Ir para conteúdo

Paj Presoé


King Cypress

Recommended Posts

  • Usuário Growroom

No Acre, índios protestam e juiz pede proteção

Mais de 200 índios das etnias katukina e kaxinawá se deslocaram nesta quarta-feira (20) de Feijó para Tarauacá, no Acre, para protestarem contra a prisão do pajé José Guilherme Nunes Ferreira, preso desde sábado (16), quando foi flagrado com 17 trouxinhas de maconha.

Pintados para guerra e armados com arcos e flechas, os índios estão desde às 12h30 (11h30 no horário local) em frente ao fórum de Tarauacá. O juiz substituto Manoel Pedroga, que responde pelas comarcas das duas cidades, pediu proteção.

O defensor público Paulo Michel São José apresentou pedido de liberdade provisória para José Guilherme Nunes Ferreira na terça-feira (19). Segundo o defensor, a maconha do pajé seria utilizada para curar doentes da Terra Indígena Katukina-Kaxinawá, no baixo Rio Envira.

O pajé, durante o depoimento que prestou à polícia, disse que fabrica um chá de maconha que é ministrado aos doentes e que é ele é o único que fuma maconha na tribo.

Existem dois laudos preliminares de contestação de natureza toxicológica da substância vegetal. O primeiro acusa a presença de maconha, mas o segundo laudo aponta para inexistência dela. Segundo o defensor, o laudo preliminar foi negativo e não há qualquer hipótese autorizadora da prisão preventiva.

- Estou tentando permanecer tranquilo. Os autos foram remetidos para manifestação do Ministério Público. Vou dialogar com os índios e dizer que o Judiciário não funciona sob pressão. Depois vou analisar o pedido de liberdade provisória apresentado pela defesa - disse o juiz.

Policiais que estavam de folga foram convocados para reforçar a segurança do magistrado. A direção do Tribunal de Justiça do Acre já foi comunicada pelo juiz sobre o protesto dos indígenas.

Pedroga condenou nesta quarta-feira (19) o indígena João Nunes Hunikui Kaxinawá, da etnia kaxinawá, a cinco anos e quatro meses de prisão por tentativa de estupro contra uma crianças de três anos de idade.

Fonte:

http://blogdaamazonia.blog.terra.com.br/2011/04/20/no-acre-indios-protestam-e-juiz-pede-protecao/

--

Edit: de alguma forma misteriosa, o tópico foi postado enquanto eu corrigia o título. Algum moderador pode, por favor, modificá-lo para ficar "Pajé é preso por porte de maconha" ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

E o nome do juiz eh pedroga

Noves fora a piada pronta, ta osso isso aqui hein.

Perseguicao absurda contra usuarios, e totalmente inocua em relacao ao sistema de trafico de drogas

A razoabilidade, principio da adm publica, parece que nao existe na cabeca da autoridades judiciarias

Vamos ter que partir pra desobediencia civil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Foi solto!

TARAUACÁ-ACRE: Justiça manda soltar pajé indiciado por tráfico de drogas

23/4/2011 - 13:58 - ( Nacional )

TARAUACÁ-ACRE: Justiça manda soltar pajé indiciado por tráfico de drogas

O juiz substituto da comarca de Taraucá (AC), Manoel Pedroga, deferiu nesta sexta-feira (22) o pedido de liberdade provisória apresentado pela Defensoria Pública em benefício do pajé indígena José Guilherme Nunes, flagrado pela polícia da cidade com 17 trouxinhas de maconha.

De acordo com a decisão, a despeito de ter sido indiciado por tráfico de drogas e a lei vedar a concessão de liberdade provisória, o juiz entendeu que José Nunes pode responder o processo em liberdade, “já que o magistrado deve analisar a Lei de Drogas juntamente com os dispositivos do Código de Processo Penal e estando ausentes os requisitos da prisão preventiva deve o agente ser colocado em liberdade”.

Na quarta-feira (20), pintados para guerra e armados com arcos e flechas, mais de 200 índios se deslocaram de Feijó para Tarauacá, onde realizaram um protesto contra a prisão de Nunes em frente ao fórum, forçando o juiz a pedir proteção policial.

Na decisão, Pedroga assinala que “o Poder Judiciário decide de acordo com as provas apresentadas e não sob pressão popular, fazendo a justiça no caso concreto, mantendo ou não a prisão.”

O pajé disse, em depoimento à polícia, que fabrica um chá que é ministrado aos doentes e que ele é o único que fuma maconha na tribo. A defesa alegou que existem dois laudos toxicológicos da substância vegetal, sendo que apenas o primeiro constata presença de maconha.

O magistrado afirma na decisão que o laudo com resultado negativo refere-se ao frasco contendo uma substância medicinal denominada “dalcunhe”. Segundo Pedroga, a materialidade vem confirmada no primeiro laudo, sendo o resultado positivo para maconha. Ele não acolheu a alegação e considerou legal a prisão do indígena.

Durante interrogatório, Nunes disse que pagou R$ 80 pela droga, mas imaginava que a maconha era natural, sem produto químico misturado. Nunes alegou que a “maconha é utilizada para curar as pessoas que estão doentes”.

Ele alegou que pretendia levar a maconha para a aldeia, pois no dia 19 de abril, Dia do Índio, quando aconteceria festividades.

Fonte : Altino Machado Autor : Altino Machado

http://www.ariquemesonline.com.br/textos.asp?codigo=20382

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

Detalhe... "Na quarta-feira (20), pintados para guerra e armados com arcos e flechas, mais de 200 índios se deslocaram de Feijó para Tarauacá, onde realizaram um protesto contra a prisão de Nunes em frente ao fórum, forçando o juiz a pedir proteção policial."

Os indios estao bem mais evoluidos que nois maconheiros... :naparede:

ENQUANTO AQUI...

Aqui na maior capital do Pais prendem um casal, inocentes com 2 plantas que nao pesariam 50 gr secas, e declararam que tinham 3 kilos de "droga" porque pesaram junto o substrato, os potes de vidro e nao sei o que mais.... E sabem quantas pessoas foram la na delegacia protestar?

NEM UMA!

Isso na maior capital do Pais debaixo dos nossos olhos :martela: alguns consultores ja estao se movendo, mais manifestaçao, CADE? NINGUEM SABE NINGUEM VE!

To começando a achar que o unico caminho é o da DESOBEDIENCIA CIVIL, como sugerido por alguns já, e pra ontem :ativismo: :ativismo: :ativismo:

_____________________________________________________________________

So explanando... Aqui numa reuniao um ativista sugeriu que milhares de nois, em todo Brasil nos apresentassemos espontaneamente nas Delegacias com seus respectivos BASEADOS ACESSOS!!! :rasta2bigsmoke0gf:

Ia sobrecarregar todas as delegacias e teria repercursao nacional e ate mesmo mundial tal ato!

Eu sou voluntario :rastabannab::casacaiu::rolljoint::bonghit2:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Usuário Growroom

DEUS QUE ME PERDOE.. se esse cara ai que se diz "juiz', ta indo a favor de uma prisão para um INDIO PAJÉ DE TRIBO , POR MACONHA !! a vamo se respeita !!

mas se ele é " duke " e violenta as crianças como diz a ultima parte da ma´ matéria tem que " chuta ele pra cima " mesmo !!

salvee salvee !! e o ministério publico !! VAMO LEGALIZA !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...