Ir para conteúdo

Polícia Faz 5 Prisões Por Semana, Mas Tráfico De Droga Se Renova


CanhamoMAN

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Polícia faz 5 prisões por semana, mas tráfico de droga se renova

Por semana, em média, cinco pessoas são presas em flagrante em Bauru por tráfico de drogas. No mês, são 20. Em 2009 foram aproximadamente 260, somando-se as prisões feitas pelas polícias Civil e Militar. E é provável que o número se mantenha neste ano porque uma das características deste negócio ilícito é a rotatividade. Quando um traficante é preso, rapidamente outro, muitas vezes da mesma família, ocupa seu lugar. E, é claro, atende a clientela antiga. Por se lucrativo, é difícil combater a venda de drogas que, na outra ponta, produz dependentes químicos.

Para sustentar o vício, muitos dependentes furtam, roubam. Outros acabam aceitando vender drogas, a serviço do grande traficante, em troca de uma pequena porção para uso próprio. E assim o tráfico de drogas que, segundo o coronel da reserva e especialista em segurança pública Nilson Giraldi, é o segundo maior negócio do mundo, só atrás do petróleo, se sustenta e se renova.

Em um único ponto-de-venda de drogas, no Jardim Andorfato, a Polícia Militar prendeu sete pessoas por tráfico no período de mais ou menos um ano em 2009, relembra o tenente Samuel Gomes Pereira, comandante da Base Oeste. “Prendíamos uma pessoa e logo, no mesmo local, estava outra vendendo droga do mesmo jeito. E assim sucessivamente num total de sete flagrantes em cerca de um ano”, relata.

A maioria dos presos na boca-de-fumo também era usuária, segundo o oficial. “Eles ganham uma porcentagem, que é para consumo próprio”, comenta. Apesar da polícia preferir não citar números, preocupada em não estimular o tráfico, é notório que o negócio ilícito dá dinheiro e de forma fácil. Vendendo pedras de crack numa rua de São Paulo, um rapaz analfabeto, ao ser preso, disse que, quando fosse solto, voltaria para a atividade porque nunca conseguiria arrumar emprego com salário equivalente a um décimo do que ganhava.

Por dia, ele recebia do traficante três saquinhos com 33 pedras de crack cada um. Como pagamento, recebia três pedras por saquinho. Como cada pedra era vendida a R$ 10,00, no final do dia, mesmo também usando a droga, teria dinheiro no bolso. E essa é realidade também em Bauru, onde as apreensões de crack, droga altamente viciante, há anos vêm aumentando. Com a necessidade de consumir a droga novamente, o dependente furta, rouba e até mata para conseguir dinheiro para comprá-la.

Assim funciona a engrenagem do tráfico. Como quebrá-la? Para o delegado seccional de Bauru, Benedito Valencise, é preciso leis mais duras para o traficante. Para ele, tanto o grande traficante, que lucra cifras exorbitantes com a venda de drogas, quando o usuário, que entra no negócio apenas para conseguir a porcentagem de seu consumo próprio, são igualmente danosos à sociedade e deveriam ser igualmente punidos.

Pela Lei 11.343, de 2006, quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo droga para consumo pessoal, não vai preso. Fica sujeito a três penalidades: advertência, prestação de serviços à comunidade e participar de curso educativo. Para Valencise, o usuário reincidente deveria estar sujeito à mesma pena do traficante, de cinco a 15 anos de prisão.

Do Site Jornal da Cidade

6-1-2010

Link Original:http://www.jcnet.com.br/mostra_manchete.php?codigo=3066

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Tema sempre complicado... No outro post do PM do Paraná ele colocou umas notícias de bocas de fumo sendo estouradas, traficantes presos, não sei quantos kg de drogas aprendidos... Resolve algo? Meia hora depois que um sujeito é preso numa boca já tem outro no lugar. E assim como diz a notícia o tráfico vai se renovando, enquanto o sistema prisional está cada vez mais superlotado. O sujeito que muitas vezes estava vendendo para sustentar o vicio acaba ficando preso um tempo, saindo com a ficha suja, mais ferrado do que nunca e com certeza vai voltar para a criminalidade, muitas vezes entra traficante e sai assaltante, sequestrador...

Tem que mudar profundamente as leis, mudar a política anti-drogas pois do jeito que está é visivel que o Tráfico vai continuar se fortalecendo cada vez mais e financiando por tabela outros crimes.

Cade os políticos discutindo este assunto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Porra, comparar usuário viciado com o traficante é foda! E se for reincidente tem a mesma pena do traficante? Na primeira vez assina um termo circunstancial e é liberado, na segunda toma 15 anos de cadeia na cabeça! Isso vai contra todo o novo movimento de descriminalização do uso pessoal!

Pra vc ver... e o sujeito é Delegado... Opinião no minimo ignorante a dele!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

complicado... espero que ele esteja falando apenas do crack... na minha opinião quem fosse pego vendendo crack, heroína ou crystal(entre outras de alto poder destrutivo) poderia ser condenado a pena de morte... pq quem vende essas merdas vende a morte, então mais vale 1 traficante morto do que várias pessoas de bem q acabam caindo nessa merda...

agora se a nossa santa erva tá no meio do discurso do sr. delegado, só tenho uma coisa pra dizer pra ele "VÁ SE INFORMAR", eu que fumo e ele que é cabeção kkk

Peace :Maria:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
  • Tópicos

  • Posts

    • Salve galera, tudo certo?! Alguns anos sem entrar aqui na casinha, mas como eu vi que tem alguns Growers retornando à casa e outros novos chegando, resolvi postar uma "atualização jurídica" (que não é tããão atual assim) para todos os usuários que já "rodaram/caíram" nesses anos todos de cultivo!!  Todos nós sabemos do julgamento do RE 635.659 (Recurso no STF para descriminalização do porte de maconha), agora chegou o momento de revisar as antigas condenações.  Sabe aquela transação penal assinada? Aquela condenação pelo 28 (que não foi declarada inconstitucional na época)?? Aquela condenação do seu amigo pelo 33, mas que se enquadrava nos parametros de um grower??? Pois então, chegou o momento de revisar todos esses processos para "limpar" a ficha de todos(as) os(as) manos(as) jardineiros(as)!! "O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dará início, em 30 de junho, ao mutirão nacional para revisar a situação de pessoas presas e/ou condenadas por porte de até 40 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas. A realização do mutirão cumpre determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) ao julgar recurso sobre o tema em junho de 2024, que resultou na fixação de parâmetros para diferenciar o porte de maconha para uso pessoal do tráfico. Entre o dia 30 de junho e 30 de julho, os tribunais da Justiça Estadual e regionais federais farão um esforço concentrado para rever casos de pessoas que foram condenadas por tráfico de drogas, mas que atendam aos critérios do STF: terem sidos detidos com menos 40 gramas ou 6 pés de maconha para uso pessoal, não estarem em posse de outras drogas e não apresentem outros elementos que indiquem possível tráfico de drogas. De acordo com da Portaria CNJ n. 167/2025, os tribunais atuarão simultaneamente para levantar os processos que possam se enquadrar nos critérios de revisão até o dia 26 de junho. Este é o primeiro mutirão realizado no contexto do plano Pena Justa, mobilização nacional para enfrentar a situação inconstitucional dos presídios reconhecida em 2023 pelo STF. O CNJ convidará representantes dos tribunais que atuarão diretamente na realização do mutirão para uma reunião de alinhamento na próxima semana, além de disponibilizar o Caderno de Orientações." LINK DO CNJ Caso o seu caso se enquadre, ou conheça alguém que também passou por essas situações, sugerimos buscar um Advogado de confiança ou entrar em contato aqui neste tópico mesmo com algum dos Consultores Jurídicos aqui da casinha mesmo!! Bless~~
    • Curitiba é sempre pior parte hahahaha!
    • o teu chegou? o meu já passou por Curitiba mas tá devagar (pelo menos o pior já passou) kkkkkkkkkk
×
×
  • Criar Novo...