Ir para conteúdo

Cachimbos Do Século Xix São Achados Com Restos De Maconha No Rio

Du Bão

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Eu ainda acho que veio com os escravos. Basta ver que na América a cultura canábica é mais antiga nos países banhados pelo Atlântico, que receberam mão de obra escrava, por exemplo Jamaica, Brasil e Paraguai. Se tivesse vindo com o pessoal que veio pelo estreito de Bering, teria sido difundida mais cedo pelos Andes, afinal esse pessoal passou por lá antes.

Não estou dizendo que eles não possam ter trazido, mas certamente foi uma quantidade irrelevante em comparação ao que deve ter chegado com os negros, até por que a imigração pelo estreito de Bering e as possíveis visitas de orientais e nórdicos antes dos portugueses foram provavelmente eventos pontuais, enquanto o tráfico negreiro se estendeu por alguns séculos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

A gente que grande achado ....

agora essa disscusão de quem trouxe é muito relativo,

como o brother apontou os portugas tiveram contato com os chineses e indianos

logo é provavél que um marinheiro mais maroto lá de vasco da gama tenha trazido algo de volta para a terrinha...

Os escravos quando vinha, eles chegavam na maioria das vezes em estado deploravel,

faz até sentido que alguns deles tenham conseguido trazer algumas sementes mas é muito dificil que se prove,

além do que quem não ia comer aquelas sementes que mais parecem pipocas ??

Prefiro acreditar que algum marinheiro mais aventurado tenha sido o primeiro, mas não descarto a outra possibilidade

Link para o comentário

• Usuário Growroom

O mais antigo estoque de maconha do mundo foi descoberto em uma das tumbas de Yanghai, no deserto de Gobi (China), o mais antigo depósito pessoal de maconha do mundo.

As ervas foram guardadas há 2.700 anos, enterradas com o corpo de um homem adulto. Com ele havia ainda outros itens de valor na época, como cerâmica, arcos e flechas. Na região, como no antigo Egito, era parte da tradição enterrar junto com os corpos objetos considerados necessários para a vida após a morte.

A maconha estava bem armazenada, em um recipiente de madeira dentro de uma cesta de couro. Já se sabia que os habitantes de Gobi usavam a fibra da Cannabis Sativa, o cânhamo, para confeccionar roupas e outros materiais. Mas o fato de não haver na tumba partes de plantas macho, que contêm menos do princípio ativo e por isso não causam efeitos no usuário, reforça a tese de que eles também usavam a maconha como droga.

Nenhum objeto usado para fumá-la, como cachimbos, foi encontrado nas covas, o que indica que consumiam a erva de outra maneira. “Talvez eles a ingerissem ou a fumegassem (em fogueiras), como mais tarde os Citas, mais ao oeste, costumavam fazer”, acredita o pesquisador Ethan Russo, que conduziu a análise do material.

O achado foi guardado no Museu Turpan, em Xinjiang, na China.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Ate onde sei nao ha uma so prova de que os indios usavam maconha antes da chegada de cabral.Se ele tivessem feito uso com certeza teriamos algum vestigio.A exemplo dessa maconha achada na china, datada de 2700 anos.

Tua concepção de história é equivocada. O fato de não haverem indícios que comprovem tal fato não quer dizer que o mesmo não tenha ocorrido. Pode ser que os vestígios tenham se perdido, ou ainda não foram encontrados. Inúmeras vezes já fomos "desmascarados" pelo achamento de uma evidência que até então era desconsiderada.

De qualquer forma, é praticamente consenso na historiografia brasileira que foram os negros que trouxeram o HÁBITO de fumar maconha para o brasil. Ainda no período colonial, nosso território serviu para o plantio de cânhamo que, como bem disseram, foi a matéria prima mais utilizada na face da terra para a utilização de suas fibras. Praticamente todas as embarcações a vela até o século XX eram feitas com vela de cânhamo, inclusive a própria vela das caravelas que encontraram o Brasil.

A primeira lei brasileira a respeito da maconha tratava justamente de incentivar o plantio, afim de prover à metrópole esse produto tão rentável e utilizável na europa. Não tenho agora o ano dessa lei, mas foi uma determinação da corte.

Agora, se os índios já usavam a maconha antes eu não sei. Pode ser que as sementes tenham sido trazidas pelos povos que vieram do extremo oriente da ásia e cruzaram o estreito de bering. Se fosse assim, bem como disse o amigo acima, era de se esperar que houvessem indícios da utilização de maconha por todo o território norte americano, inclusive os andes, fato que desconheço. Acontece que o próprio povoamento da américa não é um consenso entre historiadores e arqueólogos, a corrente que indica o início do povoamento pelos polinésios, através da navegação, ainda é bem forte. Afinal, os caras chegaram até o Hawaii, será que não poderiam ter chego à costa chilena? A própria semelhança entre os povos é intrigante.

Link para o comentário