Ir para conteúdo

Um Relato Sobre A Marcha Da Maconha De Porto Alegre

Bas

Recommended Posts

Marcha de Porto Alegre, por nando_trankuilo

Fotos por Guilherme Santos

Galera, meu relato sobre a Marcha em Porto Alegre, no último domingo: foi bonito de ver, tranquilo e com uma repercussão relativamente boa. Cheguei nos Arcos do Parque Farroupilha às 15h. Umas 200 pessoas já estavam por ali, um grupo teatral atraia uma bela roda de gente – manifestantes e curiosos – e disparava mensagens bacanas, capazes de quebrar o gelo e os preconceitos de quem passava, já que o parque é o mais popular da cidade e enche no domingo. Diversos materiais (cartazes, livros, relatos escritos) estavam espalhados para a galera ver, a imprensa filmar, o cérebro dar nó. "Droga Proibida, Máfia Agradecida", "O que não se pode discutir em uma democracia?". Um dos cartazes tinha o relato de um usuário que foi preso por portar uma quantidade ridícula da droga. Por sorte, a marcha não sofreu nenhum tipo de repressão comparável a esses relatos que, infelizmente, ainda rolam.

E enquanto discursos e conversas corriam – com participações do pessoal do Princípio Ativo, do advogado Gerardo Santiago, que veio do RJ, do redutor de danos Dênis Petuco, um dos pioneiros da marcha em POA –, as poucas centenas de pessoas ganharam força e intensidade. Contando por cima, quando bateram as 16h20, umas 700 pessoas começaram a caminhada. Mais gente se juntava à marcha por onde ela passava em sua caminhada ao redor do parque, e logo umas 1000 pessoas caminhavam, gritando pela legalização. Não houve uma incomodação sequer.

Mesmo antes de a Marcha marchar, já dava pra sentir uma energia muito boa. Vi gente interessada, curiosa, disposta a ouvir o que esse movimento amplo e cheio de informação tem a dizer. Vi senhoras de idade relatando uso medicinal de seus familiares – uma delas disse ter um filho esquizofrênico que fumava para se acalmar. "Só me preocupo com a tosse", disse ela. Vi funcionários públicos mostrando a cara e apresentando estudos de vencedores de Prêmio Nobel que garantem: o mais racional a se fazer é legalizar a maconha e devolver a esta substância seu lugar, livre para ser plantada e consumida, porque causa menos danos que inúmeras substâncias legais, porque tem comprovados e impressionantes potenciais medicinais, porque é uma excelente alternativa a diversas práticas industriais, seja como combustível, matéria prima, alimento. E porque temos o direito de cuidar e usufruir do nosso corpo e da nossa mente, cabendo ao Estado zelar por nós sempre que precisarmos dele.

Foi uma bela celebração, mas mais do que isso, um exercício de democracia, garantido pela constituição e pelo Ministério Público estadual do RS. O pessoal do Princípio Ativo dá, anualmente, o start em um processo que já se desenrola naturalmente. Porto Alegre teve sua marcha mais expressiva e intensa. Bons ventos sopram aqui pelo Sul.

gallery_54_1071_91700.jpg

gallery_54_1071_233578.jpg

gallery_54_1071_63141.jpg

gallery_54_1071_3956.jpg

gallery_54_1071_97256.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Consultores Jurídicos GR

Boaaa galera. Infelizmente estava a mais de 500km de poa e não pude comparecer. Linda demais a reportagem.

Quando vejo a evolução do RS em relação ao assunto, chego a conclusão que a ideia de uma marcha nacional seria muito aceitável, imagina a marcha de poa dando 5 mil pessoas.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Fala, galera, obrigado, tava roda mesmo!

As meninas são espanholas, discursaram no megafone e tudo, responsa!

A cobertura da mídia foi razoável, falei com vários reporteres presentes pra que eles nao focassem no de sempre (se teve confusão, se teve gente fumando) e prestasssem atenção nos argumentos. Mas como nem tudo é perfeito, foi uma cobertura superficial, chegaram a dizer que tinha 200 pessoas, e chegou a mais de 1000 fácil.

O ruim é que com mais de 10 marchas, com A Liga, com espancamento em SP, o destaque dado à causa ainda é muito pequeno. Fora isso, acredito que nunca tivemos tantos fatos e gente a nosso favor.

Salve!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

É por essas e outras que eu amo essa minha terrinha....

Uma mudança tão forte na sociedade demanda muita informação e cultura de todos. O que não pode rolar da parte da militancia é chinelagem, baderna, vandalismo...

Se a justiça e polícia é fraca e agride, não precisamos seguir o exemplo. Isso é problema deles. não nosso!

Queremos apenar reconhecimento de nosso direito. só isso.

Consciência sempre!

Que gatinha!

x2

Que gatinha, e além de tudo é espanhola?

espanhola??? hmm....

Boaaa galera. Infelizmente estava a mais de 500km de poa e não pude comparecer. Linda demais a reportagem.

Quando vejo a evolução do RS em relação ao assunto, chego a conclusão que a ideia de uma marcha nacional seria muito aceitável, imagina a marcha de poa dando 5 mil pessoas.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Só esqueci de dizer que tenho orgulho de ser gaúcho de do PT do Rio Grande!

Palmas para o gov Tarso Genro!

Se o sistema legislativo no Brasil fosse igual aos EUA, acho que o RS teria legalizado fácil já...

Pena que lá só rola merda. Na Califórnia por exemplo, é legalizado pra fins medicinais, mas vive caindo dispensa lá por causa da lei federal, sendo que os caras tem alvará e tudo... Meio off-topic mas só pra me manifestar.

A marcha tava maravilhosa. Fiquei secando essa mina aí de longe, sabia que ela ia aparecer aqui no fórum... OAPHSOPASHEOPAHOPESAOPHEASPOEAOSE

Link para o comentário