Ir para conteúdo

Liberdade De Expressao E Argumentacao Cientifica

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Salve salve comunidade do Growroom!

Apos assistir o video onde o tenente-coronel Barreto explica os efeitos nocivos da maconha no cerebro, reafirmando as falacias cientificas proibicionistas, alguns questionamentos me vieram a cabeca e gostaria de compartilhar com voces.

Como todos nos sabemos, a constituicao nos garante liberdade expressao, jargao bradado a plenos pulmoes por proibicionistas e antiproibicionistas. Dentro dos debates acerca da legalizacao da cannabis, ambas as partes disparam argumentos cientificos para validar seu ponto de vista e formar o senso comum. Existem estudos cientificos que legitimam ambas partes, mas usando argumentos logicos uma afirmacao so pode ser verdadeira se ela nao for uma mentira, logo uma das duas partes esta errada. E para verificar o que e verdadeiro ou mentiroso, as ciencias (sociais, exatas, biologicas...) utilizam o metodo cientifico para garantir que o resultado nao sera comprometido por erros durante o processo. E nesse ponto nos "ganhamos" dos proibicionistas, que vivem a apresentar resultados falaciosos, resultado de pesquisas enviesadas, feitas para entorpecer a razao do publico.

Mas aonde quero chegar com isso?

No caso do tenente-coronel Barreto, ele apresenta dados sem fontes, sem a metodologia de como ele chegou a tal resultado, e espera que todos acreditem pelo alinhamento de seu argumento com o senso comum entorpecido. E ainda tem sua garantia de liberdade de expressao, mesmo mentindo.

Podemos realmente garantir a liberdade de expressao nesse caso? Sera que o debate que e comprometido com a verdade pode aceitar a mentira? Sera que existe alguma forma de neutralizarmos esse entorpecimento?

Ressalto que nao quero vedar o direito de alguem ser proibicionista, apenas que este utilize de argumentos validos e verificados de acordo com uma medida comum.

E alias, como o tenente-coronel Barreto conseguiu conduzir uma pesquisa cientifica se no Brasil a ANVISA nao libera autorizacao para utilizacao da maconha em pesquisas?

http://www.youtube.com/watch?v=BRfpsS6qZwY&feature=player_embedded

Espero nao ter viajado demais nessa ideia, mas utilizar a ciencia como instrumento para algo tao terrivel como o sustento dessa situacao insustentavel e algo inadmissivel para mim.

Paz e luz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Não é passível de denuncia em um conselho de ética de psiquiatria/psicologia/medicina a publicação de dados falaciosos e estudos tendenciosos? Eu não sei muito bem o funcionamento desses conselhos de ética e coisa e tal.

Eu sempre fico triste ao ver a informação sendo manipulada para interesse do discurso proibicionista, velho.

É sempre um tapa na cara, mas dá mais gás para a luta contra o discurso hipócrita.

Pazaê

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Eu, quando leio ou escuto o discurso proibicionista, acho-o tão desestruturado, tão pobre e tendencioso que já é, por si só, um tiro no pé. Não acredito que seja possível barrar a liberdade de expressão quando é a expressão de uma mentira. Mas o disparate já torna o discurso desacreditado.

Gosto muito da frase do Buckminster Fuller, que diz "nunca mudaremos nada lutando CONTRA o que já existe. para mudarmos algo, construimos um novo modelo que torne o modelo existente obsoleto".

Acho que aqui nesta casa, avançamos neste sentido! Na teoria e na prática. Viva os cultivadores para consumo próprio!

E deixem os proibicionistas falarem as besteiras que quiserem. Apresentaremos discursos muito mais elegantes, estruturados, sedutores e sensatos... que tornarão os discursos deles obsoletos, chinfrins e vazios.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Pode ser que eu esteja errado. Mas lendo a super interessante, as coisas que o coronel disse, não são falácias. De fato, existe muito ainda a ser comprovado. Inclusive, as "nossas" verdades. No entanto, afetar a memória recente sobre o uso DESENFREADO da cannabis, é fatídico (vide super interessante). No entanto, o uso responsável, não traz mal nenhum. Ele, o Coronel, diz, com o TEMPO, ou seja, a longo prazo e com certeza em grandes quantidades, sim, os efeitos PODEM ocorrer. Sabemos que maconheiros morgados existem vários, principalmente MOLEQUE de 15 anos que não tem nenhuma responsabilidade, são os mais afetados por essa fálacia. Já que preocupam-se apenas com o vídeo-game e ainda está muito APAIXONADO pela recém descoberta da erva.

Enfim, não estou a favor do Coronel, ele omitiu algumas informações, mas da mesma maneira que nós defendemos o uso responsável, trazemos com ele as verdades sobre esse uso. A partir do momento que existem exageros, tantos outros efeitos são observados, os quais sabemos ser normal, no entanto não incentivados ou defendidos.

No final das contas, gosto de saber TUDO e QUALUQUER coisa sobre a cannabis, quanto mais argumento contra melhor. O melhor é sabermos nos defender de todos os argumentos. E como disse determinado cientista, o qual não lembro o nome (nada relacionado a memória pelo uso de cannabis, mas sim pelo excesso de informação que venho coletando), SE ALGUM DIA COMPROVAREM TUDO QUE FALAREM SOBRE A MACONHA, SE ALGUM DIA, FOR COMPROVADO QUE É UMA PLANTA PERIGOSA, AÍ SIM, NOS DESCULPAREMOS PELOS NOSSOS ERROS, NO ENTANTO, CONTINUAREMOS A DEFENDER COM VEEMENCIA A SUA LEGALIZAÇÃO. POIS SUBSTÂNCIA PERIGOSAS DEVEM ESTAR SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DO GOVERNO, E NUNCA DO TRÁFICO.

PAZ

Link para o comentário

• Usuário Growroom

com o álcool também ocorre ! ele escolheu uma tese e generalizou os usuários , tudo em excesso se torna um veneno . o uso é antigo . conhecemos casos e casos . temos verificado ser uma boa substância para os que tem sabido conviver com ela . Gênios , artistas , Deuses , pessoas comuns e de todas as profissões e em todo o mundo ! À milênios , o ser humano precisa ser mais soberano ! e se adequar ao existente ! tudo de mais faz mal ! que tal ter lei cumprida !!!!!!!!!!!! pra bebida 18 anos ! e cannabis 21 anos ? Ou segundo prescrição médica . a Sociedade é capaz ! Acredite em vc , vc também é um Sul americano ! apesar de ser caipira ! rs :volcano:

Link para o comentário

• Usuário Growroom

a propósito.. acabei de ver o video do Sidarta. E rola algo sobre sindrome da amoralidade, ou algo do gênero. justamente essa apatia costumeira de alguns maconheiros. tem gente que faz parte do grupo de risco e não deveria fumar... enfim... quem puder dá um look lá.

desculpa não colocar o link... passei aqui só de curioso, atrasei um trampo só pq fiquei lendo os cultivos da galera aqui... viciei nessa porra! hahaha

PAZ

Link para o comentário

Pessoal, creio que um dos caminhos para rebatermos os proibicionistas seria a argumentacao em favor da cannabis medicinal. Infelizmente semana passada descobri que minha maezinha querida esta com cancer. Desde entao tenho lido tudo que encontro a respeito desse tema, os videos de Rick Simpson e os depoimentos de quem faz uso medicinal. Meu proximo cultivo vai ser de strains medicinais no intuito de produzir oleo para tentar ajuda-la. Comecar a defender em publico o uso medicinal da erva pode abrir outras portas. Espero nao ter viajado demais, abs.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Ah mano, eu tava nesse evento!

É q a galera da hempada não colocou na edição, mas, numa intervenção, fiz ele reconhecer o sistema endocannabinoide, e ainda afirmar que nosso cerebro "produz" THC (anandamida).

Link para o comentário