Ir para conteúdo

Alucinógenos (Psilocibina) Usados Em Tratamento De Doenças Psíquicas


saporo

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Olha aí galera, pra quem assistiu e quer ver de novo, e pra quem não viu a reportagem no fantástico sobre a psilocibina encontrada nos chamados "cogumelos mágicos", usada para tratamento contra a depressão. Assistir esse tipo de reportagem no sofá da sala com a família é muito bacana, vai tirando o medo e o preconceito que foi formado contra substâncias encontradas na natureza e sua interação com o cérebro humano.

Psilocibina contra depressão - Fantástico 18/04/10

Abraços.

Alucinógenos são usados em tratamento de doenças psíquicas

A psilocibina foi descoberta pela ciência nos anos 1950, banida nos anos 1960, em meio à febre das drogas psicodélicas. Agora redescoberta, legalmente, nos laboratórios.

A ciência acaba de fazer as pazes com drogas proibidas há muitas décadas. Pesquisadores voltam a apostar nas substâncias alucinógenas, que alteram a consciência e provocam visões, para tratar de distúrbios como depressão, ansiedade e transtornos de compulsão.

A substância proibida que fez uma revolução na vida do aposentado Clark Martin é um alucinógeno encontrado em mais de cem espécies do chamados cogumelos mágicos.

A psilocibina foi descoberta pela ciência nos anos 1950, banida nos anos 1960, em meio à febre das drogas psicodélicas. Agora redescoberta, legalmente, nos laboratórios.

Nem a psicanálise nem todos os remédios da medicina moderna. Como nada curava a depressão, depois de anos com um câncer no rim, o aposentado se ofereceu como voluntário em uma pesquisa da Universidade John Hopkins, uma das mais respeitadas dos Estados Unidos. E teve, pela primeira vez na vida, uma experiência alucinante.

No laboratório, recebeu uma cápsula com psilocibina - a mesma substância dos cogumelos, só que na forma sintética. Deitado, com uma venda nos olhos, passou seis horas ouvindo música clássica. Foi uma viagem completamente segura.

"No começo é muito assustador, porque todas as imagens e representações da realidade são de certa forma desligadas, elas começam a se dissolver”, diz o psicólogo aposentado.

Cenas multicoloridas e formas completamente estranhas. Os relatos de usuários de alucinógenos, a doideira da música dos Beatles, não foi exatamente assim na experiência científica.

"Não vi cores, não tinha nenhuma sensação ou pensamento na minha cabeça, era um vazio, e eu não me sentia drogado. Lembrei agora do sentimento que tive enquanto estava sob efeito da substância: minha filha e todos os meus velho amigos", descreve.

Depois disso, o aposentado parou de ter medo da morte e resolveu um enorme problema: "Eu era muito inacessível para a minha filha, e quando eu estava sob os efeitos da psilocibina, me dei conta de que o que ela precisava de mim não era orientação, era meu amor e minha compreensão", lembra. "Minha vida começou a mudar naquele momento, mas continua, porque o efeito continua sendo reforçado. A maneira como o cérebro processa as coisas fica diferente", diz.

A experiência que mudou radicalmente, e para melhor, a vida do psicólogo aposentado Clark Martin fez parte de um dos maiores estudos com alucinógenos já realizados nos Estados Unidos. Depois de mais de 40 anos de proibição, um pequeno grupo de cientistas recebeu autorização para lidar com substâncias que sempre foram vistas com desconfiança.

O doutor Charles Grob é responsável pela pesquisa com psilocibina na Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

"Não temos uma droga milagrosa. Temos um modelo de tratamento que pode ser muito efetivo, até mesmo em pacientes que não têm bons resultados com os medicamentos convencionais", explica Charles Grob.

Foi ainda no século passado que a ciência descobriu a força dos alucinógenos. Mas os exageros transformaram as substâncias psicodélicas em drogas malditas. Agora, só vencendo muito preconceito para transformar a pesquisa em tratamento.

"Da maneira que imagino - e estamos décadas distantes disso - haverá centros de tratamento onde as pessoas poderão ser auxiliadas em uma experiência com substâncias como psilocibina", comenta Charles Grob.

A estátua de louvação ao cogumelo teria mais de dois mil anos. Foi encontrada no México, de onde chegaram também as primeiras notícias sobre as propriedades medicinais da psilocibina. Paul Stamets já descobriu cinco novas espécies do tal cogumelo mágico.

Paul é um dos maiores especialistas em cogumelo do mundo e comemora as novas pesquisas científicas: "Acredito muito na evolução da consciência e vejo isso como um passo importante em nosso avanço no uso de substâncias naturais para ajudar na saúde mental das pessoas."

O ilustre morador da floresta concorda com outros pesquisadores: acha que a ciência já perdeu tempo demais ignorando uma substância tão misteriosa quanto promissora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

da hora hein....esse Paul Stamets ai tb..é O cara dos cogus..hehehe...ganhou mais uns ponto no meu conceito ao tocar um Cristal Bowl no final da reportagem, essa tigela de cristal tem um som ultra-psicodelico, de cura mesmo !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

da hora hein....esse Paul Stamets ai tb..é O cara dos cogus..hehehe...ganhou mais uns ponto no meu conceito ao tocar um Cristal Bowl no final da reportagem, essa tigela de cristal tem um som ultra-psicodelico, de cura mesmo !

eu acho que o repórter tinha provado e tava curtindo a experiencia naquele momento do cristal, o que vcs acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

De fato...

depois dos cogumelos as coisas nunca mais foram as mesmas...

Pelomenos para mim foi uma revolução. Passei a me relacionar com o mundo e com a chamada realidade de uma nova forma, tudo passou a ser mais relativo, menos "sério" e menos digno de sofrimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

eu discordo do pessoal que falou que a psilocybina nao pode ser usada para fins recreativos, eu acho que pode sim os efeitos sao muito prazerosos e te da uma euforia muito gostosa, mas e claro que devem ser tratado com respeito assim como nossa precioza cannabis. As trips sao muito reveladoras muito imprecionante e olha que ate hoje eu so experimentei 3 gramas atualmente eu cultivo e a alguns dias atras colhi 35 gramas e pretendo usar fim de semana.

Na experiencia que eu tive com os cogus mesmo sendo pouco foi muito alegre assim como a cannabis os magicos ampliam a informacao que passa pelo corpo caloso e tranforma a musica numa esperiencia muito mais emocionante as esperiencias sao cheias de pensamentos reflexivos. Com certeza quem esperimenta vai gostar dos efeitos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...