Ir para conteúdo

A Espanha Que Faz A Cabeça


CanhamoMAN

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

A Espanha que faz a cabeça

Diz a lenda que, na Espanha, cada pessoa adulta pode ter em casa, sem perigo de ser presa, dois vasos de “cannabis”, planta cujas flores são consumidas na forma de “porros”, cigarrinhos feitos à mão com ou sem mistura de tabaco.

É apenas uma lenda, mas amplamente apoiada na realidade. A legislação espanhola não considera crime o uso da maconha, seja para fins lúdicos ou medicinais, enquadrando como tal apenas o tráfico da droga e seu consumo em espaços públicos.

A omissão da lei sobre o cultivo doméstico para consumo pessoal é interpretada como permissão por centenas de milhares de espanhóis que ostentam as mais viçosas folhagens em suas varandas. E os tribunais vem confirmando esta leitura.

Multiplicam-se as publicações sobre a planta, seus derivados, utensílios e formas de cultivo; as lojas que vendem desde produtos de cânhamo a uma infinidade de apetrechos para o consumo; as associações de usuários e o cultivo comunitário.

A naturalidade com que o espanhol convive com a “marihuana” é sinal do amadurecimento do debate sobre o tema, que vai muito além da liberação do uso da droga em “coffee shops” como os holandeses.

Um dos principais eixos de discussão, amparado em pesquisas científicas de instituições de renome, é o uso medicinal da planta e/ou de seu extrato, já regulamentado em países como Alemanha, Noruega, Reino Unido, Áustria e Itália.

Lembro que há medicamentos produzidos em laboratório com o princípio ativo da “cannabis” (o THC) cujo uso é autorizado na Comunidade Européia por tratados farmacológicos internacionais. São específicos para sintomas relacionados à AIDS e à quimioterapia de combate ao câncer.

Mas é bem maior a lista de doenças que poderiam ser tratadas com o uso da maconha, a depender da continuidade das pesquisas e da liberação do uso: náuseas, vômitos, anorexia, esclerose múltipla, epilepsia, depressão, dores, glaucoma e até asma.

A regulamentação deste e de outros usos da “marihuana” é a principal bandeira do chamado “Partido da Cannabis”, a Representação Cannábica de Navarra (RCN), sediada em Pamplona, norte da Espanha.

A RCN inaugurou esta semana a primeira sede européia dedicada à experimentação dos usos lúdico e medicinal da maconha.

O programa do partido é no mínimo instigante. Defende, por exemplo, a regionalização do cultivo da maconha – com certificação de origem controlada! - para combater o tráfico, aumentar a arrecadação de impostos e gerar empregos.

Propõe o uso industrial da planta nos mais diversos setores; o ensino nas escolas sobre prevenção ao uso de drogas; a descriminalização do uso de qualquer substância por pessoas adultas.

Tudo sob o controle de uma espécie de agência reguladora da maconha – o Conselho Regulador e Controlador da Cannabis.

O que chama a atenção é a quase total ausência de tabu do espanhol comum para lidar com o assunto.

Talvez a História já os tenha libertado de algumas camadas de hipocrisia, afinal o ser humano convive com a “cannabis” desde o terceiro milênio antes de Cristo, e só nos últimos dois séculos é que isso passou a ser considerado crime.

E não há nada mais pragmático quando se quer enfrentar um problema que encará-lo como ele realmente é, sem as lentes distorcidas do preconceito.

Exemplo que tem sido seguido pelos norteamericanos. Esta semana, o estado de Nova Jersey foi o décimo-quarto a aprovar legislação sobre o uso médico da “marihuana”, e a Suprema Corte da Califórnia eliminou, por unanimidade, os limites para cultivo e porte de “cannabis” para os mesmos fins.

Antes que me atirem pedras, recomendo aos interessados uma visita ao site http://www.cannabis-med.org. Porque, mesmo atrasado, o Brasil não poderá fingir que esse debate não está acontecendo. E é melhor estarmos bem informados.

Anamaria Rossi é jornalista e está passando uma temporada em Barcelona, onde pretende converter-se em cozinheira. Estuda Cocina e Pastelería e compartilha suas descobertas no blog Yo que sé? Uma aprendiz em Barcelona

Do Site O Globo Blog Noblat

23 01 2010

Link Original: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?t=a-espanha-que-faz-cabeca&cod_Post=259994&a=117

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

A idéia de que "é lenda" o cidadão espanhol poder plantar dois pés de cannabis em casa não está correta.

Não é "lenda", é cultural! Os espanhóis têm para si, pela omissão da lei, que podem cultivar a sua própria ganja, e como os tribunais confirmam essa leitura, tendo como principio os costumes do povo, fica valendo o costume.

Por conta disso a repressão fica apenas no consumo em vias públicas e contra a venda. A polícia espanhola não perde seu tempo e nao gasta o dinheiro público para repreender usuários e cultivadores.

Não são apenas os espanhóis que têm esse tratamento, essa cultura, com relação à cannabis, se olharmos aqui em nossa volta veremos uma Argentina com uma cultura muito forte de cultivo e não de compra de cannabis dos traficantes.

Veremos ainda um Uruguay, onde é possível fumar em praça pública sem ser incomodado pelos policiais (vide revista THC n°: 22 link : http://www.revistathc.com/numeros_anteriores.php), único país sul americano que nunca perseguiu os "maconheiros" e onde se estuda a legalização (me mudo pra lá assim que isso acontecer), além de já promoverem o uso industrial do cañamo.

Na Argentina se promovem feiras cannabicas (vide tópicos aqui no growroon), existem revistas destinadas ao nosso público à venda em todos os "kioscos"(vi à venda a Spannabis e a THC).

Precisamos abrir a mente e os olhos do povo brasileiro, eles precisam aprender que quem está cultivando sua própria cannabis não está comprando de traficantes. Espero que um dia possamos chegar nesse nível de cultura cannábica, com o povo educado e com a mente livre desses preconceitos que lhes foram enfiados goela abaixo...

Paz a todos :)===~

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

alguém conseguiu entrar no site http://www.cannabis-med.org , aqui só abre uma página com o logotipo bonito ..

Aqui abriu normal ...

no meu IE8 não mostrou nada... só o logo bonito, mas no codigo fonte há os links para diferentes linguas

tem algo errado com o css (ou seria com o IE8!?)

segue o link que há informacoes

http://www.cannabis-med.org/index.php?lng=en

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

no meu IE8 não mostrou nada... só o logo bonito, mas no codigo fonte há os links para diferentes linguas

tem algo errado com o css (ou seria com o IE8!?)

segue o link que há informacoes

http://www.cannabis-med.org/index.php?lng=en

nessa página com o logo bonito vc escolha a lingua que deseja abrir o site!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...