Ir para conteúdo

Cigarro Vicia Mais Que Maconha, Diz Estudo


Samid

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Mais uma grande descoberta, que ja sabíamos.

Quanto tempo mias teremos que aguardar pela consciência dos políticos?

Cigarro vicia mais que maconha, diz estudo

PUBLICIDADE

RICARDO MIOTO

DE SÃO PAULO

Maconha é coisa de jovem: o usuário típico deixa a erva conforme vai envelhecendo, diz um estudo internacional que revisou os principais trabalhos já feitos sobre o tema.

De acordo com o "Cannabis Policy", publicação de 300 páginas lançada nos EUA, a droga ganha do álcool e do tabaco em segurança. Nove por cento dos que experimentam maconha tornam-se dependentes, contra 32% do tabaco e 15% do álcool.

Segundo os dados de Robin Room, da University of Melbourne, líder do trabalho, a droga causa relativamente poucos acidentes de trânsito. "Essa é a principal preocupação relacionada aos efeitos agudos da maconha", escreve Room, "porque ela reduz a atenção e a coordenação motora".

Dados mais recentes mostram que a maconha duplica a chance de acidentes. O álcool é pior: aumenta mais de dez vezes o risco. "Aparentemente, os motoristas que fumaram maconha dirigem mais devagar."

Editoria de Arte/Folhapress

FAZ MAL, MAS QUANTO?

O estudo de Room esteve no centro de uma polêmica entre dois cientistas brasileiros. Ronaldo Laranjeira, da Unifesp, citou o trabalho em artigo nesta Folha, listando doenças relacionadas à erva e argumentando que é falácia dizer que ela é segura.

Em resposta, Sidarta Ribeiro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, acusou o colega de distorcer o estudo, que sugere a legalização da droga, porque "seus danos são modestos". Ambos elogiam o currículo de Room e seu trabalho.

O "Cannabis Policy" lista problemas relacionados ao uso contínuo da maconha, mas faz considerações sobre a limitação do seu impacto.

Relata a relação entre seu uso na gravidez e a redução do peso do bebê ao nascer, mas menos do que no caso do tabaco. Cita ansiedade e insônia como sintomas comuns de viciados que tentam abandonar a erva.

Usuários têm mais chance de ter bronquite e câncer no pulmão. Room estima que um homem de 44 anos que fumou maconha por toda a vida diariamente tem 3% mais risco de sofrer infarto.

A maconha aumenta em mais de duas vezes o risco de esquizofrenia. Ainda assim, cientistas calculam que, para evitar um caso da doença entre jovens adultos, seria preciso fazer com que 5.000 pessoas não fumassem a erva.

O risco de depressão é mais de duas vezes maior. Mas não há como excluir a hipótese de que depressivos fumem como automedicação -é difícil saber qual a causa e qual a consequência.

O mesmo ocorre com a evasão escolar. É a erva que deixa os adolescentes desanimados com a vida ou jovens sem rumo procuram mais as drogas?

Mesmo assim, Room acredita que a erva não é especialmente problemática. "Os riscos à saúde do tabaco e do álcool são muito maiores."

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/790973-cigarro-vicia-mais-que-maconha-diz-estudo.shtml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Pq nao e interessante proibir o cigarro..., assim como o alcool , a aspirina , o cafe e etc...

Ainda e interesante proibir a maconha..., talvez quando aqui fique igual o Mexico , as pessoas comecem a pensar seriamente no assunto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse livro Cannabis Policy é fantástico. Comprei ele há uns dois dias e estou lendo direto ... pena não haver tradução e o livro ser caro (mais de 100 pilas).

O potencial de vício da nicotina é absurdo, já tendo sido reconhecido por vários estudos como muito mais perigoso que o da cocaina, heroina, etc. Comparar com a cannabis é covardia (dizem que o potencial de "vício" da maconha é comparável e até inferior aquele da cafeina!).

Só discordo do aquaponicpoa na questão de proibição. Sou partidário de que cada um deve ser livre para, na sua vida privada, fazer o que bem entender, desde que não prejudique outrem. Se alguém quer fumar tabaco, assumindo seus riscos correspondentes, ela deve ser livre para isso. Para quem não quer fazer uso do tabaco, já bastam aquelas leis que proibem o fumo em lugares publicos.

Liberdade, gente, liberdade!

Paz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Fala sério, comparar tabaco com maconha é no mínimo um absurdo sem tamanho, coisa de quem nunca usou nem um nem outro... Sou ex fumante de cigarro há quase dois anos e pqp, bota vício horrível !!!!!

Fumei mais de um maço por dia durante 12 anos, e sofrí muito para conseguir abandonar esta maldição. Foram várias tentativas e muitas técnicas que utilizei até conseguir, mas até hoje tenho uma vontade sinistra de fumar cigarro. Para terem uma idéia, meu pai que parou há mais de 10 anos ainda sente vontade.

Já com maconha é outra coisa, para quem já foi realmente viciado em algo como eu fui no cigarro nem considera a maconha um vício, e sim um hábito, como olhar televisão ou tomar café por exemplo.

Sou fumante pesado de maconha, quando tenho fumo na mão fumo o dia inteiro, porém quando decido dar um tempo, sinto vontade de fumar só nas primeiras 24h, o restante do tempo fico de boa, até esqueço da parada. Agora pede para um fumante de cigarro dar um tempo, uma semaninha que seja pra ver o que aconteçe... Melhor nem ficar por perto pra descobrir !!!!!!

Claro que isso varia de pessoa para pessoa, mas ainda assim não tem a menor condição de comparar. A única semelhança é que os dois são de fumar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a pergunta certa seria, pq não proibem o cigarro????

Imagine se proibissem o Bob's, o Mc Donald's (nos yankes, por exemplo, a quantidade deles que morre em consequência da péssima alimentação é absurda), se fiscalizassem a quantidade de café que você toma, de cigarros que você fuma, as cervejas que você bebe, etc etc.

Percebeu que sociedade neorótica, chata, surreal que viveríamos?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Imagine se proibissem o Bob's, o Mc Donald's (nos yankes, por exemplo, a quantidade deles que morre em consequência da péssima alimentação é absurda), se fiscalizassem a quantidade de café que você toma, de cigarros que você fuma, as cervejas que você bebe, etc etc.

Percebeu que sociedade neorótica, chata, surreal que viveríamos?!

imagina ter que subir morro pra comprar cigarro? os grandes empresários estariam fu... :chaudeslarmes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
  • Tópicos

  • Posts

    • Salve galera, tudo certo?! Alguns anos sem entrar aqui na casinha, mas como eu vi que tem alguns Growers retornando à casa e outros novos chegando, resolvi postar uma "atualização jurídica" (que não é tããão atual assim) para todos os usuários que já "rodaram/caíram" nesses anos todos de cultivo!!  Todos nós sabemos do julgamento do RE 635.659 (Recurso no STF para descriminalização do porte de maconha), agora chegou o momento de revisar as antigas condenações.  Sabe aquela transação penal assinada? Aquela condenação pelo 28 (que não foi declarada inconstitucional na época)?? Aquela condenação do seu amigo pelo 33, mas que se enquadrava nos parametros de um grower??? Pois então, chegou o momento de revisar todos esses processos para "limpar" a ficha de todos(as) os(as) manos(as) jardineiros(as)!! "O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dará início, em 30 de junho, ao mutirão nacional para revisar a situação de pessoas presas e/ou condenadas por porte de até 40 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas. A realização do mutirão cumpre determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) ao julgar recurso sobre o tema em junho de 2024, que resultou na fixação de parâmetros para diferenciar o porte de maconha para uso pessoal do tráfico. Entre o dia 30 de junho e 30 de julho, os tribunais da Justiça Estadual e regionais federais farão um esforço concentrado para rever casos de pessoas que foram condenadas por tráfico de drogas, mas que atendam aos critérios do STF: terem sidos detidos com menos 40 gramas ou 6 pés de maconha para uso pessoal, não estarem em posse de outras drogas e não apresentem outros elementos que indiquem possível tráfico de drogas. De acordo com da Portaria CNJ n. 167/2025, os tribunais atuarão simultaneamente para levantar os processos que possam se enquadrar nos critérios de revisão até o dia 26 de junho. Este é o primeiro mutirão realizado no contexto do plano Pena Justa, mobilização nacional para enfrentar a situação inconstitucional dos presídios reconhecida em 2023 pelo STF. O CNJ convidará representantes dos tribunais que atuarão diretamente na realização do mutirão para uma reunião de alinhamento na próxima semana, além de disponibilizar o Caderno de Orientações." LINK DO CNJ Caso o seu caso se enquadre, ou conheça alguém que também passou por essas situações, sugerimos buscar um Advogado de confiança ou entrar em contato aqui neste tópico mesmo com algum dos Consultores Jurídicos aqui da casinha mesmo!! Bless~~
    • Curitiba é sempre pior parte hahahaha!
    • o teu chegou? o meu já passou por Curitiba mas tá devagar (pelo menos o pior já passou) kkkkkkkkkk
×
×
  • Criar Novo...