Ir para conteúdo

Droga: “Liberamos E O Consumo Caiu”, Afirma O Presidente Do Observatório Europeu


dogo420

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Droga: “Liberamos e o consumo caiu”, afirma o presidente do Observatório Europeu.

O português João Goulão ocupa a presidência do respeitado Observatório Europeu para as Drogas e a Toxicodependência (OEDT), órgão oficial da União Europeia, sediado em Lisboa.

Goulão foi o responsável pela introdução no final de 1999, em Portugal, da legislação mais moderna e revolucionária dos últimos 50 anos.

Com efeito, Portugal, por lei ordinária, descriminalizou o porte e o uso de todas as drogas.

A proibição foi mantida, mas apenas como infração administrativa. Igual, por exemplo, a parar um automóvel em local proibido.

Por outro lado, a nova legislação portuguesa aumentou as penas para o crime de tráfico de drogas proibidas e estabeleceu lapso de tempo maior para a obtenção de progressões prisionais.

A audácia de Goulão, como se percebe, não contempla a legalização: “Não imagino um cenário de consenso internacional que permita se chegar a esse objetivo”.

A mais prestigiada revista européia, The Economist (parceira no Brasil da revista CartaCapital), dedica a Goulão elogios ao informar que em Portugal, desde a vigência da lei, caiu a demanda por todo o tipo de drogas que eram, antes dela, consideradas proibidas: maconha, cocaína, heroína, metanfetaminas etc.

O constitucionalista norte-americano Glenn Greenwald, um liberal e considerado dos mais influentes dos Estados Unidos, aplaudiu a experiência portuguesa, em seu nome e do instituto que preside: Cato Insitute (Washington DC).

Goulão, entrevistado, frisou: “ Os nossos resultados foram analisados por outros países e muitos têm na legislação portuguesa um ponto de partida para as reformas”.

PANO RÁPIDO. O Brasil, no governo Fernando Henrique Cardoso (FHC), perdeu a grande oportunidade de caminhar juntamente com Portugal, que abriu todas as portas e revelou interesse numa parceria.

Ao tempo, FHC preferiu seguir a linha norte-americano que, no governo do democrata Bill Clinton, era ditada pelo republicano e czar antidrogas Barry McCaffrey, um general reformado e com medalha de bravura por ter lutado no Vietnã, onde perdeu parte do antebraço numa explosão.

Wálter Fanganiello Maierovitch

Data: 29/01/2010

Fonte: http://maierovitch.blog.terra.com.br/2010/01/29/droga-liberamos-e-o-consumo-caiu-afirma-o-presidente-do-observatorio-europeu/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Além de oportunista a visão dele ainda é muito tosca. Pelo FHC o usuário deveria ser descriminalizado porque é DOENTE e o tráfico deve ser combatido mais intensamente. Ou seja, apesar de descriminalizar o usuário ainda discrimina ele, e não resolve em NADA o problema da violência do tráfico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Além de oportunista a visão dele ainda é muito tosca. Pelo FHC o usuário deveria ser descriminalizado porque é DOENTE e o tráfico deve ser combatido mais intensamente. Ou seja, apesar de descriminalizar o usuário ainda discrimina ele, e não resolve em NADA o problema da violência do tráfico...

porra do jeito que tu ta ecrevendo parece que usuario ta nadando num mar de rosas... prefiro ser doente numa boa, do que ter pulissa enchendo meu saco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Eu ainda não entendo onde é o limite de usuário e dependente (doente ai no caso).

Nessa descriminalização não vamos pensar somente em cannabis mas em todas as drogas (isso que é FODA)... a segunda droga ilicita mais utilizada deve ser a cocaína e seus derivados. Olha, já usei algumas vezes cocaína e conheço os "usuários". Não vejo eles sendo usuários "saudaveis", eles são bem dependentes.. ai que acho que entra a "doença" que o FHC diz. A droga fica ali paradinha no canto dela :hahaha:, quem cria o problema com o uso.. é o usuário.

Você pode falar que é independente da substancia, dizer "Paro quando eu quero" e parar. Mas você quer parar? eu não AHHAHAAHAH... sei la.. pra que "ter que parar?" eu sou usuário...eu USO, posso ser doente tambem, to dentro com o Canadense :)===~

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
  • Tópicos

  • Posts

    • Salve galera, tudo certo?! Alguns anos sem entrar aqui na casinha, mas como eu vi que tem alguns Growers retornando à casa e outros novos chegando, resolvi postar uma "atualização jurídica" (que não é tããão atual assim) para todos os usuários que já "rodaram/caíram" nesses anos todos de cultivo!!  Todos nós sabemos do julgamento do RE 635.659 (Recurso no STF para descriminalização do porte de maconha), agora chegou o momento de revisar as antigas condenações.  Sabe aquela transação penal assinada? Aquela condenação pelo 28 (que não foi declarada inconstitucional na época)?? Aquela condenação do seu amigo pelo 33, mas que se enquadrava nos parametros de um grower??? Pois então, chegou o momento de revisar todos esses processos para "limpar" a ficha de todos(as) os(as) manos(as) jardineiros(as)!! "O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dará início, em 30 de junho, ao mutirão nacional para revisar a situação de pessoas presas e/ou condenadas por porte de até 40 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas. A realização do mutirão cumpre determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) ao julgar recurso sobre o tema em junho de 2024, que resultou na fixação de parâmetros para diferenciar o porte de maconha para uso pessoal do tráfico. Entre o dia 30 de junho e 30 de julho, os tribunais da Justiça Estadual e regionais federais farão um esforço concentrado para rever casos de pessoas que foram condenadas por tráfico de drogas, mas que atendam aos critérios do STF: terem sidos detidos com menos 40 gramas ou 6 pés de maconha para uso pessoal, não estarem em posse de outras drogas e não apresentem outros elementos que indiquem possível tráfico de drogas. De acordo com da Portaria CNJ n. 167/2025, os tribunais atuarão simultaneamente para levantar os processos que possam se enquadrar nos critérios de revisão até o dia 26 de junho. Este é o primeiro mutirão realizado no contexto do plano Pena Justa, mobilização nacional para enfrentar a situação inconstitucional dos presídios reconhecida em 2023 pelo STF. O CNJ convidará representantes dos tribunais que atuarão diretamente na realização do mutirão para uma reunião de alinhamento na próxima semana, além de disponibilizar o Caderno de Orientações." LINK DO CNJ Caso o seu caso se enquadre, ou conheça alguém que também passou por essas situações, sugerimos buscar um Advogado de confiança ou entrar em contato aqui neste tópico mesmo com algum dos Consultores Jurídicos aqui da casinha mesmo!! Bless~~
    • Curitiba é sempre pior parte hahahaha!
    • o teu chegou? o meu já passou por Curitiba mas tá devagar (pelo menos o pior já passou) kkkkkkkkkk
×
×
  • Criar Novo...