Ir para conteúdo

Maconha Ao Volante. Cai Outro Mito Do Proibicionismo.

sano

Recommended Posts

• Usuário Growroom

17 de maio de 2010

Maconha ao volante. Cai outro mito do proibicionismo.

1. Droga psicoativa no volante tira o sono e aguça os sentidos. Por outro lado, não fornece pré-aviso de quando o seu efeito vai acabar.

Os caminhoneiros brasileiros, usuários do chamado “rebite”, sabem do risco e dos inúmeros companheiros que morreram quando o efeito da droga findou. Sem aviso prévio, eles mergulharam num sono profundo, com total perda de controle do veículo e da carga transportada.

Na Europa e nos EUA as campanhas e as fiscalizações são intensas. Álcool ou drogas proibidas são detectadas em confiáveis e seguros testes aplicados nas estradas. Nada de bafômetro, um equipamento superado e, por lá, já não aceito como prova técnica para condenar em processo judicial ou para sustentar imposição de sanção administrativa por infração à lei de trânsito.

2. Quanto à maconha, vários estudos realizados a partir dos anos 70 apontavam para riscos decorrentes de redução da atenção e dos reflexos. A maconha é uma droga cujo princípio ativo tem a capacidade de perturbar o sistema nervoso central.

3. Um novo estudo científico acaba de ser apresentado, com resultado surpreendente. A sua conclusão joga uma pá de cal em cima do mito do risco maior.

O estudo focou na capacidade do jovem em dirigir veículos automotores sob efeito de maconha, já com TCH (princípio ativo) mais potente que aqueles objeto de anteriores pesquisas.

O trabalho decorreu do fato de um motorista em cada grupo de seis jovens dirigir sob efeito de maconha, fumada com finalidade recreativa, lúdica.

A avaliação é do Olin Neuropsychiatry Research Center de Hartford. Acaba de ser publicado na revista científica Journal of Psychoative Drugs.

Os pesquisadores testaram 85 jovens sob efeito canábico.

Pela primeira vez numa pesquisa desse gênero participaram jovens do sexo feminino, ou seja, 35 mulheres.

Além da simulada prova da direção sem obstáculos ou surpresas, os participantes foram postos em situações especiais, surgidas de improviso. Também passaram por simulações que comumente distraem a atenção de um motorista.

O grupo que havia feito uso da erva canábica não apresentou — ao dirigir nas simulações relativas às situações normais ou com obstáculos surpreendentes — nenhuma reação diferente do grupo dos que dirigiam sóbrios.

Os pesquisadores concluíram que, como regra, aquele que dirige sob efeito de maconha tende a trafegar em velocidade reduzida. Existe um freio inibitório.

A única diferença notada diz respeito à capacidade de atenção ao volante. Colocados em situações geradores de distrações, os grupos de usuários de maconha apresentou uma “mínima capacidade de perda de concentração”.

Nenhuma diferença foi notada entre homens e mulheres testados sob efeito canábido.

Pano Rápido. Trata-se de um estudo científico que vai se abrir a críticas e contestações. Se vingar, cai mais um mito, que apontava para a desatenção e perda de reflexos.

Mais um mito, registre-se. O maior deles era o do risco de morte por overdose para os fumantes de maconha.

Cientificamente, ficou demonstrado que a dose só será mortal se uma pessoa fumar 4 kg de maconha ao dia. Ora, nenhuma pessoa no mundo está em condições de fumar 4 kg ao dia.

Wálter Fanganiello Maierovitch

http://maierovitch.blog.terra.com.br/2010/05/17/maconha-ao-volante-cai-outro-mito-do-proibicionsmo/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Adoro dirigir chapado.

Acho que fico bem melhor na direção.

Só não recomendo para quem tá começando a fumar ou a dirigir agora.

Cannabis e direção começou a ficar bom para mim depois que eu acustumei com o bagulho, aprendi a controlar a viagem da cannabis, e depois que dirigir ficou bem automático para mim.

Alêm de fazer eu ficar sem pressa nenhuma, me dá uma atenção redobrada. Como se eu, sem perceber, encanasse no ato de dirigir.

Às vezes pode até tá conversando, mas tá focado mais no ato de dirigir e ao redor na pista.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Hoje em dia eu praticamente não dirijo, mas quando tirei minha habilitação há mais de 10 anos atrás, passei na prova prática na primeira tentativa. Detalhe: fumei um baseado do bom 10 minutos antes de fazer a prova :)===~

Link para o comentário

• Usuário Growroom

testo isso de dirigir sob efeito de cannabis todos os dias.:)===~

x2 :fuma: :hihihi:

x3

e são quase 170km por dia! haja CBD pra aturar tanto transito!

E pra quem quizer saber mais sobre a pesquisa, segue o abstract:

Sex Differences in the Effects of Marijuana on Simulated Driving Performance — Beth M. Anderson, Ph.D.; Matthew Rizzo, M.D.; Robert I. Block, Ph.D.; Godfrey D. Pearlson, M.D. & Daniel S. O’Leary, Ph.D.

Abstract—In the United States, one in six teenagers has driven under the influence of marijuana. Driving under the influence of marijuana and alcohol is equally prevalent, despite the fact that marijuana use is less common than alcohol use. Much of the research examining the effects of marijuana on driving performance was conducted in the 1970s and led to equivocal findings. During that time, few studies included women and driving simulators were rudimentary. Further, the potency of marijuana commonly used recreationally has increased. This study examined sex differences in the acute effects of marijuana on driving performance using a realistic, validated driving simulator. Eighty-five subjects (n = 50 males, 35 females) participated in this between-subjects, double-blind, placebo controlled study. In addition to an uneventful, baseline segment of driving, participants were challenged with collision avoidance and distracted driving scenarios. Under the influence of marijuana, participants decreased their speed and failed to show expected practice effects during a distracted drive. No differences were found during the baseline driving segment or collision avoidance scenarios. No differences attributable to sex were observed. This study enhances the current literature by identifying distracted driving and the integration of prior experience as particularly problematic under the influence of marijuana.

Keywords—acute effects, cannabis, cognition, driving, marijuana

http://www.journalofpsychoactivedrugs.com/Tableofcontents/toc421.html

Link para o comentário

• Usuário Growroom

mó delicia fumar um numa estrada livre, iniciando uma viagem de lazer ja começa ali a diversão, ceu aberto caminhos abertos..mó delicia mesmo...me dá mto prazer

e no transito velho do dia-a-dia na correria das batalhas diarias, da um conforto também e ajuda mto a manter o foco, a visão geral do que ta rolando, te deixa mais preventivo sei la...da um foco maior, mais concentração, acho otimo ! Maria.gif

Link para o comentário

• Usuário Growroom

nunca dirigi sequer um kilometro... mas em cima do meu ferrinho, acho que nunca andei sem o THC... sem combustivel num funciona....

EDIT; GALERA, MORO NO CHINATOWN.... SOS urgente... mandam maconha para seus chinatowns URGENTE que eles precisam...

Link para o comentário

Mais um pra comprovar a tese...

Fumo sempre, sentei no banco do motora, acendi o King Size... de ato reflexo... Nunca tive nenhum problema para dirigir chapado... trajetos curtos, viagens longas e longuissimas... Quando eu pegava de motora nos caminhões aqui da firma, sempre fazia as entregas chapado... Carro, caminhão, carreta... maquinas bem pesadas... sempre chapado e nunca colocando ninguem em risco... A dificuldade no caminhão é fechar o beck na estrada, esmurrugar e pilar... a porra do caminhão tem a direção muito mais na horizontal daí é osso fazer tudo ao mesmo tempo, não da pra guiar com o joelho... heheheheheh, mesmo assim, sempre consegui! :P e a sensação é muito da boa. Tu passa a respeitar + o pedal do freio, ainda mais em um veículo ultra pesado que alem de demorar muito mais para freiar, se não freiar direito acaba o ar comprimido acabando com o freio tambem...

Adoro esse Maierovich, ex-secretário nacional anti-drogas do governo FHC... Tá sempre falando bem da ganja e mal do ex-patrão! heuaheuaheuh VIVA!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Porra vou fazer o advogado do diabo aqui...

Nao gosto de fumar antes de dirigir nem de dirigir fumando...obvio q ja fiz isso 5000000000000000000 vezes, mas nao gosto, eh uma das poucas atividades que nao gosto de fazer chapado (outras sao: reuniao de trabalho com gente careta, almoco/jantar com gente careta, falar com minha mae no telefone (nao q ela se importe com eu ser mavconhero, mas a veia fala muito e corta minha onda)e discutir relacao com minha mulher, todas essas coisas prefiro fazer careta)

Acho q a maconha me tira um pouco a nocao do espaco, oq eh importante guiando...se for num estradao vazio em dia de sol a coisa muda, ai fica bacana de fumar um...mas no transito noia aqui de Sampa, putz...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Passei uma noite inteira fumando para depois ir ao Paraguai, partindo de Maringá...passei o dia todo fazendo compras e voltamos...eu tinha dirigido na ida, não ia me arriscar na volta...mas fui 2/3 do caminho acordado no banco do passageiro...o outro 1/3 voltei a dirigir...e não tive dificuldade nenhuma...ao contrário, um amigo que não havia fumado e tinha dormido no volante ficou muito mais sonolento na volta, quando dirigia...e eu ao lado chamando atenção...

Não estou dizendo que oq fiz foi certo...mas essa foi uma das varias vezes que a cannabis me ajudou a ficar atento...

Com minha experiência de vida aprendi que assim que fumo fico mais lento e sonolento...nas primeiras 2 ou 3 horas após começar a fumar...

Claro que isso muda de pessoa para pessoa e de acordo com a frequência do consumo.

Quanto a overdose, se vcs conhecem alguem que fume 1Kg de prensado (que a qualidade é péssima) eu tiro o chapéu e crio uma religião para idolatra-lo.

E continuemos na luta...

Não compre, plante...estou sem fumar já há 2 meses pois estou sem e não estou afim de "alimentar" o tráfico...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

pra mim melhora a concentração , além do mais dirigo com calma e sou gentil no trânsito(paro para as velhinhas atravessarem , deixo o pessoal entrar na pista , não furo sinal amarelo no gás etc .etc )

sobre o "Existe um freio inibitório".

se tiver mto chapado o pé até chega a se soltar do acelerador e desacelera sem perceber , mas na real é teu pé que ta relaxado heuehuhuhe

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Pra mim não melhora a concentração, mas não piora também. Eu dirijo igual, não vejo diferença nenhuma além do fato que eu fico BEEEM mais paciente, vou mais de boa, devagar, sem me estressar com o trânsito... Mas tem amigo meu que não curte, vai de cada um... :Maria:

Link para o comentário

Eu fumado e dirigindo sou outra pessoa no transito. Sou mais calmo, sem stress, ando sempre no limite ( quase sempre abaixo do limite ) nem estou mais chateado com os motodoidos, agora quando nao fuo, fico estressado no transito, sem paciencia, mudando de cd toda hora, mas quando fumo, curto a musica ate o fim, visual legal, curto a onda mesmo, alias adoro dirigir depois de fumar e fumando, acho que eh uma das coisas legais que eu faco quand oestou chapado. Essa pesquisa ai tem muito haver sim, quando eu viajo sempre nao passo de 90km por hora, no maximo chego nos 100km e ja desco, fora sentir um ventinho, o pneu passando no asfalto. Nunca tive dificuldade em dirigir chapado nem mesmo no comeco.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Melhor q dirigir chapado é andar de kart chapado... curto muito... eu dirijo chapadasso e acho q não muda muita coisa... e oq muda é pra melhor pq fico muito mais paciente...

Peace :Maria:

Link para o comentário

• Usuário Growroom

ah cara! dirigir sobre efeito da cannabis é bom! mas a pista, o transito...etc..limita mto! sou mais pega minha bike e sai que nem louco (louco conciente) cortando certos limites! heheh! mas sempre com todo cuidado! :)===~

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Que bom que fizeram essa pesquisa (seria) sobre esse assunto!

Cada vez mais os caretas estao ficando sem motivos para defender a mentira do proibicionismo!

Eu nao gosto muito de dirigir chapado, e uma das atividades que eu nao gosto de fazer chapado,como estudar materias chatas chapado....

Mas ja dirigi diversas vezes chapado nao pq eu queria dirigir mas pq eu precisava dirigir (todos estavam bebassos menos eu), e realmente eu fico mais gentil no transito, e uma coisa que me deixa perplexo, era que eu estava a 60 km, e eu achava que estava a 100 km! uahuahuahuha..... eu acho que em questao de velocidade eu chapado fico igual a minha mae uahuahuahuahuha!

Link para o comentário