Ir para conteúdo

Os Sócios Da Droga Estão Em Guerra No Rio

Bas

Recommended Posts

• Usuário Growroom

É,moral da estória, tava hoje de manhã queimando o meu greenzinho na praia quando passou um cara que com cara de mau falou."É por causa disso que o Rio chegou ao ponto que chegou, porque maconheiros como vc não param de comprar armas para esses vagabundos"... aí sem falar nada levantei e fui dar uma corrida. Paz, Boas Vibrações a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 108
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Usuário Growroom

Acompanhando por cima o noticiario (e o tom "Fox News" que a coisa esta ganhando) achei esse texto relevante;

Violência no Rio: a farsa e a geopolítica do crime

25 de novembro de 2010 às 20:52h

O leitor José Cláudio Souza Alves, sociólogo e pró-reitor de Extensão da UFRRJ, contesta as avaliações que predominam sobre a onda de violência no Rio.

Nós que sabemos que o “inimigo é outro”, na expressão padilhesca, não podemos acreditar na farsa que a mídia e a estrutura de poder dominante no Rio querem nos empurrar.

Achar que as várias operações criminosas que vem se abatendo sobre a Região Metropolitana nos últimos dias, fazem parte de uma guerra entre o bem, representado pelas forças publicas de segurança, e o mal, personificado pelos traficantes, é ignorar que nem mesmo a ficção do Tropa de Elite 2 consegue su

O processo de reconfiguração da geopolítica do crime no Rio de Janeiro vem ocorrendo nos últimos 5 anos.

De um lado Milícias, aliadas a uma das facções criminosas, do outro a facção criminosa que agora reage à perda da hegemonia.

Exemplifico. Em Vigário Geral a polícia sempre atuou matando membros de uma facção criminosa e, assim, favorecendo a invasão da facção rival de Parada de Lucas. Há 4 anos, o mesmo processo se deu. Unificadas, as duas favelas se pacificaram pela ausência de disputas. Posteriormente, o líder da facção hegemônica foi assassinado pela Milícia. Hoje, a Milícia aluga as duas favelas para a facção criminosa hegemônica.

Processos semelhantes a estes foram ocorrendo em várias favelas. Sabemos que as milícias não interromperam o tráfico de drogas, apenas o incluíram na listas dos seus negócios juntamente com gato net, transporte clandestino, distribuição de terras, venda de bujões de gás, venda de voto e venda de “segurança”.

Sabemos igualmente que as UPPs não terminaram com o tráfico e sim com os conflitos. O tráfico passa a ser operado por outros grupos: milicianos, facção hegemônica ou mesmo a facção que agora tenta impedir sua derrocada, dependendo dos acordos.

Estes acordos passam por miríades de variáveis: grupos políticos hegemônicos na comunidade, acordos com associações de moradores, voto, montante de dinheiro destinado ao aparado que ocupa militarmente, etc.

Assim, ao invés de imitarmos a população estadunidense que deu apoio às tropas que invadiram o Iraque contra o inimigo Sadan Husein, e depois, viu a farsa da inexistência de nenhum dos motivos que levaram Bush a fazer tal atrocidade, devemos nos perguntar: qual é a verdadeira guerra que está ocorrendo?

Ela é simplesmente uma guerra pela hegemonia no cenário geopolítico do crime na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

As ações ocorrem no eixo ferroviário Central do Brasil e Leopoldina, expressão da compressão de uma das facções criminosas para fora da Zona Sul, que vem sendo saneada, ao menos na imagem, para as Olimpíadas.

Justificar massacres, como o de 2007, nas vésperas dos Jogos Pan Americanos, no complexo do Alemão, no qual ficou comprovada, pelo laudo da equipe da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, a existência de várias execuções sumárias é apenas uma cortina de fumaça que nos faz sustentar uma guerra ao terror em nome de um terror maior ainda, porque oculto e hegemônico.

Ônibus e carros queimados, com pouquíssimas vítimas, são expressões simbólicas do desagrado da facção que perde sua hegemonia buscando um novo acordo, que permita sua sobrevivência, afinal, eles não querem destruir a relação com o mercado que o sustenta.

A farsa da operação de guerra e seus inevitáveis mortos, muitos dos quais sem qualquer envolvimento com os blocos que disputam a hegemonia do crime no tabuleiro geopolítico do Grande Rio, serve apenas para nos fazer acreditar que ausência de conflitos é igual à paz e ausência de crime, sem perceber que a hegemonização do crime pela aliança de grupos criminosos, muitos diretamente envolvidos com o aparato policial, como a CPI das Milícias provou, perpetua nossa eterna desgraça: a de acreditar que o mal são os outros.

Deixamos de fazer assim as velhas e relevantes perguntas: qual é a atual política de segurança do Rio de Janeiro que convive com milicianos, facções criminosas hegemônicas e área pacificadas que permanecem operando o crime? Quem são os nomes por trás de toda esta cortina de fumaça, que faturam alto com bilhões gerados pelo tráfico, roubo, outras formas de crime, controles milicianos de áreas, venda de votos e pacificações para as Olimpíadas? Quem está por trás da produção midiática, suportando as tropas da execução sumária de pobres em favelas distantes da Zona Sul? Até quando seremos tratados como estadunidenses suportando a tropa do bem na farsa de uma guerra, na qual já estamos há tanto tempo, que nos esquecemos que sua única finalidade é a hegemonia do mercado do crime no Rio de Janeiro?

Mas não se preocupem, quando restar o Iraque arrasado sempre surgirá o mercado financeiro, as empreiteiras e os grupos imobiliários a vender condomínios seguros nos Portos Maravilha da cidade.

Sempre sobrará a massa arrebanhada pela lógica da guerra ao terror, reduzida a baixos níveis de escolaridade e de renda que, somadas à classe média em desespero, elegerão seus algozes e o aplaudirão no desfile de 7 de setembro, quando o caveirão e o Bope passarem.

* José Cláudio Souza Alves e sociólogo, Pró-reitor de Extensão da UFRRJ e autor do livro: Dos Barões ao Extermínio: Uma História da Violência na Baixada Fluminense.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Fez bem, irmão! Não é hora de conflito! As pessoas estão em pânico, só falam desse assunto, virou rio de jaNEURA!

Temos q compreender a situação, e com muito talento usá-la para combater o obscuratismo denunciado nos dois ótimos textos trazidos a esse topico!

Link para o comentário

rio de jaNEURA auhaeuheuhauheuheauaeh

foi o que comentei..não é hora de fazer nenhum barulho ...

Temos que esperar essa fumaça de cortina abaixar.

Alias, vou deixar claro que sofri com essa atitude do Governo, muito covarde!

Fiquei muito triste!

Porém era a unica saída para atualidade, afinal de contas de nada adiantaria AGORA nesse instante , legalizar, liberar tudo...pois os traficantes e bandidos vão continuar a tal guerra do "Bem contra o Mal".

Porem esse caos mostrou uma otima oportunidade para em seguida voltarmos com a CAUSA e o ATIVISMO mais forte .

Pois ai as politicas externas e internas terão que começar a planejar o futuro , e esse seria o melhor momento para entrarmos com nossas ideias para ajudar nas politicas sociais!

Correto?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Jaspion, quem cala, consente! E eu não concordo com o q Ta rolando!

Já vivemos num estado policial, e mesmo assim a insegurança permanece!

Não acho q va legalizar da noite para o dia, muito menos q resolvera os problemas tão rápido!

Mas alguem tem q apontar essa saída! Ontem teve gente sendo massacrada no twitter Pq defendeu a legalizacao! Podem nos massacrar? Sim, mas estaremos expressando o q achamos certo!

Link para o comentário

Concerteza Sano...

Mas nao disse para nos calarmos...

Disse para pensarmos bem antes de colocar os pés nas ruas.

Concordo plenamente no que voce falou.

O melhor momento pra debater sobre a politica da legalização é agora!

Pois estaremos consequentemente apontando uma saida para projetos sociais futuros!

Mas agora falar sobre isso com policia invadindo o morro e a sociedade com medo de sair de casa pra nao ter carro queimado...vai ser compliado esperar uma recepção positiva...

Como o Climbweed falou, nego ta poco se fudendo, acha que a culpa é de quem usa a droga independente se é de morro , de fulano, cultivada... (santa ignorancia), até pq grande maioria nao tem nem ideia do que é um cultivador...(acham que cultivador é traficante que planta a droga em casa)

Por isso que disse em esperar a fumaça abaixar, esperar essas operações, esperarem eles ocuparem o que tem que ocupar, aí SIM, depois de uma reunião do GR no dia 11, com respectivas munições e ideias para fazer a Militancia, e com a criação do grupo de Comunicação ai sim, efetivamente teremos todos os respaldos para bater de frente com o sistema e informar as pessoas o porque dessa guerra pseudo politica-social.

Concorda?

Mas agora de nada adianta falar, no ague das operações e sangues sendo derramado...tarde demais...temos que evitar futuros problemas como esse novamente...com as ideais de politicas sociais futuras.

Sano, se a policia nao agir quem vai agir agora com carro e onibus sendo queimado?

O que teria que ser feito de imediato pra deixar a população tranquila ir trabalhar?

Invadir os morros e ir atras desses marginais. Infelizmente é a verdade...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Mas agora de nada adianta falar, no ague das operações e sangues sendo derramado...tarde demais...temos que evitar futuros problemas como esse novamente...com as ideais de politicas sociais futuras.

Sano, se a policia nao agir quem vai agir agora com carro e onibus sendo queimado?

O que teria que ser feito de imediato pra deixar a população tranquila ir trabalhar?

Invadir os morros e ir atras desses marginais. Infelizmente é a verdade...

Não sou do RJ, talvez eu não tenha direito de opinar, podem falar o que quiser, mas eu acho que tem mais é que deitar a bala nessa vagabundagem, se não fizer isso a coisa não muda. Esses caras não tem nada a perder, saem na rua fortemente armados, espalham pânico e matam qualquer um sem remorso. Isso tem que acabar.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

eu tbm sou a favor de esperar a poeira baixar 1 pouco e nos organizarmos pra nao atirarmos a esmo. a hora é conturbada e as atençoes estao desfocadas.

mesmo pq nada foi feito ainda...nao apreenderam nada, nao prenderam nenhum grande chefe, tudo continua igual...apenas migraram, apesar de ter sido emblematica a invasão

isso nao quer dizer negarmos nossa postura. apenas, assim como o proprio governo vem dizendo com frequencia, termos planejamento e estrategia pra q nossa voz seja escutada com atenção e nao apenas 1 eco.

Link para o comentário

Não sou do RJ, talvez eu não tenha direito de opinar, podem falar o que quiser, mas eu acho que tem mais é que deitar a bala nessa vagabundagem, se não fizer isso a coisa não muda. Esses caras não tem nada a perder, saem na rua fortemente armados, espalham pânico e matam qualquer um sem remorso. Isso tem que acabar.

Gandhi não combina com meteção de pipoco...

gandhi.jpg

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Mas a discussão não pode parar, esse é um espaço de convivência, estamos todos aqui discutindo, conversando, discordando, concordando, mas só não podemos descer o nível do debate pra "tem que meter bala nesses filhos da puta" porque daí estaremos falando como a dona maria que assiste o datena.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Tá certo, vamos discutir de forma saudável. Com certeza eu me exaltei qdo falei que "tem mais que descer a bala na vagabundagem". Violência e assasinatos não vão resolver nada. Sei que não soou legal e peço desculpas aos irmãos pela agressividade das palavras. Mas é que eu fico puto qdo veja a barbárie que os caras tão fazendo no Rio. Matam, roubam, sequestram, tacam fogo, e saem rindo como se não houvesse lei. Sei q essa matança não vai resolver nada, mas penso que o primeiro passo seria prender/tirar de circulação esses marginais, e depois então sentar e resolver os outros problemas. A população não tem culpa disso e não pode ficar a mercé desses marginais. Sei que os caras a maioria não têm opção, que são vítimas do sistema e tudo mais. Mas é o que eu falei antes, tem que resolver o problema da violência, para então eles começarem a chegar na raiz dos problemas, entende meu ponto de vista ?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

a polícia tem que agir dentro da legalidade. tá trocando tiro, é uma coisa.

ontem eu vi uma imagem que era um policial acertando um disparo de cerca de 1Km em um traficante que estava na tal estrada de terra que ligava a penha ao alemão.

a pessoa estava de costas, desarmada, ou seja, não estava combatendo a polícia.

esse tiro para mim é criminoso, ou seja, a polícia não pode ir sentando tiro em quem não está apontando arma pra polícia.

Isso é ultrapassar os limites para o exercício do monopólio da violência.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

.

ontem eu vi uma imagem que era um policial acertando um disparo de cerca de 1Km em um traficante que estava na tal estrada de terra que ligava a penha ao alemão.

a pessoa estava de costas, desarmada, ou seja, não estava combatendo a polícia.

Exatamente, ele tava fugindo pq a chapa esquentou. Agora a pergunta, se ele fosse do bem estaria fugindo ? Qtos será que ele já matou ?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Concordo contigo, PPerverso!

Ontem o brasil regrediu decadas em termos de civilição!

Não sou favorável à violência, nem pelo lado dos que estão à margem da sociedade, muito menos pelo lado da Lei.

Quero ver quantos autos de resistência forão lavrados ontem!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Olha desculpa colocar lenha mas um dos problemas do Brasil hoje é o excesso de direitos dos criminosos, eu sei que foram feitos para defender o cidadão mas devido a época em que foram formados ficaram distorcidos. E certas coisas como o direito de fuga são tão enraizados no direito brasileiro que é praticamente eresia levantar a voz quanto a isso (parece até um outro assunto muito abordado aqui no site).

A minha opinião direta. Se o cara é cidadão de bem não tem porque fugir acredito que deveria ter pena só de você tentar fugir nem que fosse pessar um dia na cela da delegacia Assim evitaria que o FDP sem carteira de moto tentasse fugir quando visse uma blitz arriscando a própia vida e a dos outros. Sabem aquela frase de filme americano, pare se não atiro ? Aqui é impossível o que o policial tem que dizer é por favor não corra pois vou ter que ir atras de você até onde você conseguir correr ou ainda torcer pra ele não vir pra cima por que se o cara for um campeão de vale tudo ou de outra luta o policial vai tomar um sacode, e se usar arma pra se defender pode até ir preso...

Nos EUA se o cara não respeita um limite de 5 metros do policial ou sai correndo ele pode atirar porque ? Por que cidadão de bem não corre da polícia quem corre é bandido e ponto. Assim você sabedo disso vai se arriscar a tomar um tiro nas costas por causa de uma carteira vencida ? Sabemos que nem sempre a policia segue as regras e eventualmente atira quando correm ai se é um bandido falam dele um dia e passam os próximos 2 3 meses martirizando o policial e o taxando como criminoso e muitas vezes acaba preso, lá ele ta amparado legalmente. Não estou dizendo que os EUA sejam uma maravilha mas lá funciona assim e ninguem reclama disso, sendo assim acredito que seja um bom sistema. Por mim minha sincera opinião tinha era que ter coberto aquilo de granada pra não sobrar nem pro enterro.

E antes que venham os defensores dos direitos humanos que ver manter essa posição deopis de passar pela mira de uma 45 na mão de um moleque de 16 que não sabe nem falar mas ali vira o dono da sua vida, te bate te humilha e toma coisas que você lutou pra conquistar. Só acredito quem defensor dos direitos humanos que tenha tindo a esposa e os filhos sequestrados e assasinados. O dia que eu vir uma pessoa que tenha passado por algo semelhante defender os direitos de fugir desses caras eu escuto, na moral.

Link para o comentário