Ir para conteúdo

Maconha Prejudica A Memória Estudo Da Unifesp


Jack Burner

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Pesquisa que saiu recentemente pela Unifesp. E aí, o que acham dessa parada?

http://www.lincx.com.br/cuidando-de-sua-saude/dia-a-dia/sala-de-espera/10831-maconha-prejudica-a-memoria,-constata-estudo-da-unifesp.html

Maconha prejudica a memória, constata estudo da Unifesp

Compartilhar

Data: 09/11/2010

Fumar maconha frequentemente, mesmo em pouca quantidade, pode danificar seriamente a área do cérebro responsável pela memória”, constata estudo na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “Os resultados mostram que os déficits no armazenamento de informações e na evocação da memória nos usuários persistiram após um tempo médio de 14 dias de abstinência.”

A autora da pesquisa, neuropsicóloga Maria Alice Fontes, explica que a parte do cérebro mais atingida é a responsável pelo processamento da memória e pela execução de atividades complexas que requerem planejamento e gerenciamento das informações. “Com o tempo, o usuário de maconha esquece até informações simples do dia a dia. Quando o uso é crônico e se inicia antes dos 15 anos de idade, o risco de danos é ainda maior, devido ao efeito tóxico e cumulativo da substância da maconha no desempenho cerebral.”

A pesquisa avaliou preliminarmente 173 usuários crônicos de maconha e selecionou 104 para o estudo sobre funcionamento executivo do cérebro - sendo 49 usuários de início precoce e 55 de início tardio -; 34 usuários crônicos abstinentes há mais de sete dias e 55 controles não usuários. A idade dos participantes variou entre 18 e 55 anos, e o estudo mostrou grande prejuízo nas funções executivas do cérebro, como a realização de uma equação matemática, conta Maria Alice Fontes:

- A função executiva do cérebro nos permite processar e organizar todas as novas informações que nos são passadas diariamente e que necessitam de planejamento, iniciação, memória operacional, atenção sustentada, inibição dos impulsos, fluência verbal e pensamento abstrato - explica a neuropsicóloga Maria Alice Fontes, autora da pesquisa que foi apresentada como tese de doutorado pelo Laboratório de Neurociências Clínicas (LiNC) da instituição.

O professor Acioly Tavares de Lacerda, do Departamento de Psiquiatria e orientador da pesquisa,afirmou ao GLOBO :

- Trata-se de um estudo com a maior amostra no mundo de usuários crônicos avaliados por meio de testes neuropsicológicos e o primeiro mostrando que os déficits cognitivos pelo uso leve de maconha (cerca de dois cigarros por dia), porém crônico, da parecem ser muito expressivos em desencadear disfunções no cérebro humano.- Quanto mais precoce e maior a exposição à droga, pior será o dano causado à memória, mesmo depois de um período de abstinência - afirma.

Maria Alice recomenda a realização de eventuais déficits neuropsicológicos em usuários crônicos da droga para prevenir futuros danos. Esses testes servem ainda para direcionar o tratamento dos dependentes químicos, já que o déficit cognitivo aumenta a chance de recaída.

A pesquisa, apresentada como tese de doutorado pelo Laboratório de Neurociências Clínicas da Unifesp, deve ser publicada na revista "British Medical Journal", segundo a autora. E o próximo passo da equipe do laboratório será realizar um estudo com neuroimagem para avaliar a ação da maconha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Cara, é assim, com a Cannabis spp., agente nunca pode falar de certeza se faz mal ao cérebro ou não, pois estudos recentes falam que estimula o desenvolvimento dos neurônios, outra diz que eles criam um novo tipo ligação no cérebro( logo uma nova forma de pensar) outros que ele faz mal mesmo.

Tudo depende da maneira com a qual se analizam os dados obitidos em laboratório, a pesquisa que li e achei mais convincente foi que a Cannabis spp. faz mal, porém com seu uso crônico ( uns 3 base por dia e todos os dias) e prolongado por mais de 14 anos de vida , para que os efeitos sejam algo aparente e num nível que possa ser levado como problema, menos que isso é insignificante.

Em relação as descobertas que dizem que muda a forma de pensar criando um pensamento mais abstrato conpreensivo e criativo so totalmente apoiador( nem presizava de pesquisa).

Como joehair falou, e os nobeis? Crick(descubridor da molécula de Dna) admitiu que usava lsd e cannabis e que chegou a sua descoberta por causa de ambos( disse que o fizeram "ver" a molécula)

Tudo se baseia no equilibrio, fumar muito faz mal sim, fumar com equilibrio faz é bem! pois te relaxa faz refletir e é uma ótima recreação.

Logo tento o controle certo, não deixando atrapalhar em estudos ou trabalho lgo se torna algo extremamente reconmendavel.

Sabedoria e Paz amigos =D

Que nossa Mãe Terra guie a trilha de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Pesquisa que saiu recentemente pela Unifesp. E aí, o que acham dessa parada?

Maconha prejudica a memória, constata estudo da Unifesp...

Fala ai amigao,

Nao sou medico mas fumo muita maconha... fumo nao... como com farinha! Ela atrapalha a memoria sim... mas NAO ocorrem danos irreparaveis! A perda é temporaria durante o uso.... suspendeu o uso... acaba esse "dano"... Mas como disse nao sou medico por isso de uma olhada nesses dois links maneiros.... ce vai entender q nada disse é da forma q tão dizendo. Preste atenção Sr da extrema direta da mesa, o Dr Renato Malcher-Lopes .. O cara ARREGAÇA A BICICLETA dos proibicionistas com louvor!!

Renato Malcher-Lopes

ABS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

sao 20 anos de fumaça diaria , 100 gr por mes, 3 diplomas universitarios , faixa preta JJ, poliglota .......

Atrapalha aonde ? esqueço das coisas só quando nao fumo !!!!!!!!!!!!!

Maconha regenera celulas , e se fisse mal o mundo estaria acabado há muito tempo .

O ser humano só se desenvolveu por causa da maconha !

parem de dar ouvidos á esses manés !!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Pois é... eu fumo um baseado por dia e as vezes acho que fico um pouco mais lento quando estou doidão, mas nunca notei algo mais grave e nunca senti dificuldades em resolver os problemas no dia-a-dia no trabalho... Outro dia fiquei quebrando a cabeça para resolver um problema no trampo no qual o departamento inteiro estava envolvido. O dia inteiro fritando e nada de descobrir a solução... Estressei e resolvi fumar um para relaxar e não é que a porra da solução do problema apareceu sem esforço nenhum na minha cabeça! Os caretas ficaram de cara com a solução, o foda é que lá rola o maior preconceito e tenho certeza que nem por um momento passou ela cabeça dos caras que um maconheiro havia resolvido o problema.

Também não digo que maconha te deixa mais inteligente mas tenho certeza de que te faz pensar de um jeito diferente.

Na minha opinião essas pesquisas em grande parte são muito tendenciosas e precipitadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Pra mim e bastante claro que maconha deixa mais inteligente , o problema e como seu cerebro usara essa vantagem , pq realmente t b acredito q o cerebro funciona diferente....

Tb da problemas de memoria de curto prazo , esquecimentos , talvez isso seja um reflexo do modo com que o cerebro esta funcionando sob o efeito da canabis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

sao 20 anos de fumaça diaria , 100 gr por mes, 3 diplomas universitarios , faixa preta JJ, poliglota .......

Atrapalha aonde ? esqueço das coisas só quando nao fumo !!!!!!!!!!!!!

Maconha regenera celulas , e se fisse mal o mundo estaria acabado há muito tempo .

O ser humano só se desenvolveu por causa da maconha !

parem de dar ouvidos á esses manés !!!!!!

Esqueci disso!

É só parar o uso que o efeito desapareçe, não é permanete!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Beleza entao.....

Vou lançar um desafio......... da um cubo magico na mao dos autores da pesquisa depois da um na minha, sera que eles fazem em menos de 1 minuto?

Eu consigo em 50 segundos.... sem bitola de decorar algoritimos....e fumando um!

Fumo a 8 anos, estou fazendo usp no momento e meu desempenho e igual ou melhor que meus amigos caretas!

Todos meus amigos sabem que eu fumo... e da pra ver na cara deles o grande ponto de interrogaçao que aparece quando eu tiro 9 em patologia, ou fecho com 8,5 farmacologia! uahuahuahuahuahuah!

Eu acredito nas coisas que eu presencio e VIVO!

As pessoas mais interessantes e inteligentes que eu conheci na minha vida eu trombei na usp,fumando um!

:smokeabowl:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Beleza entao.....

Vou lançar um desafio......... da um cubo magico na mao dos autores da pesquisa depois da um na minha, sera que eles fazem em menos de 1 minuto?

Eu consigo em 50 segundos.... sem bitola de decorar algoritimos....e fumando um!

Fumo a 8 anos, estou fazendo usp no momento e meu desempenho e igual ou melhor que meus amigos caretas!

Todos meus amigos sabem que eu fumo... e da pra ver na cara deles o grande ponto de interrogaçao que aparece quando eu tiro 9 em patologia, ou fecho com 8,5 farmacologia! uahuahuahuahuahuah!

Eu acredito nas coisas que eu presencio e VIVO!

As pessoas mais interessantes e inteligentes que eu conheci na minha vida eu trombei na usp,fumando um!

:smokeabowl:

Pô cara... você é foda! Respeito!

Eu levo 4 minutos pra terminar o cubo. Minha esposa (fuma tanto quanto eu) faz em 1 minuto e meio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Pô cara... você é foda! Respeito!

Eu levo 4 minutos pra terminar o cubo. Minha esposa (fuma tanto quanto eu) faz em 1 minuto e meio.

AEE!! tem mais um cuber aqui!!

Mano agora to com a vingança de rubik.....4x4x4... e bem legal !

eu tenho muito material sobre cubo veio, se quiser manda um mp pra mim!!

Abras! :rastabannab:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom
Fumo a 8 anos, estou fazendo usp no momento e meu desempenho e igual ou melhor que meus amigos caretas!

Todos meus amigos sabem que eu fumo... e da pra ver na cara deles o grande ponto de interrogaçao que aparece quando eu tiro 9 em patologia, ou fecho com 8,5 farmacologia! uahuahuahuahuahuah!

Mesma coisa que eu quando tava na facul. Não escondia de ninguém da minha turma que eu fumava um, sempre ia bem nas provas, trabalhos... Sempre vinha gente pedir ajuda pra mim quando tinham problemas, convidando pra grupo de estudos.

Algumas vezes agente ia estudar no meu ap pra provas e eu fumava um enquanto estudava ia melhor que todo mundo, galera ficava de cara (nos 2 sentidos). :rasta2bigsmoke0gf:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Caralho, acho q tenho q fumar menos, sempre desisto antes de conseguir montar 1 lado inteiro do cubo, vou dar uns pegas e desencano daquela porra

ahuahauha!!Mano eu pensei assim minha vida inteira.... dai um dia eu olhei para o maldito cubo que eu ganhei de um amigo meu e basicamente pensei assim:

-Seu filho da puta!! vc esta no meu quarto a uns 4 anos, eu sempre olho pra vc e me sinto uma anta.... eu vou te resolver !

Dai eu dei uma estudada, na teoria do cubo, e rachei a cabeça!uahuahauhahua....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Mesma coisa que eu quando tava na facul. Não escondia de ninguém da minha turma que eu fumava um, sempre ia bem nas provas, trabalhos... Sempre vinha gente pedir ajuda pra mim quando tinham problemas, convidando pra grupo de estudos.

Algumas vezes agente ia estudar no meu ap pra provas e eu fumava um enquanto estudava ia melhor que todo mundo, galera ficava de cara (nos 2 sentidos). :rasta2bigsmoke0gf:

Entao se vc for pensar quando vc fala pra geral da sua facul que vc fuma um e vai bem nas provas, faz tudo direitinho, e uma forma de acabar com preconceitos..... uma forma de "ativismo".

Eu me sinto no dever de ir bem na facul, fumando ou nao... mas quando eu fumo eu me sinto ainda mais obrigado a ir bem...so pra calar a boca de quem ainda fala que maconheiro e vagabundo e nao tem futuro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Não tenho problemas com a memoria..., continuo memorizando partituras com a mesma facilidade de quando eu tinha 20 anos. E varios colegas cannabicos tambem.

A gente só esquece oque não vale a pena lembrar.

Abraços cannabicos e Feliz Natal a familia Growroom!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...