Ir para conteúdo

Se Não São Os Gays, É A Classe Média

cuba_libre

Recommended Posts

• Usuário Growroom

BARBARA GANCIA

Se não são os gays, é a classe média

Virou moda dizer que a culpa pelo drama da violência no Rio é da classe média alta e dos artistas

NÃO GOSTO MAIS de drogas, não as quero por perto e acho um pecado vê-las consumidas por quem está em fase de crescimento.

Já fui adepta do haxixe, uma droga que por aqui quase não há. Comecei a fumar para ir à aula e achei graça quando o professor escreveu no meu boletim: "Barbara amadureceu muito neste semestre".

Mas isso foi no século passado. Hoje, questão de sobrevivência, radicalizei. Passei a considerar até fumante de cigarro burraldo e a torcer para nunca mais entrar em elevador com quem fuma. De cocaína, então, sempre tive asco. O "demônio ralado" nunca fez meu gênero.

Mesmo levando em conta meu status em relação aos tóxicos, não há como aceitar certas ilações que nos são empurradas. Como dizer que a maconha é a porta de entrada das drogas. Isso só pode ser conversa para vaca louca dormir, né não?

Como assim? E antes da maconha? Guri não mandava uma cervejinha? Se formos levar esse tipo de consideração a sério, não chegaremos à conclusão de que a mamadeira terá sido a porta de entrada de todos os males do mundo? E a comprovação científica, cadê?

Em todas as sociedades, cerca de 10% irão se tornar dependentes de álcool e/ou drogas, seja na ilha de Tonga ou no deserto de Antofagasta. E, nem por isso, vemos bala perdida em Londres e Nova York.

Virou moda dizer que a culpa pelo drama da violência no Rio é da classe média alta, dos artistas e dos intelectuais, já que é do dinheiro da cocaína que eles consomem que o tráfico se alimenta.

Sei. Quer dizer que se os bacanas não cheirassem cocaína, o Rio estaria livre do descaso e da desigualdade. Em seu lugar, se instalaria na baía da Guanabara uma Suécia em que todos os habitantes seriam assistidos pelo Estado e desfrutariam de plena cidadania. Lindo!

Bem, as classes abastadas de Oslo e Osaka consomem tanta ou mais droga do que aqui e nem por isso a gente ouve falar em um Pezão norueguês ou um Marcelinho Niterói japonês trocando tiros com a polícia a luz do dia.

Mas bastou identificar um culpado tapuia para certo tipo de moralista repousar seu cérebro de ervilha no travesseiro e dormir tranquilo. Questionar leis capengas e ultrapassadas, nem pensar.

Tampouco lembrar de que a guerra que os EUA empreendem contra as drogas se transformou em um Vietnã. E nós, a Colômbia e o México, em um novo Camboja.

Em vez de tratar de cuidar das nossas fronteiras (como assim não vamos mais comprar os Rafale da França?) e de assumir uma posição de liderança de fato na região, ficamos tergiversando.

Pois eu digo: chega com essas capas de revista que encurralam a classe média culpada por agir na ilegalidade! Importa agora é adotar uma política para rever o modelo falido de combate às drogas imposto pelos EUA, com sua legislação que ameaça colocar a juventude sem privilégios de países inteiros atrás das grades.

Poderíamos começar prestando mais atenção no que disseram Milton Friedman e FHC sobre o assunto. Caso contrário, corremos o risco de ficar patinando para sempre no limbo da era J. Edgar Hoover.

barbara@uol.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

zzzzzzzzzzzz culpavam os gays pelo consumo de drogas? Sério? Os gays são consumidores também, como todas outras orientações sexuais, cor, credo, nacionalidade, classes sociais, ridículo a "sociedade" sempre necessitar de achar um culpado por um mal, então elegem um inimigo sempre escolhido a dedo pela mídia, cuidado para não ter o dedo apontado para vocês aí pois não desejo isso para meu pior inimigo.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

a culpa é sempre de quem manda, no caso, presidente, governador, prefeito ...

eles podem tentar empurrar a culpa pros outros, alias eh sempre o mais facil, nao reconhecer o proprio erro e apontar erros na minoria, ai ele convence a maioria q essa minoria eh toda a culpada de todos os problemas existentes naquela regiao...

mas quem pediu pra ser presidente, governador, prefeito ???

ta achando q eh facil??? manda aumentar o salario, bota a culpa no povo, e daqui 4 anos se reelege de novo ???

ainda bem q eu nao perco meu tempo votando

Link para o comentário

a culpa é sempre de quem manda, no caso, presidente, governador, prefeito ...

eles podem tentar empurrar a culpa pros outros, alias eh sempre o mais facil, nao reconhecer o proprio erro e apontar erros na minoria, ai ele convence a maioria q essa minoria eh toda a culpada de todos os problemas existentes naquela regiao...

mas quem pediu pra ser presidente, governador, prefeito ???

ta achando q eh facil??? manda aumentar o salario, bota a culpa no povo, e daqui 4 anos se reelege de novo ???

ainda bem q eu nao perco meu tempo votando

Com toda a sinceridade, Steam...

Falou uma besteira grossa!!!

Se tu pelo menos votasse, te dedicasse, e elegesse o Renato Cinco e o André Barros ai no Rio, já quebraria esse teu argumento que votar é perda de tempo....

Pra mim, muito da culpa é de a mídia não ter uma regulamentação, que eles podem cagar e andar... destruir tua vida quando apontam o dedo podre pra ti, e depois quem vai reclamar por ti... Pra quem tu vai reclamar? pro Papa? pro Lula?... Mas não tem lei que regulamente a trouxidão que todo dia invade a pestilenta mídia...

Na boa, Steam, tu achou um culpado... mas como a mídia, achou errado... o Culpado é o Povo, que não vota direito e do povo que não vota por achar que tá fazendo grande merda... Resultado... eleição após eleição, o Bolsonaro é eleito, o Wagner Montes é eleito, o Garotinho é eleito, a Andréia do Charlinho é eleita pq é gostosa, o Mano Changes (da comunidade ninjitsu) é eleito... e o único que é problema é quem??? o coitado do Francisco Everaldo, Tiririca, da Silva...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

so nao entendi o que os gays tem a ver nesse texto...

os gays levaram a culpa, injustamente, pela AIDS

assim como a classe média leva a culpa por todo o resto, principalmente pela falta de ativismo político

a pergunta (implícita) que ela tentou responder no título é: de quem é a culpa

não que artistas sejam gays e drogados e gays igualmente drogados

Link para o comentário

• Usuário Growroom

e o que a AIDS tem a ver?

nao tem como encaixar gays nesse texto, so se ela tiver parafraseando algum outro texto e mesmo assim fica sem nexo. se eu escrevesse algo assim na minha epoca de escola era zero na certa( fuga ao tema ) eahueaihueai. ja vi que midia é piada que nem politica, qquer um pode falar o que quiser que ta valendo...

acho que ela devia voltar pro hacco pra ver se amadurece de novo.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

porra... puta texto bem escrito, mandou bem

logico que o titulo foi infeliz e a parte dos gays ficou dispersa mas não tira a beleza do texto, de toda essa hipocrisia

sociedade brasileira, o país mais catolico do planeta sofre de uma epidemia de hipocrisia que nos corroi...

um monte de bandidos, em todas as esferas sociais, culturais e economicas da população fazendo o que querem e a culpa sobra pra nós...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Pra mim esse texto não tem nada demais, nada de interessante, ta cheio de "verdadezinhas" estilo Felipe Neto, verdadezinha de gente acomodada, que só quer saber de tirar a culpa do seu rabo, a SOCIEDADE é culpada por tudo isso amiguinha, querendo ou não você faz parte, como diz o planet hemp "se não faz parte da solução, faz parte do problema"

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Com toda a sinceridade, Steam...

Falou uma besteira grossa!!!

Se tu pelo menos votasse, te dedicasse, e elegesse o Renato Cinco e o André Barros ai no Rio, já quebraria esse teu argumento que votar é perda de tempo....

Pra mim, muito da culpa é de a mídia não ter uma regulamentação, que eles podem cagar e andar... destruir tua vida quando apontam o dedo podre pra ti, e depois quem vai reclamar por ti... Pra quem tu vai reclamar? pro Papa? pro Lula?... Mas não tem lei que regulamente a trouxidão que todo dia invade a pestilenta mídia...

Na boa, Steam, tu achou um culpado... mas como a mídia, achou errado... o Culpado é o Povo, que não vota direito e do povo que não vota por achar que tá fazendo grande merda... Resultado... eleição após eleição, o Bolsonaro é eleito, o Wagner Montes é eleito, o Garotinho é eleito, a Andréia do Charlinho é eleita pq é gostosa, o Mano Changes (da comunidade ninjitsu) é eleito... e o único que é problema é quem??? o coitado do Francisco Everaldo, Tiririca, da Silva...

com toda sinceridade chuck, to nem ai pro que vc pensa...

e todos nos sabemos q o renato nao ia legalizar nada....

ps: como eu sempre digo, pra eles o culpado eh sempre o povo... q é obrigado a ir la votar, e mtas vezes na grande maioria tem seu voto comprado, é realmente eu falei mo besteira mesmo!!! politica vai mudar o mundo!!! é so olhar pra todo mundo ocidental se deteriorando...

cada um, cada um...

lembrem-se q nao existe verdade absoluta, cada ser humano eh uma maquina de criar realidades, os fracos de cabeça, ou sem rumo, sao facilmente influenciados...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

os gays levaram a culpa, injustamente, pela AIDS

assim como a classe média leva a culpa por todo o resto, principalmente pela falta de ativismo político

a pergunta (implícita) que ela tentou responder no título é: de quem é a culpa

não que artistas sejam gays e drogados e gays igualmente drogados

renato russo, fred mercury, cazuza, entre outros...

injustamente? ou por falta de informaçao na epoca??

Link para o comentário

• Usuário Growroom

eh aquela coisa....

maioria das mortes sao causadas por armas, q vem de onde??? mao de militares??

se nao existisse armas, e nao matassem quem deve droga, o impacto das drogas seria muito menor ...

e os usuarios nao teriam essa culpa de financiar muniçao, q eh papinho pra mim, pq o cara dentro da favela nao tem acesso a arma, levam ate ele....

conexoes, ou mesmo os militares ...

bagulho eh doido

Link para o comentário