Ir para conteúdo

Apreensões De Cocaína Crescem Em Cumbica E Prisões Passam De 180


Picax

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Apreensões de cocaína crescem em Cumbica e prisões passam de 180

do G1

Apreensões de cocaína crescem em Cumbica e prisões passam de 180

Entre os presos por tráfico neste ano, apenas 16% são brasileiros.

Droga já foi localizada em livros, lençóis, peças automotivas e sapatos.

Objetos onde foram localizadas drogas apenas em julho em Cumbica (Foto: Divulgação/Polícia Federal)As apreensões de cocaína cresceram nos últimos anos no Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, segundo dados da Polícia Federal. A corporação atribui o aumento ao “aprimoramento do trabalho”, com troca diária de informações com agentes de outros países, por exemplo. O delegado da PF em Cumbica, Gilberto Castro, também considera “uma ferramenta importantíssima” o scanner corporal instalado há alguns meses no aeroporto e ainda em fase de testes.

saiba mais

Mulher é presa com cocaína dentro de livros em CumbicaPolícia encontra droga escondida dentro de artesanato em CumbicaPolícia apreende droga escondida em sapatos em aeroporto de SPCão fareja droga dentro de peças de engrenagem em aeroporto de SPHomem é preso em Cumbica por suspeita de enrolar drogas em lençolEm 2007, a polícia apreendeu 633 kg de cocaína no aeroporto internacional. O número aumentou para 1 tonelada em 2008 e para 1,3 tonelada em 2009. Até julho de 2010, já foi localizada 1 tonelada do entorpecente. A estimativa é que as apreensões alcancem o patamar de 1,5 tonelada até o fim do ano. Até agora, a fiscalização já resultou na prisão de 184 pessoas por tráfico internacional de drogas.

Em apenas oito dias de julho, foram cinco casos de drogas ocultas nos mais diversos objetos. Nesta terça-feira (20), a PF encontrou cerca de 3,2 kg de cocaína em embalagens artesanais com formato de coração. Antes, havia apreendido cocaína dentro de livros, lençóis, peças automotivas e sapatos. O delegado diz que as táticas usadas pelos traficantes são velhas conhecidas. “São as mesmas táticas, formas de ocultação, utilizando desde crianças até idosos. Surpresa eu não estou tendo mais, mas a gente sempre se revolta quando menores são utilizados”, afirma.

O delegado diz que a PF está “otimizando os meios de investigação”. Ele cita a troca de informações com outros países como ponto importante para o aumento das apreensões. “Eu falo com policiais de três ou quatro países todos os dias”, afirma. Castro não dá detalhes de como é feito o trabalho da polícia dentro do aeroporto por questões de segurança. Mas o uso de cães farejadores, por exemplo, é um dos métodos conhecidos. “Eles sempre estão tentando ficar na nossa frente”, diz, sobre os traficantes.

Um novo equipamento utilizado em Cumbica há alguns meses também auxilia nas apreensões. É um “body scanner” que mostra se o passageiro está levando drogas ou dinheiro oculto nas roupas. Ainda em fase de testes, atualmente é utilizado na área de desembarque do aeroporto. Castro diz que pessoas são selecionadas aleatoriamente para passar pelo equipamento.

Das 184 pessoas presas em Cumbica neste ano, 68% eram homens e 32%, mulheres. Desse total, apenas 16% são brasileiros. Segundo o delegado, os traficantes procuram para “mulas”, como são conhecidos os contratados para transportar drogas, “pessoas bem apessoadas, com condições financeiras de realizar viagens para o exterior”. Assim, acreditam que irão chamar menos a atenção dos policiais.

Castro afirma que as investigações iniciadas com as prisões no aeroporto levaram à apreensão de 1,7 milhão de euros e mais de US$ 300 mil este ano. O dinheiro estava com os presos, na casa de suspeitos ou na conta bancária de chefes de quadrilhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...