Ir para conteúdo

Meu Surto E A Maconha

shouk

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Também sempre quis saber do que se trata quando falam em irreversibilidade em surto psicótico. Se o surto é um episódio, o que é irreversível?

Cara, isso depende muito... "surto psicótico" não é uma coisa só... é uma apresentação de diversos transtornos. Na maioria das vezes o SURTO é, sim, reversível. O que PODE não ser reversível é o transtorno de base do surto. Explico:

A esquizofrenia é uma doença irreversível, ou seja: não se conhece cura para ela. O que se faz hoje, e em muitos casos se faz muitíssimo bem, é o controle dos sintomas de forma que o sujeito possa ter uma vida normal, produtiva e afetiva. A esquizofrenia se manifesta em surtos, que são reversíveis, e na maioria das pessoas permanece com algumas manifestações ditas "basais", que ficam mesmo com o sujeito fora de surto... essas apresentações vão mudando lentamente com o tempo, e tendem a piorar a cada surto. Hoje sabemos que cada surto psicótico na esquizofrenia causa um pouco de deterioração afetiva e cognitiva no indivíduo.

Os surtos INDUZIDOS por substâncias são essencialmente reversíveis. Ou seja, é um surto causado pela intoxicação aguda de alguma substância. Ou seja, o sujeito toma um remédio, ou álcool, ou um alucinógeno, ou qualquer outra droga, e tem uma alteração aguda do juízo crítico, da forma do pensamento ou da sensopercepção (alucinações ou outros tipos de "visões", "vozes", etc)... Ao fim da intoxicação pela substância, o surto melhora e o sujeito volta ao normal.

Há os surtos DESENCADEADOS por substâncias, que são diferentes. A substância puxa o gatilho de um surto para o qual o indivíduo já é predisposto (e muitas vezes nem sabe disso). Este episódio poderá permanecer mesmo após não haver mais ação direta da substância, durar dias, semanas... É necessário tratamento para esta condição, que pode ser grave. O surto em si é na maioria das vezes reversível com tratamento, mas depois deverá ser avaliado se nenhum transtorno persistente foi desencadeado pelo episódio, o que é bastante frequente. Este aqui quase sempre é o caso daqueles episódios que todos nós já ouvimos falar, "fulano tomou chá, ou tomou doce, e nunca mais voltou...".

tá mais ou menos claro? claro que isso aqui é uma simplificação, tem muitas nuances e ramificações no meio disso.

abraços, keep growing!

• Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

Valeu! Esclareceu bastante a respeito dos tipos de surto relacionando à sua provável origem...

Então o que pode trazer de irreversível após o surto é deteriorização afetiva e cognintiva?

Abraço!

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Valeu! Esclareceu bastante a respeito dos tipos de surto relacionando à sua provável origem... Então o que pode trazer de irreversível após o surto é deteriorização afetiva e cognintiva? Abraço!

Não somente. Essas aí são as alterações irreversíveis de grande parte dos casos de esquizofrenia. Mas outras condições permantentes, tipo o "Transtorno delirante persistente" deixam o indivíduo afetiva e cognitivamente normal, mas com o juízo crítico e/ou forma do pensamento permanentemente alterados: o sujeito permanece delirante e o tratamento não é capaz de eliminar a convicção no delirio. Por exemplo: a maioria dos portadores desse transtorno têm delirios de que são persistentemente enganados / perseguidos / danificados por pessoas ou por instituições, e são absolutamente convictos disso, muitas vezes movendo dezenas de processos judiciais contra esses perseguidores. Conheci alguns pacientes assim, e um deles abriu processos simultâneos contra a Caixa Economica, Banco do Brasil, Correios, ANVISA, Ministério Público... foi diagnosticado quando tentou abrir um processo contra o próprio fórum onde ele movia todos esses processos. Era um sujeito inteligente, farmacêutico, bem articulado, etc.

Alguns mantém delirios de cunho místico-religioso, e muitas vezes associados a ideias conspiratórias ou de catástrofe. Uma moça mantinha uma ideação delirante de que precisava se confessar com todos os padres do Vaticano, pois só assim seu sangue seria purificado. E isso só seria possível com a união do Estado com a Igreja, do contrário o mundo seria incendiado pela ira de Deus. Moça também inteligente e bem articulada, advogada. Um outro rapaz, DJ de raves, estava certo de que se comunicava com Chronos, deus do tempo, e que através da batida de sua música era capaz de manipular a vivência temporal de todas as pessoas, individualmente.

Outros mantém alterações da sensopercepção, o que é mais raro. Ouvem vozes, ora indistinguíveis, ora comentadoras ou depreciativas. Enfim... é uma infinidade de coisas!

• Like 2
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Que ótimo essa explicação, cara... Muito obrigado!!!

E se tratando de Transtorno Bipolar, torna mais específicos os tipos de alteração?

Rapaz, torna sim. O T. Bipolar é um transtorno do humor, ou seja, o cara vai ter ciclos de "mania" e/ou depressão. Não necessariamente os dois, muitos bipolares só têm ciclos maníacos, outros só deprimem, etc... Alguns tem episódios ditos 'mistos', ou seja... depressão e euforia! A mania é um estado de exaltação, o sujeito fica acelerado, não consegue pensar com clareza, as ideias se seguem atropeladas e o humor fica expansivo, indo da euforia à irritação extrema. Dito assim, parece algo que todos nós já passamos, mas não é. Um sujeito em mania é capaz de atos bizarros, tira a roupa em público, gasta milhares de reais, fica agressivo, tem comportamento sexual de risco, usa muitas drogas de forma perigosa, etc... Já a depressão do bipolar pode ser gravíssima. Muitos bipolares em surto têm sintomas psicóticos também, deliram, alucinam... A boa notícia é que GRANDE maioria dos bipolares, quando bem tratados e estáveis, recuperam a crítica completa, levando a vida 100% normal.

Obs: claro que eu descrevi aqui situações extremas, tem bipolar que faz crises menos graves, isso varia demais.

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

E o q vc acha do uso da maconha no tratamento desses transtornos, com proporção de 1:1 de CBD e THC, como as que foram desenvolvidas pela CBD crew, ou mesmo outros tipos com quantidade maior de CBD que THC?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Cara, o CBD (e não só ele isoladamente, mas ervas que têm maiores concentrações de CBD e outros componentes menos estudados) tem se mostrado bem promissor como antipsicótico, antiepilético, ansiolítico... combinações específicas de THC + CBD têm tido ações interessantes na depressão...

o interessante é que o emprego de substâncias isoladas, como a industria farmacêutica faz (através de drogas sintéticas) tem sido meio frustrado. Tipo o Marinol... ou aquele bloqueador canabinóide seletivo que lançaram contra obesidade, o Rimonabanto, que já foi banido por causar efeitos colaterais graves (depressão, suicídio, etc)... provando que a Cannabis não é uma simples substância, e sim um sistema complexo que interage entre si e com o organismo humano simultaneamente... então ficar sintetizando molécula de THC aqui, CBD ali, bloquador seletivo acolá... nada disso tem o mesmo efeito da planta in natura.

Mas voltando à sua pergunta... eu creio no potencial da planta como neuromoduladora, e acho que GRANDES descobertas serão feitas na próxima década, o véu pesado do moralismo está caindo, as pesquisas estão pipocando... Acho até que é possível que funções da cannabis que a gente ainda desconhece sejam descobertas! MAS... como médico eu ainda não aconselho meus pacientes a fumarem maconha como tratamento para nada. PRINCIPALMENTE para transtornos mentais. Explico a eles os efeitos terapêuticos que existem, as teorias, as tendências... mas como médico eu devo obedecer ao saber científico e basear minha prescrição em opiniões fundamentadas em evidências válidas (em medicina, experiências pessoais não contam como evidências, se quiserem saber mais sobre isso leiam sobre "níveis de evidência" e estudos ou ensaios clínicos randomizados duplo-cegos controlados).

Vou exemplificar contando sobre um paciente que tenho acompanhado recentemente... É um jovem que apresentou um episódio maníaco (parecido com um 'surto' bipolar) com sintomas psicóticos desencadeado por abuso de LSD. Chapou no doce e surtou. O garoto também é usuário diário de Cannabis. Tratamos o surto, demoramos uns 3-4 meses pra estabilizar... Obviamente durante o episódio eu contra-indiquei totalmente o uso da erva. O garoto com as funções psíquicas todas alteradas, não havia a menor segurança em dizer que era tranquilo usar. Ainda mais que ele fuma hash. Depois de uns meses estável, sem problemas, vida normal, ele me diz que sente muita vontade de voltar a usar, e que provavelmente vai voltar... Bom, eu não posso prescrever... então, o que eu fiz foi ter uma conversa aberta com ele: expliquei sobre os canabinóides e suas ações, e sobre os tipos de erva e concentrações de THC e CBD... e que se ele fosse realmente voltar a usar, que pesquisasse e investisse em variedades mais indicas, mais puxadas pro CBD... (Redução de danos!) eu, ingênuo, achando que o rapaz fumava palha seca de favela... o cara me disse o seguinte: "doutor... eu só fumo o skunk hidropônico mais cheiroso que tiver, não aceito qualquer porcaria."... hehehehhe

então... eu não sou daqueles que acha que a erva é a solução para todos os problemas do planeta, mas acredito MUITO no bem que ela faz.

• Like 5
Link para o comentário

• Usuário Growroom

Doutor, grandes explicações! Será que posso entrar na discussão....

Faço uso de citalopram, tenho transtorno do panico e me tratei a um ano e fiz o desmame conforme o psiquiatra indicou, tive uma recaida forte e voltei ao tratamento novamente. Tenho usado cannabis indica pois depois de tanto pesquisar resolvi tentar, pois sou fã da erva, e curto muito o cultivar. Mas tenho usado aos finais de semana. Então fico 4 a 5 dias sem e 1a 2 com.

O fato é que a experiencia com a cannabis indica tem sido interessante. A trip é bem mais suave ao meu ver, mais me relaxa e tem sido bem legal pois os pensamentos ficam mais suaves e as bad trips passam longe. Enquanto isso tenho tb uma hibrida bem potente, confesso que não posso mais com ela pois entro facilmente em pensamentos estranhos e etc...

Enfim, gostaria apenas de enriquecer essa discussão com minha experiencia.

E pergunto ao Dr., qual são as consequencias de se misturar a ganja com essas medicações?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Doutor, grandes explicações! Será que posso entrar na discussão....

Faço uso de citalopram, tenho transtorno do panico e me tratei a um ano e fiz o desmame conforme o psiquiatra indicou, tive uma recaida forte e voltei ao tratamento novamente. Tenho usado cannabis indica pois depois de tanto pesquisar resolvi tentar, pois sou fã da erva, e curto muito o cultivar. Mas tenho usado aos finais de semana. Então fico 4 a 5 dias sem e 1a 2 com.

O fato é que a experiencia com a cannabis indica tem sido interessante. A trip é bem mais suave ao meu ver, mais me relaxa e tem sido bem legal pois os pensamentos ficam mais suaves e as bad trips passam longe. Enquanto isso tenho tb uma hibrida bem potente, confesso que não posso mais com ela pois entro facilmente em pensamentos estranhos e etc...

Enfim, gostaria apenas de enriquecer essa discussão com minha experiencia.

E pergunto ao Dr., qual são as consequencias de se misturar a ganja com essas medicações?

Amigão, sem essa de "Doutor" rapaiz... aqui é todo mundo Dr. Cannabis, todo mundo maconheiro, heheheh.

Cara, interessante o seu uso. Pois é, transtorno do pânico pode ser uma faca de 2 gumes qdo o assunto é Ganja... pq uma Sativona nervosa pode fazer um cara propenso noiar forte, e até desencadear uma crise de pânico... eu disse PODE, não necessariamente isso vai rolar... Já umas hibridas mais puxadas pras indicas podem ter o efeito oposto. Agora, vc é experiente, tem um padrão de uso não-compulsivo, o que é muito bom! E o principal: conhece os efeitos da erva em vc... Aliás, o outro principal: PLANTA A PRÓPRIA! Hehehe.

Ao meu ver, seu padrão de uso parece tranquilo, e o Citalopram é uma medicação que vai agir nas vias de serotonina. Não conhecemos nenhuma interação tão importante com o sistema canabinóide. Pelo que parece, tá tranquilo.

Só fica de olho. Crise de pânico é foda, só quem passa por uma sabe o que é. Se a ganja te ajuda, show de bola! :thumb:

Link para o comentário

• Usuário Growroom

ô sujeito!!! Muito bom saber que temos aqui um GREEN DOCTOR!!! heheheh

Acho que esse é o grande lance: equilibrio!

Meu cerebro não suporta ganja diariamente como a alguns anos atrás...

Panico é foda, e o pior é a ressaca da crise, '' o medo do medo''.

Mas to firmão e duscubrindo que posso lidar muito bem com isso até pq minha saude está 100%, basta lembrar disso!

Valeu!!!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Já tive crise de pânico... achei que tava com problema sério cardíaco ou de nervos, ou mesmo que algo paranormal tava acontecendo comigo, como um aviso de morte, é horrível mesmo! Depois que fiquei sabendo que era síndrome do pânico, fiquei muito mais tranquilo e das outras vezes que me senti mal, agora induzido pelo café, foi bem mais fácil controlar. Hoje não tomo mais café. Café é uma droga perigosíssima pra mim!!!

Link para o comentário

• Usuário Growroom
Galera tem interpretado errado a relação entre THC/CBD/CBN e Sativa/Indica, então vamos esclarecer alguns pontos...

Shortlived, muito boa essa desambiguação! Quais strains / landraces vc conhece hj que teriam maior concentração de CBD?

Sendo o perfil de canabinóides produzidos uma característica mais ambiental que genética, então strains diferentes cultivadas sob uma mesma condição (um indoor bem controlado, por exemplo) por algumas gerações teriam perfis de componentes semelhantes?

Interessante essa falácia lançada pela Spannabis sobre a %, vou dar uma olhada sobre!!!

E acho que dá pra incluir na redução de danos para pacientes, fumar a erva certa sim, já que o perfil químico da planta vai mudar muito o seu efeito terapêutico (ou maléfico) no indivíduo. Claro que o padrão de uso é algo de importância inquestionável! Já essa relação teórica entre nutrição, cannabis e transtornos mentais eu desconheço, vou procurar.

abç!

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Ótimo mesmo essa explicação... era o que eu procurava!!

Então, por exemplo, uma Harlequin (http://budgenius.com/strains.html?tab=0&high_rating=-&sleep_aid=0&pain_relief=0&nausea_relief=0&anxiety_relief=0&appetite_stimulation=0&location=&coordinates=&radius=10), basicamente seria um tipo de canabis com pouco thc, cultivada em temperaturas amenas?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Shortlived, pesquisando sobre landraces, achei um post seu sensacional... como me interesso muito por taxonomia em geral (e a da Cannabis é interessantíssima), isso aqui é prato cheio! (sempre me questionei sobre esse conceito de 3 "espécies" no gênero Cannabis)...

Aí o link pra literatura de alta qualidade:

http://www.growroom.net/board/topic/39820-entendendo-as-geneticas-por-detras-das-nomenclaturas/page__hl__landraces__fromsearch__1

neste tópico aqui tem um vídeo sobre o CBD, e o cara diz sobre um gene recessivo que os breeders têm tentado "resgatar" nas strains. Inclusive nesse tópico o pessoal, mesmo os usuários mais experientes, também falam sobre esse conceito "Sativa está para THC assim como Indica está para CDB".

Link para o comentário

• Usuário Growroom

as (lindíssimas) strains desse link do THC, que se pretendem ricas em CDB, reforçam a teoria da relação "indica-CDB"... e, de fato, se há "strains" com diferentes perfis de composição, essa diferença estará basicamente fundamentada na genética da planta... será que se o fator primário para se obter diferentes proporções de canabnóides fossem as condições ambientais, o foco do cultivo não deveria ser nessas condições, ao invés das genéticas? o que quero dizer, é: "quero plantas com mais THC, então vou focar nesse tipo de solo, nesse tipo de luz, manter a temperatura e pH em tais valores, umidade, ferts...", ao invés de "vou investir nessa strain X"?

em toda espécie de vida os fatores ambientais alteram a expressão gênica, potencializando ou inibindo... outros genes irão se expressar independentes do estímulo ambiental. P. ex: um ser humano branco irá produzir mais melanina se for "cultivado a pleno sol", rsrs... ou, ainda, um negro não deixará de ter a pele pigmentada se nascer e crescer numa região de sol fraco... enfim, interação gene / ambiente é algo de complexidade grande! gostaria de entender mais como isso se dá no gênero Cannabis.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

legal ler esse post do sujeito!, amanhã tenho prova de psiquiatria(BP,esquizo,Depressão,Tag etc), Na teoria é tudo lindo DSM-IV, CID-10,manifestações psicopatológicas . Já face to face com os esquizos o bixo pega , vc tentando fazer a anmnese ,tudo aparentemente normal , mas no fundo vc sabe que as vozes de comando estão mandando o pc ficar na dele . Psiquiatria sem dúvida , apesar do estigma social é uma das especialidades mais cativantes da medicina.

• Like 1
Link para o comentário

• Usuário Growroom

legal ler esse post do sujeito!, amanhã tenho prova de psiquiatria(BP,esquizo,Depressão,Tag etc), Na teoria é tudo lindo DSM-IV, CID-10,manifestações psicopatológicas . Já face to face com os esquizos o bixo pega , vc tentando fazer a anmnese ,tudo aparentemente normal , mas no fundo vc sabe que as vozes de comando estão mandando o pc ficar na dele . Psiquiatria sem dúvida , apesar do estigma social é uma das especialidades mais cativantes da medicina.

a maioria dos medicos que conheco ja pensou em fazer psiquiatria em algum momento de suas vidas acadêmicas....

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Ae pessoal, cara a CBD Crew tem uma especie que chama Critical Mass, tem arrendondando 5 % THC e 8 % de CBD, cara sera que com tudo isso de CBD uma pessoa que ja tenha tido surto psicotico usando maconha possa ter outro surto?? ou a quantidade de CBD dessa especie bloqueia o gatilho do THC?

Link para o comentário