Ir para conteúdo

As Lições De Don Juan

Loudog

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Galera como estão?! espero que bem..

Tava lendo aqui no grow e vi que muita gente curte ler sobre xamanismo e experiencias transpessoais..criei o topico no intuito de discutirmos os ensinamentos do velho indio yaqui e até que ponto pode ser aplicado hoje, ou está ao nosso alcance a transformação.

ja li alguns livros de castañeda agora estou lendo a arte de sonhar..mas me parece de extrema dificuldade despertar a capacidade de ver em nossos tempos sem o auxilio de um mestre..

no entanto dom juan nos coloca algumas tecnicas para nos libertarmos das arramas da sociedade e desta visão de mundo. Algumas que castañeda descreve:

Apagar sua historia pessoal

Não fazer

Ser impecavel

mais alguns que nao me lembro agora...mas é muito interessante como ele coloca que estamos atrelados a papeis, agindo de acordo ao que esperam de nos, ao que ja construiram ao nosso respeito e a necessidade de quebrar com esta previsibilidade, apagando a historia pessoal. Se afastar dos conhecidos, nunca dizer completamente o que se passa dentro de voce criando assim uma nuvem a sua volta..no ´´viagem a ixtlan´´ castaneda coloca como é dificil a tarefa de se ´´isolar´´ ate para os feiticeiros pois todos temos lembranças cheias de emoções daqueles que uma vez atravessaram nosso caminho..

Não fazer entendi como deixar de tomar atitudes esperadas pela sociedade, ou meio que fazer o oposto, foi um dos aspectos que menos entendi..

A impecabilidade a palavra ja diz a necessidade de se manter firme na sua vontade sem se deixar levar por anseios..

de que forma esse conhecimento pode se relacionar com ensinamentos budistas, como a eliminação do ego..? a ciencia tambem ja colocou algo semelhante na profecia autorealizadora, e nas pesquisas sobre papeis sociais, no entanto não colocou formas de se desvencilhar das amarras...apenas as coloca como um fato cultural..

é isso espero que sirva para discussão..

luz e paz aos guerreiros :Maria:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Verdade cabelo, tem que ler a obra completa se não não da pra entender bem, a arte de sonhar mesmo, castañeda fala superficialmente em edições anteriores mas só neste livro que reune a informação de forma mais compreensivel a mente racional.

um dos pontos importantes que lembrei agora é a perda da auto importancia...pelo que entendi reduzindo nosso ego a nada.

O interessante é como todo esse conhecimento se entrelaça com tradições de diferentes culturas e epocas...as viagens astrais por exemplo cada cultura tem uma nomenclatura distinta para a mesma experiencia.

waking life tem muito a ver...

narualismo, se transformar em animais...tambem é parte desta cultura e isto se esnina até em centros gnosticos..acho que o mais interessante que isso tudo traz é a certeza no que está alem de nossa capacidade..

Link para o comentário

• Usuário Growroom
de que forma esse conhecimento pode se relacionar com ensinamentos budistas, como a eliminação do ego..? a ciencia tambem ja colocou algo semelhante na profecia autorealizadora, e nas pesquisas sobre papeis sociais, no entanto não colocou formas de se desvencilhar das amarras...apenas as coloca como um fato cultural..

Brother, tive essa luz quando tomei ayahuasca pela segunda vez. Veio pra mim o seguinte o um faz parte do infinito mas o infinito começa pelo um. (ou pelo zero, se você quiser).

O budismo é uma filosofia fascinante, mas o xamanismo exige também muita coragem. Isso é o que penso e possivelmente só deve valer pra mim. Mas gostei do tópico e apóio sua busca. Vai fundo, Irmão.

Link para o comentário

• 3 weeks later...
  • Usuário Growroom

Não se esqueçam de que a maioria, se não todas as obras de Carlos Castañeda, são ficções, muito bem fundamentadas, mas ainda ficções.

Recomendo a vocês que leiam Terence Mckenna, o cara dedicou décadas de sua vida no estudo de plantas e fungos alucinógenos/psicodélicos/enteógenos, ele tem umas teorias fodas sobre sociedades psicodélicas, muito bom mesmo.

Eu particularmente aprecio muito este universo dos alucinógenos/psicodélicos/enteógenos, são ferramentas magníficas na busca pelo auto-conhecimento e pelo entendimento de outras coisas também, eu já utilizei San Pedro, Argyreia Nervosa, Ipomoea Violacea, extrato de DMT, Brugmansia Arborea, Amanita Muscaria, Psilocybe Cubensis, Leonotis, Ayahuasca... etc.

Acho que mudei em 1000% minha visão de mundo e minha visão de mim mesmo depois que me iniciei nesse universo dos psicoativos, acho que todos deveriam usar pelo menos uma vez na vida, ou duas... ^_^

Link para o comentário

• 6 months later...
  • Usuário Growroom

o castañeda sumiu, outro dia vi um documentario da bbc que mostra a familia do cara falando que ele pirou e foi pro méxico...depois dos livros o cara criou uma aura de misterio nele, alguns dizem ser só marketing e que ele está muito bem vivendo nos EUA..

os irmãos mckenna são muito bom claro, mas tem umas coisas que pra entender o cara tem q ir longe...ele fala que o homem adquriu a capacidadade do raciocinio logico, se comunicar...pq ingeriam cogumelos nos tempos remotos(?!) enfim..só acho bizarra a idéia.

mas acho q pra fazerem o efeito verdadeiro a pessoa ja precisa chegar com uma informação...com uma certa pre-disposição pra coisa, ou então vai achar tudo assustador dmais

Link para o comentário

• 3 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • Usuário Growroom

ja li a erva do diabo de carlos ano passado viajei muito..!

se nao me engano erva do diabo eh o primeiro livro...qual eh o segundo ?

O segundo é o Uma Estranha Realidade. É o reencontro de Carlos e Don Juan depois de uns três anos após a conclusão do A Erva...

Link para o comentário

• 4 months later...
  • Usuário Growroom

Olá. Acabei de chegar no forum.

Li todos os livros do Castaneda, e estou relendo porque já faz muito tempo que li e muita coisa a gente acaba esquecendo no tempo.. então agora tô fazendo um resumo com os ensinamentos essenciais do Don Juan pra simplificar qdo novamente me esquecer.

Nesses últimos dias tenho experimentado a mudança do meu ponto de aglutinação..

Tem um trecho que diz que "se continuamos com nosso comportamento desnecessário, podemos conseguir empurrar nosso ponto de aglutinação além de um certo ponto do qual não há regresso.

"O comportamento humano normal no mundo da vida cotidiana era rotina. Qualquer comportamento que escapava à rotina causava um efeito incomum em nosso ser total. Esse efeito incomum era o que os feiticeiros buscavam, pq era cumulativo."

Quando intentemos o movimento do nosso ponto de aglutinação há o silenciar da mente.. o que mantem firme o ponto de aglutinação em sua nova posição é o sublimar da auto-importância, da auto-pieadade naum? eh dessa forma que a energia se torna cumulativa para ser trabalhada? Eu busco conexão mais precisa, mais clara com o intento..

Link para o comentário

• Usuário Growroom

o castañeda sumiu, outro dia vi um documentario da bbc que mostra a familia do cara falando que ele pirou e foi pro méxico...depois dos livros o cara criou uma aura de misterio nele, alguns dizem ser só marketing e que ele está muito bem vivendo nos EUA..

os irmãos mckenna são muito bom claro, mas tem umas coisas que pra entender o cara tem q ir longe...ele fala que o homem adquriu a capacidadade do raciocinio logico, se comunicar...pq ingeriam cogumelos nos tempos remotos(?!) enfim..só acho bizarra a idéia.

mas acho q pra fazerem o efeito verdadeiro a pessoa ja precisa chegar com uma informação...com uma certa pre-disposição pra coisa, ou então vai achar tudo assustador dmais

Eu li um livro dele e ele fala muito sobre isso mais se voce penssar ele pode ate ter uma razao.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Olá. Acabei de chegar no forum.

Li todos os livros do Castaneda, e estou relendo porque já faz muito tempo que li e muita coisa a gente acaba esquecendo no tempo.. então agora tô fazendo um resumo com os ensinamentos essenciais do Don Juan pra simplificar qdo novamente me esquecer.

Nesses últimos dias tenho experimentado a mudança do meu ponto de aglutinação..

Tem um trecho que diz que "se continuamos com nosso comportamento desnecessário, podemos conseguir empurrar nosso ponto de aglutinação além de um certo ponto do qual não há regresso.

"O comportamento humano normal no mundo da vida cotidiana era rotina. Qualquer comportamento que escapava à rotina causava um efeito incomum em nosso ser total. Esse efeito incomum era o que os feiticeiros buscavam, pq era cumulativo."

Quando intentemos o movimento do nosso ponto de aglutinação há o silenciar da mente.. o que mantem firme o ponto de aglutinação em sua nova posição é o sublimar da auto-importância, da auto-pieadade naum? eh dessa forma que a energia se torna cumulativa para ser trabalhada? Eu busco conexão mais precisa, mais clara com o intento..

o ponto de aglutinação, acho que nos tempos atuais só com os enteogenos. exagero, mas enfim..

voce anda fazendo os passos?

preciso reler tb, msm que pareça absurda muita coisa faz sentido..não fazer, intento..a filosofia msm, a critica ao jeito de viver hj tb.

Eu li um livro dele e ele fala muito sobre isso mais se voce penssar ele pode ate ter uma razao.

eu gosto desse

http://www.youtube.com/watch?v=iYB0VW5x8fI

Link para o comentário

Salve Peregrinos!!!

Este video também demonstra esta incrível tarefa de reformular o pensamento nos dias de hoje!

Começemos a filosofar! Martin heidegger, filósofo.

http://www.youtube.com/watch?v=dXOnU8EUN10&feature=related

Não se esqueçam que filosofar não é necessariamente responder as perguntas mas por vezes sair com mais do que já possuia!

Paz e Sabedoria

Link para o comentário

O infeliz é seu lado político! por isso acredito que filosofia é política, e não coisas separadas!

Mas seu pensamento especialmente anterior a este fato revelam um heidegger mais iluminado, o livro que foi escrito antes deste período obscuro reflete bem isto....

Ser e Tempo é uma obra de arte contemporânea!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Salve Peregrinos!!!

Este video também demonstra esta incrível tarefa de reformular o pensamento nos dias de hoje!

Começemos a filosofar! Martin heidegger, filósofo.

http://www.youtube.com/watch?v=dXOnU8EUN10&feature=related

Não se esqueçam que filosofar não é necessariamente responder as perguntas mas por vezes sair com mais do que já possuia!

Paz e Sabedoria

Assisti muito interessante, eu nem sabia que ele era nazi. os livros dele deve ser interessante.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

o ponto de aglutinação, acho que nos tempos atuais só com os enteogenos. exagero, mas enfim..

voce anda fazendo os passos?

preciso reler tb, msm que pareça absurda muita coisa faz sentido..não fazer, intento..a filosofia msm, a critica ao jeito de viver hj tb.

Sim, a crítica do ocidentalismo principalmente..

Estou há 10 meses sem usar enteógenos..

Lidar com pequenos tiranos foi o que me fez mover o ponto de aglutinação.. o resultado foi que acabei voltando a ser temerária como antes, adquiri novos hábitos, tenho agido e percebido o mundo de forma diversa da usual..

A minha dificuldade está em fixar novamente o ponto de aglutinação, o movimento tem ido além de certos limites.. eu mantenho a linha mas me sinto um tanto confusa, me vêm flahbacks e sinto que estou quase adentrando a loucura..

Jah faz tempo que não pratico os passes mágicos.. vou retomar.. obrigada pela sugestão..

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Muito loco e se analisarmos a historia o Mckenna tem fundamento para basear sua teoria

as primeiras grandes descobertas sobre o universo fisico ao qual pertencemos foram feitas por povos maias/aztecas e na cultura deles era massivo o consumo de cogumelos

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Sim, o McKenna contribuiu muito nas pesquisas referentes à evolução da consciência.. tomara que possamos continuar o que ele deixou inacabado.. pena ter morrido taum cedo!

Aqui, encontrei:

"O ponto máximo, a coroação do desenvolvimento da segunda atenção implica uma maneira alternativa de morrer. Um homem de conhecimento que manipulou seu ponto de aglutinação em muitos lugares pelo ovo luminoso e recapitulou sua vida pode passar pela Águia e ser iluminado pelo Fogo Interior. Castaneda fala que isso aconteceu com Don Juan. Todas as células de seu corpo se tornaram conscientes de si mesma, e todas as emanações contidas no interior do casulo são iluminadas. Passou então para outro plano de existência, outro mundo. Definitivamente. Quando se dorme, o ponto de aglutinação se move levemente para a esquerda, criando o sonho. Sonhar é usado para fixar a nova posição do ponto de aglutinação. O ponto crucial de toda a feitiçaria é mover o ponto de aglutinação. Castaneda diz também, que ele é a espinha atravessada na garganta da humanidade, que não sabe de sua existência. O caminho do guerreiro é um modo de fechar as os pontos de escape, e economizar energia, necessária para ver. Considerando o lado mágico da consciência, Castaneda fala que fez uma recapitulação completa de sua vida. Recapitulou todas as interações com todas as pessoas, minuciosamente. Assim , ficou livre para sonhar."

FONTE: http://www.consciencia.org/castaneda/castext.html

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Muito loco e se analisarmos a historia o Mckenna tem fundamento para basear sua teoria

as primeiras grandes descobertas sobre o universo fisico ao qual pertencemos foram feitas por povos maias/aztecas e na cultura deles era massivo o consumo de cogumelos

O que acontece no fim de 2012 entao ? sera que eles realmente previrao alguma coisa ? ou apenas acabava uma epoca.

Link para o comentário