Ir para conteúdo

Cannabis Sativa (Maconha)


Recommended Posts

  • Usuário Growroom

Fonte: http://www.stum.com.br/clube/artigos.asp?id=24045

cl_24045.jpg

Cannabis sativa (maconha)

por Mauro Kwitko - maurokwitko@yahoo.com.br

A Cannabis sativa é uma planta herbácea da família das Canabiáceas e o seu principal composto químico psicoativo é o delta-9-tetrahidrocanabinol, comumente conhecido como THC. Possui também outros canabinóides, como o Cannabidiol e o Cannabinol, todos eles responsáveis pelos seus efeitos a nível do Sistema Nervoso Central. Entre esses efeitos, que atraem muitas pessoas, estão o relaxamento muscular, uma sensação de calma, uma sonolência, uma melhora do humor, um aumento do otimismo, um estímulo da criatividade e uma certa euforia.

No início do uso dessa planta, tem-se uma sensação agradável e atrativa, pois acalma, relaxa, interioriza a pessoa, os problemas desaparecem, nada é mais tão sério, por isso torna-se a solução para o estresse diário, a tristeza, irritação, para as coisas chatas da vida e começa a intensificar-se porque seu efeito é tão bom que não se vê motivo para não usá-lo, afinal de contas, fica-se mais calmo, mais pacífico, mais alegre, por que não usar, então?

E o uso da Cannabis passa a ser um ato rotineiro e, aos poucos, essas sensações agradáveis começam a mudar: o relaxamento vai virando preguiça, a calma vai transformando-se em lassidão, a melhora do humor e do otimismo começa a virar postergação, a necessidade de fazer coisas que não se gosta de fazer, começa-se a deixar para mais tarde "Depois eu faço...", "Amanhã eu faço...", o aumento das idéias criativas vão se tornando uma criatividade apenas teórica "Tudo bem..."

Quando seu uso começa na pré ou na adolescência, com o tempo, a entrada no mundo adulto, que nada mais é do que tornar-se uma pessoa séria, responsável, dinâmica, trabalhadora, engajada no mundo, começa a demorar para acontecer... E o jovem estagna e não amadurece, os anos vão passando e ele, na mesma, mas já não é tão jovem e aí começa o pior: vai ficando ridículo. Veste-se como um adolescente e já é um adulto, mas não se vê como tal, sente-se ainda um jovem, mas não é mais... Os seus antigos amigos, "caretas", tornaram-se adultos, e ele não. Quem estudou, esforçou-se, acabou a Faculdade, está trabalhando, ganhando dinheiro, fazendo coisas, e ele? Ainda morando e dependendo financeiramente dos pais, que passam a ser, então, os culpados por sua situação. Ou se não são os pais, é a sociedade, o mundo, os políticos...

Suas metas e idéias vão se transformando em apenas uma viagem mental, sem uma concretização prática das mesmas; vai ocorrendo uma tendência ao isolamento, à solidão, ou a um excesso de sociabilização, sem critérios, com uma perda da autocrítica. O usuário em ruína evolutiva do seu aspecto físico, vai perdendo o cuidado com a aparência e atitudes, a ponto de todas as pessoas verem que ali está uma pessoa viciada em maconha, menos ela própria, pois vai a lugares com o odor característico da planta sem perceber isso, acha que colocar desodorante ou um perfume vai disfarçar o cheiro; ou some, e depois volta com o sorriso infantilóide característico, falando bobagens ou escondendo-se pelo cantos.

Sua fala e conduta começam a revelar que ela está substituindo sua saúde, sua energia positiva, por uma atividade egocêntrica, infantil, teórica, de quem não consegue amadurecer, numa viagem mental por mundos pseudo-espirituais que não irão beneficiar nem a ela nem às pessoas com quem convive ou necessitadas de sua atenção e cuidado, como os doentes, os pobres, os deficientes, num exercício de caridade, que exigiria uma atitude ativa, madura, pró-ativa, e não passiva, adolescente, introvertida, como o uso dessa planta cria.

A felicidade que a pessoa sente, vai se tornando uma alegria infantilóide porque o uso cotidiano dessa planta impede a pessoa de amadurecer; um jovem de 18 anos comporta-se como um de 14, ou menos, um adulto de 20 e poucos anos parece um adolescente, na linguagem, na maneira de vestir-se, e isso começa a refletir-se nos estudos, no trabalho. Além disso, o uso de uma substância proibida por lei pode ir criando sintomas paranóicos e esquizofrênicos, como uma ilusão de perseguição, surgirem visões, aflorarem idéias espirituais estranhas, principalmente, se o usuário começa a ser (mal) acompanhado por espíritos desencarnados, ex-usuários, que passam a influenciá-lo em seus pensamentos, em seus hábitos, até dominarem completamente a sua mente e vontade.

Muitas pessoas afirmam que o seu uso, pela expansão da consciência que ela provoca, traz consigo uma abertura espiritual, uma nova visão a respeito da realidade, uma libertação da informação materialista da nossa sociedade egóica e capitalista, como se fosse um reencontro consigo mesmo, com a nossa identidade espiritual e por isso ela é considerada como uma "planta sagrada" e o seu uso é defendido como se fosse um direito espiritual, até baseando-se na liberdade de culto e opção religiosa.

Uma das alegações dos seus usuários é que essa planta é "pacífica" em sua mensagem, que ninguém sob seu efeito torna-se violento, nem agressivo, que a pessoa fica mais espiritual, mais calma e amorosa. E a comparação com a bebida alcoólica, que é legalizada e até incentivada, e o seu efeito desrepressor, liberalizador de características escondidas, que muitas vezes degeneram em agressividade, em posturas auto e heterodestrutivas é um dos argumentos dos usuários da Cannabis, e não se pode tirar deles totalmente a razão desse raciocínio.

Chega-se a argumentar que se todas as pessoas a usassem, terminaria a violência na Terra. Pode ser... Então, fico pensando, quem sabe o uso sacramental da Cannabis poderia realmente ajudar a erradicarmos a nossa violência, a domesticar o ser humano, a amansar o nosso Ego, a nos espiritualizar? Talvez sim, mas infelizmente, pelo uso inadequado dela, a qualquer momento, de qualquer maneira, sem nenhum respeito que exigiria, então, a "sacralidade" dessa planta, sem respeito por suas características de "planta sagrada", o que se vê nas ruas, nos colégios, nas universidades, nos consultórios, é que essa abertura espiritual se revela numa experiência meramente teórica, numa espiritualidade egocêntrica e egoísta, numa busca de viagens internas de descobertas fantásticas, num exercício infantil de busca de prazer e curtição, de ampliação da capacidade de sentir os sons e as cores, visando apenas viajar...

A "espiritualização" virou somente uma teoria, de idéias espirituais, um desejo de interiorizar-se mais e mais, ser calmo, pacífico... Isso me lembra uma história budista:

"Uma vez um aprendiz se ofereceu como discípulo de um monge num templo nas montanhas. O monge perguntou o que ele sabia fazer. O aprendiz se sentou e entrou em estado meditativo. Passava o tempo e o candidato a aprendiz, ali, sentado, meditando, interiorizado... Os dias passando e ele ali, sorrindo, feliz, meditando... O monge num certo momento, resolveu interromper aquele exercício egoísta e perguntou se ele queria ajudar no templo, tinha que varrer o chão, limpar a cozinha, o banheiro... O candidato respondeu que queria iluminar-se, preferia ficar ali, meditando... O monge pegou a vassoura que estava lhe oferecendo para trabalhar e o expulsou a vassouradas dizendo que já tinha suficientes budas de pedra para enfeitar o templo..."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

meu deus... tanto baboseira num sei nem onde começar...

A felicidade que a pessoa sente, vai se tornando uma alegria infantilóide porque o uso cotidiano dessa planta impede a pessoa de amadurecer; um jovem de 18 anos comporta-se como um de 14, ou menos, um adulto de 20 e poucos anos parece um adolescente, na linguagem, na maneira de vestir-se, e isso começa a refletir-se nos estudos, no trabalho

essa foi foda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Esta foi mais foda...

E o jovem estagna e não amadurece, os anos vão passando e ele, na mesma, mas já não é tão jovem e aí começa o pior: vai ficando ridículo. Veste-se como um adolescente e já é um adulto, mas não se vê como tal, sente-se ainda um jovem, mas não é mais... Os seus antigos amigos, "caretas", tornaram-se adultos, e ele não. Quem estudou, esforçou-se, acabou a Faculdade, está trabalhando, ganhando dinheiro, fazendo coisas, e ele? Ainda morando e dependendo financeiramente dos pais, que passam a ser, então, os culpados por sua situação. Ou se não são os pais, é a sociedade, o mundo, os políticos...

Sem+t%C3%ADtulo.jpg

Dankai, ele é espirita e psicoterapeuta. o o cara aqui: Mauro Kwitko

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

UHAUHUAHUHA

CARALHO! O cara é muito imbécil... Quero saber aonde foi que ele se formou pra eu NUNCA matricular meu filho lá! O cara é mt mente fechada velho, parece que nega toda uma conjuntura cientifico-cultural que prova totalmente o oposto...

Acho que o cara nao é nem merda, por que merda ainda vira adubo, né moçada!?!?! ahahaha

Mas que dá vontade de mandar um email pra bater uma boca com ele, ah isso dá!

auhauhau :smokeweedab0::335968164-hippy2::rasta2bigsmoke0gf::rastabannab::watchplant:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Para quem não tem orkut:

O cara tem uma comunidade 'gigante' no orkut 150 membros

Mauro Kwitko

Início > Comunidades > Saúde, Bem-estar e Fitness > Mauro Kwitko

descrição:

Formado em Medicina na UFRGS, é escritor, músico, pai de 4 filhos, psicoterapeuta e Presidente da Associação Brasileira de Psicoterapia Reencarnacionista (ABPR). Ministra Cursos de Formação e está morando e atendendo novamente em Porto Alegre

42132760.jpg

prometo que não pesquiso mais,

sou viciado em pesquisas hêhê

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Após ler esse texto ignorante sobre a maconha, digo:

Que opinião chata, típico de careta mal informado, querendo passar uma imagem de sábio-espiritualista.

Vamos ao texto:

Uma das alegações dos seus usuários é que essa planta é "pacífica" em sua mensagem, que ninguém sob seu efeito torna-se violento, nem agressivo, que a pessoa fica mais espiritual, mais calma e amorosa. E a comparação com a bebida alcoólica, que é legalizada e até incentivada, e o seu efeito desrepressor, liberalizador de características escondidas, que muitas vezes degeneram em agressividade, em posturas auto e heterodestrutivas é um dos argumentos dos usuários da Cannabis, e não se pode tirar deles totalmente a razão desse raciocínio.

Até aí eu concordo,

Já aqui quem viajou foi ele:

que se vê nas ruas, nos colégios, nas universidades, nos consultórios, é que essa abertura espiritual se revela numa experiência meramente teórica, numa espiritualidade egocêntrica e egoísta, numa busca de viagens internas de descobertas fantásticas, num exercício infantil de busca de prazer e curtição, de ampliação da capacidade de sentir os sons e as cores, visando apenas viajar...

Engraçado, porque as pessoas que fumam maconha e convivem comigo na maioria são inteligentes, estudam, trabalham e tem uma vida social normal. Por mais que alguns façam o uso recreativo (moderado) não há nenhuma ‘espiritualidade egocêntrica e egoísta’ como Mauro cita no seu texto infeliz.

Pro nosso amigo Mauro Kwitko vou deixar uma letra do Planet Hemp:

Trabalho oito horas sete dias por semana só por fumar uma erva eu vou entrar em cana

Deputados cheiram bebem e não vão para prisão porque é ilegal?

Eles que lesam a pátria e sou eu o marginal

Não seja alienado eles falam que faz mal e você aceita calado

Procure se informar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Meu Deus ..

É por isso que eu digo que o Brasil vai demorar pra legalizar a cannabis.

Porque pelos menos 2/3 da população pensa igualmente como ele!

Complementando o post do mudrexx

... FUMO A MINHA ERVA E NÃO FAÇO MAL A NINGUÉM!

A CULPA É DE QUEM? A CULPA É DE QUEM?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

algumas coisas que ela fala fazem sentido, porém perdem a credibilidade pelo caráter parcial do artigo.

Da pra ver na cara que ela quer depreciar a maconha e nao ANALISÁ-LA

Isso que eh foda neh cara, as pessoas sempre acham que suas opiniões são absolutamente corretas.

Esquecem que não existe opinião correta, a não ser em matemática (e olhe lá em).

Mas concordo com o que ela diz de algumas pessoas ficarem para tras, alguns sintomas de fadiga, o negocio de deixar pro outro dia.

O unico problema ao meu ver, é que ela botou a culpa na pessoa errada.

A culpa não é da planta, ela simplesmente existe.

A culpa é do usuário que não sabe respeitá-la.

E digo mais, se não respeitas a planta que te faz bem, que vira uma amiga sua, provavelmente não respeita nem considera os animais, seus pais, as pessoas, as plantas, a terra e todo o conjunto de seres e formas de vida que HABITAM e, principalmente, DIVIDEM a Terra conosco.

Somos todos parte da natureza e, penso eu, deveríamos, já que fomos abençoados com o ato de pensar, proteger todos os outros seres que fazem parte da natureza como nós, mas que talvez não sejam tão privilegiados como nós...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

"A ignorância é a noite da mente: mas uma noite sem lua e sem estrelas." (Confúcio)

"Envergonha-te menos de confessar a tua ignorância do que de teimar numa discussão tola." (E. Joceline)

"Preguiça e ignorância revoltam-se sempre contra aplicação e talento."

(Gaspar Melchor de Jovellanos)

"A ignorância está mais próxima da verdade que o preconceito." (Denis Diderot)

"Só há uma treva: a ignorância." (William Shakespeare)

"Os verdadeiros caráteres da ignorância são a vaidade, o orgulho e a arrogância." (Samuel Butler)

"Nunca encontrei uma pessoa tão ignorante que não pudesse ter aprendido algo com sua ignorância." (Galileu Galilei)

"Há três espécies de ignorância: nada saber, saber mal o que se sabe e saber coisa diversa da que se deveria saber." (Charles Pinot Duclos)

"A luz só é evitada por escaravelhos, ladrões e ignorantes." (Paolo Mantegazza)

"Quase todos os tolos julgam ser apenas ignorantes." (Benjamin Franklin)

"A enfermidade do ignorante é ignorar sua própria ignorância."

(Amos Bronson Alcott)

"Necessitamos de um grande conhecimento só para nos apercebermos da enormidade da nossa ignorância." (Thomas Sowell)

"A diferença entre os sábios e os ignorantes é a mesma que há entre os vivos e os mortos." (Aristóteles)

"O conselho é muito mal recebido pelos que dele mais necessitam, os ignorantes." (Leonardo da Vinci)

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância." (Sócrates)

"Analfabetismo - Ninguém precisa aprender a ler para trabalhar na enxada. - Não precisamos de escolas: precisamos de médicos. - Mas a ignorância é responsável pela doença e a miséria! - Saem da escola e na roça esquecem o que aprenderam. - Não querem mais voltar para a lavoura." (Fernando Sabino)

"Nada perturba tanto a vida humana como a ignorância do bem e do mal." (Cícero)

"A doença do ignorante é ignorar a sua próxima ignorância."

(Amos Bronson Alcott)

"Muitos homens passam por sábios graças à ignorância dos outros."

(Autor desconhecido)

"Há mais ignorantes do que sábios, e dentre estes há sabios com mais ignorância do que sabedoria." (Nicolas Chamfort)

"Não há nada mais terrível do que uma ignorância ativa." (Goethe)

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão." (Lao Tsé)

"Não acredito na sabedoria coletiva da ignorância individual." (Thomas Carlyle)

"O mal da ignorância é que vai adquirindo confiança à medida que se prolonga." (Autor desconhecido)

"É o medo o mais ignorante, o mais injusto e cruel dos conselheiros."

(Edmund Burke)

"Um tolo instruído é mais tolo que um tolo ignorante." (Molière)

"Quanto mais aumenta nosso conhecimento, mais evidente fica nossa ignorância." (John F. Kennedy)

"Se conhecimento pode trazer problemas, não é sendo ignorante que poderemos solucioná-los." (Issac Assimov)

"A maior de todas as ignorâncias é rejeitar uma coisa sobre a qual você nada sabe." (H. Jackson Brown)

"O pior da ignorância... é que... à medida que se prolonga, adquire confiança." (Autor desconhecido)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

indica e ruderalis tao liberadas entao? o mal tah so na sativa? ele esqueceu de falar do "abominavel" skunk, a "droga sintetica feita em laboratorio modificada geneticamente sera q ele nao conhece essa historia ainda?hahaha

Sei q cannabis pode fazer mal, mas o que nao pode fazer mal nesse mundo?esse cara quer eh ganhar dinheiro em cima d polemica eh so mais um porco capitalista que tah sempre na gana de encher os bolsos de dinheiro em detrimento do resto.

precisa mandar um email pedindo pra ele ler GR e sair da frente do gugu!impossivel falar de cannabis olhando so o que acontece no bairro dele,negando o passado e o resto do planeta. o maior mal da maconha e ela ter o status ilegal por falta de informacao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

conheço o cara pessoalmente, é daqui de POA, e eu posso falar: é tri gente fina, na boa, o cara é um idiota, mas um idiota bem intencionado (talvez o pior tipo de idiota)

embora ele faça aquela embromation-espiritual pra coroa rica tipo voltar a vidas passadas, elevar espirito e o caralho a quatro a la espiritismo modernucho não se enquadra exatamente na categoria de "mercenario do karma" aquele tipo que so quer lucrar atraves do sofrimento alheio, ele é mais o tipo "sabichão" que quer salvar o planeta

ele merece sim alguns e-mails bem claros sobre os fatos, e vale lembra-lo que ele se baseia essencialmente no uso por adolescentes, que em geral são um porre; são burros, arrogantes e sub-humanos(ô praga!) portanto maconha e adolescente, de maneira geral, não são uma boa combinação, ae fica facil descer a porrada na maconha antes do pia ou o pai dos pia que se da mal pelo consumo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...