Ir para conteúdo

Substituta De Pedro Abramovay Na Secretaria Nacional De Políticas Sobre Drogas É Acusada De Improbidade Administrativa


Bas

Recommended Posts

BRASÍLIA - A médica Paulina Duarte, nomeada secretária nacional de Políticas sobre Drogas, é acusada de improbidade administrativa em ação movida pelo Ministério Publico Federal, por contratar, sem licitação, a professora e amiga Beatriz Carlini Marllat. Beatriz foi contratada para produzir o documento "Drogas: Cartilha álcool e jovens". A produção da cartilha custou R$ 87,9 mil aos cofres públicos. Beatriz, que vive nos Estados Unidos, fora orientadora das teses de mestrado e doutorado da secretária. Paulina assumiu a Senad depois da demissão do ex-secretário Pedro Abramovay , que desagradou à presidente Dilma Rousseff e ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ao defender a não punição para pequenos traficantes. Em outra ação, o Ministério Público Federal de São Paulo pediu a suspensão da distribuição da cartilha. A Procuradoria da República argumenta que o texto tem mensagem ambígua e, em vez de coibir, estimula o consumo de álcool por jovens.

Na ação principal, em tramitação na 5ª Vara Federal em Brasília, três procuradores acusam Paulina de fazer uma operação triangular com a Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicas (Fepese) para contratar Beatriz sem chamar a atenção da fiscalização. Pela ação, quando ainda era diretora de Prevenção e Tratamento da Senad, em 2003, Paulina autorizou a contratação da Fepese, sem licitação. Depois, a Fepese contratou os serviços de Beatriz, também sem licitação.

"Tem-se fortes indicativos de que houve direcionamento da subcontratação por parte da senhora Paulina do Carmo Arruda Duarte em favor de sua orientadora de mestrado", escreveram os procuradores.

Para aprofundar a apuração, o MP pediu a quebra do sigilo bancário de Paulina e da professora. Na ação, também figuram como acusados o ex-secretário de Políticas sobre Drogas Paulo Roberto Uchôa e o presidente da Fepese, Ermes Tadeu Zapelini, entre outros. Na fase que precedeu a assinatura do convênio com a Fepese, Paulina tentou explicar a dispensa de licitação. "A indicação da Fepese para a execução deste projeto deu-se pelo fato de que aquela entidade conta com, dentre outras atribuições, o apoio a divulgação de produção técnica, sócioeconômica, científica e social nos mais diversos campos", escreveu a secretária.

Mas os procuradores consideraram as explicações insuficientes. "Ora, por que não contratar outra instituições que têm a mesma atuação e competência que a Fepese?".

O juiz Paulo Ricardo Cruz expediu carta rogatória para que Beatriz seja notificada nos EUA. Após ouvi-la, o juiz decidirá se acolhe as acusações. Uma das condenações previstas nesse tipo de ação é a perda do cargo público. Procurada pelo GLOBO, Paulina não quis se manifestar. O Ministério da Justiça diz que "aguarda decisão final da Justiça sobre o acolhimento ou não da denúncia" contra Paulina. O decreto de nomeação da secretária foi publicado segunda-feira. Mas ela ainda não foi empossada.

Os problemas de Paulina com o MP começaram em 2005, quando o procurador Luiz Fernando Gaspar Costa ajuizou ação pedindo a suspensão da distribuição das cartilhas. "Por seu conteúdo ora obscuro, ora omisso, ora confuso a cartilha constitui opção desconforme à política pública de proteção à saúde da criança e do adolescente adotada pelo Brasil", escreveu o procurador.

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/01/26/substituta-de-pedro-abramovay-na-secretaria-nacional-de-politicas-sobre-drogas-acusada-de-improbidade-administrativa-923615114.asp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Tá foda... Realmente esse governo parece estar querendo desfazer todos os avanços do governo aterior... é o Brasil...

Achei o link pro PDF da tal cartilha

http://www.brasil.gov.br/enfrentandoocrack/enfrentamento/kit-de-mobilizacao/serie-por-dentro-do-assunto/drogas-cartilha-alcool-e-jovens%0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

o link ta quebrado ras dylon, valeu a intenção

Era só apagar o %0

http://www.brasil.gov.br/enfrentandoocrack/enfrentamento/kit-de-mobilizacao/serie-por-dentro-do-assunto/drogas-cartilha-alcool-e-jovens

Bom, mais uma "corrupçãozinha" né?

COMO a gente pode reagir nesses casos?

Não tem como lucrar com uma instituição que cobra o governo, ou que pelo menos organiza e educa sobre este assunto?

Pra revolução acontecer, tem que ter educação, organização...

:ativismo: :ativismo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Oras, estar no alto escalão nao é pra qualquer um...

Essa Senhora so respondia por improbidade administrativa e nao atingio os requisitos para o cargo.

Estao exigindo "no minimo" experiencia em desvio de dinheiro publico, formaçao de quadrilha e fraude em licitaçoes para ocupar a vaga :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

quando teremos vóz ???????????? será que terei que sair do Brasil ? não fumo a 5 dias . começei a fumar com 16 anos . tenho 37 anos. e até hoje não sei o que e nem como é a crise de abstinência da maconha . e nunca consegui entender como a cachaça é vendida nas padarias , crianças compram nos super mercados ! e a maconha é completamente "desconhecida" da maioria dos brasileiros . Seus males e perigos são o maior mito da história !!!!!!!!!. OBS : Foi o Papa inoscencio. (26 jan. 2011 ... Em 1484 o Papa Inocêncio VIII, em uma ofensiva contra a cultura árabe, classificou o uso ... A perseguição à maconha foi tão forte que seu consumo permaneceu ... da mesma forma que se decidiu pela proibição na década de 60 ) OBS : Vamos averiguar a verdade ? ao invés de repetir feito papagaios as coisas que ouvimos por ai ? Obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

A tal Paulina só indicou a orientadora dela, a sua mentora naquilo que ela estuda para montar uma cartilha de redução de danos. O que é de tão grave assim ? Ah porque ela tava sem licitação ? Ok, certo e se a tal orientadora realmente for muito capacitada pra tal trabalho ?

Quanta paulada na Paulina, que errou (por nao ter licitação). Mas peraí, e o banqueiro Daniel Dantas ? E seu advogado (nosso atual min. da justiça) ? E o Sr. Paulo Maluf ? O Demostenes Torres ? E tantos outros.

Quantos ladrões discarados aí, e nós nem sabemos direito, nem fazemos nada, eles deitam e rolam com esse tal poder e nosso dinheiro e nós nos calamos, afinal a novela das 8 ta demais. Nosso povo, nossos pais e nossos filhos não tem atendimento a saúde e educação digno, mas tudo bem, domingão tem futebol e faustão. Vivemos um momento semelhante a antiga Roma, experimetamos o pão e circo !

Infelizmente ainda, a grande massa da população brasileira é em alto grau despolitizada, não por culpa nossa, mas do sistema. Temos rixas com os Argentinos, nossos hermanos com os quais dividimos fronteira, não somos muito chegados da Bolívia e menos da Venezuela, o Paraguai é o vizinho que vende falsificados, os outros vizinhos latinos mal ouvimos falar, MAS, os EUA são demais, os norte-americanos, adoramos o mcdonalds, a coca-cola, e o que eles dizem é o modelo a seguir e iquestopnável, a mídia é deles, Obama ganha nobel da paz mesmo matando diariamente no Iraque e Afeganistão e o Jornal Nacional noticia a ditadura de Hugo Chavez, a cocaína de Evo Morales, ahhhhhhhhh tenha paciência. A América Latina é um sanduíche e o Brasil é o grande Filet Mignon!

Vamos ACORDAR !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...