Ir para conteúdo

Empreendedorismo Canábico

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Olá, pessoal.

Sou usuário aqui do fórum a um bom tempo e tenho acompanhado muitas das colheitas da galera com muita admiração pelas iniciativas. Apesar de não ser um usuário ferrenho de cannabis acredito no potencial dessa planta e creio que o nosso país está perdendo inúmeros benefícios proporcionados pela mesma, tanto na questão economico-industrial como na medicinal, sem falar nas inúmeras vítimas do tráfico e da repressão policial.

Enfim eu estava meditando sobre isso e gostaria de compartilhar com vocês uma das minhas ideias, talvez um pouco utópica, mas acredito que possa ser botada em prática.

A ideia principal seria a criação de um coletivo, na verdade uma empresa importadora de produtos de cânhamo (não sei como funciona a questão legal quanto à importação de produtos de cânhamo, mas acho que não é proibido, desde que não contenha traços de THC). Acredito que a pressão pela legalização deve começar pelo âmbito econômico ou medicinal, mas creio que a questão medicinal, aqui no Brasil, é meio complicada visto a ceticidade da maioria da população.

Portanto, a ideia primária seria a de criar um coletivo, na verdade mais para uma empresa, com um site apelativo e explicativo para implantar a ideia dos produtos feitos de cannabis na mente do povo brasileiro, e, mais adiante, iniciar um processo de importação e venda de produtos de cânhamo, que seriam relativamente baratos e que seriam de grande apelo perante o público, por se tratarem de fonte natural de várias utilidades (o que é cada vez mais apelativo nesta atual “onda verde”) e por possuírem propriedades que os tornam muito atraentes, como a produção de fortes fibras e de um ótimo óleo vegetal.

É óbvio que pra realizar tudo isso é preciso uma grande quantidade de capital em marketing e tal, não tenho uma ideia definitiva com relação a esse ponto, talvez com empréstimos a pequenos empreendedores ou uma sociedade com alguma indústria interessada nesse mercado, estamos abertos a sugestões! hehe

Por fim, pontapé inicial à importação de produtos de cânhamo, teoricamente, daria impulso a esse mercado no Brasil, o que faria a balança comercial “pender” negativamente, já que só é possível a importação dos produtos, pois a produção aqui é ilegal, o que levaria, obviamente, à pressão por parte dos setores industriais (têxtil, de produção de celulose, de produção de óleo vegetal, etc) para terem permissão para cultivar a cannabis em solo brasileiro.

Apesar disso não ser uma medida que liberaria o cultivo como gostaríamos, creio que seria um importante passo para o avanço na questão da legalização, o que vocês acham?? hehe

abraços a todos!

:Pothead: :Pothead: :Pothead: :Pothead:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

É uma excelente idéia, inclusive já tem muita coisa sendo feita nesse sentido lá fora, mas como você colocou, não sei aqui como está...

Dá uma googlada em "hemp products"...

Eu mesmo tenho um jaco de hemp que comprei em Amsterdam.... uso direto nem da pra perceber nada de diferente...

Vai que vai, é desse tipo de iniciativas que precisamos colega!!!

Meu apoio já tem!

Abraços

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Cara sem querer acabar com a sua empresa ai,

mais da uma lida nisso,

http://www.diariodaerva.com/2010/08/vigilancia-sanitaria-recolhera.html

Qualquer produto, a CANABIS O CONSUMO, CULTIVO, VENDA, ou qualquer outra coisa, que se relacione com a planta é proibido.

Não é que o brasil veta a subistância da planta...

ELE VETA A PLANTA!!!

chato, mais é a realidade, pode dar uma lida nas ultimas atualizações da lei de legalidade da canabis.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

é uma boa idéia, também já pensei nisso, é um mercado que com certeza daria muita grana e rapidamente sairia de uma "pequena empresa" hahaha, mais em fim, como o colega ali em cima falou, o preconceito não é apenas com os princípios ativo da planta, mais em si a própria planta.. Com certeza não iria dar para abrir uma empresa desse tipo, a não ser se o povo se revoltar e fazer igual na França, aonde o que eles acham errado sai todo o povo pra rua e protesta, o país chega a parar.. mais em fim, a idéia é boa, e para colocar em prática, precisa mudar a lei, e essa lei não vai mudar sozinho se não existir manifestações alguma coisa do tipo.

conte comigo para essa iniciativa..

abraço!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

acho q poderia se começar importando o leite de maconha que tem no Canadá... que é super nutritivo e segundo falam deixa o de soja no chinelo qto a gosto... sem contar q tem os tão famosos omega 3 e 6

Bem q o Canadense podia dar um drink report desse leite aí né brother ?

valeu

Link para o comentário

acho q poderia se começar importando o leite de maconha que tem no Canadá... que é super nutritivo e segundo falam deixa o de soja no chinelo qto a gosto... sem contar q tem os tão famosos omega 3 e 6

Bem q o Canadense podia dar um drink report desse leite aí né brother ?

valeu

Nunca iam liberar isso no BR

Proibiram os cosmeticos do Body SHop

Acha que iriam liberar Leite???

Acho dificil hein

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Acho q em breve vai rolar... olha oq o presidente da empresa diz:

Mike Fata, presidente da empresa, quer espalhar o leite pelo globo. "Estamos nos mudando para uma fábrica muito maior. [Vamos] aumentar nossa capacidade, dar conta da demanda norte-americana e expandir nossos mercados. Já entramos em contato com empresas no Brasil e vamos lançar produtos aí quando for a hora."

Materia Leite Maconha - Folha

Link para o comentário

Entao, pelo que eu to ligado, as leis aqui na zamerica é muito hipocrita, eu nao sei qual é a moral da lei aí, mas aqui a lei é basicamente a de que voce pode cultivar e ter cannabis.

oque realmente é proibido é portar ou cultivar as flores, frutos ou folhas da planta. Ou seja, trocando em miudos se fosse possivel cultivar uma planta só com o tronco, seria perfeitame legal, por isso o livre comercio de hemp aqui.

esse é o futuro bro, hemp é muito mais importante pra o mundo que maconha (pra fumar), ja toquei nesse assunto um tempo atrás mas nego nem deu bola.

o brasil seria muito favorecido se o cultivo industrial de hemp fosse legalizado. a gente tem condicoes de tirar colheitas durante o ano todo, gracas a deus.

leite, cosmeticos e etc parecem ter uma aceitação mais dificil, vagabundo sempre é meio skeptical com isso, mas roupas e tal, seria um bom começo, mais facil argumentar com gente que acha que tu vai fumar uma blusa do que com nego que acha que tu vai ficar doidao de hidratante...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Te juro, quando vi o titulo do tópico jurei: xii lá vem o Israelweed denovo!

haiuhaiuohaiuahiuahiuahiuahauihiauhauihaiuha foi transmitemento de pensação. Espero que ele esteja descansando o juizo. :335968164-hippy2:

As tabacarias e sites como greenfert, sementedemaconha, jardins urbanos e outros sites de hidroponia já foram um grande passo e chutaram esse mercado para o alto.

Agora só resta saber quais serão os próximos mercados que vamos abocanhar :love-weed:

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Ja ouvi falar q pode importar a fibra do canhamo so nao pode produzir aqui, algum consultor jurico pode esclarecer melhor.

Ta ai a salvaçao do sertanejo q sofre com a seca, a demanda seria alta pois o canhamo pode substituir muitas materias primas, como exemplo a cana na produçao de etanol tendo a vantagem de nao desperdiçar um alimento.

Talvez ate incluissem a folhinha na banderia do Brasil. :Pothead:

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Galera,

Entendo que é proibido, isto e aquilo, mas já não temos exemplos de produtos feitos com cânhamo aqui no brasil? Eu mesmo tenho uma camiseta produzida com cânhamo e um tênis Adidas Hemp (que eu vi e tive na minha juventude, em meados de 92/93) e agora foi relançado e eu recomprei, pq o outro foi fumado asuiheguahseig.

Já vi também um outro tênis da Mormaii feito com material ecologicamente correto, como borracha reciclada etc, etc e cânhamo em parte do tecido.

Adidas beleza, é marca gringa, mas Mormaii Hemp é de Santa Catarina, como eles têm esta liberação se nenhum tipo de comercialização é permitido, como bem lembrou nosso amigo LordFelix3.

Olha o tenis aí que presa:

141-1623-154_detalhe1.jpg

Abráss

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Em 2001 a Osklen teve um problema com a sua coleção feita de canhamo, mas mesmo assim até hoje eles ainda fazem roupas de cânhamo e defendem o plantio da erva no mundo.

Roupas da Osklen são apreendidas por apologia

Fonte: Jornal do Brasil

>10 / 10 / 2001

-

True Hemp Fiber (A verdadeira fibra de cânhamo, em inglês). A informação estampada na nova coleção da grife Osklen, especializada em roupas jovens e esportivas, desagradou a Justiça do Rio e fez as roupas saírem das lojas para as mesas da Justiça. O promotor Márcio Mothé, da 2ª Vara da Infância e da Adolescência, apreendeu, no final da noite de ontem, todas as peças da nova coleção Hemp Product. As roupas, confeccionadas em cânhamo, trazem estampadas as folhas da maconha. O cânhamo é um tecido obtido a partir das fibras da Cannabis sativa, a planta da maconha. As peças foram recolhidas nos shoppings Rio Sul, Barra Shopping, Iguatemi e Fashion Mall.

"Os adolescentes que consomem essa grife estão fazendo apologia da droga, o que é crime previsto no artigo 287 do Código Penal", justificou Mothé. O mandado de busca e apreensão foi concedido pelo juiz da 2ª Vara, Guaraci Vianna. Segundo o promotor, a apreensão se deu a partir de denúncias, entre elas, da própria equipe médica, que atende adolescentes viciados, da 2ª Vara. "Eles contaram a dificuldade que é ressocializar jovens, dizendo para que não consumam drogas, quando a grife que vestem traz estampada o símbolo da maconha", contou.

Mothé explicou que a decisão se baseou em perícia do Instituto de Criminalística Carlos Éboli. Lá, os peritos chegaram à conclusão de que as folhas estampadas nas roupas se assemelham às folhas da maconha. E concluíram que se tratava de crime de apologia. De acordo com o promotor, as peças apreendidas também irão para perícia. "Agora, o Ministério Público vai estudar quais as providências que serão tomadas em relação à loja", adiantou Márcio Mothé. Ele acrescentou ainda que a loja Osklen tem, em seu site, a relação dos produtos da nova coleção.

Susto - A apreensão pegou de surpresa a família Metsavaht, dona da Osklen. Segundo Patrick Metsavaht, responsável pela área de importação e exportação da marca, o desenho da folha da maconha é a base da coleção de verão, em cânhamo, que está sendo distribuída. "O cânhamo é um produto legalizado e consta na lista de importação autorizada", ressalta Metsavaht. Não é a primeira vez que a Osklen usa a folha da maconha para decorar seus produtos: no inverno, o estilista Marco Sabino criou para a grife uma linha de bijuterias cujo adereço principal era a planta alucinógena. Essa passou longe dos olhos do promotor.

Jornal do Brasil - Caderno Cidade

11/10/2001

Paula Maíran

Polícia volta ao depósito da Osklen

Policiais civis e militares da Força-tarefa de Combate ao Crime Organizado (Focco) apreenderam na manhã de ontem, num depósito em São Cristovão, uma nova carga de roupas da grife Osklen, da linha de verão Hemp Product, todas confeccionadas com cânhamo, fibra obtida da planta Cannabis Sativa, a partir da qual é produzida a maconha. A operação ocorreu mesmo após o acordo entre o Ministério Público e a direção da empresa, que, em troca da extinção do processo por crime de apologia ao uso de entorpecentes, se comprometeu a cobrir com um "X" todas as estampas da folha poibida., além de produzir novas camisetas com mensagens anti-drogas. A Osklen ainda se propôs a distribuir toda a coleção, já retocada, entre crianças e adolecentes em abrigos públicos.

O acordo entre o Ministério Público e a Osklen vai evitar a destruição de roupas avaliadas em R$ 250 mil, de uma das linhas de verão da marca internacional. "Essa operação me pegou de surpresa", admitiu o promotor de justiça Astério dos Santos. "A empresa já aceitou se submeter a um termo de ajustamento de conduta que me levará a extinguir a ação criminal". "Já que aceitamos o acordo, não deu para entender o motivo da operação e do aparato policial", reclamou o advogado da empresa, Pedro Paulo Pimentel.

O Ministério Público só havia requisitado à Justiça a apreensão da coleção Hemp Product que estava à venda. Na terça-feira, as roupas expostas nas vitrines de seis lojas da marca foram apreendidas pelo Grupo de Apoio Policial (GAP) do MP, que não chegou a ser comunicado sobre operação de ontem.

A ação policial no depósito foi, no entanto, respaldada por mandado judicial expedido pelo titular da 2ª Vara da Infância e Juventude, juiz Guaraci Vianna. A numeração e a data do documento apresentado pelos policiais da Focco são as mesmas impressas nos mandados expedidos por Vianna na véspera. Livros de contabilidade e computadores também foram revistados pelos policiais no depósito de São Cristovão. Uma denúncia de abuso de autoridade provocou a ida de equipe da Corregedoria de Polícia Civil ao local, mas, segundo o órgão, nenhuma irregularidade foi comprovada. "O MP fez a petição inicial para apreensão das roupas, mas a forma de cumprimento da decisão não compete ao MP, mas a mim. Estendi a medida ao depósito", explicou ontem o juiz Guaraci Vianna. Segundo o juiz a convocação da Focco se deveu à necessidade de reforço policial: "O GAP não tinha condições de cumprir tudo sozinho".

Jornal do Brasil - Caderno Cidade

13/10/2001

Apreensão de roupas está sob investigação

A Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça está investigando as circunstâncias em que foi realizada, na quarta-feira passada, a operação policial para apreensão de roupas da grife Osklen, no depósito da empresa, em São Cristovão. Na ocasião, o juiz Guaraci Vianna, da 2º Vara de Infância e Juventude, expediu mandato de apreensão da coleção de verão Hemp Product, confeccionada com cânhamo, fibra obtida da mesma planta da qual se produz a maconha. Mas há suspeita de abuso de autoridade na operação, realizada por colaboradores voluntários da Justiça de Infância e Juventude e por policiais da Força-tarefa de Combate ao Crime Organizado (Focco), da secretaria de Segurança.

De acordo com a denúncia encaminhada à Corregedoria-Geral do TJ pelos advogados da empresa, livros de contabilidade e computadores foram revistados pelos policiais no depósito de São Cristovão, sem ordem judicial específica. Também sem mandato, um prestador de serviços da Osklen, responsável pela produção das estampas em silk-screen, chegou a ser detido dentro de casa, na Pavuna, e conduzido até o depósito.

O Ministério Público, que não foi comunicado sobre a operação em São Cristovão, não pedira tal diligência. O promotor Márcio Mothé preferiu não se manifestar antes do fim da investigação da Corregedoria do TJ.

A apreensão no depósito da Osklen ocorreu apesar do acordo entre o MP e a direção da empresa. Em um termo de ajustamento de conduta, a empresa se comprometeu a alterar, em prazo de 60 dias, a estampa com um "x" todas as estampas de folha de maconha, e também a produzir camisetas com mensgens anti-drogas, para distribuição entre jovens de abrigos públicos, no próximo Natal. Em troca, o MP desistiu de propor ação civil pública, que resultaria em multa para a empresa.

Na terça-feira, o Ministério Público requisitara à Justiça a apreensão somente da coleção Hemp Product que já estava à venda em lojas da cidade. Roupas expostas em vitrinis de quatro shoppings foram apreendidas pelo Grupo de Apoio às Promotorias de Justiça (GAP), cujos integrantes deverão prestar depoimento na Corregedoria-Geral do TJ.

Fonte: E- Legalize

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Valeu Paulista, eu ia trazer esse caso da Osklen pro tópico!

Eu li a decisão de segunda instância, e a sócia da Osklen foi inoncentada da acusação de tráfico.

No Brasil, o vegetal Cannabis Sativa é totalmente proibido, além disso também são proscritas o THC e o CBD. Então, no Brasil não importa, mesmo o Hemp ou Canhamo Industrial não pode ser cultivado e industrializado.

Contudo, tenho dúvidas quanto ao uso da fibra.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu estava com esta duvida estes dias, pq certas empresas e certos produtos podem e outros nao???

A propia Smooking tem sedas fabricadas com canhamo e nao me recordo de terem qualquer prolema em comercializar aqui no Brasil. Tem o tenis da Adidas que rolou sem problemas, porem teve um caso de produtos cosmeticos proibidos no Rio. Muito confuso isso ai....

Mas afinal, de que planta eles estao falando???

Marco Sabino criou para a grife uma linha de bijuterias cujo adereço principal era a planta alucinógena.

Abs,

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Erva Life Style,

Não é querer fazer propaganda pra ninguem, afinal, só cito o exemplo que pediste. Na netshoes encontra facilmente o tenis da Mormaii por 189 moedas miúdas. Olha o link do Mormaii aí: NetShoes.com.br

Aqui em Porto Alegre em qualquer loja é possível encontrar o Adidas Hemp. Da uma olhada que presa a propaganda dele ;)

Tenis Adidas Hemp (Imagem externa)

Abráss,

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Hahaha, certo que achei q era mais uma ideia do Israelweed!

O leite a base de canhamo eh uma delicia. Muito melhor que a base se soja e arroz. Tomo as vezes mas ainda acabo usando mais o de arroz pois eh mais facil de achar e mais barato.

Pelo menos aqui no Canada os produtos a base de hemp ainda estao em uma faixa de preco maior, infelizmente.

Concordo que aplicacao industrial do hemp eh muito mais importante que seus principios medicinais, religiosos e recreacionais. Na realidade acho que esse eh um dos principais fatores para mante-la ilegal. Eles (leia-se industria farmaceutica, alimenticia, textil, belica e principalmente PETROLIFERA) disseminam a desinformacao e o preconceito em relacao a cannabis justamente para nao perderem seus filoes de mercado. Notem que todas as industrias citadas anteriormente se relacionam DIRETAMENTE com a industria do petrolio, que pode ser substituido pelo ethanol a base de canhamo.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Galera,

Entendo que é proibido, isto e aquilo, mas já não temos exemplos de produtos feitos com cânhamo aqui no brasil? Eu mesmo tenho uma camiseta produzida com cânhamo e um tênis Adidas Hemp (que eu vi e tive na minha juventude, em meados de 92/93) e agora foi relançado e eu recomprei, pq o outro foi fumado asuiheguahseig.

Já vi também um outro tênis da Mormaii feito com material ecologicamente correto, como borracha reciclada etc, etc e cânhamo em parte do tecido.

Adidas beleza, é marca gringa, mas Mormaii Hemp é de Santa Catarina, como eles têm esta liberação se nenhum tipo de comercialização é permitido, como bem lembrou nosso amigo LordFelix3.

Olha o tenis aí que presa:

141-1623-154_detalhe1.jpg

Abráss

Q produto fantastico! , puta qualidade mesmo .

Acho mais facil liberarem a canabis medicinal que aprovarem a importacao de leite , cosmeticos e roupas de cannabis.

Link para o comentário