Ir para conteúdo

Dartiu Xavier Responde Ao Jornal Zero Hora


kanneh

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Após crítica sobre a sua pesquisa quanto ao uso da maconha no tratamento de viciados em crack, o professor Dartiu Xavier responde a Zero Hora:

“A maconha tem sido utilizada há séculos por suas propriedades terapêuticas e seu uso medicinal vem crescendo em diversos países graças à possibilidade de verdadeiros pesquisadores testarem suas hipóteses. É assim que caminha a ciência. Em inúmeras áreas, principalmente na medicina, observamos que barreiras moralistas e preconceituosas são derrubadas dando lugar a descobertas muito importantes. É o caso dos estudos com as células-tronco. No campo da dependência de drogas, o cenário é o mesmo. Têm sido muito animadores os resultados obtidos a partir de centenas de pesquisas científicas sérias comprovando a eficácia do uso de princípios ativos da maconha no tratamento de múltiplas doenças, tais como glaucoma, dor crônica, ansiedade, câncer, Aids e esclerose múltipla.

Como pesquisador da Universidade Federal de São Paulo, há muitos anos oriento teses e publico artigos sobre o potencial terapêutico da cannabis. Esta investigação pressupõe, por óbvio, reconhecer também os riscos relacionados ao uso indevido desta droga. Desta forma, causou-me surpresa tomar conhecimento da polêmica no jornal Zero Hora a partir de um trabalho de minha autoria, publicado há mais de 10 anos em uma conceituada revista científica americana, sobre o uso terapêutico de cannabis em dependentes de crack (Journal of Psychoactive Drugs, 1999). Maior espanto foi constatar que fui atacado pessoalmente por um profissional da medicina em um tom tão desagradável que sequer merece resposta.

Meu estudo com dependentes de crack foi de natureza observacional. O acompanhamento destes pacientes mostrou, surpreendentemente, que a estratégia de substituir o crack pela maconha, por iniciativa dos próprios dependentes, efetivamente funcionava. 68% destes dependentes conseguiram abandonar o uso de crack. Posteriormente, deixaram também de utilizar a maconha. Quanto à seriedade científica deste trabalho, ele não somente foi publicado pela reconhecida revista científica americana como foi elogiado por prestigiados pesquisadores nacionais e internacionais. As críticas desfavoráveis que recebeu, entretanto, nunca produziram um só artigo científico.

Não se trata de ser contra ou a favor do uso de maconha. Trata-se, sim, de ampliar o conhecimento que temos sobre as propriedades neuroquímicas das substâncias e seus efeitos no cérebro, de forma a permitir o desenvolvimento de novos tratamentos com maior eficácia. A postura científica de pesquisa pressupõe isenção de crenças pessoais, preconceitos e ideologias, o que eventualmente nos coloca frente a constatações surpreendentes.

Por fim, destaco que o Brasil conta com grandes pesquisadores na área de drogas, com projeção internacional, que têm opiniões bastante diferentes das divulgadas neste jornal, além de se destacarem por uma postura eticamente impecável.”

http://pauloteixeira13.com.br/2010/09/dartiu-xavier-responde-a-zero-hora/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

"Meu estudo com dependentes de crack foi de natureza observacional. O acompanhamento destes pacientes mostrou, surpreendentemente, que a estratégia de substituir o crack pela maconha, por iniciativa dos próprios dependentes, efetivamente funcionava. 68% destes dependentes conseguiram abandonar o uso de crack. Posteriormente, deixaram também de utilizar a maconha."

In other words de uma amostra de moribundo quase 70% substituiram espontaneamente o consumo de crack x maconha e espontaneamente também mais tarde largaram a maconha, (viraram crente?)

Estudo de natureza observacional é igual a uma pontinha da faca de Peter's , ou seja, um puta chute.

De empírico já basta meu cultivo....... good buds....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e a Zero Hora não é esse demônio não, já participei de uma promoção deles e eu sou chapado, querem algum contato de lá para explicar sobre o cultivo?

"Acuse-os do que você faz; xingue-os do que você é."

Judeu sempre trata bem judeu, né... heuaheuaheuhaeuhaeuhuaeh

Como Goys devemos comer o pão que o Diabo nos amassou... :P

RBS é o demonio sim, se tu pensas que eu sou o demônico tambem... bem provavel...

Alias, eu quero R$ 20.000 pra explicar sobre cultivo na RBS.... ehauehuaheuaheuaheuh

Ué, a Geisy Arruda não ganhou 250.000 pra dar uma exclusiva?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Judeu sempre trata bem judeu, né... heuaheuaheuhaeuhaeuhuaeh

Como Goys devemos comer o pão que o Diabo nos amassou... :P

RBS é o demonio sim, se tu pensas que eu sou o demônico tambem... bem provavel...

Alias, eu quero R$ 20.000 pra explicar sobre cultivo na RBS.... ehauehuaheuaheuaheuh

Ué, a Geisy Arruda não ganhou 250.000 pra dar uma exclusiva?

hahahahaha nao tinha pensado por esse lado, eh ateh ano novo dos caras, tao comemorando o ano de 5700 huauauahua

e judeu nao acredita em céu e inferno, logo ele não acredita em diabo :wacko:

cara, pega o contato da Mari Bertolucci que cuida do RSVIP(a parte de 'celebridades' do segundo caderno') e ve se tu poderia dar uma entrevista pra ela

nem sei se ela fuma ou nao, mas ela eh mente aberta

os 20 mil te mando depois que publicarem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Eu falei la no outro topico, que era lenda urbana.

Eu conheço uma lenda quando vejo.

Tem uma musica do grande mestre Violonista Baden Powel que diz bem

" o homem que diz do! nao dá! Porque quem da mesmo nao diz...

O homem que diz vou! nao vai, porque quando foi ja nao quis...

Resumindo, o cara que faz, faz simplesmente nao fica falando e lendando a vida alheia como se diz por aqui.

Ou faz e ja era, ou entao é puro canto de ossanha.

Da play que é um musicao... MPB top quality

http://www.youtube.com/watch?v=xMHbGuDvuYg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...