Ir para conteúdo

Tráficos, Violência Urbana E O Consumo De Psicoativos: A Contribuição Etnográfica Na Compreensão Das Questões Contemporâneas De Interesse Da Saúde Púb


Picax

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Tráficos, violência urbana e o consumo de psicoativos: a contribuição etnográfica na compreensão das questões contemporâneas de interesse da saúde pública.

LOCAL: FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA USP

Av. Dr. Arnaldo 715 Metrô Clínicas São Paulo

Período: 22 e 23 de novembro de 2010.

Apoio e Organização:

Comissão de Pós Graduação da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Grupo de Pesquisa “Ciências Sociais, Saúde Pública e Questões Contemporâneas” CNPq e LIESP – Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa Social em Saúde Pública.

A realização desse seminário tem como objetivo, trazer temas hoje presentes na mídia e pelo debate

político para um terreno de reflexão acadêmica, baseado em pesquisas etnográficas realizadas por pesquisadores de instituições acadêmicas nacionais e internacionais, e pelo grupo de investigadores do LIESP., do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Dia 22/11/2010

Das 9:00 às 12:00

Coordenador: Rubens de Camargo Ferreira Adorno

Palestrantes:

"Etnografia en los Márgenes. Nuevas Pobrezas, Nuevas Drogas"

Maria Épele.

Antropóloga, Doctorado de la Universidad Nacional de La Plata. Post doctorado, UC Berkeley. Investigadora del CONICET, Profesora de la Universidad de Buenos Aires, del Doctorado de Ciencias Sociales (UBA), y de la maestría de Antropología Social y Política, Flacso.

"Criando consensos: políticas da linguagem e práticas de controle da drogadição".

Antonio Rafael

Professor Adjunto I do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - Museu Nacional (2005). Pesquisador do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas (NUFEP/UFF). Principais temas de interesse: sistema de justiça criminal; drogadição; programas de redução de danos; tráfico de drogas no Rio de Janeiro; sistema penitenciário. É autor do livro "Um abraço para todos os amigos: algumas considerações sobre o tráfico de drogas no Rio de Janeiro.

“Redes Sociais Informais: uma etnografia no território das drogas “

Regina Medeiros

Doutora em Antropologia Social e Cultural - Universitat Rovira i Virgili (1997). Pesquisadora - 3a Margem Prevenção e Pesquisa em Toxicomania, Professora adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, drogas, comportamento, prostituição, políticas publicas, marginalidade, juventude, cultura política, saúde, representação social e sociedade contemporânea.

Das 14:00 às 17:00

Coordenador : Maria da Penha Vasconcellos – FSP /USP

Palestrantes:

“Circuitos de uso de crack nas cidades de São Paulo e Porto Alegre: cotidiano e abordagens aos usuários”.

Luciane Raupp.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é estudante de doutorado da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e bolsista do CNPq. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na pesquisa e tratamento dos problemas relacionados ao abuso de drogas e Redução de Danos, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, drogadição, vulnerabilidade social e saúde pública.

"Tornar-se “Nóia”: trajetórias, sofrimento social e identidades no centro de São Paulo"

Bruno Ramos Gomes.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006). Atualmente é coordenador e presidente do Centro de Convivência É de Lei, mestrando na Faculdade de Saúde Pública da USP .Atua principalmente nos seguintes temas: drogas, redução de danos, vulnerabilidade, crianças e adultos em situação de rua, direitos humanos. Bolsista de mestrado pelo CNPQ

"Isso não é um cachimbo: sobre a relação entre usuários de crack e seus utensílios".

Taniele Rui.

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Unicamp, onde desenvolve o projeto de tese: Corpos Abjetos -- etnografia em cenário de uso e comércio de crack. Em 2007, defendeu, na mesma universidade, dissertação de mestrado intitulada Uso de drogas, marcadores sociais e corporalidades: uma perspectiva comparada. Bolsista Fapesp, correspondente do NEIP.

"A presença e uso de drogas entre garotos de programa."

Clara Cavalcanti

Geraldo Pereira da Silva Junior, nome social Clara Cavalcante. Psicóloga, Mestra em políticas Sociais e Doutoranda em Saúde Pública pela USP-SP; Especialização em psicologia junguiana e pós-graduação em administração escolar. Experiência de atuação em diversas temáticas, dentre elas: inclusão, sexualidade e alfabetização/aprendizagem; aconselhamento/prevenção às DSTs/HIV. Os temas de pesquisas acadêmicas e atuação profissional resumem-se em: juventude, promoção de saúde, prevenção sexual, políticas de proteção integral a crianças e adolescentes e prostituição

Dia 23 / 11 / 2010

Das 9:00 às 12:00 horas

Coordenação: Augusta Thereza de Alvarenga – FSP/USP

Palestrantes:

"Consumo de drogas na política do PCC".

Karina Biondi.

Bacharel em ciências sociais pela Universidade de São Paulo e mestre em antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos. Atualmente, é doutoranda em antropologia pela mesma instituição e dedica-se ao estudo de fenômenos que perpassam as prisões de São Paulo. É autora de "Junto e Misturado: uma etnografia do PCC" (2010, Editora Terceiro Nome).

O "problema das drogas" no atendimento socioeducativo: dispositivos de controle e diversidade de modos de vida.

Paulo Malvasi

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP-2000), Mestre em Antropologia Social (USP-2004) e Doutorando em Saúde Pública (USP). Professor do Programa de Mestrado Profissional Adolescente em Conflito com a Lei da Universidade Bandeirante de São Paulo (Uniban). Pesquisador do Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Sociais em Saúde Pública (Liesp) da Faculdade de Saúde Pública/USP. Tem experiência em pesquisa na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, e na área de Saúde Pública

"O consumo de psicoativos: sujeitos, substâncias e eventos"

Maurício Fiore

Possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é doutorando em Ciências Sociais, Área de concentração em Cultura e Política na Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: drogas, antropologia, discursos médicos, debate público e práticas culturais e uso do tempo livre.

Das 14:00 às 15:30

Painel de Encerramento: “Consumo de Drogas, criminalidade e saúde pública”

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

a gente vai poder assistir como o debate da Folha?

Nao entendi...

Esse evento é aberto, nao precisa de inscrição antes. Acho que na hora talvez se voce quiser role um certificado.

Tem que ver com a organizacao na hora...

Era isso?

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...