Ir para conteúdo

Fumar Maconha Pode Adiantar O Aparecimento Da Esquizofrenia?

big.cs

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Fumar maconha pode adiantar em quase três anos o aparecimento de esquizofrenia e de outros quadros psicóticos. A conclusão é de uma revisão de 83 estudos científicos já publicados sobre a relação entre o consumo dessa erva e o transtorno. Os resultados, divulgados no periódico médico "Archives of General Psychiatry", dão mais munição a pesquisadores que se opõem à liberação da substância ilícita.

No total, os pesquisadores das universidades de New South Wales, Austrália, e Emory, EUA, avaliaram dados de mais de 22 mil portadores de distúrbios psicóticos _sendo 8.167 deles usuários de maconha.

A doença aparecia em média 2,7 anos (cerca de 32 meses) antes entre quem consumia a erva do que nos membros do grupo-controle.

"Acredito que essa relação seja de causa e consequência, e a maconha tem um papel importante [no aparecimento precoce do transtorno] em certas pessoas", disse à Folha o psiquiatra australiano Matthew Large, um dos autores do estudo.

Uma hipótese é que pessoas com predisposição genética para esquizofrenia são mais suscetíveis à influência da maconha.

Nelas, os quadros psicóticos poderiam ser desencadeados pela alteração na concentração de neurotransmissores como dopamina e serotonina, causada pela droga, o que desregularia o funcionamento cerebral.

"Pessoas com histórico familiar de esquizofrenia devem ser instruídas a jamais usar essa droga. Não dá pra arriscar", diz Hélio Elkis, coordenador do Projeto Esquizofrenia do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Segundo o psiquiatra, quanto mais cedo aparece a doença, pior o prognóstico. "Se surge na adolescência, o cérebro não teve tempo de se desenvolver completamente." Isso piora o deficit cognitivo, próprio do transtorno.

ANSIOLÍTICO

Mas para Marcelo Niel, psiquiatra do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Unifesp, deve-se ter cuidado ao fazer a relação direta entre esquizofrenia e uso da cânabis.

"Em alguns pacientes com vulnerabilidade, isso pode acontecer, mas há fatores que devem ser considerados", ressalva.

Niel afirma que, como a esquizofrenia geralmente começa quando os indivíduos são adolescentes ou adultos jovens, pode ser que o consumo da substância esteja mais relacionado a um hábito do grupo social naquela idade do que a uma causalidade.

"E muitos pacientes esquizofrênicos começam a fumar maconha para aliviar os sintomas do estágio inicial da doença, como ansiedade e depressão", diz.

Matthew Large, o autor do estudo, sugere: "Jovens deveriam evitar o uso de maconha ou, mais precisamente, deveriam se conscientizar sobre os seus riscos.

Como informá-los disso já é outra história", completa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest HINDUKUSH

A classe médica e principalmente os psiquiátras e oncologistas, são os que mais combatem o uso terapeutico da cannabis, não é para menos, são os que mais perderão com sua utilização em larga escala, pois eles não estão preocupados com a cura ou amenização das doenças dos pacientes, o que eles querem é o encabrestamento destes com drogas que aumentam os comprometimentos das doenças, ai seus lucros crescem junto com as doenças de seus pacientes.

Link para o comentário

A classe médica e principalmente os psiquiátras e oncologistas, são os que mais combatem o uso terapeutico da cannabis, não é para menos, são os que mais perderão com sua utilização em larga escala, pois eles não estão preocupados com a cura ou amenização das doenças dos pacientes, o que eles querem é o encabrestamento destes com drogas que aumentam os comprometimentos das doenças, ai seus lucros crescem junto com as doenças de seus pacientes.

Amém.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Não vejo porque isso impediria a legalização da cannabis, muito pelo contrário. Considerando que seja verdade que a erva é "gatilho" da esquizofrenia latente, seria melhor tê-la legalizada, sem o tabu da proibição, para dialogar com os jovens numa boa. Do jeito que está, um professor não pode discutir abertamente o assunto em sala de aula porque corre o risco ser acusado de apologia ou de estimular comportamentos ilícitos nos jovens. Da birita ninguém fala. O álcool pode desencadear surtos esquizofrênicos em pessoas que nem são esquizofrênicas e é vendido abertamente, faz-se propaganda dele na TV etc. Realmente, hipocrisia. Ninguém fala que muitos dos delírios paranóicos de alguns usuários de cannabis advêm do fato dela ser ilegal. O cara fuma um, sai na rua e dá de cara com um policial, o coração acelera, a adrenalina inunda e o cara só quer se esconder. Se fosse uma coisa liberada, quase a totalidade das paranóias canábicas desapareceriam. Sou da opinião que adolescente não deve tomar psicoativo nenhum, é uma fase de adaptação hormonal, é meio complicado, ainda tem a questão social etc. Não seria melhor esperar até os 21 anos para fumar a ganja na legalidade do que passar a vida toda usando ela ilegalmente? É uma erva natural, faz bem pra muita gente, mas para alguns não é bom. Melancia é uma delícia, tem altas vitaminas, mas para algumas pessoas ela é indigesta. Tem gente que tem enxaqueca depois de chupar manga. Vamos perseguir e "erradicar" as melancias e mangas por isso?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

to aqui né irmão! então, que história tu quer que eu conte hoje? aquela que eu coloquei um revólver na minha boca pra explodir meu cérebro de tanto que a esquizofrenia tava me sufocando, então eu descobri que a maconha na verdade não era aquele quadrado prensado? então um dia eu descobri que buds me acalmavam e me deixavam feliz, amenizando meus problemas mentais?

e tipo, fico feliz demais que minha esquizofrenia acabou pendendo pro lado de AMIGOS NA COMUNIDADE GROWROOM, sabe? amigos do rio de janeiro, amigos de porto alegre, amigos de salvador

pessoas que tem sua vida tranquila, plantam maconha e me dão a maior força para eu continuar lutando contra o sistema que EXCLUI O DOENTE MENTAL

sabe mestre perverso, só fico triste por meus pais que sempre deram do bom e do melhor pra mim e me amam demais, então é por eles que estou aqui dizendo CUREI MINHAS TENDÊNCIAS SUICIDAS COM CANNABIS MEDICINAL

sempre que precisar de um depoimento de alguém que vive num universo paralelo, é só me chamar...

Belo post maconhaisraelense,

que bom que conseguiu equilibrar as coisas ai,

vc deve evitas plantas sativas né, que deixam eufórico,

já as indica são contemplativas e acalmam a mente, e isso traz o equilibrio... :335968164-hippy2:

abraço.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

maconhaisraelense / legal,mais o problema é se a pessoa não quer mais fumar, eu nao fumo a 2 anos e deu esquizofrênia depois de 2 anos,só que to meio isolado...presão familiar e talz,vou tentar levar a vida assim... vou tentar me curar... eu só forti o bastante...se estou aqui é porque eu mereço :D

Link para o comentário

• Usuário Growroom

oi?

oi cara, deixo essa frase pra ti:

"Vários irmãos se recolhem, vão em frente.

Vários também escravizam sua mente.

Eu sei bem, quebro a corrente, e onde passo planto a minha semente.

Gafanhotos nunca tomam de quem tem, predadores, senhores que mentem.

Esperem sentados a rendição, nossa vitória não será por acidente."

acabei de gastar 5 reais em maconha, espero que isso me acalme

Link para o comentário