Ir para conteúdo

Casa De Cânhamo

aLarics

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Devagar a planta fazendo diferença no mundo.

500x_hemp-house-ashville.jpg

Eis a primeira casa americana feita com cânhamo, a fibra que é removida das plantas de cannabis. Ela fica em Asheville, na Carolina do Norte – e, não, não adianta ficar rindo e achando que você vai conseguir fumá-la.

Usando a mistura de cânhamo com cal e água para criar o “maconcreto”, a casa foi construída pelo escritório Push Design, famoso por fazer casas verdes – no sentido de amigas da natureza – após ter criado com sucesso outras habitações ao redor do mundo com a técnica. No entanto, nos EUA, a quantidade necessária de cânhamo teve de ser importada da Europa, já que ela é ilegal no estado, o que fez o projeto todo ficar muito caro.

Essa casa em particular foi feita com cânhamo da Inglaterra, e é revestida com painéis de papel 100% reciclado. Tudo indica que os vizinhos gostaram do que viram e a Push Design já está sendo contratada para construir mais casas assim – mas se alguém achou que fumar a própria casa para ficar doidão seria uma boa ideia, a Push Design disse que seria necessário “fumar mais de 1000 quilos dessa mistura para surtir algum efeito”, o que deve ser muito mais do que fumar todas as paredes e o teto do quarto principal. Péssima ideia.

Fonte: Gizmodo Brasil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Pelo que eu entendi a casa não é feita só de cânhamo, cal e água. Parece que eles usam essa mistura pra substituir o concreto convencional. Cânhamo ao invés de cimento. Mas já foi postado aqui em outra ocasião sobre a utilização de cânhamo para fazer tijolos também. Mas a estrutura metálica no fundamento, vigas, isso não acho que tenha como substituir.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

interessante, a planta vai mostrando seu valor pra quem se dedica a pesquisar ela

aposto que o combo cannabis + bambu é que ditarão os rumos do futuro das construções

cara, como eu amo essa planta ! tão util !

Link para o comentário

• Usuário Growroom

As vigas são só de canhamo, cal e água? Ha! Duvido.

Se me falarem que tem uma armação de aço dentro das vigas posso começar a acreditar...

Paz!

Cara, tem um professor na Unicamp que desenvolveu um tijolo com raspas de bambu.

Pude participar da experimentação e a conclusão foi que ele é mais barato, durável e tão forte quanto aço.

A natureza nos dá tudo o que precisamos...não duvide dela...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Cara... vcs já viram como eles fazem as casas nos EUA??... a maioria é um casca de madeira...ou alvenaria por fora e paredes de madeira por dentro, as chamadas paredes "americanas" aqui no Brasil....

Poderia muito bem ter sido feita só com canhamo...mas pela foto parece que não...deve ter uma estrutura, o canhamo deve entrar só para fazer as paredes...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Ok. Mas aquelas vigas em balanço da varanda acho difícil ser só de canhamo hein! Uns 3 metros de balanço fácil. E pela esbeltez das vigas utilizadas, fica a impressão de ser aço para resistir a enorme tração que tem ali. Enfim.

Homem Planta, o aço no concreto armado é para resistir a tração, que o concreto puro não resiste. Concreto puro só resiste a compressão. Nada a ver isso aí de pressão para os lados e flexibilidade. Aliás o aço é muito flexível, tem uma capacidade elástica enorme. :thumb:

Os grandes prédios do mundo de uma maneira geral são feitos de estruturas mistas hoje, concreto armado e estruturas metálicas. As fundações são com molas e outros critérios também são usados para minimizar o efeito dos terremotos.

Tem razão gatohaxixado, mas lembre-se que o aço foi retirado da natureza também. Aliás, tudo é retirado da natureza.

Tijolos estruturais são ótimos mesmo, mas você não poderá nunca mais mudar uma parede de lugar sem fazer um estudo estrutural do prédio ou casa. Esse é um dos motivos de se utilizar até hoje vigas, colunas e lajes nos sistemas estruturais da maioria dos prédios.

Um abraço e paz!

Link para o comentário