Ir para conteúdo

Texto Do Fhc


Zumbi dos Palmares

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

A guerra contra as drogas

Fernando Henrique Cardoso

18/01/2011

A guerra contra as drogas é uma guerra perdida e 2011 é o momento para afastar-se da abordagem punitiva e buscar um novo conjunto de políticas baseado na saúde pública, direitos humanos e bom senso. Essas foram as principais conclusões da Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia que organizei, ao lado dos ex-presidentes Ernesto Zedillo, do México, e César Gaviria, da Colômbia.

Envolvemos-nos no assunto por um motivo persuasivo: a violência e a corrupção associadas ao tráfico de drogas representam uma grande ameaça à democracia em nossa região. Esse senso de urgência nos levou a avaliar as atuais políticas e a procurar alternativas viáveis. A abordagem proibicionista, baseada na repressão da produção e criminalização do consumo, claramente, fracassou.

Após 30 anos de esforços maciços, tudo o que o proibicionismo alcançou foi transferir as áreas de cultivo e os cartéis de drogas de um país a outro (conhecido como efeito balão). A América Latina continua sendo a maior exportadora de cocaína e maconha. Milhares de jovens continuam a perder as vidas em guerras de gangues. Os barões das drogas dominam comunidades inteiras por meio do medo.

Concluímos nosso informe com a defesa de uma mudança de paradigma. O comércio ilícito de drogas continuará enquanto houver demanda por drogas. Em vez de aferrar-se a políticas fracassadas que não reduzem a lucratividade do comércio - e, portanto, seu poder - precisamos redirecionar nossos esforços à redução do consumo e contra o dano causado pelas drogas às pessoas e sociedade.

Ao longo da história, sempre existiu algum tipo de consumo de droga nas mais diversas culturas. Hoje, o uso de droga existe por toda a sociedade. Pessoas de todos os tipos usam drogas por motivos de todos os tipos: para aliviar dores ou experimentar prazer, para escapar da realidade ou para incrementar a percepção dela.

A abordagem recomendada no informe da comissão, no entanto, não significa complacência. As drogas são prejudiciais à saúde. Minam a capacidade dos usuários de tomar decisões. O compartilhamento de agulhas dissemina o HIV/Aids e outras doenças. O vício pode levar à ruína financeira e ao abuso doméstico, especialmente de crianças.

A capacidade das pessoas de avaliar riscos e fazer escolhas estando informadas será tão importante para regular o uso das drogas quanto leis e políticas mais humanas e eficientes. A repressão aos usuários de drogas é também ameaça à liberdade.

Reduzir o consumo o máximo possível precisa, portanto, ser o objetivo principal. Isso, contudo, requer tratar os usuários de drogas como pacientes que precisam ser cuidados e não como criminais que devem ser encarcerados. Vários países empenham-se em políticas que enfatizam a prevenção e tratamento, em vez da repressão - e reorientam suas medidas repressivas para combater o verdadeiro inimigo: o crime organizado.

A cisão no consenso global em torno à abordagem proibicionista é cada vez maior. Um número crescente de países na Europa e América Latina se afastam do modelo puramente repressivo.

Portugal e Suíça são exemplos convincentes do impacto positivo das políticas centradas na prevenção, tratamento e redução de danos. Os dois países descriminalizaram a posse de drogas para uso pessoal. Em vez de registrar-se uma explosão no consumo de drogas como muitos temiam, houve aumento no número de pessoas em busca de tratamento e o uso de drogas em geral caiu.

Quando a abordagem política deixa de ser a de repressão criminal para ser questão de saúde pública, os consumidores de drogas ficam mais abertos a buscar tratamento. A descriminalização do consumo também reduz o poder dos traficantes de influenciar e controlar o comportamento dos consumidores.

Em nosso informe, recomendamos avaliar do ponto de vista da saúde pública - e com base na mais avançada ciência médica - os méritos de descriminalizar a posse da canabis para uso pessoal.

A maconha é de longe a droga mais usada. Há um número cada vez maior de evidências indicando que seus danos são, na pior hipótese, similares aos provocados pelo álcool ou tabaco. Além disso, a maior parte dos problemas associados ao uso da maconha - desde o encarceramento indiscriminado dos consumidores até a violência e a corrupção associadas ao tráfico de drogas - é resultado das atuais políticas proibicionistas.

A descriminalização da canabis seria, portanto, um importante passo à frente para abordar o uso de drogas como um problema de saúde e não como uma questão para o sistema de Justiça criminal.

Para ter credibilidade e eficiência, a descriminalização precisa vir acompanhada de campanhas sólidas de prevenção. O declínio acentuado e persistente no consumo de tabaco nas últimas décadas mostra que as campanhas de prevenção e informação pública podem funcionar, quando baseadas em mensagens consistentes com a experiência das pessoas que são alvo desses esforços. O tabaco foi desglamourizado, tributado e regulamentado; não foi proibido.

Nenhum país concebeu uma solução abrangente ao problema das drogas. A solução, no entanto, não exige uma escolha cabal entre a proibição e a legalização. A pior proibição é a proibição de pensar. Agora, enfim, o tabu que impedia o debate foi quebrado. Abordagens alternativas estão sendo testadas e precisam ser cuidadosamente avaliadas.

No fim das contas, a capacidade das pessoas de avaliar riscos e fazer escolhas estando informadas será tão importante para regular o uso das drogas quanto leis e políticas mais humanas e eficientes. Sim, as drogas corroem a liberdade das pessoas. É hora, no entanto, de reconhecer que políticas repressivas em relação aos usuários de drogas, baseadas, como é o caso, em preconceito, medo e ideologia, são da mesma forma uma ameaça à liberdade.

Fernando Henrique Cardoso é ex-presidente do Brasil (1995-2002), copresidente da Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia e organizador da Comissão Global sobre Políticas para Drogas.

Fonte: Valor Econômico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 59
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

  • Usuário Growroom

Na posição de ex-presidente FH tem se mostrado muito esclarecido, pra mim ate parece ter abraçado essa causa pra ser lembrado por um bom motivo por gerações futuras

Se alguem puder por favor poste os comentarios feitos pelos assinantes, essa parte costuma ser muito interessante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Então, quando era candidato a Prefeito de São Paulo em 84 (acho) contra Janio Quadros, FHC liderava as pesquisas com larga vantagem, então FHC disse em uma entrevista pra Playboy que já tinha esperimentado maconha.

O que aconteceu?

Perdeu a eleição...

Varre varre vassourinha ....

Varre varre a bandalheira.....

clapping.gif

ahahahahaha

laugh.giflaugh.giflaugh.giflaugh.gif

Pena que é um pelego de merda esse Éfeagá! Pelego dos Steits e da Elite Branquinha, Limpinha e Cheirosa de São Paulo, dos Paulistas para os paulistas e etc...

127472813-scratchhead4wijz2.gif127472813-scratchhead4wijz2.gif

E o fiadaputa sabe, e continua quietinho sendo o fantoche de sempre do Wampiro Bundão...

E o Lula não é pelego do Zé Dirceu, Genoino, Delubio,........????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom
Reduzir o consumo o máximo possível precisa, portanto, ser o objetivo principal. Isso, contudo, requer tratar os usuários de drogas como pacientes que precisam ser cuidados e não como criminais que devem ser encarcerados.

Não gosto desse tipo de visão, como se por usar alguma droga a pessoa é doente. Quem precisa de cuidados médicos são os dependentes químicos, que são uma parcela dos usuários de drogas, não sua totalidade. Eles sempre teimam em equalizar o uso e o abuso.

Essa parte é a que tem que ser repetida pra que todos possam ouvir.

A maconha é de longe a droga mais usada. Há um número cada vez maior de evidências indicando que seus danos são, na pior hipótese, similares aos provocados pelo álcool ou tabaco.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

chuckzito, os branquinhos de São Paulo movem muita coisa mesmo aqui pelas terras tupiniquins, você não esperava que o Chuck "Zito" e seus amigos anabolizados o fizessem não é?

Por aqui não se posta muita coisa do Arnaldo Jabor, eu penso que ideologia temos a nossa, causa temos a nossa, se o cara for ideólogo de direita ou esquerda tanto faz viu, se for a favor de maior debate e do fim à guerra às drogas deveríamos admirar e bater palmas em pé, poucos tem a coragem de tomar a posição que o "pelego dos steits" está tomando nesse texto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Sinceramente o governo atual do PT e o passado do atual PSDB ...são todos hipócritas e canalhas... não tem diferença, é evangélico da congregação falando mal do evangélico da assembléia... é tudo a mesma merd... quanto ao FHC não acredito em uma linha que ele escreve porque quando entrou na presidência fez um monte de coisa que contrariava seus livros e quando questionado ele disse " Esqueçam tudo que escrevi"... então agora é fácil usar a cannabis para se promover... quanto ao governo atual ... não vai fazer nada pq para eles é Viva a Cachaça... naum podemos esqueçer que o ex presidente é um cachaceiro de marca maior... é isso... Paz e Pense Verde

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest crazyfool*

Sinceramente o governo atual do PT e o passado do atual PSDB ...são todos hipócritas e canalhas... não tem diferença, é evangélico da congregação falando mal do evangélico da assembléia... é tudo a mesma merd... quanto ao FHC não acredito em uma linha que ele escreve porque quando entrou na presidência fez um monte de coisa que contrariava seus livros e quando questionado ele disse " Esqueçam tudo que escrevi"... então agora é fácil usar a cannabis para se promover... quanto ao governo atual ... não vai fazer nada pq para eles é Viva a Cachaça... naum podemos esqueçer que o ex presidente é um cachaceiro de marca maior... é isso... Paz e Pense Verde

n soh o ex, como a atual tbm eh bem chegada numa cana....boatos q bebe mais q mto macho.....

um passarinho q esteve numa " festa " em q a Sra. presidente tbm estava....disse q ela tava soh no whiskeyzinho, e enquanto uma gde parte dos homens cachaceiros estavam neio zuretas....a ilustissima tava firme e forte.....

c bem q isso n eh quesito p/ qualificar nngm, por exemplo , eu fumo maconha pacaralho, e nem por isso dexo d me dedicar ao meu trabalho e desculpe a falta de modestia, faco ele bem pra caralho, melhor do que mta gente q n fuma maconha....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

c bem q isso n eh quesito p/ qualificar nngm, por exemplo , eu fumo maconha pacaralho, e nem por isso dexo d me dedicar ao meu trabalho e desculpe a falta de modestia, faco ele bem pra caralho, melhor do que mta gente q n fuma maconha....

é mais eu fumo a 28 anos e muiittooo e também trabalho de segunda a segunda na boa...mas penso que uma pessoa que fumou bastante fica bem melhor do que uma que bebeu bastante...o alcool faz a pessoa perder o controle... confio mais em uma pessoa "canabizada" do que uma alcoolizada...penso assim..é isso Paz e Pense verde...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

chuckzito, os branquinhos de São Paulo movem muita coisa mesmo aqui pelas terras tupiniquins, você não esperava que o Chuck "Zito" e seus amigos anabolizados o fizessem não é?

Por aqui não se posta muita coisa do Arnaldo Jabor, eu penso que ideologia temos a nossa, causa temos a nossa, se o cara for ideólogo de direita ou esquerda tanto faz viu, se for a favor de maior debate e do fim à guerra às drogas deveríamos admirar e bater palmas em pé, poucos tem a coragem de tomar a posição que o "pelego dos steits" está tomando nesse texto.

Sabe ler não, mano?

Não viu eu batendo palmas pro ignóbil Dr. Honoris Causa da Casa do Caralho... watchplant.gif

----

No comments, Dankai, no comments... 100% Asneira o que tu disse... Se o cara for ideólogo da Direita, a direita de fato... Não tem papo de maconha, que é coisa de primitivos e negros...

Alias, falando em ideologia, olhe como os Ideólogos da Direita pensavam a "Evolução Etnica" do Brasil nessa Cedula de dinheiro da época militar...

c16f.jpg

Do pior para o melhor? olha o Brasileiro do Futuro!

Não me venham com churumelas.....

n soh o ex, como a atual tbm eh bem chegada numa cana....boatos q bebe mais q mto macho.....

um passarinho q esteve numa " festa " em q a Sra. presidente tbm estava....disse q ela tava soh no whiskeyzinho, e enquanto uma gde parte dos homens cachaceiros estavam neio zuretas....a ilustissima tava firme e forte.....

c bem q isso n eh quesito p/ qualificar nngm, por exemplo , eu fumo maconha pacaralho, e nem por isso dexo d me dedicar ao meu trabalho e desculpe a falta de modestia, faco ele bem pra caralho, melhor do que mta gente q n fuma maconha....

E o Kéko? Alias, e o que te importa isso... Grande bosta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o chuck é complexado por ter nascido loiro e branquelo

:happydance:

dizae... tu ta fazendo os tratamento do maicon jequson ao contrario....

Hahahahaha

Já achei que tu iria falar uma besteira grossa, mas essa foi engraçada!

Ou como é que tu acha que eu me infiltrei no Movimento Nazi? Sim, eu sou Branco, Alto, Olhos Claros e muito bunito, uma beleza nórdica... é Claro que aqueles enrustidos se apaixonaram por mim... (ironia)

ehauheuaheuhaehu

Larga do meu pé, Canada!!! Vai bater uma punheta! ehauehuaheuhae

lol lol lol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest crazyfool*

n me importa, na real n me meto em politica pq acho q no brasil se cometem muitas injusticas, as vezes fazendo com q as pessoas venham a ter opinioes equivocadas.....

quero q c foda se o ex presidente bebe cana ou n....muito menos a atual presidenta, por mim, podia morrer d cirrose q n ia fazer diferenca nenhuma, ia apenas mudar d figurinha..... afinal sao ambos maiores d idade e sabem o fazem com a propria saude, o que me alegra eh esse texto d uma pessoa formadora d opiniao deixando bem claro em seu texto q a regulamentacao da cannabis eh necessaria, e pequenos traficantes nao serao mais vistos como bandidos, e sim como doentes, e vao ser tratados e nao encarceirados.....

entao ...realmente gde bosta o governo do PT ou PSDB...o q me importa eh q esta havendo mudancas , e mudancas para melhor......

com relacao aos partidos politicos, n falo nada, pois eh dificil escolher entre a merda e a bosta......nenhum governo eh perfeito, c vc quer agradar a massa, aos menos favorecidos, vc vai ter q tirar $ do bolso dos gdes empresarios, que vc gostando ou nao, sao eles q fazem o Brasil ir pra frente.....sao eles q trazem $ pro pais......e eh por isso q eh tao dificil vc fazer uma reforma na politica......q tezao q um gde empresario teria d trazer $ pro pais se o pais nao o ajuda a conseguir esse dinheiro? .....

ja n basta os 82 tipos d impostos diferentes q eles cobram d todo cidadao pra dar ensino, moradia e comida, renovar asfaltos.....dinheiro pra isso eles recolhem....agora c nao aplicam o $ de forma correta, n podemos botar a culpa em um cara ou em outro, basta ligarmos a TV, pegar um Jornal e ler sobre os escandalos fiscais, desvio d verba, abuso d beneficios.....de AMBOS os partidos..... e obvio q qudo questionados a respeito falam com a maior cara lavada q nao sao responsaveis por porra nenhuma......

n adianta defender o PT com unhas e dentes pois existem pros e contras...... assim como no PSDB......

politica, mulher e religiao, nao sao bons topicos p/ discutir aqui, acho q soh vai aumentar atrito entre os usuarios, como falei antes, achei mto boa a carta do FHC e ponto, n estou colocando politica no meio......

chuck, admiro seu grow, seu talento com as plantas, tu deve ser um cara nota 10

mas va ser grosso assim na PQP!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest crazyfool*

é mais eu fumo a 28 anos e muiittooo e também trabalho de segunda a segunda na boa...mas penso que uma pessoa que fumou bastante fica bem melhor do que uma que bebeu bastante...o alcool faz a pessoa perder o controle... confio mais em uma pessoa "canabizada" do que uma alcoolizada...penso assim..é isso Paz e Pense verde...

concordo plenamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

nao pago pau pro FHC nao, cara teve a chance de mudar a legislacao quando foi presidente , agora que é porra nenhuma quer bancar de ativista.. sou mais um politico cachaceiro que um sem opiniao propria...nao mudou a lei quando era o Chefe do pais agora que é Gari acha vai mudar algo, legal que ele ache isso so fico me perguntando o porque de so agora .. :335968164-hippy2:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crazyfool

só prova quando eu defendi o PT com unhas e dentes aqui, que a gente chega num acordo

Eu conheço muito bem os partidos para não defender nem o meu com unhas e dentes... Eu defendo uma posição de contestação da Ordem e da Moral, da Lógica Cartesiana e etc... E essa posição, históricamente, sempre foi defendida por esse lado, que é o meu tenho lado...

Se tu não conheçe ou nunca fez Política, não assistindo jornal e lendo TV que tu vai saber como funciona as coisas nesse Brasilzão véio sem portera!

Falou uma tremenda bobagem carregada de machismo, achismo e passarinho verde, e mesmo tendo dito que não era ninguem para julgar, julgou.

Achei ridiculo e esculachei mesmo... Foi mal pela Grossura, afinal, sou grosso mesmo. Mais grosso que dedo destroncado.

---

Se tu acha grandes bosta essa discussão, o que poderiamos dizer se hoje (naquele universo paralelo) o mais preparados de todos, o Presidente Serra, estivesse anunciando o maior especialista em drogas do Brasil, para assumir a Senad, Dr. Renato Laranjeira???

Eu ia estar aqui repetindo o tempo inteiro...

Eu Avisei!

---

E o que é o FHC? no meio de tudo isso?

O que o Wikileaks nos diz a respeito? Porque ele melou o acordo com Portugal, para a descriminalização mutua? O desembargador aposentado Walter Maierovitch sabe!

---

O Resto... é intriga da oposição! happydance.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...

×
×
  • Criar Novo...