Ir para conteúdo

Autorização Para Pesquisa Científica

thierrywalt

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Pessoal, eu sou estudante de farmácia e estava interessado em pesquisar as propriedades antitumorais do THC em camundongos. Sendo que a posse e cultivo de maconha são proibidas no nosso país, eu entendo que pra realizar pesquisas com ela tem que se ter uma autorização, provavelmente de agências como a ANVISA. Andei procurando e vi que algumas universidades tem alguns programas de pesquisa na área. Alguém sabe como é o processo de requerimento? Minha Universidade não é pequena, e já realiza estudos antitumorais com animais, mas com um outro composto, creio que isso iria ajudar, pois iria dar credibilidade. Alguém tem conhecimento de como isso iria funcionar? Alguém sabe também se tem alguma forma de comprar o THC pronto, em forma de medicamento talvez?

ps: Postei na área de leis porque acredito que seja a melhor área. Se deveria ter postado em outra área, me desculpem :).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

É proibido plantar?

Desde quando? Pq desde 2006 deixou de ser crime e passou a ser contravenção penal

Dá uma lida aqui http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11343.htm

Nao sei responder sobre a licença. Vou tentar entrar em contato com algum cientista/pesquisador sobre isso. Falow!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Pessoal, eu sou estudante de farmácia e estava interessado em pesquisar as propriedades antitumorais do THC em camundongos. Sendo que a posse e cultivo de maconha são proibidas no nosso país, eu entendo que pra realizar pesquisas com ela tem que se ter uma autorização, provavelmente de agências como a ANVISA. Andei procurando e vi que algumas universidades tem alguns programas de pesquisa na área. Alguém sabe como é o processo de requerimento? Minha Universidade não é pequena, e já realiza estudos antitumorais com animais, mas com um outro composto, creio que isso iria ajudar, pois iria dar credibilidade. Alguém tem conhecimento de como isso iria funcionar? Alguém sabe também se tem alguma forma de comprar o THC pronto, em forma de medicamento talvez?

ps: Postei na área de leis porque acredito que seja a melhor área. Se deveria ter postado em outra área, me desculpem :).

Fala thierrywalt!

Então, eu estudei essa autorização especial da ANVISA pra ajudar o Vidal num projeto..

A ANVISA faz umas exigências bem chatas, e a primeira delas é ser uma pessoa jurídica, então para você pedir a autorização antes você precisa do aval da sua instituição, e o pedido feito através dela.

Depois tem uma série de documentos exigidos, acho uma boa você ver esse site:

ANVISA - Autorização Especial

É proibido plantar?

Desde quando? Pq desde 2006 deixou de ser crime e passou a ser contravenção penal

Dá uma lida aqui http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11343.htm

Nao sei responder sobre a licença. Vou tentar entrar em contato com algum cientista/pesquisador sobre isso. Falow!

Sektor, o cultivo do amigo não é doméstico, portanto não se enquadra no artigo 28! E mesmo não sendo passível de pena restritiva de liberdade, o cultivo continua sendo considerado crime por 99% dos operadores do direito.

Alem disso, o cultivo dele é pra pesquisa e é um dos poucos casos que Lei permite o cultivo, desde que seja autorizado pela ANVISA.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Certo Sano.

Entao como vc disse, a lei permite. E no caso de cultivo domestico a lei permite tb. Se os operadores de direito são LENTOS... ai é outro problema.

;)

a lei nao permite cultivo domestico nao, ela apenas permite q vc nao seja PRESO ao cultivar pra consumo proprio, porem, continua sendo crime...

Link para o comentário

Segundo o user Marinol,

A Anvisa apenas autoriza o uso de compostos sinteticos identicos ao THC.

Substancias carissimas e dificilimas de conseguir, e provavelmente, com resultados distintos da Cannabis in natura.

só sei de uma coisa, é quase como aquele selo dos EUA que autorizava plantar cannabis, que ninguem nunca viu a cor!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Ae, se quiser fazer a pesquisa com a minha maconha eu autorizo!!!

Bem que eu queria, só que provavelmente ia ser expulso da universidade, e preso hehe

Obrigado a todos pelas respostas até agora. Eu dei uma lida na Portaria 344 (link), que trata sobre as drogas controladas, e tem uma seção sobre as pesquisas (Art. 7 do Cap. 2). Pelo que vi, o negócio é estrito mesmo, mas concordo que tem que ser... Eu dei uma olhada nos preços de Marinol e Sativex, e com certeza não seria viável, porque são caríssimos e ainda teria que importar... Quanto a diferença com a planta em si, o Marinol é THC puro, e o Sativex se eu não me engano é uma mistura de THC e CBD, ambos seriam utilizáveis, porém o THC puro seria melhor para a pesquisa... Alguém tem conhecimento de um análogo do THC que seja de mais fácil acesso?

Frente a isso, creio que a única forma mesmo seria plantar, e acho que até iria conseguir autorização pela minha Universidade, o problema seria a liberação dos fundos, pois é uma pesquisa de graduação, e sairia bem cara. É uma pena pro Brasil, pois eu ando lendo tantos artigos sobre o potencial da planta em várias doenças, mas principalmente câncer e doenças neurológicas como Alzheimer, Parkinson e esclerose múltipla... O Brasil bem que podia sair na frente e resgatar as propriedades medicinais dessa planta, que já foi remédio por tantos séculos...

Link para o comentário