Ir para conteúdo

Usp Testa Componente Da Maconha Contra Mal De Parkinson

bong420

Recommended Posts

• Usuário Growroom

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,usp-testa-componente-da-maconha-contra-mal-de-parkinson,503007,0.htm

USP testa componente da maconha contra mal de Parkinson

Cannabidiol combate a psicose que sofrem muitos dos doentes, sem que aumentem seus tremores

RIBEIRÃO PRETO - Cientistas da Universidade de São Paulo (USP) testam um componente da maconha contra o mal de Parkinson, o 'cannabidiol', para tratar a psicose que sofrem muitos dos doentes, sem que aumentem seus tremores.

O "estudo piloto" com seis pessoas que sofrem de Parkinson mostrou que após receber 'cannabidiol' em altas doses melhoraram seus problemas mentais, mas também de ansiedade, distúrbios do sono e depressão, sem que piorassem os tremores provocados pela doença.

Mas os responsáveis pela pesquisa, os professores Antonio Waldo Zuardi e José Alexandre Crippa, deixam claro que isto nada tem a ver com fumar maconha. "Tomar 'cannabidiol' não provoca alucinações. A maconha tem 460 componentes e só 80 atuam no cérebro. Ao se fumar maconha, a pessoa recebe o 'cannabidiol' mas também muitas outras coisas. Fumar que não é recomendável para fins terapêuticos", comentou Crippa.

Zuardi lembra, além disso, que "a concentração das diferentes substâncias varia em função da parte da planta que se fume e também da região da qual provém". Por isso, "pode causar diferentes efeitos em função da amostra".

Agora, a tarefa dos cientistas brasileiros é a comprovação "em um grande estudo" de que efetivamente o 'cannabidiol' pode ser receitado para melhorar a vida de quem sofre de Parkinson.

Embora não seja novidade que a maconha contém substâncias com propriedades medicinais e que em muitos lugares já se faz pesquisas com o 'cannabidiol', é inédita a comprovação em seres humanos de uma longa lista de propriedades da planta contra Parkinson.

Zuardi e Crippa lideram o grupo de pesquisadores responsável pela descoberta no Departamento de Neurologia da USP no campus de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Ali os cientistas comprovaram as propriedades do 'cannabidiol' para melhorar a vida dos portadores de Parkinson, doença que surge da paulatina degeneração das células cerebrais que produzem a dopamina, hormônio implicado no controle dos movimentos.

Conforme explicou Zuardi à Agência Efe, o maior problema no tratamento é que os precursores da dopamina em "um significativo número de casos" acabam provocando delírios, alucinações, depressão, ansiedade e alguns outros problemas mentais.

Crippa, por sua vez, comentou que a pesquisa serviu para "verificar que os pacientes em geral melhoram dos tremores". Durante o estudo, "relatavam que melhoravam dos problemas de insônia e da ansiedade. Por esse motivo, a substância serve inclusive como tranquilizante".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom
Mas os responsáveis pela pesquisa, os professores Antonio Waldo Zuardi e José Alexandre Crippa, deixam claro que isto nada tem a ver com fumar maconha. "Tomar 'cannabidiol' não provoca alucinações. A maconha tem 460 componentes e só 80 atuam no cérebro. Ao se fumar maconha, a pessoa recebe o 'cannabidiol' mas também muitas outras coisas. Fumar que não é recomendável para fins terapêuticos", comentou Crippa.

Mas como ele disse, recebe o cannabidiol também, ou seja, fumar pode ajudar sim. E sendo recomendável ou não, quem deveria decidir isso é o paciente. Pra que eu vou pagar caro por uma medicação que contém o cannabidiol isolado se eu posso plantar maconha na minha horta e usar da forma que eu quizer??? Seja fumando, vaporizando, comendo...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Boa noticia heim, parabens aos professores tao mandando muito bem.

Comeca assim, pesquisando a substancia, depois descobrem que se vaporizar vc inala quase soh coisa boa. Ai ja tem argumento pra plantar em casa ou comprar para uso medicinal.

Muito bom saber que o Brasil ta caminhando nessa area, um pouco atrasado mas ta indo.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Será que os professores Antonio Waldo Zuardi e José Alexandre Crippa tem noção do Growroom?

Se não, seria interessante procurar se os dois possuem email e fazer um texto indicando o forum, perguntando se eles não se interessariam em pesquisar por aqui também, visando a enorme quantidade e variedade de material disponibilizado...

Poderia ajudar nas pesquisas tbm...

E outra: "Ao se fumar maconha, a pessoa recebe o 'cannabidiol' mas também muitas outras coisas..."

Outras coisas que também influenciam em todo o resultado, além de outros beneficios....

Como Fritjof Capra fala, devemos procurar ver tudo de forma interligada, sistemica, além do unitário.....Não somente a visão cartesiana da coisa....

porque tudo está interligado...

Abç!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

o link pra quem não conseguiu:

USP TESTA COMPONENTE DA MACONHA CONTRA MAL DE PARKINSON

Pra mim soa como falso puritanismo deixar de fora o THC, que se encaixa "nessas outras coisas" que tem na maconha. Todo mundo sabe que no todo se inclue o principal composto ativo, o THC que aliado ao CBD tb traz beneficios. :Maria: chega de preconceito e falso moralismo.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Tudo bem, mas pode ser que os efeitos nos pacientes só são significativos em doses altas de cannabidiol, que não são encontradas em um simples baseado. Não sei, mas creio que é isso.

Pode ser, mas pode-se obter uma strain com o perfil mais indicado com cruzamento seletivo.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Meu maior medo com essas pesquisas é que em algum futuro, convencidos do "potencial terapêutico" da maconha, o órgão que controlar a distribuição da maconha (que é o que se presume dessas "legalizações" ou "descriminalizações" que os Governos falam --- ter a substância controlada pelo Estado) começar a querer desenvolver strains cegamente atrás desses compostos como o cannabidiol.. e então se perder a essência do que é a maconha realmente, com seus THC, etc..

A melhor coisa de ter Seedbanks e Breeders "ilegais" é que eles TEM que desenvolver uma strain completa e aprimorada sempre.. se quiserem que seja competitiva..

Só vejo a legalização VERDADEIRA, onde cada um possa plantar maconha em sua casa, onde se possa plantar maconha em jardins, em florestas, na beira da praia.. é uma PLANTA e deve ser entendida como tal. se eu quiser ter uma cannabis ao invés de uma amendoeira fazendo sombra pra minha casa, por que não?

E outra coisa.. é muito estranho acompanhar os avanços nos estudos da cannabis medicinal, pois por mais que se prove estudo após estudo os benefícios da cannabis, NADA mudar.. NADA.. Se forem publicados 500 estudos num mês, os caras vão simplesmente falar: É.. realmente.. temos que fazer mais estudos nessa área para averiguar os fatos.. Temos que ver por todos os lados.. Quando o único lado que não se pensa é o porque de ainda estar proibido. Ainda mais agora com a Copa do Mundo e as Olimpíadas vindo aí.. Os caras aqui no RJ querem botar ordem em tudo, choque de ordem, ordem na orla, ordem não sei aonde.. pqp.. vai ser florida!

Link para o comentário

• Usuário Growroom
E outra coisa.. é muito estranho acompanhar os avanços nos estudos da cannabis medicinal, pois por mais que se prove estudo após estudo os benefícios da cannabis, NADA mudar.. NADA.. Se forem publicados 500 estudos num mês, os caras vão simplesmente falar: É.. realmente.. temos que fazer mais estudos nessa área para averiguar os fatos.. Temos que ver por todos os lados.. Quando o único lado que não se pensa é o porque de ainda estar proibido. Ainda mais agora com a Copa do Mundo e as Olimpíadas vindo aí.. Os caras aqui no RJ querem botar ordem em tudo, choque de ordem, ordem na orla, ordem não sei aonde.. pqp.. vai ser florida!

É bem isso mesmo. Quando é pra verificar benefícios, ou mesmo pra desmistificar os mitos de que 'maconha causa isso', 'maconha causa aquilo' é sempre 'temos que ir com calma', 'precisamos de mais provas'. Quando é pra falar de supostos malefícios qualquer 'estudo' meia boca eles já tão publicando pelo mundo inteiro. É como essa história de que maconha causa esquizofrenia, não existe prova NENHUMA, os próprios estudos que mostraram algum tipo de relação falavam que isso não comprovava nada, que não queria dizer nada, mas no mundo inteiro as pessoas já tomaram como fato. Agora os benefícios medicinais pra eles precisam de mais provas. Mais provas do que milhares de anos de uso com esse fim!??!?!? Eu tenho uma farmacopéia brasileira antiga que ainda tem a maconha na lista dos medicamentos!!!! O que aconteceu??? Eles simplesmente se esqueceram disso!?!??!?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu tenho uma farmacopéia brasileira antiga que ainda tem a maconha na lista dos medicamentos!!!! O que aconteceu??? Eles simplesmente se esqueceram disso!?!??!?

Sim, o pior é que foi um "esquecimento forçado" :angry:

Link para o comentário