Ir para conteúdo

Gandhia!

Proponha

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Aposto que o amigo de cima nem mesmo leu a discussão que se arrola em torno do tema.

É muito fácil chegar, falar uma frase de apoio e na hora de ter que prestar serviço comunitário sair correndo...

Digo novamente aos que ainda estão determinados a fumar a "verdadeira", evitem dor de cabeça, que saibamos chamar a atenção sem se meter em cilada.

Acredito sinceramente que o Gandhia day foi pensado de forma equivocada. Essa parada não vai dar certo, pelo menos por enquanto...

Se bobear é bem provável que no dia x já tenha até reforço policial no local. Isso aqui é internet gente!

Só vou se for de corda...!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 295
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Usuário Growroom

o Coletivo Growroom e Marcha poderiam escrever um manifesto educativo expondo o lado industrial ,medicinal e como é em outros países(mostrando ao povo brasileiro oque mudou quando se legalizou e descrim a erva) . Esse manifesto deveria ser enviado por carta para os principais jornais do país .

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Ae, acabou de sair no blog sobredrogas do Globo

Ativistas pró-legalização da maconha propõem ato polêmico em SP

Enviado por Sobredrogas -

19.2.2010

|

17h38m

Um grupo de defensores da legalização da maconha pretende promover um ato ousado e muito polêmico no próximo dia 27 de fevereiro, em pleno pilotis do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista. Uma manifestação de uso público coletivo de maconha, para marcar posição pela legalização da erva. O movimento, que está sendo convocado pela internet, defende que a ação de desobediência civil coletiva seja "um ato construtivo na busca pelo respeito à liberdade individual". A iniciativa está sendo chamada de "Ghandia", em alusão à palavra "ganja", denominação da maconha na cultura Rastafári, e também ao "Ganja Day", evento de uso coletivo de maconha que ocorre há alguns anos em países como Inglaterra e Canadá, sempre no dia 20 de abril (4/20, no calendário anglo-saxão). Por essa razão, também, a "Gandhia" paulistana está sendo marcada para as 4h20 da tarde.

Os autores da ideia afirmam saber que o uso público de maconha no Brasil não apenas é ilegal (apesar de despenalizado com prisão), mas ainda muito mal visto pelas forças policiais brasileiras. Dizem entender que uma iniciativa como essa provavelmente será reprimida, mas acreditam que se a manifestação for feita por um número muito grande de pessoas, de forma pacífica, poderá ser um marco na luta pela legalização e pela descriminação definitiva da droga do Brasil.

Este blog tem suas dúvidas. Pode até ser que a manifestação seja um marco. Mas pode muito bem ser uma bola fora também. Um passo atrás (apesar de bem intencionado) no debate em defesa da legalização da maconha. Por mais que a imagem de centenas de pessoas fumando um baseado no meio da rua pareça utopicamente libertária, o fato é que tal manifestação caracteriza concretamente um desrespeito à atual legislação vigente no país, um prato cheio para a imprensa sensacionalista e um grande risco de recolocar a tese da legalização novamente na vala comum da apologia ao crime e do "moralmente inaceitável".

Entidades de ativistas que trabalham pela legalização, como o Coletivo Marcha da Maconha, receberam a ideia com muita reticência, temendo que o episódio prejudique o debate sobre o tema. Principalmente agora, quando a proposta oficial de legalização da maconha está prestes a ser finalizada para encaminhamento ao Congresso, pelo deputado Paulo Teixeira (PT/SP). Nesse contexto, qualquer confusão envolvendo usuários e a polícia em plena Avenida Paulista seria poderosa munição para os opositores da proposta. E munição para um fragoroso tiro no pé.

Agora, mais do que nunca temos que fazer com fumo fake.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

isso, Projeto Ghandia...

O loko Picax! haha

é Gandhia! Alusão a Gandhi!

Reunião marcada!

Reunião do Projeto Gandhia no Vão Livre do Masp.

Na Av. Paulista!.

Domingo, dia 21/02 às 19h!

Quem quiser dar seus pitacos, ajudar a pensar e organizar o movimento, cole!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

fumo fake EU VO participar!! alias, até mesmo que vão com cannabis... eu mesmo poderia ir ficar no meio com tabaco.. mas não, do jeito que é a policia bem preparada, capaz de eu ir junto com a manada assinar o TCO.

demoro anunciar oficialmente que é com fumo fake pra ir todo mundo!

alusão à palavra "ganja", denominação da maconha na cultura Rastafári
clap
Link para o comentário

• Usuário Growroom

fumo fake EU VO participar!! alias, até mesmo que vão com cannabis... eu mesmo poderia ir ficar no meio com tabaco.. mas não, do jeito que é a policia bem preparada, capaz de eu ir junto com a manada assinar o TCO.

demoro anunciar oficialmente que é com fumo fake pra ir todo mundo!

clap

Só relembrando que nada está deliberado, por favor colem na reunião, tem muita coisa pra se ver e discutir ainda.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu vi a noticia no Hempadão e achei que seria uma revolução.

Mas vendo por outro lado, concordo 100% com tudo que o autor do texto do sobredrogas disse.

Nós, maconheiros do Brasil, nunca chegamos tão perto da legalização como estamos hoje, aos poucos estamos conseguindo nosso espaço. Já está para entrar em votação um projeto de lei que vai legalizar.

O evento "Ghandia" poderia ser um protesto caso a votação não obtenha sucesso.

E pelo jeito que as coisas são, a votação não vai dar certo.

Gostaria de ir na reuniåo mas não sou de sampa, se o evento for rolar com fumo de corda eu devo pegar um bumba pra colar por lá.

Abraços.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Salve salve.... penso que essa iniciativa terá sentido se realmente não houver maconha no dia. Tipo, pregar uma peça mesmo na polícia.

Somado com todas as dicussões sobre ampliar o foco, pra além de um fumacê!

Vejo com preocupação a idéia, precisa ser muito bem organizado e haver muita disciplina.

Quero propor 4 pontos:

1) Que seja criada uma área restrita, no fórum (ou algo assim), para quem estiver disposto debater por lá... pra não esplanar as estratégias;

2) Que, no dia, estejam presentes advogados, todos devidamente informados;

3) Que sejamos duros com a intolerância à maconha no dia do evento. Explicamos a estratégia, armamos uma logística pra tirar as maconhas da área e deixar tudo OK;

4) Que seja levado um termo de compromisso, que todos assinariam, como condição pro evento rolar na unidade. Esse documento deixaria claro que não vai haver maconha na manifestação. Esse documento seria apresentado pelos advogados, aos policiais, no momento da provável prisão.

Penso que rola um potencial grande de uma galera ter problemas com a polícia.

Seria muito engraçado ver uma manchete: "Laudo da perícia aponta que não havia maconha na manifestação" hehehehe

Abraços

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Olha, acabei de ficar preocupado. Não tinha me manifestado até agora porque fico dividido sobre esse tema. Em tese não sou contra a desobediência como tática, mas acho que sobre legalização da maconha no Brasil é um tiro no pé.

Mas aconteceu um lance no twitter que não pode rolar de jeito nenhum: "@unzinho Domingo após a reunião da Marcha da Maconha em São Paulo, vai rolar a reunião do Gandhia para acertar detalhes do ato."

A Marcha da Maconha não pode ser envolvida de forma nenhuma neste ato. Acho que cabe até uma nota oficial de esclarecimento no nosso site urgente.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

não se esqueçam dos cartazes pró-legalização focando no lado medicinal, industrial e oque mudou nos países que aderiram a políticas mais tolerantes.

A melhor arma que vocês podem ter se chama INFORMAÇÃO.

e "idéias são a prova de balas"! V de vingaça ( filme foda )

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Poh se os coletivos da Marcha , o DAR e o GR tao com um peh atraz e fazem questao de deixar bem claro que nao estao participando na organizacao eh porque realmente nao eh o momento de acontecer esta manifestacao.

Jah somos tao poucos que querem lutar pela legalizacao , nao pode eh comecar cada coletivo correr para lados diferentes.

A Uniao faz forca.

Abraco Σοφία

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Poh se os coletivos da Marcha , o DAR e o GR tao com um peh atraz e fazem questao de deixar bem claro que nao estao participando na organizacao eh porque realmente nao eh o momento de acontecer esta manifestacao.

Jah somos tao poucos que querem lutar pela legalizacao , nao pode eh comecar cada coletivo correr para lados diferentes.

A Uniao faz forca.

Abraco Σοφία

concordo

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Salve salve.... penso que essa iniciativa terá sentido se realmente não houver maconha no dia. Tipo, pregar uma peça mesmo na polícia.

Somado com todas as dicussões sobre ampliar o foco, pra além de um fumacê!

Vejo com preocupação a idéia, precisa ser muito bem organizado e haver muita disciplina.

Quero propor 4 pontos:

1) Que seja criada uma área restrita, no fórum (ou algo assim), para quem estiver disposto debater por lá... pra não esplanar as estratégias;

2) Que, no dia, estejam presentes advogados, todos devidamente informados;

3) Que sejamos duros com a intolerância à maconha no dia do evento. Explicamos a estratégia, armamos uma logística pra tirar as maconhas da área e deixar tudo OK;

4) Que seja levado um termo de compromisso, que todos assinariam, como condição pro evento rolar na unidade. Esse documento deixaria claro que não vai haver maconha na manifestação. Esse documento seria apresentado pelos advogados, aos policiais, no momento da provável prisão.

Penso que rola um potencial grande de uma galera ter problemas com a polícia.

Seria muito engraçado ver uma manchete: "Laudo da perícia aponta que não havia maconha na manifestação" hehehehe

Abraços

Cobriu muito bem os pontos importantes Pintolico. Já estamos em contato com um advogado para nos auxiliar nas questões jurídicas.

Olha, acabei de ficar preocupado. Não tinha me manifestado até agora porque fico dividido sobre esse tema. Em tese não sou contra a desobediência como tática, mas acho que sobre legalização da maconha no Brasil é um tiro no pé.

Mas aconteceu um lance no twitter que não pode rolar de jeito nenhum: "@unzinho Domingo após a reunião da Marcha da Maconha em São Paulo, vai rolar a reunião do Gandhia para acertar detalhes do ato."

A Marcha da Maconha não pode ser envolvida de forma nenhuma neste ato. Acho que cabe até uma nota oficial de esclarecimento no nosso site urgente.

Cinco, já mudamos o local do ato, não vamos mais nem comentar o nome da Marcha em nada relacionado o Gandhia, são duas formas de luta diferentes, as duas considero válidas e acredito que devem acontecer paralelamente.

A Uniao faz forca.

Abraco Σοφία

Não é porque as instituições não apóiam que cada um de nós individualmente, sem comprometer a imagem "correta" dessas instituições, não possa tomar partido nisso e apoiar o movimento. Não é a proposta nem da Marcha, nem do DAR, nem do GR de agir no ambito da desobediência civil. Mas pode ser a proposta de alguns individuos do DAR, alguns individuos da Marcha e alguns individuos do GR, que juntos possam criar, desenvolver e atuar em uma instância que nenhuma dessas três instituições cobre.

Quanto a reunião mudamos ela pra Domingo dia, 21/01, 19h no Vão Livre do MASP! (Não preciso nem falar que NÃO PORTEM maconha ou outras drogas ilegais.)

Acho que mais do que o tabaco, algo como orégano daria um efeito mais incisivo pro que queremos passar.

Mas isso é assunto pra reunião!

Compareçam!

Abraços!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Não é porque as instituições não apóiam que cada um de nós individualmente, sem comprometer a imagem "correta" dessas instituições, não possa tomar partido nisso e apoiar o movimento. Não é a proposta nem da Marcha, nem do DAR, nem do GR de agir no ambito da desobediência civil. Mas pode ser a proposta de alguns individuos do DAR, alguns individuos da Marcha e alguns individuos do GR, que juntos possam criar, desenvolver e atuar em uma instância que nenhuma dessas três instituições cobre.

Proponha, acho que a questão aqui é muito mais de "contribuir com a crítica e com a preocupação" que "não apoiar".

Não apoiar seria deixar geral na mão.... que vejo que tá rolando é uma GALERA preocupada em contribuir e, principalmente, preocupada com a repercussão pro movimento antiproibicionista nacional como um todo.

Aos que estão envolvidos diretamente com isso, apelo que sejam responsáveis!

SEM CRIMES, por favor!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Não entendi como foi que essa notícia foi parar na mídia.

Alguém vazou a info ou tem jornalista já no GR para fazer reportagens?

Engraçado é que depois da notícia eu comecei a ver essa idéia com melhores olhos.

Não precisa ter o nome da marcha do DAR ou do GR. Foi uma iniciativa de uma pessoa particular que foi muito bem aceita por outras pessoas.

Essas pessoas se juntaram e formaram o Projeto Gandhia.

Se juntar mesmo bastante gente vira uma manifestação interessante. Fica mais difícil da polícia prender todo mundo.

A idéia tem que ser trabalhada. A notícia que saiu não foi avacalhando e chamando de muleques maconheiros. Teve um certo ar de seriedade no movimento.

Eu acho que não pode rolar maconha de verdade sendo queimada, acho que associar com cigarro é como o alma citou "associar o movimento com algo nada saudável".

Tem que pensar bem como o projeto Gandhia vai atuar.

Desobediência civil a gente faz cada vez que acende um baseado.

Sorte ai para os manos

Link para o comentário

• Usuário Growroom

"Principalmente agora, quando a proposta oficial de legalização da maconha está prestes a ser finalizada para encaminhamento ao Congresso, pelo deputado Paulo Teixeira (PT/SP)"

Alguém sabe se isso é verdade?

Não é bem legalização, não é? É discriminalização da posse e cultivo, eu acho.

Paulo Teixeira precisa mostrar serviço mesmo nesse assunto até a eleição... senão.

Isso já era pra ter rolado em outubro do ano passado :(

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Proponha, acho que a questão aqui é muito mais de "contribuir com a crítica e com a preocupação" que "não apoiar".

Não apoiar seria deixar geral na mão.... que vejo que tá rolando é uma GALERA preocupada em contribuir e, principalmente, preocupada com a repercussão pro movimento antiproibicionista nacional como um todo.

Aos que estão envolvidos diretamente com isso, apelo que sejam responsáveis!

SEM CRIMES, por favor!

Opa, com certeza Pintolico. Quis dizer não apoiar oficialmente, institucionalmente.

Não entendi como foi que essa notícia foi parar na mídia.

Alguém vazou a info ou tem jornalista já no GR para fazer reportagens?

Engraçado é que depois da notícia eu comecei a ver essa idéia com melhores olhos.

Não precisa ter o nome da marcha do DAR ou do GR. Foi uma iniciativa de uma pessoa particular que foi muito bem aceita por outras pessoas.

Essas pessoas se juntaram e formaram o Projeto Gandhia.

Se juntar mesmo bastante gente vira uma manifestação interessante. Fica mais difícil da polícia prender todo mundo.

A idéia tem que ser trabalhada. A notícia que saiu não foi avacalhando e chamando de muleques maconheiros. Teve um certo ar de seriedade no movimento.

Eu acho que não pode rolar maconha de verdade sendo queimada, acho que associar com cigarro é como o alma citou "associar o movimento com algo nada saudável".

Tem que pensar bem como o projeto Gandhia vai atuar.

Desobediência civil a gente faz cada vez que acende um baseado.

Sorte ai para os manos

Acho que foi pelo Hempadão/unzinho que deve ter vazado. Além do que a seção aqui de Ativismo é aberta (sugiro fortemente que mude isso na real.)

É por aí mesmo nemmeviu. Vamos tentar aproveitar essa repercussão e fazer uma parada legal!

"Principalmente agora, quando a proposta oficial de legalização da maconha está prestes a ser finalizada para encaminhamento ao Congresso, pelo deputado Paulo Teixeira (PT/SP)"

Alguém sabe se isso é verdade?

Não é bem legalização, não é? É discriminalização da posse e cultivo, eu acho.

Paulo Teixeira precisa mostrar serviço mesmo nesse assunto até a eleição... senão.

Isso já era pra ter rolado em outubro do ano passado :(

Já estamos averiguando isso!

O que eu tinha ouvido falar é que ele não ia lançar nada em ano de eleição. Se lançar ótimo. Vai na contramão da maioria dos políticos que geralmente perto das eleições simplesmente ignoram assuntos polêmicos. Mas acho que ele não vai se arriscar, pelo menos não agora. Depois das eleições, sim.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Porque o pessoal que tá disposto a ir fumar e encarar os polícia na MASP não tenta conversar mais com o pessoal da marcha e faz tipo uma marcha semanal?

A idéia era ir fumar no MASP todo o final de semana né?

Então ao invés de ir fumar um toda semana, apanhar dos canas toda semana poder sujar o movimento em geral, a galera poderia ir lá todo domingo no MASP e ficar lá escutando um som num volume aceitável, sem arruaça, sem fumaça, mas com tipo uma faixa dizendo que é do "projeto Gandhia pela legalização da maconha".

Na primeira semana a polícia ia embaçar, e na segunda começaria a desobediência civil propriamente dita.

A galera voltaria no mesmo local, com um sonzinho baixo, uma faixa não ofensiva, sem arruaça, sem fumaça.

O rpojeto Gandhia não seria bem uma marcha da maconha semanal, seria uma vigília pela legalização da maconha semanal. Todo domingo uma galera iria lá trocar uma idéia, ouvir um som, sem arruaça, sem fumaça.

Isso sim poderia começar a virar um movimento forte em sampa. Uma semana vai a galerinha que o proponha descolou para ir. Na outra vai a galera do proponha mais uma galerinha que a galera do proponha chamou, e por ai vai.

Quem tá na disposição do movimento tem que se articular com o pessoal do GR e do DAR para ver como é a melhor forma de ajudar. Tentar movimentos solitários agora é besteira, de repente encontra uma forma de atuar que seja de encontro com a forma que o GR tá trabalhando e dai vem a somar.

Acho que tem que começar a rediscutir o projeto Gandhia sem a fumaça agora.

Link para o comentário