Ir para conteúdo

Estigma Do Maconheiro Derrotado

Recommended Posts

• Usuário Growroom

Penso que nossa luta não deve se restringir apenas à descriminalização/regulamentação/legalização ou seja lá o que for. Creio, inclusive, que mais do que isto devemos é colocar parte relevante da opinião pública a nosso favor. Durante muitas décadas, com o massivo financiamento a campanhas anti-drogas, foi plantada uma idéia muito negativa na mente da maioria das pessoas(inclusive na minha até alguns meses atrás). Não sabia dos reais males e os benefícios da maconha até pesquisar sobre o assunto. Pra mim, confesso, era algo que fazia as pessoas ficarem menos espertas, por assim dizer. Uma idéia preconceituosa que foi plantada durante anos a fio na mente de uma nação. Inclusive, a defesa e a branda aceitação sem questionamento da proibição por parte relevante da população se origina nesta falácia: maconha faz muito mal para o cérebro!! Então penso que deve ser feita uma contra-propaganda, oposta a esta mentira pregada pelos proibicionistas. Em várias frentes, devemos lutar de forma efetiva contra esta lavagem cerebral de décadas. Agora, com a internet, temos a oportunidade de fazer publicidade, mesmo que "pequena". Já pensaram, por exemplo, no efeito multiplicativo que há um comentário inteligente e muito positivado em um vídeo muito acessado no YouTube? Em matérias/textos publicados na net em sites famosos, as discussões na área dos comentários geram muito bate-boca....E o poder de propagação do Twitter e do Face Book então... Se temos a razão, não devemos ter medo de discussão... Pois bem: o que sugiro é que foquemos mais ainda na publicidade, mas não só publicidade de dados científicos e estatísticos, mas também em publicidade que as pessoas possam entender e absorver facilmente: pessoas famosas e inteligentes que usavam/usam a erva, para mostrar às pessoas que maconha não é coisa de gente derrotada e que a maconha não deixa a pessoa menos esperta. Sei que dados científicos e estatísticos são válidos, mas há mais absorção pelo público geral nos exemplos e na publicidade inteligente do que nas informações que necessitam vasta leitura ou longos vídeos. Em suma, o povo detesta ler coisas que não sejam fofocas, cartas de amor ou Revista Veja(que é pra "embasar" as "próprias opiniões"). E também não quer perder preciosos minutos vendo vídeos de "maconheiros vagabundos" quando poderiam estar vendo os vídeos de humor do mural do Face Book. Quero dizer, se quisermos que nos escutem amplamente, devemos adaptar nossa linguagem à linguagem acomodada deles. Eu mesmo, admito, comecei a me interessar pelo assunto só depois de me questionar: "como pode ser verdade que a maconha leza o cérebro do cidadão se um puta músico/pensador como o Bob Marley era usuário fiel? Tabém os outros músicos do reggae são muito sensatos em suas letras... Como assim usa maconha e ela faz mal pro cérebro?"

Então aí segue a idéia:

Penso que deveríamos formular uma lista com inúmeras personalidades geniais e "bem sucedidas" no mundo que fumam/fumaram maconha, que é pra ajudar a tirar o estigma que diz que a maconha torna a pessoa "derrotada" e menos inteligente. E divulgar esta lista. Trabalharmos em cima dela. Fazer publicidade. Sei do Bob Marley, grande mestre do pensar e músico nas horas vagas. Devo citar Steve Jobs, incrível super-CEO de uma mega-corporação(Apple) e um puta de um visionário das tendências de mercado. Quentin Tarantino, relativamente jovem diretor de Cinema que dirigiu diversos filmes que estão no TOP 100 do IMDB. Também houve, além dos citado, o Paulo Coelho e o Raul Seixas. O incrível ator Johnny Depp. E outros "menos notáveis" a seguir: Bob Dylan, Bezerra da Silva, Tim Maia, Rita Lee...

Link que mostra apenas usuários muito inteligentes e famosos principalmente da área científica, que é pra mostrar que a maconha não ajuda apenas na área artística: http://www.farfonhado.com/2011/02/os-10-famosos-inteligentes-que.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carl Sagan, Barack Obama, Michael Phelps, William Shakespeare (acharam vestígios no cachimbo do malandro), Hunter S. Thompson, os Beatles, os Rolling Stones, o FHC, Chico Buarque, Maria Betânia, Caetano Veloso, o ex ministro Gil alguma coisa aí, George Carlin é um comediante fudido e foi preso por cultivar, ainda falou pro juiz "essa é uma lei que eu não vou obedecer"...Jack Kerouac, Tom Wolfe, Jim Morrison, Aldous Huxley...

Se for pesquisar tem muitos outros ainda...até Júlio César goleiro da seleção e Ronaldo 9 gordo são suspeitos daquela vez que saiu na revista pá, com o Gabriel o Pensador também...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

minha humilde opiniao. citar essas pessoas publicas nao vai adiantar. se a obra, a trajetoria dessas personalidades tivesse tocado(ui) ou fosse conhecida pelos caretas e desinformados, certamente eles nao seriam caretas nem desinformados.

citar essa galera aí vai cair no estereotipo do artista, que é porra louca mesmo, ou cientista biruta. e chegar dizendo que eles fumam certamente vai dificultar mais ainda esse encontro, "ah o cara é maconheiro, nem vou ler"

mas posso estar errado, pode ser que aquele preconceituoso ainda sim fique curioso.

acho que pra derrotar o estigma nada mais forte que aproximar da tao falada `normalidade`, jogar limpo.

mostrar pessoas `comuns` e nem por isso menos especiais, bem sucedidas, se declarando usuarias da cannabis.

e pra isso acho o movimento cara limpa foda. pra mim ele tinha que virar video, ir pro youtube, com mil caras, e de repente nao so mostrar o rosto, mas a rotina, a real da vida de quem fuma e convive normalmente, mostrar que de obscuro e fugidio o mundo dos usuarios da erva nao tem nada.

e pensando bem os personagens nao precisam ser pessoas reais, uma ficcao com esse tema bastaria pra tentar mostrar isso! ou pelo menos iniciar uma cosquinha na nuca..

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Agora toda vez que alguém falar que maconha é coisa de vagabundo, que maconha derrete o cérebro, que o cara fica lesado, não importando o argjumento do cidadão, vou soltar a lista. Só um Ctrl+C e Ctrl+V e o problema estará resolvido. Nem vou ter dor de cabeça elaborando longas explicações. Não mais falarei sobre manipulação de certos "estudos". Contexto social da proibição das drogas. Estudos relacionados ao potencial do CBD. As incríveis propriedades medicinais da erva. Que há maconhas e maconhas. Nocividade de outras substâncias em relação à maconha. Sistema econômico com forte influência protestante. Nada disso disso estrará em pauta. Não perderei mais tempo falando disto. Todas estas coisas, apenas indico os links a quem estiver interessado. Quando alguém vier falar as coisas acima, só jogo a lista, falando que os cidadãos citados, então, devem ser muito burros, improdutivos, mentalmente incapazes por causa da erva e "perdedores".

Se uma mentira muitas vezes repetida se torna uma verdade, uma verdade muitas vezes repetida também deve se tornar algo maior. É o que eu penso.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

minha humilde opiniao. citar essas pessoas publicas nao vai adiantar. se a obra, a trajetoria dessas personalidades tivesse tocado(ui) ou fosse conhecida pelos caretas e desinformados, certamente eles nao seriam caretas nem desinformados.

citar essa galera aí vai cair no estereotipo do artista, que é porra louca mesmo, ou cientista biruta. e chegar dizendo que eles fumam certamente vai dificultar mais ainda esse encontro, "ah o cara é maconheiro, nem vou ler"

mas posso estar errado, pode ser que aquele preconceituoso ainda sim fique curioso.

acho que pra derrotar o estigma nada mais forte que aproximar da tao falada `normalidade`, jogar limpo.

mostrar pessoas `comuns` e nem por isso menos especiais, bem sucedidas, se declarando usuarias da cannabis.

e pra isso acho o movimento cara limpa foda. pra mim ele tinha que virar video, ir pro youtube, com mil caras, e de repente nao so mostrar o rosto, mas a rotina, a real da vida de quem fuma e convive normalmente, mostrar que de obscuro e fugidio o mundo dos usuarios da erva nao tem nada.

e pensando bem os personagens nao precisam ser pessoas reais, uma ficcao com esse tema bastaria pra tentar mostrar isso! ou pelo menos iniciar uma cosquinha na nuca..

Acredito que estamos em um momento único. Amanhã, caso a votação no STF a nós seja favorável, o fantasma da apologia talvez nos deixe mais em paz(de acordo com o que pude compreender da entrevista c/ o advogado da Marcha em Brasília). E muitos "sairão do armário" e será mais plausível este movimento cara limpa, mostrando às pessoas que a maconha é uma coisa mais normal e (muito)menos nociva do que elas imaginam. É torcer.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Conheço um Maconheiro q acorda todo dia as 5 da manhã, entra num terno e gravata, chega no escritório as 8, passa o dia escrevendo, frequentando tribunais, atendendo clientes e muito mais.

A noite ele volta pra casa e encontra a esposa, com quem vive com muita harmonia, dá um carinho pros dogs e ainda tem algumas plantas pra cuidar.

É um maconheiro que ajuda muita gente com sua profissão, e que paga suas contas e impostos levando uma vida honesta!

Agora pergunta se ele se sente derrotado?

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Conheço um Maconheiro q acorda todo dia as 5 da manhã, entra num terno e gravata, chega no escritório as 8, passa o dia escrevendo, frequentando tribunais, atendendo clientes e muito mais.

A noite ele volta pra casa e encontra a esposa, com quem vive com muita harmonia, dá um carinho pros dogs e ainda tem algumas plantas pra cuidar.

É um maconheiro que ajuda muita gente com sua profissão, e que paga suas contas e impostos levando uma vida honesta!

Agora pergunta se ele se sente derrotado?

2X

E ainda arranjamos tempo para LUTAR contra INJUSTIÇAS por AMOR...

MOROU!!?? :thumb:

Link para o comentário

• Usuário Growroom

po, hj fui derrotado... 450 dola por uma infecção de ouvido do meu cachorro é foda

po... para né man...

esse papo de maconheiro derrotado só resolve com gente saindo do armário

EU SOU MACONHEIRO, COM MUITO ORGULHO COM MUITO AMOR, E MUITO TESÃO PRAS MENINAS :smokeabowl:

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Não esqueçam de Sir Richar Bransom que a[resentou a erva a seu filho... Não sei se repararam, mas ele tb foi produtor do Quebrando Tabu...

So seguir a lista.

http://www.veryimportantpotheads.com/

Abss

Link show, man! E Sano, desde que comecei a entrar aqui no forum, vendo o nível das discussões, principalmente nesta área de ativismo e na parte de notícias, devo dizer que o cara proibicionista sai esfolado em qualquer debate. Há muita riqueza de informações e idéias. E são vários os usuários assim. Isto sugere, pelo menos, que muitos maconheiros não são simplesmente seres acomodados querendo só cutir a erva. Correm atrás de informações e leituras. Não só a respeito da planta propriamente dita, mas também em conceitos filosóficos e políticos. Isto pra não citar a questão histórica e social a envolvendo. Então, penso, o exemplo do seu amigo revela uma realidade que muitos desconhecem justo pelas consequências sociais(preconceito) e legais(risco de ser enquadrado por apologia) de "sairmos do armário".

Canadense,

Se vc for ver, no corpo do texto, em alguns pontos, coloquei o termo "derrotado" entre aspas, pois sei que este é conceito subjetivo. Sua interpretação, para as massas, tem muita influência de "valores" impostos e preconceitos arraigados na sociedade. O que me lembra o seguinte texto que li no campo de comentários a respeito da notícia do julgamento da Marcha pelo STF:

"Fomos ensinados que MÁconha é má.O Juízo de valor já integra o próprio substantivo.Abrir mão do que nos ensinaram é tão odiavel como quando disseram que a terra não gira em torno do sol.Não nos disseram que a maconha é utilizada beneficamente pelo homem a mais de seis mil anos e tem apenas quarenta anos que os imperialistas resolveram classificas-la como má e nos impor esse conceito que ,atualmente, já arraigado, nos é tão caro e parece ter sido parido nas nossas proprias cabeças.Não nos disseram que não adianta criminalizar uma conduta que vem a atender uma inexoravel necessidade do homem,tanto assim que todas as culturas humanas,sem exceção utilizavam drogas,em varios sentidos,como uma coisa positiva.Como é que agora querem dizer que DROGA não é veneno,que a diferença entre veneno e remedio é só a dose?LIBERA JAH." acs (Advogado Assalariado)

Ou seja, a maconha, assim como o maconheiro, são vítimas do preconceito. É um preconceito duplo. E isto sim deveria ser um crime.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Esses são só alguns exemplos. Quantos aqui no growroom ou na prórppria sociedade em geral tem formação superior, ou mais que isso, possuem trabalho fixo, são profissionais ou empresários, sustentam a família....enfirm, mantém um padrão de vida que a maioria dos brasileiros não tem???

O problema é que temos uma sociedade hipócrita, pouco evoluída, que adora sentar em frente a TV e ficar assistindo programas fúteis, que tem a opinião formada a partir de pessoas como Datena e Ratinho.

Para ter noção disso, é só ver os comentários no uol, terra, folha .... querem ver os maconheiros vagabundos tomando borrachada, esculacho da polícia. Querem os drogados na cadeia.

E o mais hipócrita é que ainda dizem para nos preocuparmos com coisa mais importante, lutar por melhores escolas, contra a corrupção, pela saúde, mas vê se a sociedade faz alguma coisa em pró disso!? O povo brasileiro não tem iniciativa e qdo vê alguém lutando pelo seus direitos, seja lá qual for, ou no caso nosso em favor da cannabis, ai eles adoram meter o pau, mas tirar a bunda da cadeira para ir atrás do que eles acham justo eles não vão....

Então é assim, a coisa tem q ir na marra. Estão criticando o STF que está julgando a Marcha dizendo que eles têm que se preocupar com coisas mais importantes. Mas ao mesmo tempo eles não percebem que a regulação ou legalização da maconha reduzira a violência, o tráfico, a corrupção a população faria tratamentos médicos sem ter desembolsar fortunas com remédio (ou mesmo o próprio governo) e aí sim os governantes poderiam agir com mais eficácia com outros temas. Culpa de uma visão limitada da sociedade e que só vai mudar depois de algumas décadas depois da legalização

Acho que a coisa tem que ser na marra mesmo, primeiro autoriza a marcha, depois o plantio caseiro para uso medicinal e qdo perceberem, a coisa já mudou e o chiado dos conservadores proibicionistas já ficou para trás.

Link para o comentário

• Usuário Growroom

eu acredito que cada maconheiro tem que desenvolver o máximo da sua capacidade para sobressair, na inércia do impulso tomado para sair do preconceito e alcançar status social, isso vale para todos, não só celebridades, cada cidadão que consome cannabis tem que dar o exemplo e mostrar que a erva sagrada nos faz pessoas melhores

Link para o comentário

• Usuário Growroom

O lance tbém é que se formos colocar marketing pró-legalização X marketing proibição, os proibicionaistas estão há uns 100 anos fazendo isso (começou com o boom da indústria farmacêutica e do algodão), tem muito mais dinheiro e recursos, acho difícil ganhar essa queda-de-braço com essa ferramenta.

Muita gente adora e admira certa celebridade/artista/intelectual, aí sai que tal pessoa fuma maconha, pronto, não gosto mais! Infelizmente muitos são assim.

Boto mais fé no boca-a-boca, conscientizando familiares e amigos primeiro e aí a rede vai aumentando. Meio utópico mas é nisso que acredito. Porque mesmo hoje em dia que ainda tá proibido, se te prendem e tua família e amigos estão do teu lado, a gente aguenta qualquer parada. Agora, se te abandonam é que é foda.

E claro as Marchas, onde todos os tipos de maconheiros e cultivadores estão aptos a mostrar a cara e os demais podem ver. Porque com as marchas estamos conseguindo chegar na mesa de debate independente da mídia, e nessa mesa somos fortes nos argumentos e nos fatos.

As celebridades tem é que criar coragem, sair do armário e fazer ativismo tbém se realmente acreditam nisso, não apenas dizer "fumei mas não traguei". Alguns tão começando a dar as caras.

Sds canábicas

Link para o comentário

• Usuário Growroom

E Sano, desde que comecei a entrar aqui no forum, vendo o nível das discussões, principalmente nesta área de ativismo e na parte de notícias, devo dizer que o cara proibicionista sai esfolado em qualquer debate. Há muita riqueza de informações e idéias. E são vários os usuários assim. Isto sugere, pelo menos, que muitos maconheiros não são simplesmente seres acomodados querendo só cutir a erva. Correm atrás de informações e leituras. Não só a respeito da planta propriamente dita, mas também em conceitos filosóficos e políticos. Isto pra não citar a questão histórica e social a envolvendo. Então, penso, o exemplo do seu amigo revela uma realidade que muitos desconhecem justo pelas consequências sociais(preconceito) e legais(risco de ser enquadrado por apologia) de "sairmos do armário".

Realmente alguns genios frequentam o GR e fazem ativismo pela Cannabis!

E pode colocá-los em qualquer debate com proibicionistas que não fica um mito ou tabu sem um bom argumento rebatendo!

Acho que não podemos ter medo de preconceitos ou penalizações, devemos sim ir a diante, mostrando que estamos certos e a lei errada!

Eu ja to fora do armário a tempos...

Link para o comentário

• Usuário Growroom

Tudo a seu tempo.

Com o passar do tempo ,mais e mais pessoas irão sair do armário canábico.Junto deles alguns formadores de opinião também e aos poucos o ''estigma'' vai caindo por terra .A maioria dos seres humanos é dada a imitar e não a dicernir.

B)

Link para o comentário