Ir para conteúdo

Stjd Suspende Jobson Por Dois Anos


Mactak

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Atacante diz que não fez uso de cocaína, mas sim de crack, e STJD decide, apesar de julgar os dois casos de doping, preservar o jogador e não bani-lo

Pedro Ivo Rio de Janeiro

Um dos heróis da permanência do Botafogo na Série A do Campeonato Brasileiro, o atacante Jobson, de 21 anos, foi suspenso por dois anos por uso de cocaína. Flagrado no exame antidoping nos dias 8 de novembro e 6 de dezembro por uso de cocaína, ele disse nesta terça-feira, durante o julgamento, que na verdade usou crack, um derivado da cocaína. O jogador foi julgado pela Segunda Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), com base no código da Agência Mundial de Antidopagem. Com informações do site Justiça Desportiva.

Antes do início da sessão, o auditor-relator Marcelo Tavares colocou em votação se o atleta seria julgado pelas duas infrações ou por apenas uma, já que não havia sido avisado do primeiro doping antes do segundo exame. A Procuradoria, no entanto, decidiu analisar os dois casos separadamente, o que ainda assim deu ao jogador a chance de ser punido por apenas um caso de doping.

Julgado em dois processos, Jobson acabou contando com a condescendência dos auditores, que não viram no atleta um caso perdido, mas sim um jovem de talento que precisa de ajuda. Marcelo Tavares votou na suspensão por dois anos, considerando apenas um caso. Ele foi acompanhado pelo auditor José Peres. Já os auditores Otacílio Gonçalves e Francisco Peçanha optaram pela pena de um ano. Com o empate, o presidente da sessão, Paulo Valed, decidiu suspender o jogador por dois anos, encerrando a possibilidade de o jogador se banido em definitivo do esporte.

Apesar do alívio geral, uma vez que Jobson poderá voltar a jogar futebol, o advogado do jogador, Carlos Portinho, não se mostrou satisfeito com o resultado. Segundo ele, o caso deveria ter sido encarado com mais carinho por se tratar de uma pessoa que precisa de ajuda.

- Não posso me conformar com uma pena de dois anos. Tratamos de um doping social, que gera um sério problema de saúde. O futebol tem de se preocupar com isso e com a recuperação do jogador. É preciso refletir muito sobre o assunto, pois esse tipo de situação não melhora o desempenho de ninguém.

Em depoimento oficial, jogador troca a cocaína pelo crack

Convocado a depor, Jobson, cujos direitos econômicos pertencem ao Brasiliense, alegou ter se enganado ao reconhecer que usou cocaína. Segundo ele, a droga usada foi crack (droga feita a partir da mistura de cocaína com bicarbonato de sódio), sendo que não lembra da última vez. Ainda assim, assumiu que fumou várias vezes desde 2008, quando atuava pelo Brasiliense, e que não sabia que no crack há uma mesma substância encontrada na cocaína.

- Eu fumei crack, e não foi a primeira vez. Eu uso desde aquela época, mas nunca nunca caí no doping - disse o jogador, garantindo ainda não poder afirmar se é viciado, pois usou a droga eventualmente. - Utilizei mais de uma vez, por isso não posso dizer se sou ou não.

O testemunho acabou tendo o efeito contrário do que a defesa esperava: desqualificar o uso da droga para benefício esportivo. Carlos Portinho ressaltou que a cocaína não ajuda o jogador em campo, assim como lembrou que o jogador de vôlei Giba, flagrado por uso de maconha, fez tratamento e se recuperou. Portinho terminou a defesa dizendo que o jogador precisa de ajuda, não de punição, no que foi acompanhado pelo presidente do Brasiliense, Luiz Estevão. Segundo o dirigente, o lugar onde o Jobson morava - Conceição do Araguaia, no Pará - e as más companhias o influenciaram a usar a droga.

Mas para o procurador Caio Medauar, um exemplo para jovens jogadores não poderia alegar tanta ingenuidade, e a confissão do uso da droga já seria o bastante para a sua condenação.

Auditores negam por unanimidade tentativa de anulação do doping

Portinho, o mesmo que defendeu Dodô em 2007, quando, então jogador do Botafogo, foi pego por uso da substância femproporex, chegou a alegar que o material de coleta não estava dentro dos padrões estabelecidos pela Fifa, que exige um frasco de vidro, não de plástico, mas não obteve sucesso na tentativa de anulação do doping.

Quem compareceu ao julgamento para prestar solidariedade foi o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, que ficou ao lado de Jobson durante todo o julgamento. O dirigente alvinegro não escondeu a sua torcida para que o atleta não fosse banido.

- O que temos de provar é que o doping social tem tratamento. Ele, que é um sujeito alegre e está sempre sorrindo, parece que envelheceu 30 anos durante esse período - disse o mandatário alvinegro.

Em entrevista ao SporTV no fim de 2009, citada pelo jogador em seu depoimento, ele admitiu ter usado cocaína, mas apenas uma vez, em uma festa no fim de semana (21 e 22 de novembro) da partida contra o Atlético-PR, da qual não participou porque cumpriu suspensão automática. A versão, no entanto, não bate com a data do primeiro exame, 8 de novembro. A partida diante do Furacão aconteceu duas semanas depois. Assim, Jobson teria feito uso da droga antes da festa que citou. Toda o problema ainda fez com que o Cruzeiro desistisse da sua contratação.

ENTENDA O CASO

Jobson foi flagrado pela primeira vez no exame antidoping no dia 8 de novembro, quando o Botafogo derrotou o Coritiba por 2 a 0, no Engenhão. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) solicitou a contraprova, que confirmou a presença de cocaína na urina do jogador. A notícia foi divulgada apenas depois que o atacante foi submetido a um novo exame, em 6 de dezembro, após o Alvinegro derrotar o Palmeiras por 2 a 1, na última rodada do Brasileirão. Àquela altura, mais precisamente no dia 17, ele já havia sido suspenso preventivamente por 30 dias pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), e a segunda coleta também apontou traços da droga. Uma nova contraprova não foi realizada, uma vez que a CBF não fez a solicitação.

As leis mundiais antidoping preveem que um atleta seja banido do esporte se for condenado duas vezes por uso de substância proibida. No entanto, existia a possibilidade de a pena ser somente agravada, chegando até quatro anos de suspensão (dois anos para cada flagrante). Desde o início a defesa do jogador entendia que os dois casos deveriam ser transformados em apenas um, acabando com o risco de reincidência. O resultado do julgamento, feito pelo STJD de acordo com o códido da Agência Mundial de Antidoping (Wada), será encaminhado à Fifa pela CBF.

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1454305-9825,00-STJD+SUSPENDE+JOBSON+POR+DOIS+ANOS.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores Jurídicos GR

OK... O único ofício que o cara tem é esse... Não sabe fazer outra coisa... Aí usou uma substância que não melhora em nada o desempenho dele no campo e por conta disso vai ficar sem trabalhar dois anos... Êta povinho retrógrado!!! Ele vai fazer o que agora nesses dois? Ficar fumando pedra até morrer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Bom na certa o Jobson, que tem uma doença, agora, sem o futebol, que provavelmente é a única coisa que ele sabe fazer, vai se recuperar.

Não tem coisa melhor para um dependente químico de uma substância desastrosa:

Ócio, depressão e completa ausencia de perspectiva no futuro.

Esse, na certa irá se recuperar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

É para dar o exemplo.

Se a população ver o cara definhando e mendigando talvez não queiram entrar nessa. É a política dos caras desde o início do século passado. Tá funcionando.

Tem que fazer os políticos definharem também. De qualquer forma. Não vai resolver em nada, mas pelo menos dá aquele gostinho de vingança para o 0,1% da população que se indigna com a situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Também achei um absurdo este afastamento por dois anos do futebol... O cara tem cabeça fraca e ainda fica proibido de fazer a unica coisa que sabe, quem sabe uma decisão destas não faz o cara cair de cabeça nas drogas...

Outro dia no Globo esporte vi um cara do stjd falando que casos de cocaina e crack eram penas mais severas por se tratar de droga pesada e por isso poderiam até banir quem for pego do esporte... Na hora da maconha ele falou que a suspensão é mais branda e muitas vezes poderia chegar a ser de 1 ou 2 partidas ou penas alternativas... vou ver se acho o video e posto por aqui.

É no futebol americano que maconha não é doping? ou na NBA? ou nos dois?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

É assim que ajudam um doente, deixando o cara sem o trabalho dele.

Gente incompetente devem ter tomado essa decisão sem nenhum profissional especializado em dependência. Punição puramente moral em um meio totalmente imoral que é o futebol.

Essa história que atleta tem que ser exemplo pra juventude é ridícula, exemplo tem que ser o pai e mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

É assim que ajudam um doente, deixando o cara sem o trabalho dele.

Gente incompetente devem ter tomado essa decisão sem nenhum profissional especializado em dependência. Punição puramente moral em um meio totalmente imoral que é o futebol.

Essa história que atleta tem que ser exemplo pra juventude é ridícula, exemplo tem que ser o pai e mãe.

Falo tudo.

Moral X Imoral

E de onde deve vir o exemplo.

Não só de pais e mães. Mas dos verdadeiros lideres. Só ver que as festinhas dos politicos é regada a cocaina comprada com a grana de nossos impostos.

Hipocrisia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Se o cara tava procurando um motivo para "se afundar" no crack, encontrou.

ócio por 2 anos, sem fazer o que gosta de fazer (jogar).

Se o cara conseguia fazer um uso digamos "social" do crack, sem graves problemas, agora tem belos motivos para desandar de vez. Afinal agora nem tem mais que se preoucupar com dopping... pode cherar, fumar e se injetar com o que quiser, não tem exame toxicológico pra ser pego.

E tem outra muito importante. Ele diz que desde 2008 usava, e só agora foi pego. Quantos outros jogadores nao usam a muito tempo, e nunca rodaram no dopping?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores Jurídicos GR

Desculpa minha ignorancia, mas cocaina não é estimulante???? Não faz diferença mesmo no condicionamento físico???

Sou leigo, mas acho que faz diferença para pior... Tenta dá uma cafungada e praticar algum esporte depois, principalmente se tiver aquele solzinho quente, para vc ver o que é sentir uma das piores bad trips da sua vida... Se bem que cada um é cada um né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Como muitos por aqui eu já usei quase todos tipos de drogas conhecidas (e desconhecidas :) )... Não é algo que me orgulhe, mas as vezes agente aprende as coisas batendo a cabeça :Ddura: ... Para minha sorte nunca me viciei em nada e fiz pouco uso de drogas pesadas... hoje em dia fumo somente a santa erva e bebo um vinho de vez em quando (raramento uso uma salvia ou dmt)

Falei tudo isto para dar minha opinião se melhora o desempenho, uma vez cheirei e fui jogar bola... Parecia que ia ter um treco, acelerado mas para mim não fez nenhum efeito positivo... Mas vai saber, o Maradona não jogava pegão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

sim... mas 50% já é uma coisa consideravel.... IMO o cara tb foi muito burro...

tudo tem sua hr... obvio que ele num rendeu mais em campo (se bem que ele detonou o meu time do nada <_< ) mas o cara sabe que tem a chance de ser pego, num faça...

eu, por ex NUNCA iria tentar por um emprego que eu preciso mijar no copo, pq aí a seria uma perda de tempo minha, da empresa, do cara que vai testar o mijo...

agora, vai saber se ele ficou no vestiario depois que os cara voltaram... ai meu amigo.. ajuda SIM....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Concordo com o Canadense, escolheu o emprego sabendo das condições, não tenho dó não

E perguntei se não era estimulante pq já vi nego passar 3 dias em claro só com base em drogas, se tivesse lúcido tinha dormido em pé

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Engraçado oque vc falou Canadense...

...Tem um amigo meu que é maconheiro cabeçudo... Tá trampando na IBM e já fez exame de urina mesmo fumando, ele mesmo não sabe como não deu em nada. Vai ver que é pelo fato de trabalhar em uma área de criação, que as vezes não faz diferença se o cara fuma ou não... mas sei lá, nem ele entendeu... E já tá a quase 3 anos, foi promovido e tudo mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

As vezes não rola o sorteio e quem faz o teste são os melhores da partida... Mas o que falaram ai é certo, o que tem de jogador ai que usa várias dorgas e nunca foram pego!! E outra esse negocio de usar cocada e ir fazer qualquer esforço físico que seja voce vai ter uma bela de bad trip se não for o caso de cair no chão tendo um ataque!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores Jurídicos GR

Concordo com o Canadense, escolheu o emprego sabendo das condições, não tenho dó não

E perguntei se não era estimulante pq já vi nego passar 3 dias em claro só com base em drogas, se tivesse lúcido tinha dormido em pé

Então... Daí a melhorar a performance atlética vai uma distância enorme... Mais fácil o cara enfartar do que jogar melhor...

E não concordo com vcs não... Doping é para trapacear, render mais através da química... Essa não foi a intenção dele certamente... Essa lei de doping só serve para punir o fraco e o inocente... O cara passa um creme para pele e se fode, o outro toma um monte de anabolisante, bate recorde mundial, confessa anos depois que se dopava e ninguém faz nada, principalmente se o sujeito for um Carl Lewis da vida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Engraçado oque vc falou Canadense...

...Tem um amigo meu que é maconheiro cabeçudo... Tá trampando na IBM e já fez exame de urina mesmo fumando, ele mesmo não sabe como não deu em nada. Vai ver que é pelo fato de trabalhar em uma área de criação, que as vezes não faz diferença se o cara fuma ou não... mas sei lá, nem ele entendeu... E já tá a quase 3 anos, foi promovido e tudo mais...

bicho, um conhecido meu é um vice da propria e adora uma puna...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

O cara passa um creme para pele e se fode, o outro toma um monte de anabolisante, bate recorde mundial, confessa anos depois que se dopava e ninguém faz nada, principalmente se o sujeito for um Carl Lewis da vida...

andre agassi

todos jogadores de beisebol

futebol americano

EDIT: ERA PEDRA???? e o botafogo sabia??? REVERSAO DOS PONTOS DAQUELAS PARTIDAS QUE O JOBSON JOGOU JÁ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...