Ir para conteúdo

A Liberdade De Expressão

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Um dia acordei e me deparei com uma tarja preta em meus pensamentos, ai não pude conter minha curiosidade em saber por que aquilo estava lá. A condição humana está implícita em poder pensar e dizer ao menos a si mesmo qual é a condição que estamos em relação a nós mesmo e aos nossos pensamentos. Como agir diante do que não se pode pensar? Melhor, o que não se pode falar não se pode pensar?

Calando a voz que vem do nosso pensamento somos apenas máquinas comandadas pela voz alheia a nossa própria vontade, então sucumbimos ao outro como sendo escravo da vontade alheia, mas com o tempo caímos na ilusão de se ter a liberdade na condição do outro do nosso desejo. Qual o desejo que deseja não desejar? Existe desejo sem desejo?

Somos livres ou acreditamos na liberdade condicionada com nossas políticas feita pelos homens, se são feitas pelo homem então já é implícito dizer imperfeito, por isso a liberdade não pode ser considerada livre dela mesma, pois sofre a imperfeição da própria natureza humana na condição de humano do ser humano. Cabendo a nós repensarmos sempre nossas posições frente a qualquer mudança de atitude em relação a qualquer processo decorrente da própria condição humana. Como julgar o outro, sendo o outro parte do processo humano na condição humana?

analisemental

29-05-2011

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Penso como na minha assinatura, e sempre vale repetir:

"Comparada com a opinião que temos de nós mesmos, a opinião pública é uma débil tirana. O que um homem pensa de si mesmo, eis o que determina, ou pelo menos indica, o seu destino." - Henry David Thoreau

hehehehe

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Ao contrário do que o Pemlk falou, acho que sim, essas análises e pensamentos trazem muitas coisas boas, o que não pode é virar um niilista, ou viver em função de questionamentos e abandonar tudo ao seu redor...

Seu texto me fez pensar, acho que ao criar esse conceito de desejo, criamos junto um "moto perpétuo" onde o fim gera a causa, não podendo ser diferente disso. Também pode acontecer com o conceito de agir, entre outros..

Você pode ser livre, dentro de suas limitações, o que, claro, já é um erro de raciocínio. Como sou livre se tenho limitações? Mas é assim, temos limitações, corporais, mentais, das leis morais, das leis físicas, das leis do estado...

Será que devemos aceitar essa limitação? Talvez ela seja boa, pois é ela que está inerente no processo de superação, você só será livre quando não houver mais limites para serem superados. Possível?

Link para o comentário