Ir para conteúdo

Cannabis Industrial - Vestuário

Marchador

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Olá amigos, gostaria de conhecer um pouco mais sobre o panorama jurídico atual em relação ao tema da Cannabis Industrial, algo que considero pouco explorado e que demonstra claramente o contra-senso das leis, uma vez que este tipo de Cannabis não possui THC, portanto não pode ser considerado uma droga.

Meu tio possui uma fábrica de roupas. Ele desenvolve suas roupas numa técnica criada por ele, que inclusive é patenteada. Significa dizer que todo tipo de estampa como as dele ou foram produzidas por ele, ou pagam royalties para ele, ou estão ilegais.

O tipo de estampa produzida por sua técnica, bastante rústica, conta com grande adesão entre jovens (street/skate/surfwear). Falei para ele sobre os tecidos feitos com cânhamo, como são mais resistentes e com aparência rústica, e como isso compatibiliza com as roupas que ele produz.

Sendo assim ele se mostrou interessado a utilizar tecidos feitos com cânhamo em suas peças, porém dentro da lei. Por isso me pediu para que eu me informasse sobre as questões jurídicas relacionadas ao tema, visto sob a perspectiva do INSUMO INDUSTRIAL e principalmente DESPROVIDO DE THC.

Que tipo de autorização ele iria precisar? Qual o caminho jurídico, se existe, para pleitear o uso de tal matéria prima?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest crazyfool*

cara, o canhamo industrial, possui sim THC, porem nao quantidades desejadas para que se use como medicamento, nao ha nenhuma norma, ou lei que t proiba d importar a fibra da maconha para confecçao de materiais texteis .... porem, o plantio de qualquer cannabis vai trazer dor d cabeça para teu tio, alem d ser mais caro do que importar a fibra pronta, pois alem d plantar, ele teria q investir em terreno, mao d obra, sementes, processo para extraçao da fibra da maconha....fala pra ele procurar essa fibra no mercado Espanhol ou americano, ou indiano, que vai valer a pena, nao soh isso, se as roupas forem feitas exclusivamente para exportaçao, teu tio pode conseguir importar a materia prima sob regime de drawback, o q baratearia ainda mais o custo da mesma, pois eh uma maneira de importar sem pagar tantas taxas e impostos, espero ter ajudado, boa sorte

CF*

Link para o comentário

• Usuário Growroom

A minha busca é exatamente para viabilizar esse tipo de produção. Sobre se vai ser importado ou produzido aqui, é outra questão. Na verdade meu tio sequer fabrica as malhas, ele as compra prontas e apenas aplica sua técnica para obtenção de suas estampas. Seria o caso de importar as peças já prontas e apenas aplicar aqui sua técnica.

Não preciso dizer que ele visa é explorar este mercado tão promissor, não lutar pela legalização, portanto teria que ser tudo dentro da lei.

Continuo acompanhando esse tópico, a discussão apenas começou. Mais alguma sugestão?

não deixe que isso seja só mais um tópico

faça roupas de cânhamo e poste as fotos aqui

boa sorte

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Salve brother!

Até onde sei, a fibra de cânhamo (para fins exclusivamente têxteis) não é proibida, tanto que a Adidas vendeu o Hemp aqui. Nada mais é do que um tecido, como qualquer outro, impossível de ser fumado/usado para outro fim (se bem que tem cada louco por ai...rs).

A Anvisa não tem sequer competência para esta matéria. O que ela proíbe é a cannabis em sentido amplo, como droga/medicamento/etc, como maconha, hash, óleo e derivados.

O problema é que plantá-la é proibido, justamente por causa da proibição da Anvisa e pq não vem escrito no pé "cannabis pra fibra" e "cannabis pra fumar", ou seja, esse tecido não poderá ser produzido no Brasil.

Terá que ser importado e para isso vc consegue autorização normalmente.

Creio que o mais fácil seria vc procurar fábricas na gringa que vendam as camisetas de cânhamo prontas (sem estampa) e importá-las.

PAZ!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Tem aquele caso da Osklen, que fez uma coleção com canhamo, usando folhinhas nas etiquetas, e foi processada!

Ganhou em primeira e segunda instancia!

Quem tiver interesse, tenho o acórdão da segunda instância desse caso da Osklen, posso enviar!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Tem aquele caso da Osklen, que fez uma coleção com canhamo, usando folhinhas nas etiquetas, e foi processada!

Ganhou em primeira e segunda instancia!

Quem tiver interesse, tenho o acórdão da segunda instância desse caso da Osklen, posso enviar!

Salve SANO...

Tentei te mandar uma mp porém não consegui, masss...poderias me passar esse acórdão da segunda instância do caso da Osklen? ficaria muito grato

abraço brother.. tamo junto

Link para o comentário

• 2 weeks later...