Ir para conteúdo

Só Legalização Da Cocaína Separa Drogas Da Violência

G.L.

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Folha de São Paulo, hoje.

ENTREVISTA TOM FEILING

Só legalização da cocaína separa drogas da violência

ESCRITOR INGLÊS LANÇA LIVRO NOS EUA COM HISTÓRICO DA DROGA, CUJO CONSUMO, SEGUNDO DIZ, VOLTA A CRESCER ENTRE OS JOVENS

VAGUINALDO MARINHEIRO

DE LONDRES

Tom Feiling, um documentarista e escritor de 42 anos, quer convencer o mundo de que o consumo de todas as drogas deve ser livre.

"Só há uma forma de evitar milhares de mortes provocados pelo tráfico: a legalização da droga, principalmente a cocaína", diz o britânico, que acaba de ter o seu livro "Cocaine Nation: How the White Trade Took Over the World" publicado nos EUA.

Feiling faz um amplo e detalhado histórico da cocaína, desde o tempo em que era consumida pelos andinos antes da chegada dos espanhóis até os dias de hoje, quando, afirma, está voltando à moda entre os jovens.

O escritor morou um ano na Colômbia e pretende voltar para lá. Por essa razão, pediu que não fosse publicada uma foto sua. "A Colômbia é um lugar maravilhoso.

Mas pode ser perigoso para alguém como eu que escreveu sobre o tráfico e sobre as ligações entre governantes e os paramilitares", afirma.

Folha - Por que decidiu escrever um livro sobre cocaína?

Tom Feiling - Vivi um ano na Colômbia e quando voltei para Londres percebi que a cocaína estava voltando à moda entre os jovens. Achei que era o momento de revigorar a discussão. Há muitos livros sobre o tema, mas eles partem de um ponto de vista norte-americano. Tentei fazer algo mais amplo, com vários lados da questão.

Você diz que a guerra às drogas, conduzida pelo EUA, não dá bons resultados. Há muitas prisões, mas o consumo e a violência não caem. Por que a legalização total das drogas seria a solução do problema?

Há uma visão mais progressista que acredita que não devemos criminalizar a posse de drogas. Se uma pessoa tiver com um grama de cocaína, ela não deve ser presa. Mas muitos que apoiam essa ideia continuam a defender a perseguição às pessoas que venderam esse um grama, até chegar aos grandes produtores. O que gera a violência é a criminalização da produção e distribuição da droga, não seu consumo. A única forma de acabar com a violência é tirar a produção e distribuição das drogas das mãos de criminosos, e passar o processo para os governos ou para a iniciativa privada, com supervisão de uma agência governamental.

Mas e o nível de corrupção nos governos dos países produtores de coca?

O problema é que você não pode deixar tudo na mão da iniciativa privada porque vira simplesmente negócio. Foi um erro os países deixarem o tabaco, por exemplo, na mão de empresas privadas. Por isso é tão difícil implementar políticas para reduzir o consumo de tabaco. No caso da cocaína, é preciso legalizá-la até para ter políticas educacionais. Hoje, todo mundo sabe que fumar e beber faz mal. Está até nas embalagens. Mas com drogas não há nada. Criminalizamos e vivemos como se fosse possível o mundo sem drogas. Mas sempre haverá consumidores, quem goste de se drogar.

Você fala em legalizar para acabar com o crime, mas o crime organizado está envolvido hoje numa série de atividades que são legais, como a indústria fonográfica ou cinematográfica, via produtos piratas. Por que isso não aconteceria com as drogas?

Não há muitas oportunidades de negócio envolvendo o álcool, legalizado, para o crime organizado. No Reino Unido, há crime organizado envolvido com tráfico de cigarro, mas é pouco comparado com as drogas ilegais.

Você diz que o elo entre drogas pesadas e a violência pode ser quebrado se as drogas ficarem mais baratas e acessíveis. Mas como evitar que haja mais consumidores com preço baixo e fácil acesso?

A única maneira é educação. É preciso criar campanhas que sejam críveis principalmente para jovens. Hoje, eles não acreditam quando um professor diz que droga não é bom. Ele escutam isso de alguém que simplesmente não quer que eles se droguem. Por outro lado, eles ouvem outros jovens dizendo que cheiraram cocaína e que foi ótimo. Com a legalização, será mais fácil para os governos fazerem campanhas educativas. Não para dizer que o consumo é ilegal, mas para falar dos problemas que pode causar.

Uma das formas que o mundo está encontrando para reduzir o consumo de tabaco é aumentado o preço do cigarro, principalmente por meio de impostos. Você propõe o contrário, drogas mais baratas.

Não adianta legalizar e jogar o preço para cima. Porque os cartéis da droga continuarão a vendê-la por um preço mais barato. Isso porque a produção da droga é barata. Agora com relação ao consumo, eu cito no livro alguns estudos em que pessoas são questionadas se consumiriam cocaína se ela fosse legal. E o resultado mostra que não haveria aumento no consumo. Porque as pessoas não cheiram porque é legal ou ilegal. Mas porque gostam ou não gostam. A cocaína tem apelo, normalmente, entre os jovens e apenas por um período curto de suas vidas.

Estamos falando da cocaína, mas você é a favor da legalização de todas as drogas?

Sim.

Como parlamentar, David Cameron criticou a política britânica de combate às drogas. Acredita que agora, como primeiro-ministro, ele vai mudar alguma coisa?

Não. Políticos muitas vezes concordam, privadamente, que é preciso mudar e legalizar as drogas. Mas não querem o ônus de lutar publicamente por isso.

Vivemos em uma época em que os governos estão mais e mais querendo definir o que as pessoas podem fazer: o que podem comer, onde podem fumar, a quantidade de sal, de gordura etc. Não é uma era adversa para propor a legalização das drogas?

Os governos fazem campanhas contra tabaco, álcool e gordura porque o consumo dessas substâncias traz custo aos sistemas de saúde. Mas ninguém imagina proibir o ato de fumar. Porque um certo número de pessoas continuará fumando. E legalização dá mais controle. Legalizar não significa incentivar o consumo. Mas ter mais elementos para saber como esse consumo se dá.

Qual a sua relação com as drogas? É um consumidor, foi um consumidor?

Minha geração tomou muita droga. Havia muito ecstasy nos anos 80. Mas tenho 42 anos e meus dias de consumidor ficaram para trás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Concordo !!!!!!!!!tem q liberar tudo jogo , droga... tudo q for proibido e arrecadar com impostos e investir TODO esse monte de dinheiro na educaçao , que esta entregue!!!!!!!!!!!!!!!So teremos futuro se houver investimentos pesados e nao essa palhaçada desse governo q tem a coragem de abrir concurso p professor do Estado com salario de 514,00 reais e com as escolas caindo aos pedaços!!!!!!!De educaçao e tudo pode ser permitido...Mas sera q interessa aos nossos governantes???????????????

Link para o comentário

• Usuário Growroom

a coca é a questao central.

é tao perigoso qto anfetaminas por exemplo, mas é muito mais persseguido por ser coisa de sul americano pobre.

po cara... acho essa visão tua muito de cachorro viralata... VC é corinthiano???? lol

eles usam a coca na medicina ha decadas...

só por que é da america do sul... lembra do chaves... TUDO EU TUDO EU... num é bem assim né véi...

lembrando que a papoula somnifera é original lá do outro lado do mundo e é tão perseguida quanto...

:smokeabowl:

Link para o comentário

• Usuário Growroom

coca num tem na asia... pense globalmente vei... num taou te atacando...

aqui tem os dois, mas na asia só tem hero...

mas tu ta certo eles gaham dinheiro mais com a coca... porem ser ilegalizado só por que é sulamericano é muita coisa de pobre coitado IMO...

e me refiri ao viralatismo por que é o nome que chama e nada haver com o cão em si... ja tive varios tb...

mas ae... num tem pobresa só na america do sul...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

So teremos futuro se houver investimentos pesados e nao essa palhaçada desse governo q tem a coragem de abrir concurso p professor do Estado com salario de 514,00 reais e com as escolas caindo aos pedaços!!!!!!!De educaçao e tudo pode ser permitido...Mas sera q interessa aos nossos governantes???????????????

deviam por essa merda de salario pros filhada puta do judiciario, ou pros lazarentos do ministerio publico, que nao fazem poha nenhuma e ainda proibem as marchas...

outro dia tinha um ze ruela de um juiz no programa roda viva, um tal de sanctis, ficou na sinuca quando perguntaram se achava justo ganhar 13 mil reais e ter 60 dias de ferias...escroto.

educação é o que separa o povo da violência!!!

é tao perigoso qto anfetaminas por exemplo, mas é muito mais persseguido por ser coisa de sul americano pobre.

papoula nao gera um decimo do q o trafico de coca gera pelo menos aqui nas americas. a

cabelo acho que voce mesmo se respondeu, não acredito que seja por ser coisa de sulamericano , mas sim porque é a mola mestra do dinheiro que entra pro tráfico no mundo quase todo.

no entanto acho que descriminalizar é o passo mais coerente agora, politicas de liberação so pra maconha por enquanto por conta dos prejuizos que podem causar a liberação destas outras substancias num pais que paga a quem educa 8h x 5 dias, 500 reais.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

eu nao disse q é proibido pq é de pais pobre, disse q tem q ser legalizado pq é de pais pobre e gera miseria e violencia.

saco?!

nesse sentido maconha tem no mundo todo e é proibido. mas comparando com uisque... é coisa de pobre. ne nao?!

e proibindo e mais facil controlar. mas se a maconha fosse cultural dos povos dominadores duvido q fosse proibida, mas era cultural dos povos q foram oprimidos.

lol... maconha aqui é mais cara que o johnny blue... nada mais que certo acho eu... pra pagar 250 numa garrafa de johnnie blue e 350 numa onça da mais resinadaindica... eu já paguei 450 numa stivassa...

agora anfetamina aqui é mais procurada.. o unico foda que tem o controla das fronteiras... porra imagina as apreensões se no rio tivesse uma fronteira patrulhada pelo exército...

mas ai.. .alguem viu Cop Out??? Toronto é a porta de entrada pros EUA lol lol por isso que num fez frio mas nevou pra caralho nsse inverno... :happydance:

Link para o comentário

• Usuário Growroom

A sociedade (governo) não pode cercear a liberdade do individuo.

O proibicionismo fere a primícia da liberdade, a soberania do individuo sobre o seu "ser".

Proibir nunca resolveu nada, as drogas são um problema da saúde e não da polícia.

Uma vez liberada e controlada milhares de mortes e prisões seriam evitadas.

Com o retorno dos impostos sobre a venda e produção das "drogas" poderia se investir em saúde e educação.

Não é difícil imaginar como se desenvolveria a saúde e educação com o dinheiro que hoje vai para os traficantes e os corruptos do governo.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

coca quem planta são sul-americanos pobres em países politicamente perigosos por influência do bolivarianismo e do Eixo do Mal.

quem planta papoula são os países ocupados pelas tropas dos EUA.

po entao EUA invade logo a bolivia e libera a coca...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Embora eu considere que esse é um espaço para a difusão de idías sobre a cannabis e que qualquer outra substancia discutida aqui deva ser debatida no mérito de sua relação comparativa com a erva...

Minha posição pessoal é a de que todas as substancias quimicas devam ser descriminalizadas (porem regulamentadas) em seus processos de extração, criação, transporte, venda, posse e uso. Mesmo as de potencial devastador como a cocaina.

Crack nada mais é do que pasta de coca bruta com bicarbonato de sodio...a regulamentação da cocaína (e subsequente baixa de preço) automaticamente derrubaria o grosso do consumo de crack que é a cocaina de quem está sem grana...é obvio que uma legalização mundial traria novos dilemas e problemas para a sociedade...mas a atual situação ´totalmente insustentavel...uma parcela enorme da violencia mundial esta lincada aos processos do narcotrafico, a migração das despeças de segurança e repressão dos estados para a educação preventiva, orientação e saude publica, na minha visão alem de ser saudavel financeiramente, seria um passo GIGANTESCO da luta pelos direitos humanos basicos como o de viver em segurança e de autonomia sobre a ingestão de substancias psicotropicas...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Embora eu considere que esse é um espaço para a difusão de idías sobre a cannabis e que qualquer outra substancia discutida aqui deva ser debatida no mérito de sua relação comparativa com a erva...

Minha posição pessoal é a de que todas as substancias quimicas devam ser descriminalizadas (porem regulamentadas) em seus processos de extração, criação, transporte, venda, posse e uso. Mesmo as de potencial devastador como a cocaina.

Crack nada mais é do que pasta de coca bruta com bicarbonato de sodio...a regulamentação da cocaína (e subsequente baixa de preço) automaticamente derrubaria o grosso do consumo de crack que é a cocaina de quem está sem grana...é obvio que uma legalização mundial traria novos dilemas e problemas para a sociedade...mas a atual situação ´totalmente insustentavel...uma parcela enorme da violencia mundial esta lincada aos processos do narcotrafico, a migração das despeças de segurança e repressão dos estados para a educação preventiva, orientação e saude publica, na minha visão alem de ser saudavel financeiramente, seria um passo GIGANTESCO da luta pelos direitos humanos basicos como o de viver em segurança e de autonomia sobre a ingestão de substancias psicotropicas...

só um pequena correção pro meu post nº5000....

Crack é feita com a coca refinada já... cozinhada no fogo baixo com bicarbonato de sodio... isso da base refinada é outro produto que se nao me engano na argentina eles chamam de paco...

mas de resto assino em baixo...

mas eu continuo falando sem a regulamentacão da heroina/morfina num vira...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Canadense um exemplo clássico de droga controlada é a morfina ( uso restrito só em hospitais e equipe médica ) e veja só ,casos de depêndencia de morfina são raros , justamente por que ela é regularizada.Já no outro lado da moeda temos a heroína. "A produção da heroína em laboratório ocorreu a partir de uma reação da morfina com anidrido acético (derivado da desidratação do ácido acético). Foi preparada pela primeira vez pela companhia alemã Bayer, em 1874. Recebeu pouca atenção até que seu uso foi proposto como antídoto da dependência à morfina.Farmacêuticos alemães inventaram um derivado chamado diacetilmorfina.A companhia Bayer chamou-o heroína e comercializou a substância como menos viciante e menos tóxica do que a morfina". Mas ai chegou os EUA proibiram o seu uso terapéutico,passou para ilegalidade piorou a qualidade ,gerando overdoses e uma quase ausente assistência aos junkies .

fonte : rang farmacologia 5ed "entre aspas"

CULPA DA PROIBIÇÃO se todos os entorpecentes fossem controlados desde o começo de maneira eficaz não estariamos com essa guerra que mata milhões ao redor do mundo .E todo esse dinheiro poderia ser usado para saúde , educação , moradias dignas e principalmente PAZ!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

só um pequena correção pro meu post nº5000....

Crack é feita com a coca refinada já... cozinhada no fogo baixo com bicarbonato de sodio... isso da base refinada é outro produto que se nao me engano na argentina eles chamam de paco...

mas de resto assino em baixo...

mas eu continuo falando sem a regulamentacão da heroina/morfina num vira...

Caraio 5000 véio...esse inverno de winnipeg deve ser foda memo! hehehehehehehehe

Quem me deu a receita foi esse fita aqui ó (oque deve ter rendido de pipada essa pedrinha ai hein... :ph34r: );

gallery_39768_4053_420149.jpg

Se pá esse crack de rua ai os caras fazem de varios jeitos tanto aqui como na Arrentina mas aqui é crack e lá paco....deve conter cada coisa cabeluda na formula dessas porra que affe maria... :Pothead:

O loco é que a reportagem em que eu fiz essa foto era sobre a continuidade do funcionamento regular do trafico num bairro que se encontrava "ocupado" pelo exercito...pra ver que pode botar tanque, fuzil e caralho a quatro na quebrada que os nóia vão continuar pipando! Educação é muito mais eficiente do que repressão...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

crack original foi criada pela CIA no final dos anos 70 inicio dos anos 80... Pra financiar uma guerra secreta do Ronald Raygun (o ATOR :blink: ) no Irã

quando o Bush (pai) que era o lider da CIA e seu brother o glorioso Mané Noriega entrava com toneladas de pó via aerea...

bush-Noriega.jpg

http://www.justice.gov/oig/special/9712/ch01p1.htm

http://www.google.ca/search?hl=en&client=firefox-a&hs=TGv&rls=org.mozilla%3Aen-US%3Aofficial&q=iran+contra+crack&aq=f&aqi=g1&aql=&oq=&gs_rfai=

Esse problema de crack que o brasil vive é similar aos nossos anos 80... quando crack era uma epidemia tremenda... junto com a a heroina..

Mas então, nesse é mais uma coisa que o brazyl usou ingles errado... tipo Track Meeting (que ta totalmente errado)... o certo é Track Meet

Mas ae.... te garanto que esse dai nunca nem ouviu falar da CIA

Link para o comentário