Ir para conteúdo

Pode Haver Vida Inteligente Na Revista Veja?

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Indústria de margarina

Sentei num café da cidade de Oakland com a minha entrevistada, a Dale Sky Jones. Dale é uma moça doce, de olhos azuis, com jeito de princesa de desenho da Disney. O tipo de nora que qualquer sogra do mundo adoraria ter. Ela trazia no colo um menino angelical, o Jackson, de quatro meses de idade, olhos azuis e uma penugenzinha loira na cabeça. Sob a luz dourada da primavera californiana, a mãe e o filhinho na janela do café pareciam uma propaganda de margarina.

20110509-090956.jpg

Mas não é na indústria de margarina que aquela moça bonita trabalha. É na indústria de maconha. O café onde conversamos, o Bulldog, vende café na frente, mas nos fundos abriga fumadores de maconha. Se Dale morasse no Brasil, o trabalho que ela faz seria chamado de “tráfico de drogas” e daria cadeia.

Dale é gerente executiva da Universidade Oaksterdam, um prédio grande no centro de Oakland que se propõe a ser a primeira escola de nível superior dos Estados Unidos dedicada exclusivamente à indústria da maconha medicinal, que está bombando na Califórnia enquanto o resto da economia afunda. Ela é também, cada dia mais, uma espécie de porta-voz da indústria, participando com destaque da campanha de legalização. Com seu rosto de anjo, ela é adorada inclusive pelos conservadores. A Fox News sempre a entrevista.

Dale veio de um passado corporativo, gerenciando a comunicação de uma grande empresa alimentícia. Era uma executiva linha-dura, exigente, respeitadora das regras e durona com os indisciplinados. Mas fez uma reviravolta na carreira quando foi cuidar da comunicação de um consultório médico que receitava maconha para pacientes. A mãe dela ficou preocupadíssima, o pai nem ficou sabendo. Mas Dale sentia que precisa dar esse salto.

Dale sofre de uma síndrome que causa vômitos. Não é uma doença mortal, seríssima, mas é chata. A medicina tradicional tem tratamento para ela: uma pílula cara que muitas vezes não funciona porque é expelida do corpo. Muitas vezes Dale tinha que se internar num hospital e ficar cheia de tubos pendurados, tomando soro. Dale preferia tratar os vômitos enrolando um baseadinho e fumando um pouquinho. Funcionava que era uma beleza. Ela achava mais prazeroso, menos agressivo, mais confortável, mais barato.

Dale me contou que a indústria da maconha medicinal aqui em Oakland está indo de vento em popa. A cidade está atraindo alguns dos melhores horticultores do mundo, cansados de viver na ilegalidade em seus países. Há uma infinidade de novas empresas surgindo: produtoras, distribuidoras, centros de tratamento médico, um laboratório de análise de segurança que detecta fungos e agrotóxicos. A indústria lembra um pouco a do vinho, pela alta rentabilidade e pelo forte incentivo para buscar qualidade.

Oakland, a única cidade na baía de San Francisco que tem população majoritariamente negra, costumava ser a cidade mais complicada e violenta da região. Foi por anos a recordista nacional de homicídios. Era território de traficantes e policiais.

Melhorou. Os dispensários de maconha, num esforço de relações públicas, deram dinheiro para a polícia e ajudaram a melhorar a iluminação pública. Tem mais gente na rua. Oakland, quem diria, está atraindo até turistas: fãs de Bob Marley em busca de souvenirs de Oaksterdam (mistura de Oakland com Amsterdam). A economia local vai bem, mesmo enquanto o país mergulha nas profundezas da crise. As salas de aula da universidade de Dale estão abarrotadas de gente, apesar de os cursos, com aulas semanais ao longo de um semestre, custarem 700 dólares. Entre os comerciantes da região, os mais felizes parecem ser os donos de restaurantes.

Alguns dos pacientes têm doenças sérias, letais. Outros têm ansiedade (quem é que não tem ansiedade nos dias de hoje?). Tirar a carteirinha é fácil, acessível a qualquer um, custa 70 dólares e fica pronta na hora. O que está acontecendo aqui é um experimento importante neste momento da história da humanidade: o momento em que a classe dirigente do mundo está finalmente se dando conta de que precisamos de um novo modelo para combater o mal que as drogas fazem. O modelo atual faz mais mal do que as drogas. Dale se emociona enquanto fala disso. Aí ela olha no olho azul de Jackson, e suspira, com o coração de executiva durona amolecido pelos hormônios da maternidade:

– É por ele que eu estou fazendo isso.

O nó na garganta me deixou sem conseguir fazer outra pergunta por alguns segundos.

Por Denis Russo Burgierman

fonte Blog da Veja

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Po! Eh muito bom historia desse tipo acessivel a grande parte da populacao. Isso ajuda a quebrar muito preconceito e nossa cultura amadurece cada vez mais.

Otima recomendacao ∆-9-THC, eu tambem nao veria essa materia. Achei tambem que o escritor mandou muito bem.!

Abraco

Link para o comentário

tb quero que a veja se foda chaplin srrsr, so achei que o cara nao meteu o pau na gente. Depois que eu li teu link la peguei mais nojo do que ja tinha ! mas essa materia saiu light pelo menos rsrs :335968164-hippy2:

É isso aí. Se quiserem falar bem da gente... Ótimo!

Mas nunca valerão um segundo gratuito da minha atenção.

O pior é a mentira, é a falta de comprometimento a essência dela, que é a porra da INFORMAÇÃO.

Como profissional de comunicação, só posso sentir vergonha da existência da Veja, e das pessoas que defendem a sua idoneidade e legitimidade.

Em suma. BLERG!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

foi por culpa tua que eu tava no site da veja hahahaha, fui lendo aquele teu link e sem querer botei os olho nessa materia com o titulo nada haver por sinal "Indústria de margarina" .. nao duvido que esse jornalista nao seja demitido por nao estar metendo o pau .. vai saber.. :335968164-hippy2:

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Isso é bom hein! Gente assim numa revista elitista, com público demasiadamente constrangido para admitir sua postura positiva em relação a causa, além de adeptos não assumidos, seguem a Veja como Bíblia... Ponto Positivo!! :thumb:

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

a resposta é não...

suahsuahsuahsuhaush

interessante até se não fosse o preconceito "remuido" nas piadinhas.

agora da onde diabos ele tirou que essa véia tem cara de princesa da Disney?

tem gente que nao sai bem na foto ne rapaz falta de educaçao viu ! :naparede:

Link para o comentário

• 11 months later...
  • Usuário Growroom

Esse cara tem um modo meio "poético" de escrever e que valoriza e amplifica os fatos que são descritos.

O livro dele: O fim da Guerra; tem essa "levada" tbm...lí em 2 dias... :watchplant: recomendo!

Sobre a resvista VEJA, para mim não existe mídia imparcial.

Link para o comentário