Ir para conteúdo

ArticulaçãO Do Partido Brasileiro Da Maconha


DanKai

Recommended Posts

E aí galera, vou criar este tópico por que essa é uma idéia que passou pela cabeça de todos aqui, estávamos debatendo sobre como conseguir 1 milhão de assinaturas para o Godoy levar a Brasília e o Carlindo lembrou que são necessárias 400 mil somente, menos da metade, para a fundação de um partido político. A idéia então é essa, vamos tentar colocar em prática a angariação de 400 mil assinaturas, que seja, para a criação de um partido político que defenda os direitos dos usuários da maconha, direitos civis e outras causas polêmicas que seus afiliados também sejam defensores, como regulamentação das drogas, aborto, regulamentação de psicotrópicos para uso religioso, taxação de igrejas, etc.

Como não sou formado em direito fica a cargo dos consultores jurídicos nos iluminar nas questões legais.

Espero que tenhamos uma boa discussão aqui, esse é um sonho que pode parecer distante mas toda grande jornada começa no primeiro passo.

Valeu.

Atualização de 07/01/2010:

São necessárias na verdade a assinatura de 0,5% de todos eleitores brasileiros em dia com a justiça eleitoral, ou seja:

Ao todo são 135.545.108 eleitores em dia com a justiça.

677.725 assinaturas no geral em 1/3 dos estados seriam necessárias no total.

Por Estado segue tabela abaixo:

med_gallery_38809_4733_28710.png

Agradecimentos novamente ao Sombra por achar esta belezinha.

Lembrando novamente que necessitamos de 9 estados somente, como BraveHeart disse para mim via MP se não me engano, Minas é um estado com pouco ativismo então pode ser um estado onde poderíamos deixar de completar o 0,1% de eleitores em dia com a justiça necessários sem problema algum, já Bahia e Rio de Janeiro onde temos maior ativismo, diria até que massivo se comparado a outros estados, seria muito mais fácil completar o percentual necessário.

E para reafirmar que nossos esforços não serão em vão, nossas assinaturas mesmo após 4 anos não deixarão de ter validade grandes amigos! Se não atingirmos 677 mil até a próxima eleição a camara, o que penso pode ser evitado pois confio em nosso potencial para recolher antes de 4 anos sim, uma mobilização imensa será necessária, mas é viável sim, preciso de ajuda, muita ajuda em todos âmbitos, sobre o Estatuto já estou falando com o pessoal do jurídico aqui do fórum sobre como agilizar esse lado mas a opinião de todos será necessária, também estou esperando o Vidal e o Bas para darem suas opiniões, críticas e quem sabe ajudar no projeto, seria entusiasmante se alguém com tanta experiência em ativismo pudesse se juntar à proposta.

Legislação para criação de partidos políticos para quem quiser se inteirar:

http://www.tre-mg.gov.br/partidos_politicos/criacao_registro_partido2tri.htm

Obrigado a todos! Longa vida ao PBM, partido embrionário com força de gente grande! VIVA O PARTIDO BRASILEIRO DA MACONHA!

med_gallery_38809_4733_1691.png

Contribua, seja você também um fundador/articulador/ativista, envie um email contendo nome, idade, cidade, UF, formação, contato e modo como planeja contribuir para PartidoBrasileirodaMaconha@email.com, lembrando que serão permitidos somente ativistas maiores de 18 anos. Isso até conseguirmos nosso site, o growroom.net não é para criancinhas.

partido@partidobrasileirodamaconha.org

Nós precisamos de você!

Siga também no Twitter @PBdaMaconha

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além dessas quatrocentas mil assinaturas e cento e um fundadores será necessária uma sede em Brasília, o que é fácil de se conseguir, as assinaturas e todo o processo burocrático serão os maiores obstáculos.

Onde eu assino?

togo, ainda não se assina, uma das maiores dúvidas é como conseguir angariar as assinaturas, eu não sei se petições online tem validade nesse caso. Se não a gente imprime várias A4 em forma de lista de assinaturas e vai coletando assinatura pelo Brasilzão inteiro, daí todas as listas serão enviadas à alguém que possa levar os requerimentos à Brasília, mas como falei, uma sede no DF é necessária, tem uma galera aqui do DF tenho certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Galera, estamos juntos em qualquer parada!!!!!!

Mas não é tão fácil quanto parece, tenho que fazer o papel do advogado do diabo, talvez até sendo pessimista.

Muita gente com grana e logistica não conseguiu funda um partido é muito complicado pois não basta colher meia dúzia de assinaturas, o foda é que tem que ser proporcional pelos estados da federação...não basta em SP,RJ,RS,MG,ES. entendem....

Imaginem, em Manaus,Tocantins,Acre,etc....

Penso que é muito trabalho, se ainda não estamos nem conseguindo fundar uma associação, para lutarmos pelos direitos dos growers e maconheiros...

O moqueca está preso galera e não conseguimos fazer uma passeata, um ato de desagravo...porra nenhumamuros.gifmuros.gifmuros.gifmuros.gifmuros.gifDesculpem o porra nenhuma,mas eu me sinto culpado...não sei porque...

Poxa e vejo a galera sonhar em fundar um partido político da Cannabis, estando o Moqueca preso e se nem conseguimos colocar a marcha em todos os estados...muros.gif

Desculpem o desabafo,mas a culpa também é minhapass.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

mas gente, o que nao falta é partideco com representatividade nula...

e sinceramente, ja discutirmos isso aqui mais de uma vez, colher mais de 10mil assinaturas é MUITO TRABALHO.

400mil entao, nem se fale.

nao vou sentar no pudim e pedir moleza, mas acho que temos outras prioridades...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BraveHeart seria o um décimo por cento que votou em cada estado que você se refere? Por que daí eu penso que tu pode estar subestimando a quantidade de maconheiros no Brasil e o poder dessa rede do GR, todo dia eu vejo gente postando falando que vai florir sativa no ano novo, maluco vegetando indica, tem grower no Brasil inteiro, e grower que conhece maconheiro.

Como eu disse, não é nada fácil, pegar elas vai ser um trabalho coletivo, vai ser um negócio pesado, mas dá pra ser feito, nós somos o que nenhum homem influente é, somos um grande coletivo, com uma grande idéia e acima de tudo, uma grande causa, além de termos a forma perfeita para nos conectar, o próprio fórum, os correios, emails, MPs, etc

Pelo jeito vamos precisar de um matemático aqui também hahaha, um décimo por centro dos eleitores de cada estado, meio por cento de todo eleitorado, quantas pessoas dá isso no Acre? Vou pesquisar números da votação mas quem puder ajudar, descobrir quantas assinaturas são necessárias por estado, isso ajudaria muito.

Vou mandar uma MP ai brave.

Valeu aí galera, vamos atrás disso aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Primeiro precisamos de eixos políticos que iriam orientar o partido. O Dankai deu a letra: em primeiro lugar, temos que defender a cannabis (e seu uso medicinal, religioso, industrial etc). E temos que defender os direitos civis, liberdades individuais e reformas democratizantes. Descriminalização do aborto, reforma agrária, legalização do casamento homossexual poderiam ser ideias do partido.

Em seguida precisaríamos de um estatuto e programa provisórios.

Depois precisamos de uma direção provisória com pelo menos 101 pessoas, distribuídas em pelo menos 9 Estados diferentes.

Depois tem que ter uma reunião dessas pessoas fundando o partido, e registrada em ata.

Depois registramos o partido em cartório, indicando a sede provisória do partido em Brasília...

E aí iniciamos a coleta de assinaturas! Lembrando que não bastaria a assinatura, precisaríamos também do número de eleitor dos apoiadores iniciais.

A questão do 1/10 do eleitorado nas assinaturas só se aplicaria a 9 Estados, ou seja, em 9 estados precisaríamos do apoio de 10% da população que votou nas últimas eleições. Não precisaríamos coletar assinatura em todos os estados, só em 9 (mas aí precisa de mais nesses 9!). Mas esses 10% são muito difícil de conseguir.

Já ajudei a fundar um partido (P-SOL), ia nas ruas, nas universidades, em barraquinha na rodoviária coletar assinatura. Faria (farei) agora tudo de novo se fosse necessário.

Porém concordo com o Braveheart, talvez não tenhamos força para isso agora, estamos patinando para fundar uma associação (que nem requer assinaturas!). Mas a ideia é boa, se for adiante pode trazer as condições necessárias para a transformação qualitativa do movimento. Podemos nos concentrar primeiro em fundar a associação, e manter este debate do partido, para iniciar as ações concretas do partido em um momento em que a ideia esteja mais amadurecida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas gente, o que nao falta é partideco com representatividade nula...

e sinceramente, ja discutirmos isso aqui mais de uma vez, colher mais de 10mil assinaturas é MUITO TRABALHO.

400mil entao, nem se fale.

nao vou sentar no pudim e pedir moleza, mas acho que temos outras prioridades...

Picax mandei uma MP mas vou responder aqui também para não desestimular a galera.

Minha idéia é criar um plano para colher as assinaturas também, os passos seriam:

1- Quantificar o número exato de assinaturas necessárias por estado e geral.

2- Escolher um bom número de ativistas dispostos a colher assinaturas de duas a três vezes por semana, ou durante todo o processo podemos automatizar, como? Disponibilizando para impressão nossa lista em branco. Aí quem um dia decidir "po, hoje vou ajudar a criar o partido brasileiro da maconha", imprime em casa uma A4, pega aquela prancheta velha que usa pra dichavar maconha e uma bic e vai pra rua com um amigo manézão.

3- Acompanhamento de assinaturas obtidas por estado e geral até atingirmos a meta. Se faltar 50 no Acre eu mesmo vou lá.

Quero lembrar a todos que esse é um processo lento, trabalhoso e que vai durar anos. É um processo lento e estou simplesmente disponibilizando idéias, mas não podemos esquecer que é um projeto grandioso, é um partido político, somente a articulação dele pode repercutir na mídia se posta em prática. Meu trabalho aqui é só ajudar em sua viabilidade, futuramente colher assinaturas quem sabe.

Valeu galera, overgrow the government!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Lembrando que dezenas de países do mundo têm partido da cannabis, incluindo a Inglaterra e Espanha (na Espanha o partido tem apoio do Cannabis Café).

Todo partido político brasileiro tem direito a tempo gratuito na televisão aberta para defender suas ideias, tem direito a lançar candidatos, tem direito a receber o fundo partidário (verba pública) para se organizar.

Que ninguém fique com a ilusão de que o partido iria eleger um monte de gente e se tornar o mais representativo politicamente... É apenas uma forma de organização e defesa de ideias na qual poderíamos nos apoiar para defender a legalização e a transformação social do Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Cara se colocar-mos um eleito por estado ja estariamos no lucro e como tem maconheiro enrustido nesse brasil mas ali qdo ta na frente da maquininha só ele e Deus ai vem aquele pensamento Maconheiro Vota em Maconheiro!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se fosse algo mais abrangente que tambem pensasse no uso industrial da maconha. Uso verde. Que tambem incluisse outras drogas enteogenas como o LSD, cogumelos e MDMA... Uso religioso e medicinal, etc... Tem que ser algo mais abrangente.

Essa que é a beleza disso tudo cara, quer ser um fundador? Quer ser da ala das drogas enteogêneas, LSD, Fungos e substâncias psicoativas? Do uso religioso medicinal? Da abrangência partidária? Seja-bem vindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Galera,

Eu acho válida uma articulação parlamentar para nos representar e nos defender. Mas criar um partido político para defender a maconha, na minha opinião, é um erro pq:

1) Os partidos políticos são criados para defender ideais que englobem todos os problemas da sociedade. Eu sei que a maconha é um assunto transversal, e engloba questões de Saúde, Segurança, Educação, Economia, Política, mas isso não quer dizer que a sociedade possa ser retratada pela cultura cannábica.

2) Um partido APENAS para discutir a maconha é foda. Ainda se fosse um partido interessado em discutir drogas em geral, todos os seus efeitos e as legislações interessantes para isso, pode ser. Mas só pra maconha é muito particular, muito restrito.

3) Pensem no trabalho que a galera vai ter em colher 400 mil assinaturas, e que na real poderia ser gasto em outras coisas, como panfletar, fazer oficinas, palestras, organizar protestos.

Eu sou à favor de 2 tipos de atuação parlamentar:

1) Eleição de parlamentares à favor da causa da maconha, como foi o caso do Renato 5 (PSOL) e do André Barros (PT) (q não se elegeram) e de outros que tocam o assunto, como é o caso do Minc (PT, foi eleito). Com parlamentares eleitos, principalmente em partidos à favor da legalização da maconha, como é o caso do PSOL, por exemplo, a facilidade que temos de apresentar projetos, pautar assuntos e barrar possiveis aberrações é muito maior do que simplesmente ter um partido.

2) Existe um tipo de projeto de Lei chamado Lei de Iniciativa Popular. A ideia desse projeto é você fazer uma sugestão de lei e colher assinaturas para que ele seja apreciado no congresso. Um projeto desse chega com maior legitimidade ao congresso e está passivel de maior visibilidade na mídia (o projeto Ficha Limpa é um exemplo).

3) Lobby político não é algo necessariamente do mal. A conversa com parlamentares para tentar lhes convencer da importância de se legalizar a maconha é legítima, e, se houvesse um coletivo juridicamente organizado para isso, é perfeitamente cabivel.

Eu não quis desanimar a galera, mas achei que seria uma grande concentração de esforços em vão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...

×
×
  • Criar Novo...