Ir para conteúdo

Fumaça Democrática

cuba_libre

Recommended Posts

• Usuário Growroom

FERNANDO DE BARROS E SILVA

Fumaça democrática

SÃO PAULO - Em nome da manutenção da ordem e da legalidade, a PM patrocinou uma enorme desordem na tarde de sábado, em São Paulo, transformando a região da avenida Paulista e da rua da Consolação num campo de batalha.

A tropa de choque investiu contra aqueles que defendiam a legalização da maconha com balas de borracha e gás lacrimogêneo, distribuindo cacetadas em manifestantes que corriam. Disseminou-se pelas ruas um clima de pânico. Pessoas que nada tinham a ver com o ato foram atingidas pelo gás, nos carros ou nas calçadas.

As imagens e relatos não deixam dúvidas de que houve uso abusivo da força. O xis da questão, porém, está na decisão judicial infeliz que deu respaldo à ação da polícia.

O desembargador Teodomiro Mendez, do TJ-SP, decidiu proibir a manifestação na véspera de sua realização. Alegou que o ato "não trata de um debate de ideias, apenas, mas de uma manifestação de uso público coletivo de maconha". Disse ainda que os "indícios de práticas delitivas no ato favorecem a fomentação do tráfico de drogas, crime equiparado aos hediondos".

Pois bem: apesar da repressão tão veemente da PM, quantas pessoas foram presas no sábado por fumar maconha? Nenhuma, embora algumas tenham sido detidas, por razões pouco claras. Onde está, então, o "uso público coletivo de maconha", alegado pelo magistrado? Eis um caso típico de censura prévia praticado por um juiz conservador, que confunde o direito constitucional à livre manifestação com a apologia do crime.

Quem decide ir à rua para defender a legalização da maconha não está fomentando o tráfico de drogas, como sentencia o juiz, mas exatamente o contrário.

A ação desmedida da PM deve dar fôlego ao movimento que defende a descriminalização da droga. A decisão do doutor, que provocou a confusão, deveria ampliar o debate sobre a liberdade de expressão, ainda tão acanhada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Acho que desse desastre vai brotar uma flor linda...

Sinto cheiro de um debate ou alguma medida séria vindo por aí.

Sera mesmo?? Sabádo passado voltei pra casa com o olho trincado, e não foi de emoção não, foi gas lacrimogenio mesmo. Não da pra deixar a violencia escancarada impune. População correndo levando borracha nas costas e bomba na cabeça? Que tipo de polícia é essa?? é essa proteção que eles tem pra oferecer?? PM despreparada e profundamente ignorante.

Ai gatohaxixado, to contigo na esperança, mas infelizmente se essa geração moralista que ocupa o poder sentir o cheiro de debate a repressão vem com fome.

Mas a galera há de suportar!

Parabens São Paulo que deu a cara pra bater e não desistiu.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Sera mesmo?? Sabádo passado voltei pra casa com o olho trincado, e não foi de emoção não, foi gas lacrimogenio mesmo. Não da pra deixar a violencia escancarada impune. População correndo levando borracha nas costas e bomba na cabeça? Que tipo de polícia é essa?? é essa proteção que eles tem pra oferecer?? PM despreparada e profundamente ignorante.

Ai gatohaxixado, to contigo na esperança, mas infelizmente se essa geração moralista que ocupa o poder sentir o cheiro de debate a repressão vem com fome.

Mas a galera há de suportar!

Parabens São Paulo que deu a cara pra bater e não desistiu.

Cara, esperança é a última que morre.

Acho que fez muito barulho... chegou a todo Brasil, chegou ao Alckmin... Acho que dev acontecer algo, sim!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Com toda certeza gerou uma reação.......

Eu fiquei com o barulho das bombas , o ardor do gas , a guerra com a policia , encravada na minha alma....., isso que aconteceu esta provocando uma transformação muito grande em mim.

Com certeza outras pessoas estão no mesmo estado de espirito que o meu.

O tiro saiu pela culatra , minha indignação aumentou 10 vezes pelo menos..

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Disse ainda que os "indícios de práticas delitivas no ato favorecem a fomentação do tráfico de drogas, crime equiparado aos hediondos".

Foda mesmo é fazer parte de um país em que pagamos uns fdp burro como o desembargador Teodomiro Mendez, do TJ-SP,

Senhor desembargador essa erva só favorece a merda do tráfico de drogas porque retardados = ao senhor estão no poder e não legaliza o plantio caseiro e não regulamenta o mercado para que a população venha consumir maconha, comprovado cientificamente e historicamente que a mesma tem um papel relevante na vida social, transformando um produto normal muito útil em algo fora dos padrões da realidade. Um produto que poderia estar gerante receita aos cofres públicos, gera empregos e consequentemente causando um superavit na econômia do país e dos estados que estarão envolvidos na comercialização da planta! porra!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Disse ainda que os "indícios de práticas delitivas no ato favorecem a fomentação do tráfico de drogas, crime equiparado aos hediondos".

Foda mesmo é fazer parte de um país em que pagamos uns fdp burro como o desembargador Teodomiro Mendez, do TJ-SP,

Senhor desembargador essa erva só favorece a merda do tráfico de drogas porque retardados = ao senhor estão no poder e não legaliza o plantio caseiro e não regulamenta o mercado para que a população venha consumir maconha, comprovado cientificamente e historicamente que a mesma tem um papel relevante na vida social, transformando um produto normal muito útil em algo fora dos padrões da realidade. Um produto que poderia estar gerante receita aos cofres públicos, gera empregos e consequentemente causando um superavit na econômia do país e dos estados que estarão envolvidos na comercialização da planta! porra!

porra!

Link para o comentário