Ir para conteúdo

Stf Julgará Legalidade De Marcha E Uso Medicinal Da Maconha

Bas

Recommended Posts

• Respostas 416
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Usuário Growroom

/ Blogs e Colunistas

Blog

Reinaldo Azevedo

Análises políticas em um dos blogs mais acessados do Brasil

Assine o Feed RSS | Saiba o que é

15/06/2011

às 17:36

“Eu sou maconheirooooooo, com muito orgulhooooooo, com muito amooooorrrr”. STF, na prática, deve derrubar hoje o Artigo 287 do Código Penal; brasileiros serão livres para fazer apologia de fato considerado criminoso

O ministro Celso de Mello, neste momento, lê o seu voto sobre a ADPF 187 (Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental), que pede a liberação das marchas da maconha em nome da “liberdade de expressão” e do “direito de reunião”. A ação é movida pela Procuradoria Geral da República. Como vocês lêem no post abaixo, mereceu votação à parte o pedido para o cultivo doméstico da droga, que foi rejeitado pelo tribunal por unanimidade.

Celso de Mello faz uma candente defesa da liberdade de expressão e do direito de reunião, com o que, obviamente, estamos quase todos de acordo — eu, ao menos, estou. Cita casos da história brasileira, que aludem a tempos em que o país vivia mais ou menos sob regimes discricionários. O Brasil é hoje uma democracia.

Há, entendo, uma confusão de fundo, já presente na defesa que fez a vice-procuradora-geral da República Deborah Duprat. Ela citou, por exemplo, o caso do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que defendeu a mudança da lei sobre drogas sem que tenha sofrido qualquer represália do estado.

Há uma diferença entre defender a mudança da lei e fazer a apologia daquilo que a lei, NUM ESTADO DEMOCRÁTICO, caracteriza como crime. Está estabelecido no Código Penal brasileiro:

Art. 287 - Fazer, publicamente, apologia de fato criminoso ou de autor de crime:

Pena - detenção, de 3 (três) a 6 (seis) meses, ou multa.

Ou bem se muda o Código ou bem se mantém a proibição das marchas — cuja apologia já está no próprio nome. As palavras de ordem que as animam incentivam o consumo de drogas; os sites que as promovem fazem o mesmo; chegam a vender produtos associados ao consumo de drogas.

Abaixo, há um vídeo sobre a Marcha da Maconha em São Paulo. O lema: “Eu sou maconheiroooo, com muito orgulhooooo, com muito amooooor”. Isso é mais do que a defesa de uma tese. Cuidado! É um filme feito para satanizar a polícia e tornar heróis os maconheiros. Volto depois.

Voltei

Isso é apologia!

O mais provável é que a maioria do tribunal, se não for a totalidade, vote com Celso de Mello. Sendo assim, ficará sem efeito o Artigo 287 do Código Penal. Caminhando as coisas como parece que vão caminhar, os brasileiros estarão livres para decidir de qual crime pretendem fazer a apologia em praça pública, desde que a reunião seja pacífica, não-armada.

palavras desse azevedo ..

realmente ridiculo esse cara hein pqp .. sera que ele é tão idiota assim ou so se faiz?

discordo. Se o art 287 fosse revogado seriam permetidas marchas facistas, racistas, de ódio a homossexuais e ai por diante. Logo o que está sendo votado nao é a supressao do art 287 e sim sua adequação à constituição brasileira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Usuário Growroom

sai do pc mas voltei.. quero muito compartilhar esse momento com vcs.. sei que o pessoal do site ja esta exacerbado de serviço, mas poderia ter um bate papo em tempo real, mas ja to sentindo muita emoção com vcs aqui, é bom lutar pela liberdade e saber que tem pessoas que acreditam nisso tambem, e o mais importante: NAO IMPORTAM DE SE SACRIFICAR MESMO SABENDO QUE A MUDANÇA É A LONGO PRAZO

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Vários irmãos se recolhem, vão em frente.

Vários também escravizam sua mente.

Eu sei bem, quebro a corrente, e onde passo planto a minha semente.

Gafanhotos nunca tomam de quem tem, predadores, senhores que mentem. Esperem sentados a rendição, nossa vitória não será por acidente

Link para o comentário