe de coisas que a rapaziada quer saber, eles tem muitas dúvidas, eu tb tenho, rapaziada; aqui é: "seu espaço para crescer" lembrem dessa frase, legal né, bom vou ficando por aqui, já tá muito tarde, Que Jáh lhe Abençoe Ilumine seu Pensamento e Seu Coração e muitas vibrações boas, por favor não entenda mal. Forte abraço

Editado por Japa_Hemp
  • Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

nossa, foi foda de ler esse post porque nao tem parágrafo e nao tem pontuacao. Mas li ele inteiro porque, sem dúvida, é de longe um dos melhores posts aqui desse tópico, se nao o melhor! Parabéns Japa_hemp, vc colocou as coisas de uma maneira bem clara (tirando a falta de pontuacao, hehe) e concordo inteiramente com vc. Sempre pensei que o dogo nao é, de fato, um policial, porque ele dá muita pala com o avatar e ainda fala de qual brigada ele é e tudo mais... fico aguardando ansiosamente a resposta do dogoargentino

abracos Japa!

Link para o comentário

nossa, foi foda de ler esse post porque nao tem parágrafo e nao tem pontuacao. Mas li ele inteiro porque, sem dúvida, é de longe um dos melhores posts aqui desse tópico, se nao o melhor! Parabéns Japa_hemp, vc colocou as coisas de uma maneira bem clara (tirando a falta de pontuacao, hehe) e concordo inteiramente com vc. Sempre pensei que o dogo nao é, de fato, um policial, porque ele dá muita pala com o avatar e ainda fala de qual brigada ele é e tudo mais... fico aguardando ansiosamente a resposta do dogoargentino

abracos Japa!

Boas Avalokiteshvara, pow broder desculpa aí, mas exlico: quando eu ví era tardão da madruga,e as idéis foram brotando e esticando buscando luz no alto,(hum acho que já ví uma planta fazer assim tb?) mas vamos lá, e aí não poderia perder o contato.

Mas bem lembrado, vou editar sem perder a essêcencia e para evitar aborrecimentos futuros.

PoW broder, obrigado pela sensibilidade do texto que escreví, tentei realmente puxar para o que o Tópico se propõe, só que a situação estava crítica, naquele momento do calor das emoções, expostas até então, foi tipo para, reanimar e oxigenar a situção, mas tb é só mas um post, derepente outro toma maior proporção e fica assim mesmo, o mais importante que serviu pra alguém e agora fiquei com desconfinaça que mais gente vai se beneficiar, mas uma vez valew Avalokiteshvara, e te digo mais ele era para ser o user mais camuflado aqui dentro, é tb um convite a reflexão, espero que não me entendam mal, tentei ser o mais franco possível, pq de um geito ou de outro, essas duas coisas não combinam, tipo pode ser uma surpresa a qualquer momento, eu particularmente não gosto muito de surpresas, bem certinho já deixou diversas pistas pelo caminho sendo possível começar uma linha de investigação de quem é o user, claro que não prejudicando o growroom e nem niguém tá valendo, mas tudo bem, tá legal, oh Tó indo lá pontuar hehehe..., se ainda ficar mal me dá um toque, de boa mesmo Avalokiteshvara.

:cool अपने चलने में काफी लाइट :cool

Link para o comentário

• 2 weeks later...
  • Consultores Jurídicos GR

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/05/suspeito-aproveita-distracao-de-policiais-e-foge-no-jacarezinho.html

Galera... Abre o link q tem o video da fuga... hilário...

Suspeito aproveita distração de policiais e foge no Jacarezinho

Ele abriu a porta do carro e correu em direção à favela.

Ação é para combater o tráfico de drogas e prender ladrões de carros.

Um suspeito preso na manhã desta quinta-feira (6), durante uma grande operação da polícia na favela do Jacarezinho, no subúrbio do Rio, fugiu diante da distração dos policiais. Ele não foi recapturado.

O homem, sem algemas, estava sentado no banco de trás do carro no momento em que os policiais se preparavam para levá-lo à delegacia para averiguações.

Sem que os PMs percebessem, o suspeito abriu o vidro, colocou o braço direito para fora do veículo e alcançou a maçaneta, aproveitando para escapar e correr em direção à favela. Os policiais não conseguiram detê-lo.

A operação no Jacarezinho é feita por policiais civis e militares. De acordo com as primeiras informações, o objetivo da ação seria combater o tráfico de drogas e armas, prender traficantes e apreender veículos roubados.

Segundo a PM, policiais do 3º BPM (Méier) e do 22º BPM (Maré) fazem o patrulhamento nas ruas do entorno e nos acessos à favela.

Agentes de diversas delegacias especializadas estão no interior da comunidade.

Próximo à favela, num terreno da Avenida Dom Hélder Câmara, o governo do estado pretende instalar a Cidade de Polícia, área onde ficarão concentradas diversas delegacias.

Na noite da última terça-feira (4), traficantes do Jacarezinho travaram intensa troca de tiros com rivais da favela de Manguinhos. Um homem identificado pela polícia foi morto e duas pessoas que estavam num ponto de ônibus na Avenida Dom Hélder Câmara foram feridas por balas perdidas.

Link para o comentário