Ir para conteúdo

Droga: “Liberamos E O Consumo Caiu”, Afirma O Presidente Do Observatório Europeu

dogo420

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Droga: “Liberamos e o consumo caiu”, afirma o presidente do Observatório Europeu.

O português João Goulão ocupa a presidência do respeitado Observatório Europeu para as Drogas e a Toxicodependência (OEDT), órgão oficial da União Europeia, sediado em Lisboa.

Goulão foi o responsável pela introdução no final de 1999, em Portugal, da legislação mais moderna e revolucionária dos últimos 50 anos.

Com efeito, Portugal, por lei ordinária, descriminalizou o porte e o uso de todas as drogas.

A proibição foi mantida, mas apenas como infração administrativa. Igual, por exemplo, a parar um automóvel em local proibido.

Por outro lado, a nova legislação portuguesa aumentou as penas para o crime de tráfico de drogas proibidas e estabeleceu lapso de tempo maior para a obtenção de progressões prisionais.

A audácia de Goulão, como se percebe, não contempla a legalização: “Não imagino um cenário de consenso internacional que permita se chegar a esse objetivo”.

A mais prestigiada revista européia, The Economist (parceira no Brasil da revista CartaCapital), dedica a Goulão elogios ao informar que em Portugal, desde a vigência da lei, caiu a demanda por todo o tipo de drogas que eram, antes dela, consideradas proibidas: maconha, cocaína, heroína, metanfetaminas etc.

O constitucionalista norte-americano Glenn Greenwald, um liberal e considerado dos mais influentes dos Estados Unidos, aplaudiu a experiência portuguesa, em seu nome e do instituto que preside: Cato Insitute (Washington DC).

Goulão, entrevistado, frisou: “ Os nossos resultados foram analisados por outros países e muitos têm na legislação portuguesa um ponto de partida para as reformas”.

PANO RÁPIDO. O Brasil, no governo Fernando Henrique Cardoso (FHC), perdeu a grande oportunidade de caminhar juntamente com Portugal, que abriu todas as portas e revelou interesse numa parceria.

Ao tempo, FHC preferiu seguir a linha norte-americano que, no governo do democrata Bill Clinton, era ditada pelo republicano e czar antidrogas Barry McCaffrey, um general reformado e com medalha de bravura por ter lutado no Vietnã, onde perdeu parte do antebraço numa explosão.

Wálter Fanganiello Maierovitch

Data: 29/01/2010

Fonte: http://maierovitch.blog.terra.com.br/2010/01/29/droga-liberamos-e-o-consumo-caiu-afirma-o-presidente-do-observatorio-europeu/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Além de oportunista a visão dele ainda é muito tosca. Pelo FHC o usuário deveria ser descriminalizado porque é DOENTE e o tráfico deve ser combatido mais intensamente. Ou seja, apesar de descriminalizar o usuário ainda discrimina ele, e não resolve em NADA o problema da violência do tráfico...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Além de oportunista a visão dele ainda é muito tosca. Pelo FHC o usuário deveria ser descriminalizado porque é DOENTE e o tráfico deve ser combatido mais intensamente. Ou seja, apesar de descriminalizar o usuário ainda discrimina ele, e não resolve em NADA o problema da violência do tráfico...

porra do jeito que tu ta ecrevendo parece que usuario ta nadando num mar de rosas... prefiro ser doente numa boa, do que ter pulissa enchendo meu saco...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu ainda não entendo onde é o limite de usuário e dependente (doente ai no caso).

Nessa descriminalização não vamos pensar somente em cannabis mas em todas as drogas (isso que é FODA)... a segunda droga ilicita mais utilizada deve ser a cocaína e seus derivados. Olha, já usei algumas vezes cocaína e conheço os "usuários". Não vejo eles sendo usuários "saudaveis", eles são bem dependentes.. ai que acho que entra a "doença" que o FHC diz. A droga fica ali paradinha no canto dela :hahaha:, quem cria o problema com o uso.. é o usuário.

Você pode falar que é independente da substancia, dizer "Paro quando eu quero" e parar. Mas você quer parar? eu não AHHAHAAHAH... sei la.. pra que "ter que parar?" eu sou usuário...eu USO, posso ser doente tambem, to dentro com o Canadense :)===~

Link para o comentário